segunda-feira, março 21, 2005

Parte da minha vida - parte do minha historia

De tempo em tempo me alimento de velhas frases que pessoas amigas me mandavam, e o escrevima nas minhas agendas. Hoje acordei e peguei na minha velha agenda – a mais grossa, nao tem mais folhas livres mas em todas as grandes viagem que faço nao fica em casa. Esta saiu de N’dalatando para Luanda e de Luanda para Roma – Italia.
Humm... abri a calho como sempre faço e quase no meio me deparei com duas frases que Xinina uma pequenota poposuda escrevera no longiquo 1993, eram dicas quentes, aconteciam coisas nao boas de recordar, um ano antes a guerra começara a levar nossos amigos, e me recordo que naquele mesmo dia um rapaz muito prossimo a nòs tinha pisado uma mina – a guerra amigos meus - è uma bestia malvada. Mas a vida nao para. Va beh.

(risos…) Ya - eu tinha um pequeno fraquinho por Xinina, todos sabiam, mas eu pensava que era um afare meu e dela, as coisas corriam. Todas as vezes que nos encontravamos nao perdia a oportunidade de comprimentar-la com um morbido beijo, abraço de bom amigo sempre que fosse possivel, hehe aproveitando para sentir o seu odor. Mama mia… mas no fim nao aconteceu nada, nos separamos de um dia para o outro, porque a guerra assim quiz. O que de mais forte me recordo foi a noite do dia 24 de novembre daquele ano.

… sentados olhando o cèu, brilhavam as estrelas. A cidade era escura, dias antes um flagelamento levara os ultimos postos de eletrecidade. O céu era belo, crianças brincavam a volta de um fogo aceso bem pertinho da minha casa, os mais velhos escutavam a BBC de Londres, as ultimas noticias… (que vida…) a cada bruta notizia nossos corpos se aprossimavam, e depois sem querer nos abraçamos, era como se sabessemos que qualquer coisa teria acontecido… Abraçados por um bom tempo, ficamos... e dum momento ao outro ela pediu a minha agenda e começou a escrever algumas dicas… era uma pequena poetisa, quando falava falava, quando abraçava abraçava… quando me bijou depois de ter escrito algumas dicas… com seus grossos olhos iluminou a noite e a estrada me paremia dia, a noite mudara de cor… se eu fosse mais claro seguramente avrei visto que ero muito rosso, vermelho, hehe - mas subito teve que partir.
(Nao entro nos particolares).

Passou a noite e segundo dia soube que tinham partido, 600km a pé. Pelo que sei no grupo dela ha quem perdeu o pais, ha quem perdeu os filhos… e outras coisas horrendas. A mesma caminhada depois fiz eu a minha familha, terminando infruttifera… com tempo vos conto.
O que mais importante por hoje:

Moreno, (na altura me chamavam Moreno) Se pudesse ser uma parte de ti, elegeria ser tuas lágrimas. Porque tuas lágrimas são concebidas em teu coração, nascem em teus olhos, vivem em tua cara, e se morrem em teus lábios. (muito forte aquila miuda)

Sabes que estás apaixonado quando não queres dormir pela noite, porque tua vida real supera a teus sonhos. (hehe, grande doce)

Infelizmente ate hoje nao nos encontramos. A guerra separou os nossos destinos, nao digo como amore, mas como amigo e amiga.

E por hoje fico por aqui…

Se tens alguem que gostas
Se tens alguém que amas
Nao perca tempo
Abra o jogo
Porque amanha pode ser tarde…
Boa noite…

Francio*PAC

1 comentário:

Maria do Rosário Sousa Fardilha disse...

Muito bonito, o teu texto (tão nostálgico e "sofrido") e as palavras dessa amiga poetisa. agora, em tempo de paz, talvez se encontrem numa das vezes que regresses a Angola :-)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postes populares