segunda-feira, março 21, 2005

Parte da minha vida - parte do minha historia

De tempo em tempo me alimento de velhas frases que pessoas amigas me mandavam, e o escrevima nas minhas agendas. Hoje acordei e peguei na minha velha agenda – a mais grossa, nao tem mais folhas livres mas em todas as grandes viagem que faço nao fica em casa. Esta saiu de N’dalatando para Luanda e de Luanda para Roma – Italia.
Humm... abri a calho como sempre faço e quase no meio me deparei com duas frases que Xinina uma pequenota poposuda escrevera no longiquo 1993, eram dicas quentes, aconteciam coisas nao boas de recordar, um ano antes a guerra começara a levar nossos amigos, e me recordo que naquele mesmo dia um rapaz muito prossimo a nòs tinha pisado uma mina – a guerra amigos meus - è uma bestia malvada. Mas a vida nao para. Va beh.

(risos…) Ya - eu tinha um pequeno fraquinho por Xinina, todos sabiam, mas eu pensava que era um afare meu e dela, as coisas corriam. Todas as vezes que nos encontravamos nao perdia a oportunidade de comprimentar-la com um morbido beijo, abraço de bom amigo sempre que fosse possivel, hehe aproveitando para sentir o seu odor. Mama mia… mas no fim nao aconteceu nada, nos separamos de um dia para o outro, porque a guerra assim quiz. O que de mais forte me recordo foi a noite do dia 24 de novembre daquele ano.

… sentados olhando o cèu, brilhavam as estrelas. A cidade era escura, dias antes um flagelamento levara os ultimos postos de eletrecidade. O céu era belo, crianças brincavam a volta de um fogo aceso bem pertinho da minha casa, os mais velhos escutavam a BBC de Londres, as ultimas noticias… (que vida…) a cada bruta notizia nossos corpos se aprossimavam, e depois sem querer nos abraçamos, era como se sabessemos que qualquer coisa teria acontecido… Abraçados por um bom tempo, ficamos... e dum momento ao outro ela pediu a minha agenda e começou a escrever algumas dicas… era uma pequena poetisa, quando falava falava, quando abraçava abraçava… quando me bijou depois de ter escrito algumas dicas… com seus grossos olhos iluminou a noite e a estrada me paremia dia, a noite mudara de cor… se eu fosse mais claro seguramente avrei visto que ero muito rosso, vermelho, hehe - mas subito teve que partir.
(Nao entro nos particolares).

Passou a noite e segundo dia soube que tinham partido, 600km a pé. Pelo que sei no grupo dela ha quem perdeu o pais, ha quem perdeu os filhos… e outras coisas horrendas. A mesma caminhada depois fiz eu a minha familha, terminando infruttifera… com tempo vos conto.
O que mais importante por hoje:

Moreno, (na altura me chamavam Moreno) Se pudesse ser uma parte de ti, elegeria ser tuas lágrimas. Porque tuas lágrimas são concebidas em teu coração, nascem em teus olhos, vivem em tua cara, e se morrem em teus lábios. (muito forte aquila miuda)

Sabes que estás apaixonado quando não queres dormir pela noite, porque tua vida real supera a teus sonhos. (hehe, grande doce)

Infelizmente ate hoje nao nos encontramos. A guerra separou os nossos destinos, nao digo como amore, mas como amigo e amiga.

E por hoje fico por aqui…

Se tens alguem que gostas
Se tens alguém que amas
Nao perca tempo
Abra o jogo
Porque amanha pode ser tarde…
Boa noite…

Francio*PAC

Um aprende a amar

Um aprende a amar, não quando encontre à pessoa perfeita, senão quando aprenda a crer na perfeição de uma pessoa imperfeita...

Você é repelente ou atraente?!?

Nao faz o meu estilo postar grande quantidades de testo, mas este tema è interessante, li e gostei. Espero que sirva para quem ler.
Voce è amavel o odioso? hehe, melhor [REPELENTE O ATRAENTE]


Você é repelente ou atraente?!?
:: Rosana Braga ::


Você conhece alguém que reclama de tudo? Já ficou ao lado de alguém que parece pesado, chato, cansativo? Já conviveu com alguém que bate as portas, que fala gritando e que tem sempre uma palavra rude na ponta da língua para disparar em quem se atrever a lhe perguntar algo?

Já conheceu alguém que reclama até de propaganda de televisão, que fica nervoso com os telejornais, com a política, com a burocracia, com o cachorro, com as seguradoras, com o síndico e com a mulher (ou marido), filhos, sogra e até com o tempo?!?

Se faz sol é porque o calor é insuportável. Se chove é porque “pobre não tem sorte mesmo”. Tudo é motivo pra reclamar! E o maior problema é que as pessoas que são (ou estão) assim, quase sempre não percebem! Por isso, pergunte-se: você anda reclamando demais da vida?

Tem se comportado como uma pessoa pesada e desagradável? Ou seja, tem se comportado como pessoa-repelente?!? Tem se dado conta de que poucos amigos ainda continuam ligando de vez em quando e que dificilmente alguém te paquera, se interessa e se mantém interessado por você depois de te conhecer melhor?

Sim, porque ninguém gosta de ficar perto de alguém que mais parece uma “ziquizira” do que um “convite”... e essa é a notícia chata que eu tinha pra dar... Mas eu tenho também uma notícia muito boa!

De pessoa-repelente você pode passar a pessoa-atraente... e é mais simples do que você imagina. O primeiro passo é se tornar uma pessoa afetuosa. Sobre isso, Leo Buscaglia (em seu livro “Vivendo, Amando e Aprendendo”) deu algumas dicas:

- “Para começar, acredito... que a pessoa afetuosa seja uma pessoa que goste de si. ... Não me refiro ao narcisismo... Refiro-me a uma pessoa que goste de si como alguém que sabe que só podemos dar aquilo que possuímos, de modo que é bom começar a conseguir alguma coisa”.

- “Acho que a segunda coisa mais importante num indivíduo afetuoso é que ele se liberta de rótulos. ... Basta você ouvir um rótulo para pensar que sabe tudo sobre ele. Ninguém jamais se dá o trabalho de dizer: ‘Ele chora? Sente? Entende? Tem esperanças?’ Palavras... Você, se for uma pessoa afetuosa, se dirá o que significa uma palavra só depois de descobrir, por experiência, o que significa; não por acreditar na definição de outras pessoas.”

- “Também acho que o indivíduo afetuoso é o que detesta o desperdício e não suporta a hipocrisia. Rosten diz: ‘Os fracos é que são cruéis. Só se pode esperar a brandura dos fortes.’”

- “Por fim, acho que o indivíduo afetuoso é aquele que não se esqueceu de suas próprias necessidades. ... a necessidade de sermos vistos, conhecidos, reconhecidos... a necessidade de desfrutar do nosso mundo, de ver a maravilha contínua da vida, de poder ver como é maravilhoso estar vivo”.

Bom, o Leo escreveu muitas outras coisas fantásticas e eu adoraria continuar citando essas maravilhas, mas sugiro que você leia este livro! E eu vou continuar meu artigo... Depois de se tornar afetuosa, sugiro que você se torne uma pessoa gostosa.

Não, não estou falando de medidas, peso, busto, quadris e cintura... Estou falando de leveza, de alto astral, de risada, flexibilidade, senso de humor, otimismo... Estou falando da criança que existe em cada um de nós... mas que talvez você tenha esquecido a sua trancada no porão, desde quando se deu conta de que cresceu, de que os anos passaram. Bobagem! Abra o porão, resgate a sua capacidade de transformar pequenas ocasiões em festas...

E assim, afetuoso e gostoso, você terá se tornado uma pessoa-atraente. Daquelas que a gente tem vontade de ligar, de convidar pra sair, de conversar, de contar segredos, de pedir conselhos... Daquelas que a gente tem vontade de amar! Porque, afinal, de que mais a vida é feita?!?

E nunca se esqueça: se não conseguir sozinho, procure ajuda!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postes populares