Notícias 24H, desde 2004 | Blog do Angolaxyami.com - Notícias de Angola, África e do Mundo 24Horas. Este é um lugar de dialogo, de reflexão e de livre espressão. O preto no branco. O que os angolanos querem de Angola. O que eu posso fazer por Angola. Angola vai vencer!!!
A grandeza das famílias angolana reside na sua capacidade de "desenrascar-se" em quaisquer que sejam as condições. Se de um lado, muitos afirmam que Deus nunca pisou em África, e em modo particular Angola, pelas tristes condições de vidas de muitos africanos, do outro lado, tudo leva a crer que Deus vive em África, vive em Angola. As grandes dificuldades que os povos africanos vivem e viveram nos tempos que la se foram, só foram debeladas e/o quase/ultrapassadas com a força sobrenatural. Pode parecer um folia, mas tentem imaginar: 500 anos de escravatura, de segregação, de abuso, de violações dos teus direitos, de destruição da tua cultura, etc, etc, um buraco como este, sozinho não se sai. Por isso digo, Deus é angolano. (É lógico que se trata de uma pseudo análise, discutível e em todos os pontos).
Com muitas probabilidades, 50% das família angolanas não têm componentes com emprego estável, mas se verifica que estas continuam a viver/sobreviver e por outro lado, levam a cabo uma séria de iniciativas económicas que ao fim das contas mantêm a família viva e alegre. Esta também é uma pseudo-conclusão, mas vivida na própria pele, enquanto líder juvenil em Angola e com possibilidades de conhecer-la nas partes mais sensíveis que a constituem. Se não vemos angolanos morrerem de fome nas estradas das grandes cidades como Luanda, Benguela, Huambo, Lubango, etc, é porque os angolanos sabem mover-se até mesmo nas piores dificuldades. Por outro lado, tudo leva crer que a "fé" que os angolanos têm lhes ajuda ultrapassar milhares de vicissitudes.
Todo o momento é bom para recomeçar Todo o momento é imprescindível Todo o momento é o momento que esperamos.
A importância dos momentos se sedimentam na capacidade de análise e individuação dos elementos necessários para a definição das oportunidades.Deste ponto de vista, chegamos a uma pequena feliz conclusão: para que não sabe o que quer, todos os momentos não são apropriados para agir.
África, África minha terra. Terra, Terra dos meus pais e antepassados. Pátria comúm com os povos sub-jugados e maltratados pelo neo-capitalismo Campa comúm com jovens sem passado e com um provável futuro disperso.
Ai que saudades do futuro!
Sonho um'Africa terra da solidariedade das antigas comunidades e aldeias Um'África que se reconhece nos valores tradicionais da acolhença, do respeito, da amizade Um'África que caminha de braços dados sem rancores nem ódio pelo passado Um'África que unida não se deixe dominar pela força dos poderes económicos Um'África unidade sem diferênças étnicas e religiosas Um'África nova, capaz de colher as esperiências do passado e projectar um futuro digno dos povos africanos...
Sonho um'África! Um'África mais africana e repleta de valores africanos Um'África orgulhosa de ser o berço da humanidade Um'África que lute unida pelo bem estar de todos os seu cidadãos...
Sonho um'África! Sonho um'África com voz uníssona que saiba fazer ouvir o próprio ponto de vista Sonho um'África exemplo de convivialidade das diferência arrequecedoras Sonho um'África A minha África A minha África terra de direito A minha África terra de solidariedade A minha África terra dos sem terra A minha África terra repouso para os fatigados A minha África terra de esperança e bem estar...
África, África minha terra. Terra, Terra dos meus pais e antepassados.
A pobresa angolana é fruto da má gestão dos fundos públicos e privados. Os empreendidores privados que se servem dos fundos públicos para fins próprios, não estão fora da elite que desgraça o país. O plano de desenvolvimento do actual Governo de Angola é um bom instrumentos sobre o qual reflectir em termos de projectualidade, mas a sua aplicação necessitaria de um continuo aprofundimento critico sobretudo no tocante a gestão e apresentação dos resultados. Quando tiver tempo voltarei neste tema.
Angola tem tudo para ser, já neste preciso momento, o celeiro da África Austral, mas ainda não somos e se continuarmos a fazer aquilo que se fez até agora nunca seremos.