quarta-feira, setembro 28, 2005

Conceito comunicativo: FRAMING

Sobre a televisao e de forma geral os meios de comunicaçao.

Neste dias analizando o impacto da televisao nas culturas africanas e de outros povos me sorpreendram os catastroficos resultados. Se da uma parte temos que reconhecer os beneficios da outra nao podemos nao apontar o dedo contra quem as controla e as usa para os fins proprios.

Sejam estes comerciais o mantenimento do poder, a procura continua do consenso entre as popoluçoes, assim como a lavagem cerebral que nos regimes africanos (e nao so, porque hoje em muitas democracias tradicionais 'ocidentais' se multiplicam o control da informaçao) è muito comum e ricorrente.

Por agora nos atenhamos a este termo - FRAMING, :

O framing, de modo geral, é como temos que pensar os temas já estabelecidos pela agenda. (...) O conceito de framing consiste em oferecer o modo de descobrir o poder do texto comunicativo. Produzir um enquadramento é selecionar alguns aspectos da realidade percebida e dar a eles um destaque maior no texto comunicativo.” (COLLING, 2001:94-95)

Com o framing quem elabora um testo usa estrumentos psicosociologicos, filosoficos, retoricos para moldar o ricevente, por formas a pensar e agir conforme os objectivos do autor do testo.

Sebem que nao se fala de framing sem falar de Agenda Setting, que è um outro estrumento usado na comunicaçao que aos nossos dias se verificam as consequencias a olhos nus. Para dar um ideia da agenda setting: todos dizem que os meios de comunicaçao internacionais nao falam de Africa e de outras catastrofes que acontecem em lugares longiquos, a razao se encontra na agenda setting. Aquilo que os MCS passam responde aos objectivos dos proprietarios dos mesmos e dos grupos economicos-politicos a estes ligados, se um informaçao nao responde aos seus interesses simplesmente nao passa nela televisione e basta. Os problemas africanos constituem interesse para poucos, e grande parte da responsabilidade esta nos proprietarios dos meios, nas multinacionais, etc.

Ok... por hoje basta... agora devo terminare de instalar uma bela galeria de fotografias.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postes populares