Lição No.1 - Gestão do Conhecimento
Um homem entra no banho enquanto a sua mulher acaba de sair dele e se enxuga. A campainha da porta toca. Depois de alguns segundos de discussão para ver quem iria atender, a mulher desiste, enrola-se na toalha e desce as escadas.
Quando abre a porta, vê o vizinho Bob na soleira. Antes que ela possa dizer qualquer coisa, Bob diz:
- Dou-lhe 800 ¤ se deixar cair essa toalha.
Depois de pensar por alguns segundos, a mulher deixa a toalha cair e fica nua.
Bob, então, entrega-lhe os 800 ¤ prometidos e vai-se embora. Confusa, mas excitada com sua sorte, a mulher enrola-se novamente na toalha e volta para o quarto.
Quando entra no quarto, o marido grita do chuveiro:
- Quem era?
- Era o Bob, o vizinho da casa ao lado - diz ela.
- Óptimo! Deu-te os 800 ¤ que me estava a dever?
Moral da história:
Se compartilhares informações a tempo podes evitar exposições desnecessárias!!!
Lição No.2 - Chefia e Liderança
Dois funcionários e o gerente de uma empresa saem para almoçar e na rua encontram uma antiga lâmpada a óleo. Esfregam a lâmpada e de dentro dela sai um génio.
O génio diz:
- Só posso conceder três desejos, por isso, concederei um a cada um de vós.
- Eu primeiro, eu primeiro - grita um dos funcionários - Queria estar nas Bahamas a pilotar um barco, sem ter nenhuma preocupação na vida!
Puf! E lá se foi.
O outro funcionário apressa-se a fazer o seu pedido:
- Quero estar no Havaí com o amor da minha vida e um provimento interminável de pinas coladas!
Puf e lá se foi.
- Agora você - diz o génio para o gerente.
- Quero que aqueles dois voltem ao escritório logo depois do almoço diz o gerente.
Moral da História:
Deixe sempre o seu chefe falar primeiro.
Lição Nº 3 - Zona de Conforto
Um corvo está sentado numa árvore o dia inteiro sem fazer nada. Um pequeno coelho vê o corvo e pergunta:
- Posso sentar-me como tu e não fazer nada o dia inteiro?
O corvo responde:
- Claro, por que não?
O coelho senta-se no chão, debaixo da árvore e relaxa. De repente, uma raposa aparece e come o coelho.
Moral da História:
Para ficares sentado sem fazeres nada deves estar sentado bem no alto.
Lição Nº 4 - Motivação
Em África, todas as manhãs, uma gazela ao acordar, sabe que deve conseguir correr mais do que o leão se se quiser manter viva.
Todas as manhãs, o leão acorda e sabe que deverá correr mais do que a gazela se não quiser morrer de fome.
Moral da História:
Pouco importa se és gazela ou leão, quando o sol nascer deves começar a correr.
Lição Nº 5 - Criatividade
Um fazendeiro resolve colher alguns frutos da sua propriedade. Pega num balde vazio e segue para o pomar. No caminho, ao passar por uma lagoa, ouve
vozes femininas que provavelmente invadiram as suas terras.
Ao aproximar-se lentamente, observa várias raparigas nuas banhando-se na lagoa. Quando elas se apercebem da sua presença, nadam até à parte mais
profunda da lagoa e gritam:
- Nós não vamos sair daqui enquanto não se for embora.
O fazendeiro responde:
- Não vim aqui para vos espreitar, só vim dar de comer aos jacarés !
Moral da História:
É a criatividade que faz a diferença na hora de atingirmos nossos objectivos.

Francis*PAC
L'email della prossima generazione? Puoi averla con la nuova Yahoo! Mail
"Agostinho Neto, Jonas Savimbi e Holden Roberto" são referências nacionais e merecem um monumento nacional'". A ideia foi avançada pela UNITA e, ouvidos os principais partidos defendem que o asswunto deve ser apresentado ao parlamento. Da parte do MPLA , o assunto deve ser discutido, enquanto a FNL
Alemanha, França, Portugal e Espanha são países com que Angola conta para equilibrar o volume de investimento estrangeiro no país que hoje tem como origem quase hegemónica a China, disse fonte do Ministério das Finanças.
É já no dia 15 de Dezembro que o Congresso Nacional Africano, ANC, se reune em assembleia magna, na cidade de Polkwane, onde vai eleger o seu futuro líder, que eventualmente será candidato à presidência da África do Sul. O actual chefe de Estado sul-africano, Thabo Mbeki apesar de não poder desempenhar um terceiro madato como líder da África do Sul é um dos candidatos ao topo da hierarquia do ANC, assim como o antigo número dois do país, Jacob Zuma. Tokyo Sexwale, um veterano do ANC e agora ligado ao mundo dos negócios, anunciou a sua desistência na corrida eleitoral, anunciando o seu apoio a Zuma.
Autoridades da Argélia confirmaram que pelo menos 62 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas nesta terça-feira após a explosão de duas bombas na capital do país, Argel. A primeira explosão ocorreu no bairro de Ben Aknoun, perto do Supremo Tribunal Constitucional argelino, no sudoeste da cidade.
O embaixador brasileiro junto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) afirmou hoje que a promoção da língua portuguesa está a ser o aspecto mais débil do trabalho da organização lusófona. Lauro Moreira falava em Lisboa na abertura da II Conferência da Lusofonia, organizada pelo Círculo de Reflexão Lusófono.
Uma nova sondagem para o serviço mundial da BBC sugere que a opinião do mundo divide-se no que diz respeito à importância da liberdade de imprensa. A pesquisa, conduzida em 14 países, revela que 56% da população pensa que a liberdade de imprensa é vital para uma sociedade livre. Mas 40% é da opinião que a harmonia social e a paz são mais importantes, mesmo que signifique que os media não sejam tão livres para divulgarem as notícias respeitando a verdade dos factos.
A ausência de Darfur e do Zimbabwe da agenda da Cimeira Europa-África, estão a suscitar polémica e protestos de vários quadrantes, desdes escritores a organizaçãoes de direitos humanos. Escritores, deputados e ONGs europeias e africanas manifestaram já o seu desagrado, pela inexistência de um ponto de ordem que foque os problemas do Darfur e Zimbabwe.
O Semanário Angolense destaca «O verniz pode estalar em 2008. A guerra dos camaradas». Lê-se na nota explicativa que «a proximidade eleitoral e a realização do seu congresso ordinário poderão lançar o MPLA num ambiente de acerto de contas, que tem sido mantido em lume brando por um unanimismo apenas aparente em que José Eduardo dos Santos não estará a salvo dos estilhaços». A rubrica «A Grande Entrevista» traz Hélder Presa, vice-ministro dos Transportes.
Escritores africanos e europeus criticou a omissão das crises em Darfur e no Zimbabwe da agenda da cimeira entre a União Europeia e África. A reunião está agendada para esta semana na capital portuguesa.
O governo da província do Huambo leva a cabo, desde o primeiro semestre deste ano, o programa de brigadas móveis de saúde, numa perspectiva de fazer deslocar os serviços de saúde para locais onde não existe nenhuma unidade sanitária. Populações que vivem em áreas até então inacessíveis dos municípios do Bailundo, Tchicala-Tcholohanga, Londuimbali, Longonjo, Caála e Katchiungo têm a oportunidade de manter o primeiro contacto com os serviços de saúde especializados, mormente em áreas como pediatria, obstetrícia, ginecologia e clínica geral.
Foram destruídos no passado fim-de-semana dois dos principais mercados informais de Luanda. Trata-se das praças de São Paulo e do Rangel, onde expunham produtos mais de 1000 vendedores ambulantes. É uma operação desencadeada pelo comando provincial da polícia, sob o nome de " tango 2007" e vai prosseguir nos próximos dias, com a destruição de outras praças.
Observadores internacionais disseram que as eleições parlamentares do último domingo na Rússia, vencidas pelo partido do presidente Vladimir Putin, "não foram justas". A declaração foi feita nesta segunda-feira, em Moscou, por uma equipe da Organização pela Segurança e Cooperação na Europa (OSCE, na sigla em inglês) e do Conselho da Europa. 


Toutes les nuances du gris semblent s'être donné rendez-vous dans ce ciel des Ardennes. Un chien vautré dans un champ humide surveille les corneilles perchées sur un fil barbelé. Il monte la garde devant le panneau retourné qui marque la frontière avec la Belgique. On accède à Oberwampach par une route étroite.
Luanda, 30/11 - As vinte e seis concorrentes ao concurso Miss Angola-2008, cuja gala de eleição realiza-se no dia 14 de Dezembro, em Luanda, assumem o compromisso de representar com dignidade as suas respectivas províncias.
A renúncia do BFA ao acordo que estabelecera com as autoridades angolanas, ao abrigo do qual faria parte de um sindicato bancário para financiar projectos governamentais acabou por pesar nas negociações relativas à dimensão da participação que a SONANGOL pretende adquirir naquele banco, soube a Voz da América de boa fonte. Após ter recebido uma carta da SONANGOL
O principal grupo rebelde chadiano, a União das Forças para a Democracia e Desenvolvimento (UFDD), declarou guerra às forças estrangeiras no país. Isto acontece no final de uma semana de confrontos violentos da UFDD com o exército chadiano e a poucas semanas da chegada prevista de uma força de paz da União Europeia, composta principalmente por franceses.
A violência dos crimes que ensombram Luanda nestes últimos dias do final de 2007, o convite a uma abordagem sobre as autarquias em Angola pelo presidente José Eduardo dos Santos e o aviso de mudanças que fez durante a ultima reunião do Comité Central do MPLA são as noticias de capa do jornais privados angolanos.
Os fãs do futebol, espalhados por todo o mundo, estão ansiosos pelo começo do Mundial 2010 que terá lugar na África do Sul. Planos e agendamentos estão a ser feitos, hotéis e voos reservados, até que a décima nona final da competição da FIFA comece. Mas fora do campo de jogos, a África do Sul está a fazer progressos no mundo do desporto rei, ao receber a feira desportiva ligada à indústria e negócios do futebol - Soccerex. Mais de cinco mil delegados da liga mundial do futebol, em conjunto com 300 expositores de 90 países, aguardam pela sua participação na primeira edição desta feira na África do Sul.





A Barragem Hidroeléctrica de Cahora Bassa, HCB, passou finalmente para controlo e gestão moçambicanas. O facto segue-se a uma derradeira maratona negocial, realizada à porta fechada, esta segunda-feira em Maputo. Moçambique procedeu, na ocasião, ao pagamento, a Portugal, dos remanescentes 700, dos US$ 950 milhões
"Que novidade!", é a reacção mais comum dos estrangeiros residentes em Luanda, depois de confrontados (ver Manchete) com o estudo da ECA International, hoje divulgado, que coloca a capital angolana como a cidade mais cara do mundo para expatriados. O estudo divulgado em Singapura pode surpreender quem nunca tenha estado em Luanda, mas, para Rebeca Seco, a viver desde Maio de 2006 na capital angolana, "basta ir a um supermercado comprar iogurtes para perceber imediatamente" o resultado da pesquisa da ECA International.
O Banco de Negócios Internacional (BNI) e o grupo Fortis assinam hoje em Luanda um acordo que a instituição financeira angolana prevê que venha a ser um salto qualitativo no financiamento de grandes projectos essenciais para o desenvolvimento do país. Ricardo Viegas de Abreu, vice-presidente do BNI, explicou que o acordo vai permitir um apoio mais eficaz ao investimento em áreas ligadas aos sectores do petróleo, gás e minas.
Doze grupos fazem parte da primeira fase (zona africana) qualificativa ao Campeonato do Mundo de futebol, a disputar-se em 2010 na África do Sul, segundo o sorteio efectuado hoje, em Durban. De acordo com a tiragem, a selecção nacional de Angola está no grupo III, ao lado do Níger, Uganda e Benin.
O Semanário Angolense chamou para sua notícia de capa a dualidade profissional dos políticos angolanos. «A vez da diplomacia de negócios. Angola investe forte em África». Podendo ler ainda «Político-empresários e gente ligada ao regime está à frente dos negócios angolanos em países africanos outrora ignorados pela nossa arrogância. Os negócios vão do petróleo às pescas». O alerta é de um sociólogo e ambientalista. «Grande Serôdio
Cuidado com o bio-diesel». PR e a recente cimeira da OPEP «Discurso doméstico em fórum global». E a conferência de imprensa de Tatiana Durão sobre a sua participação na segunda edição do BB África onde foi finalista vencida. «BB Angolana sem papas na língua
quem não faz sexo?», completa a capa desta semana do SA.
A análise das amostras recolhidas de pessoas afectadas pela doença estranha em Cacuaco e enviadas a laboratórios de referência internacional revelaram que o agente contaminante é o brometo de sódio cujas consequências provoca a síndroma neurológica aguda. Segundo a Organização Mundial da Saúde, os testes realizados a cinco de seis amostras revelaram a presença de elevadas quantidades de brometo de sódio, desta substância química prejudicial à saúde humana. Quimicamente o brometo de sódio é considerado um sal, portanto um sólido, e as suas características físicas assemelham-se às do sal comum. O efeito prejudicial à saúde pode ser dado através da sua inalação em doses perigosas, provocando como consequências a irritação do sistema respiratório com ocorrência de tosse e diminuição da frequência respiratória. Se ingerido, o brometo de sódio causa náuseas, vómitos e dores abdominais.
Uma pesquisa realizada na Universidade de Coimbra sobre a imigração brasileira em Portugal revela que, para os portugueses, a imagem das mulheres brasileiras está relacionada ao sexo e dos homens à falta de compromisso e à malandragem. Para Benalva da Silva Vitório, autora da pesquisa, "a brasileira é vista como menina de programa". Segundo ela, essa imagem está relacionada às campanhas de turismo promovidas fora do Brasil. "Acredito que isso tenha começado por causa da Embratur, que vendia o Brasil como um lugar de praias bonitas e mulheres sensuais", disse à BBC Brasil. A Embratur afirma que "desde o início da década de 90 houve mudança radical na orientação da promoção internacional e, desde então, não se usa qualquer imagem desse tipo." Estereótipos De acordo com a pesquisa, a imagem dos homens brasileiros também segue estereótipos e revela uma visão negativa.
A Província do Zaire necessita com urgência do ensino superior para se evitar a fuga de jovens, que procuram dar continuidade aos seus estudos noutras paragens. A falta de uma universidade ou de um núcleo universitário preocupa a sociedade local, que acusa as autoridades de não investirem no homem naquela parcela do país. O ensino no Zaire vai apenas até ao nível médio, sendo que para se prosseguir os estudos os jovens são obrigados a emigrar para outras Províncias. Esta problemática consta das conclusões a que chegou o Congresso Pro Pace da Diocese de M'banza Congo, questão debatida sobremaneira no conclave ocorrido entre os dias 16 e 19 de Novembro. Do documento final consta também a necessidade de diversificar mais a informação sobre o processo eleitoral, que as populações do Zaire pouco conhecem.
Cinquenta e sete jovens entre tóxico-dependentes, marginais e prostitutas, foram inseridos no sistema de formação profissional desde Fevereiro de 2007, dos quais 36 já estão empregados. Esta informação foi prestada à Voz da América, por Arnaldo Neves Cassumba, presidente da ONG Associação Cultural de Jovens Cristo no Coração, uma organização não governamental que se dedica à luta anti-drogas e que tem como objecto social o enquadramento de jovens com comportamento anti-social, desamparados na educação moral e cívica, no contexto da sociedade.
Angola mostra-se incapaz de gerar projectos de infra-estruturas suficientes para aplicar a dimensão dos créditos postos ao dispor do país pela China, afirmou hoje o investigador universitário Renato Aguilar. Para Aguilar, investigador da Universidade de Gotemburgo que falava na conferência "Angola: Que Recomposições e Reorientações", a incapacidade para criar projectos é sobretudo resultado da "escassez de quadros técnicos e capital humano" em Angola, que também tem reflexos ao nível da elaboração de políticas macro-económicas, um dos principais problemas com que o país actualmente se depara. "Houve dificuldades para criar um número suficiente de projectos a financiar", e Angola vive hoje uma "situação de maior dimensão do crédito disponível do que os projectos existentes", sinal de que "algo não está a correr bem com este crédito", disse Aguilar, na abertura da conferência organizada pelo Centro de Estudos Africanos do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), cuja primeira sessão é dedicada aos aspectos económicos.
Relatório das Nações Unidas apresenta grandes reduções relativamente à incidência de HIV-SIDA no mundo. Metodologias diferentes e campanhas de prevenção e tratamento fizerem reduzir em 6,3 milhões de pessoas as estimativas da Organização Mundial de Saúdes, OMS, para o número de infectados em todo o mundo desde o ano passado para este ano. O número de seropositivos no mundo é, aparentemente, bastante menor do que anteriormente. A OMS e a UNAIDS, acabam de divulgar um relatório dizendo que o número de infectados é de cerca de 33 milhões, ou seja, bastante menos do que os 40 milhões no ano passado. Regista-se portanto uma diminuição de uns 6,3 milhões que as Nações Unidas atribuem essencialmente aos melhores programas de prevenção postos em prática.
José Patrocínio, coordenador do projecto Omunga da Okutyuka , considera que o crescimento económico que se regista na província de Benguela não tem proporcionado o exercício do direito da criança. O activista cívico que falava para a Voz da América à margem da conferência sobre direitos humanos, que decorre na cidade do Lobito, disse que, isto resulta da não inclusão da criança como cidadã portadora de direitos na elaboração e implementação das políticas do governo orientadas para o desenvolvimento económico da região. Para Patrocínio, esta não consideração da criança como ponto fulcral na materialização das referidas políticas tem excluído os petizes da sociedade.
Os países membros da SADC- Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, excepto Moçambique, deverão escolher a partir dos próximos meses se integram esta organização ou o COMESA- Mercado Comum dos Países do Este e do Sul de África. Não se tratando exactamente de um ultimato, e que sob os regulamentos da Organização Mundial do Comércio, nenhum país pode pertencer a duas uniões comerciais ao mesmo tempo. O presidente do Botswana, Festus Mogae, tem atribuído a indefinição e a lentidão para os avanços da criação de um mercado comum na SADC a duplicidade de filiação de todos os seus países. Festus Mogae disse recentemente que os líderes políticos da SADC têm-se mostrado relutantes em falar abertamente sobre as implicações desta duplicidade em pertencer a duas organizações comerciais regionais. Oito membros da SADC, entre os quais Angola, Zâmbia, Zimbabwe, Malawi, Ilhas Mauricias, Madagáscar, Republica Democrática do Congo e Swazilandia também são membros do COMESA
Rádio Ecclésia viu-se forçada a interromper a sua emissão durante toda a manhã desta segunda-feira, como consequência das oscilações e falhas constantes de energia eléctrica que se registam na área do São Paulo, onde estão situados os seus estúdios. Segundo o editor-chefe da Rádio Ecclésia, Manuel Vieira, esta situação tem sido frequente na área do São Paulo, mas hoje foi um dos piores dias. «Hoje não estamos no ar há já algumas horas, mas vamos encontrar as alternativas para voltar ao contacto dos nossos ouvintes, vamos ver se as condições técnicas assim o permitirem».
O Banco Mundial afirma que a taxa de crescimento económico na África Sub-Sahariana ultrapassou uma fase difícil e, depois de décadas de estagnação, está a acompanhar o ritmo do resto do mundo. Esta declaração foi feita no relatório anual do Banco Mundial sobre as economias africanas e foi tornado público, na quarta-feira, em Joanesburgo. A directora do Banco Mundial para a África Austral, Ritva Reinikka, disse que algo de novo se vislumbra no horizonte de África, um fenómeno que começou a ser observado em meados dos anos 90: "Muitas economias africanas parecem ter ultrapassado uma fase crítica e entrou num caminho de um crescimento mais rápido e mais permanente. E, pela primeira vez, em três décadas África está a crescer em paralelo com o resto do mundo." Ritva afirma que a taxa de crescimento anual de mais de cinco por cento, entre 1995 e 2005, invertendo vinte anos de estagnação e declínio entre 1975 e 1995.
O governador do Namibe, Boavida Neto, assumiu publicamente que a situação da falta de água e energia que grassa as cidades do Namibe e do Tômbwa é grave e pede ao Governo central para que encontre soluções rápidas, no âmbito do Programa Nacional de Agua. O governador da província do Namibe manifestou receios de que a situação venha a piorar. «A questão da água é uma preocupação do Governo. Vivemos momentos em que este bem considerado precioso não está ao alcance de todos. Esperamos que o Programa Nacional de Água que o Governo central está a desenvolver resolva este problema, porque senão a situação será catastrófica e penalizante para as populações. O problema de água no município do Namibe se agrava» - disse Boavida Neto à população.
As figuras angolanas indiciadas na investigação sobre o escândalo ´Angolagate´estão exoneradas do prosseguimento judicial do processo a decorrer em França. De visita em Luanda hoje, o secretário francês para a cooperação e francofonia, Jean-Marie Bockel, frisou-o como «um factor de apaziguamento» no relacionamento bilateral com Angola. «No que toca as personalidades angolanas, a fase de instrução acabou e nenhuma será envolvida na sequência do processo. Uma página está virada. A continuação do processo judicial jamais envolverá as personalidades angolanas», respondeu à imprensa o governante, balanceando a sua estadia.
A selecção nacional de futebol parte esta noite para Paris, onde vai disputar jogos de preparação para o campeonato africano das nações (CAN 2008), a disputar-se no Ghana. O seleccionador nacional, Oliveira Gonçalves, está preocupado com a recuperação da condição física de alguns futebolistas que estão sem ritmo de jogos. Com Lamá, Nuno, Yamba Asha, Jamba, Locô, Tinto, Joel, Manucho Gonçalves e Love, a equipa técnica insistiu terça-feira em jogadas de ataque continuado, com cruzamentos e remates à baliza.
Um terremoto de magnitude 7,7 na escala Richter (que vai até 9) atingiu nesta terça-feira o norte do Chile, destruindo prédios e deixando dezenas de feridos. O tremor, que durou cerca de 50 segundos, ocorreu às 12h43 no horário local (13h43, em Brasília) e teve epicentro na região do vilarejo de Quillahua, a cerca de 1.260 quilômetros ao norte da capital, Santiago. Segundo a versão online do jornal chileno El Mercurio, pelo menos uma pessoa morreu e 45 ficaram feridas. O terremoto foi sentido também nos países vizinhos, e até mesmo em São Paulo. Imagens exibidas por emissoras de televisão mostraram carros atingidos por uma construção que desabou na cidade de Antofagasta, na costa norte do Chile.
Angola deverá contar, nos próximos tempos, com uma fábrica de produção de mosquiteiros impregnados, num investimento orçado em cerca de 5 milhões de dólares norte- americanos, a instalar na província de Benguela. A capacidade instalada será de 2 milhões de mosquiteiros por ano, prevendo-se o seu crescimento de 5 milhões, a partir do quinto ano de produção. Trata-se duma iniciativa privada com objectivo de acudir as dificuldades dos país e de alguns países africanos em termos de rede mosquiteira. O projecto está a ser materializado sob licença da Tananeting e da Bayer, duas empresas reconhecidas a nível internacional. A produção da rede mosquiteira, será feita com base num processo de transferência de tecnologia, ou seja, os mosquiteiros serão produzidos através duma tecnologia desenvolvida em parceria da Tananeting e da Bayer com a Netemartek, um projecto da USAID na Tailândia.