quinta-feira, dezembro 13, 2007

UNITA QUER MONUMENTO A NETO, SAVIMBI E HOLDEN, Atentados deixam pelo menos 62 mortos na Argélia

UNITA QUER MONUMENTO A NETO, SAVIMBI E HOLDEN

"Agostinho Neto, Jonas Savimbi e Holden Roberto" são referências nacionais e merecem um monumento nacional'". A ideia foi avançada pela UNITA e, ouvidos os principais partidos defendem que o asswunto deve ser apresentado ao parlamento. Da parte do MPLA , o assunto deve ser discutido, enquanto a FNL Read the rest of this entry »

«Europa fundamental para parcelar o investimento chinês»

Alemanha, França, Portugal e Espanha são países com que Angola conta para equilibrar o volume de investimento estrangeiro no país que hoje tem como origem quase hegemónica a China, disse fonte do Ministério das Finanças. Read the rest of this entry »

Ramaphosa na corrida às urnas do ANC

É já no dia 15 de Dezembro que o Congresso Nacional Africano, ANC, se reune em assembleia magna, na cidade de Polkwane, onde vai eleger o seu futuro líder, que eventualmente será candidato à presidência da África do Sul. O actual chefe de Estado sul-africano, Thabo Mbeki apesar de não poder desempenhar um terceiro madato como líder da África do Sul é um dos candidatos ao topo da hierarquia do ANC, assim como o antigo número dois do país, Jacob Zuma. Tokyo Sexwale, um veterano do ANC e agora ligado ao mundo dos negócios, anunciou a sua desistência na corrida eleitoral, anunciando o seu apoio a Zuma. Read the rest of this entry »

Atentados deixam pelo menos 62 mortos na Argélia

Autoridades da Argélia confirmaram que pelo menos 62 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas nesta terça-feira após a explosão de duas bombas na capital do país, Argel. A primeira explosão ocorreu no bairro de Ben Aknoun, perto do Supremo Tribunal Constitucional argelino, no sudoeste da cidade. Read the rest of this entry »

Brasil diz que CPLP está a falhar na promoção da língua portuguesa

O embaixador brasileiro junto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) afirmou hoje que a promoção da língua portuguesa está a ser o aspecto mais débil do trabalho da organização lusófona. Lauro Moreira falava em Lisboa na abertura da II Conferência da Lusofonia, organizada pelo Círculo de Reflexão Lusófono. Read the rest of this entry »

Mundo 'dividido' sobre liberdade de imprensa

Uma nova sondagem para o serviço mundial da BBC sugere que a opinião do mundo divide-se no que diz respeito à importância da liberdade de imprensa. A pesquisa, conduzida em 14 países, revela que 56% da população pensa que a liberdade de imprensa é vital para uma sociedade livre. Mas 40% é da opinião que a harmonia social e a paz são mais importantes, mesmo que signifique que os media não sejam tão livres para divulgarem as notícias respeitando a verdade dos factos. Read the rest of this entry »

Radio Eclesia 52 anos

Sob o signo da confiança a Rádio Ecclésia comemora este sábado 52 anos da sua existência. Apesar de todos os constrangimentos impostos pela actual conjuntura do país, a Emissora Católica de Angola afirma-se disposta a enfrentar os desafios do futuro, pautando por um jornalismo responsável e moderno. O editor nacional da Ecclésia, Manuel Vieira, afirmou que o aniversário daquela emissora de rádio está a ser marcado por uma reflexão sobre o jornalismo em tempo de eleições. «Isto porque no próximo ano os jornalistas em particular e a sociedade no geral serão confrontados com o desafio da realização de eleições legislativas. Read the rest of this entry »

Darfur e Zimbabwe fora da agenda da cimeira UE-UA

A ausência de Darfur e do Zimbabwe da agenda da Cimeira Europa-África, estão a suscitar polémica e protestos de vários quadrantes, desdes escritores a organizaçãoes de direitos humanos. Escritores, deputados e ONGs europeias e africanas manifestaram já o seu desagrado, pela inexistência de um ponto de ordem que foque os problemas do Darfur e Zimbabwe. Read the rest of this entry »

REVISTA D'IMPRENSA

 O Semanário Angolense destaca «O verniz pode estalar em 2008. A guerra dos camaradas». Lê-se na nota explicativa que «a proximidade eleitoral e a realização do seu congresso ordinário poderão lançar o MPLA num ambiente de acerto de contas, que tem sido mantido em lume brando por um unanimismo apenas aparente em que José Eduardo dos Santos não estará a salvo dos estilhaços». A rubrica «A Grande Entrevista» traz Hélder Presa, vice-ministro dos Transportes. Read the rest of this entry »

País quer formar quadros na área da comunicação social em Luanda

São Tomé e Príncipe quer formar quadros na área da comunicação social em Angola, disse hoje em Luanda o ministro da Defesa e Ordem Interna são-tomense, Óscar Aguiar Sacramento de Sousa. O governante são-tomense deixou claro que o arquipélago "precisa de ajuda" para formar quadros no domínio da comunicação social e apontou Angola como modelo para conseguir esse objectivo. O ministro deixou este pedido no final dos três dias de trabalhos da comissão bilateral para a cooperação entre os dois países, que decorreu em Luanda, a par da qual manteve uma reunião com Manuel Rabelais, ministro que tutela o sector da comunicação social em Angola. Read the rest of this entry »

Críticas à agenda da cimeira UE - África

Escritores africanos e europeus criticou a omissão das crises em Darfur e no Zimbabwe da agenda da cimeira entre a União Europeia e África. A reunião está agendada para esta semana na capital portuguesa. Read the rest of this entry »

HUAMBO IMPLEMENTA PROGRAMA DE SAÚDE ITINERANTE

O governo da província do Huambo leva a cabo, desde o primeiro semestre deste ano, o programa de brigadas móveis de saúde, numa perspectiva de fazer deslocar os serviços de saúde para locais onde não existe nenhuma unidade sanitária. Populações que vivem em áreas até então inacessíveis dos municípios do Bailundo, Tchicala-Tcholohanga, Londuimbali, Longonjo, Caála e Katchiungo têm a oportunidade de manter o primeiro contacto com os serviços de saúde especializados, mormente em áreas como pediatria, obstetrícia, ginecologia e clínica geral. Read the rest of this entry »

POLÍCIA DESTRÓI MERCADOS EM LUANDA

Foram destruídos no passado fim-de-semana dois dos principais mercados informais de Luanda. Trata-se das praças de São Paulo e do Rangel, onde expunham produtos mais de 1000 vendedores ambulantes. É uma operação desencadeada pelo comando provincial da polícia, sob o nome de " tango 2007" e vai prosseguir nos próximos dias, com a destruição de outras praças. Read the rest of this entry »

Observadores dizem que eleições russas 'não foram justas'

Observadores internacionais disseram que as eleições parlamentares do último domingo na Rússia, vencidas pelo partido do presidente Vladimir Putin, "não foram justas". A declaração foi feita nesta segunda-feira, em Moscou, por uma equipe da Organização pela Segurança e Cooperação na Europa (OSCE, na sigla em inglês) e do Conselho da Europa. Read the rest of this entry »


Francis*PAC



L'email della prossima generazione? Puoi averla con la nuova Yahoo! Mail
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postes populares