sábado, junho 04, 2011

Movimentação de embaixadores constitui destaque da semana–ParaRoma o Sr. Florêncio Mariano da Conceição de Almeida

Luanda - A exoneração de 26 embaixadores e a nomeação de 32 pelo Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, constituiu destaque no noticiário político na semana que hoje finda.

Dessas nomeações se destaca a presença de sete mulheres, tratando-se de Isabel Mercedes da Silva Feijó, nomeada para embaixadora na República Helénica da Grécia; Josefina Perpétua Pitra Diakité, República da África do Sul; Maria de Jesus dos Reis Ferreira, República da Áustria; e Lizeth Nawanga Satumbo Pena, República da Hungria.

Josefina Guilhermina Coelho da Cruz, República de Cabo Verde; Balbina Malheiros Dias da Silva, República da Zâmbia; e Ana Maria Teles Carreira, República do Ghana, constam igualmente do leque de mulheres nomeadas para chefiarem missões diplomáticas angolanas no exterior do país.

Dos embaixadores nomeados vão desempenhar pela primeira vez este cargo Nelson Manuel Cosme, que antes era o director para a direcção África e Meio de Oriente - DAMO, ora nomeado para a República Federativa do Brasil, Balbina Malheiros Dias da Silva, directora da direcção América do Mirex foi nomeada embaixadora na Zâmbia e Maria de Jesus dos Reis Ferreira era cônsul geral de Angola na cidade do Porto, Portugal foi designada para embaixadora na República da Áustria.

Ainda dos novos embaixadores destaque para Florêncio Mariano da Conceição de Almeida “Mário Cabral”, que desempenhava as funções de director para a cooperação bilateral do Mirex e que agora será o chefe da missão diplomática na Itália, e Isabel Mercedes da Silva Feijó, ministra conselheira do Mirex e agora vai chefiar a missão na República Helénica da Grécia.

Josefina Guilherme Coelho da Cruz antiga ministra conselheira do Mirex agora chefe da representação em Cabo Verde, Osvaldo dos Santos Varela foi director para Europa, agora nomeado para embaixador na Confederação Helvética da Suiça e Agostinho Tavares da Silva Neto (ministro conselheiro) que será embaixador no Canadá, também vão desempenhar o novo cargo pela primeira vez.

Outro assunto de destaque foi a presença de uma delegação angolana chefiada pelo vice-presidente, Fernando da Piedade Dias dos Santos, na Cimeira de Chefes de Estado e de Governo dos países membros das bacias florestais tropicais do Congo (África), da Amazónia (América Central) e de Borneo-MeKong (sudoeste asiático) que decorreu em Brazzaville, República do Congo.

Nesse evento, Angola reafirmou que prioriza a protecção e gestão sustentável da floresta de Maiombe (Cabinda), visando reduzir o impacto negativo da sua utilização, associadas às preocupações com as alterações climáticas e os seus reflexos no desenvolvimento.

Ao intervir na cimeira o vice – presidente sublinhou que "a preservação da floresta de Maiombe é tida como uma das prioridades, tendo o Executivo aprovado recentemente a criação de um parque nacional com vista a reforçar os objectivos da sua preservação, assumidos em 2009, para a criação de uma zona transfronteiriça entre os países da bacia do Congo e de reserva da biosfera".

Por outro lado, defendeu a cooperação estreita ente os países membros das três bacias florestais tropicais para garantir a sua preservação, advogando a necessidade de se promover um diálogo multissectorial para que se possa assegurar a nível nacional, regional e internacional a preservação dos recursos florestais.

Na mesma semana, a ministra da Justiça, Guilhermina Prata afirmou que, a abertura do Tribunal Académico vai contribuir sobremaneira no complemento da formação dos estudantes do curso de direito da Universidade Independente de Angola (UnIA).

A apreciação foi proferida depois de ter inaugurado o Tribunal Académico da Faculdade de Direito, denominado “Cardeal DR. D. Alexandre do Nascimento”.

Entretanto o juiz – conselheiro do Tribunal Supremo (TS), Cristiano André, considerou que o sector da Justiça, no país, está a viver uma fase “difícil” devido ao défice de magistrados, não se verificando apenas a nível Superior ou do Recurso, assim como em outras áreas, mesmo no Provincial e Municipal, referindo que o mais preocupante é o Provincial, pois com questões específicas por tratar tem absorvido também as de âmbito Municipal.

Outra questão que mereceu destaque ao longo da semana foi a ordem de prisão do comissário Joaquim Vieira Ribeiro ( Quim Ribeiro), ex-comandante provincial da Polícia Nacional de Luanda dada pelo Supremo Tribunal Militar, segundo um comunicado desse órgão a detenção foi baseada no acórdão de 1 de Junho deste Tribunal que o acusa como autor moral de dois crimes de violência contra inferior hierárquico de que resultaram mortes.

Por outro lado o enviado especial da primeira-ministra da Austrália, Neil Mules, defendeu que a troca com uma maior frequência de delegações ministeriais angolanas e australianas poderá ser o caminho para uma parceria mais efectiva e dinâmica.

Realçou que com este objectivo foi reforçado um convite ao ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Chikoti e um outro ao ministro da Geologia e Minas e da Indústria, Joaquim David, para participar de um importante evento do sector das minas, a ter lugar no mês de Setembro do corrente ano.

Entretanto o ministro do Interior, Sebastião Martins, exortou os efectivos da Polícia de Intervenção Rápida (PIR), a adoptarem estratégias que se coadunem com os pressupostos que convergem para diminuição da delinquência e outras práticas que visem subverter a ordem instituída.

Numa mensagem de felicitações, por ocasião do 19 aniversário deste órgão operativo especial da Polícia Nacional, assinalado a 4 de Junho, Sebastião Martins, sublinhou que a nobre missão da PIR passa pelo respeito da pluralidade de ideias e paz social, sempre que esta for perturbada ou posta em causa.

quarta-feira, junho 01, 2011

Remodelação: Presidente da República procede a exonerações e nomeações de embaixadores 2011

 

Angop

Presidente da República, José Eduardo dos Santos

Presidente da República, José Eduardo dos Santos

Luanda - O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, procedeu hoje, quarta-feira, a exoneração de 27 embaixadores extraordinários e  plenipotenciários da República de Angola, até agora acreditados nos países referidos, segundo indica  uma nota da Secretaria para Assuntos de Comunicação Institucional e Imprensa distribuida em Luanda.

Trata-se de:

- Manuel Pedro Pacavira, República Italiana;

- Filipe Felisberto Monimambo, República do Zimbabwe;

- Apolinário Jorge Correia, Confederação Helvética da Suiça;

- Hermínio Joaquim Escórcio, República Argelina Democrática Popular;

- Ana Maria Teles Carreira, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do  Norte;

- Lizeth Nawanga Satumbo Pena, República da Polónia;

- António Fwaminy da Costa Fernandes, República da Índia;

- Isaías Jaime Vilinga, República Helénica da Grécia;

- José Guerreiro Alves Primo, República do Ghana;

- Pedro Hendrick Vaal Neto, República do Egipto;

- António José Condesse de Carvalho, República de Cuba;

- Manuel Miguel da Costa Aragão, República da Argentina;

- José César Augusto, República de Cabo Verde;

- João Manuel Bernardo, República Popular da China;

- Leovigildo da Costa e Silva, República Federativa do Brasil;

- Brito António Sozinho, República da Guiné Bissau;

- Domingos Culolo, Reino da Suécia;

- João Garcia Bires, República de Moçambique;

- Luís José de Almeida, Reino de Marrocos;

- Josefina Perpétua Pitra Diakité, Estados Unidos da América;

- Arcanjo Maria do Nascimento, Escritórios das Nações Unidas em Genebra e Organizações Internacionais;

- Flávio Saraiva de Carvalho Fonseca, República de Singapura;

- Fidedigno Loy de Jesus Figueiredo, Organizações Internacionais em Viena de Áustria;

- João Vahekeny, República da Hungria;

- Alberto do Carmo Bento Ribeiro, República da Alemanha;

- Jaime Furtado, Estados Unidos Mexicanos.

A mesma nota indica que o Presidente José Eduardo dos Santos procedeu à nomeação de 32 embaixadores extraordinários e plenipotenciários da República de Angola nos países em referência:

- Manuel Miguel da Costa Aragão, Reino de Marrocos;

- Isabel Mercedes da Silva Feijó, República Helénica da Grécia;

- Alberto do Carmo Bento Ribeiro, Estados Unidos da América;

- Josefina Perpétua Pitra Diakité, República da África do Sul;

- Feliciano António dos Santos, República da Guiné-Bissau;

- Apolinário Jorge Correia, Escritório das Nações Unidas em Genebra e Organizações Internacionais;

- Arcanjo Maria do Nascimento, União Africana;

- Fidelino Loy de Jesus Figueiredo, República de Singapura;

- Maria de Jesus dos Reis Ferreira, República da Áustria;

- Lizeth Nawanga Satumbo Pena, República da Hungria;

- Flávio Saraiva de Carvalho Fonseca, Emiratos Árabes Unidos;

- Alberto Correia Neto, República da Alemanha;

- Agostinho Tavares da Silva Neto, República do Canadá;

- Leovigildo da Costa e Silva, Estados Unidos Mexicanos;

- Albino Malungo, República da Coreia do Sul;

- Josefina Guilhermina Coelho da Cruz, República de Cabo Verde;

- Brito António Sozinho, Reino da Suécia;

- João Garcia Bires, República da China;

- Nelson Manuel Cosme, República Federativa do Brasil;

- Balbina Malheiros Dias da Silva, República da Zâmbia;

- Ana Maria Teles Carreira, República do Ghana;

- Osvaldo dos Santos Varela, Confederação Helvética da Suiça;

- Isaías Jaime Vilinga, República de Moçambique;

- António Fwaminy da Costa Fernandes, República do Egipto;

- Hermínio Joaquim Escórcio, República da Argentina;

- Hendrick Vaal Neto, República do Zimbabwe;

- Domingos Culolo, República da Polónia;

- Florêncio Mariano da Conceição de Almeida, República Italiana;

- Miguel Gaspar Fernandes, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do  Norte;

- José César Augusto, República de Cuba.

segunda-feira, maio 30, 2011

Líbia/Neo-colonização: Os soldados da OTAN ja estão em solo líbio

Tropas ocidentais em Libia
Os exportadores da democracia acabam de violar novamente a resolução das Nações Unidas. Al Jazira a televisão satelitar arabe divulgou um vídeo feito pela sua troupe de jornalistas em Líbia, aonde aparecem 6 militares ocidentais ao lado dos rebeldes de Bengasi.

Os soldados das potências ocidentais da OTAN em Líbia, filmados pela Al Jazira, são chamados “allied boots” - “botas aleadas”, e muito provavelmente são ingleses ou franceses, segundo o jornalista da televisão do Qatar. As imagens foram filmadas em Dafniya, a ovest de Misurata, na linha da frente aonde os rebeldes combatem contra as forças governamentais de Muammar Gheddafi.

A presença de tropas estrangeiras em Líbia viola abertamente a resolução 1973 com a qual o Conselho das Nações Unidas autorizou um grupo de países voluntários a intervirem em Líbia em vista da defesa dos civis. A missão se baseava estreitamente na criação de uma “no fly zone”, e excluía qualquer presença militar estrangeira em território líbio.

Entretanto os bombardeamentos da OTAN continuam a matar os civis que deveriam salvar. Hoje onze pessoas morreram em um raid aéreo da OTAN contra objectivos «civis e  militares» em Zliten, na região de Wadi Kaam, a cerca 150km a est de Tripoli.

Uma guerra suja não podia prosseguir de outra maneira. Aproveito a oportunidade para sublinhar um dado de facto: não existe nenhum país de direito cujo o sistema democrático foi construiu através de uma agressão militar de potências estrangeiras. Esta guerra não vai levar a democracia em Líbia, assim como as guerras análogas não a levaram em todos os países. O que dizer então das guerras em Iraque e no Afganistam? Nos dois países se continua a morrer e creio que os benefícios da exportação da democracia ainda não se vêm ali aonde guerra custou mais de 3trilhões de dólares. Infelizmente ainda existem homens e mulheres que crêem na guerra como única via para a instauração de uma democracia. A estes eu digo: esperem sentados, porque  as guerras produzem destruição e não democracia.
Francis/PAC
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postes populares