segunda-feira, julho 15, 2013

DE QUEM SE TRATA | Pode a Humildade e a Persistência mudar a história de um País?

De quem se trata - Francisco Pacavira

Será verdade que uma imagem vale mais que mil palavras? Certamente algumas fotografias dispensam didascália, visto que acarretam consigo vários significados, inúmeras histórias, sonhos e esperanças sem fim.

O mesmo diz-se de certas personagens que, presentes ou ausentes, dispensam apresentações. A presente fotografia é emblemática. Por este facto, durante a leitura, tente responder algumas das questões colocadas. Dê um sentido à esta história.

Pois bem, amigos e amigas, observando o retrato colhem-se várias mensagens, mas nós pretendemos destacar a auto-estima transbordante, a coragem de opções contra-corrente, a determinação, assim como, uma certa vontade de viver. Il “resto è noia – o resto é tédio”, dizia Franco Califano, um prestigiado músico romano dos anos Setenta.

A primeira questão surge espontânea: quem foi verdadeiramente este “pequeno pobre” que soube usar o dom precioso que Deus lhe deu, para transformar a sua vida e o curso da história do seu País? Sobre o seu carácter, vários biógrafos apaixonados, como o escritor americano James Haskins, são unânimes em afirmar que deste homem sobressai o valor estratégico da sua humildade e persistência, como catalizadores da realização dos melhores sonhos que um homem nutre. Mas, de quem se trata?

Reza a sabedoria ancestral africana que, “Deus não dá carne a quem não tem dentes”. Trata-se de um excelente ensinamento que, em várias ocasiões, minha mãe usava para elucidar-nos, sobre a necessidade e importância da aplicação e dedicação nos afazeres quotidianos, fossem eles de que índole fossem.

É nos detalhes da vida que se constrói o futuro de cada um de nós. Tens a certeza que se trata da pessoa que pensas?

Uma ajudinha: este homem não é angolano, mesmo que o amamos como um "mwangolé"; não é africano, mesmo que negro inteligente e simpático. Mas usou o melhor da sabedoria africana suspracitada. As suas raízes são confirmadas, África Pura, sangue potente das grandes tradições austrais. Mas, de quem se trata?

Enfim, quais são as três principais lições que podemos tirar da sua vida? O teu ponto de vista é importante para a comunidade de leitores, visto que enriquece a presente reflexão.
Ao chegares a esta linha, escreva o que pensas. E já agora, partilhe connosco as tuas três lições indispensáveis para o sucesso na vida.

Se lestes até aqui, partilhe o post e convida outros a fazerem o mesmo.

FPB

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postes populares