sexta-feira, setembro 10, 2004

Africa, Angola minha terra e meu pais!!



Procuro o futuro para o meu jovem-velho pais.
Em Africa enquanto o poder nao for alternado o desenvolvimento serà sempre uma utopia. O sonho dos jovens gastarao como corroe a pedra ao contacto constante con a agua.
Entao falamos de democracia.
DEMOCRACIA?
Onde estas oh democracia?

Serà que esistes?
O serà uma mera miragem ocidental?
No's precisamos de ti.


veja a minha vendendo no Roque Santeiro...
ate quando esta vida?

A esperança è a ultima a morrer
Aos poucos vejo minha terra renascer
ja vejo crianças sorrindo
ja vejo escolas a serem erguidas...
que assim seja...
que assim continue...
que nao seja somente uma acçao politica



Francis*PAC

quarta-feira, setembro 08, 2004

Criar

Agostinho Neto
--------------------------------------------------------------------------------



Criar criar
criar no espírito criar no músculo criar no nervo
criar no homem criar na massa
criar
criar com os olhos secos

Criar criar
sobre a profanação da floresta
sobre a floresta impúdica do chicote
criar sobre o perfume dos troncos serrados
criar
criar com os olhos secos

Criar criar
gargalhadas sobre o escárneo da palmatória
coragem nas pontas das botas do roceiro
força no esfrangalhado das portas violentadas
firmeza no vermelho sangue da insegurança
criar
criar com os olhos secos

Criar criar
estrelas sobre o camartelo guerreiro
paz sobre o choro das crianças
paz sobre o suor sobre a lágrima do contrato
paz sobre o ódio
criar
criar paz com os olhos secos

Criar criar
criar liberdade nas estradas escravas
algemas de amor nos caminhos paganizados do amor
sons festivos sobre o balanceio dos corpos em forcas simuladas

criar
criar amor com os olhos secos.




Conflito de terras opõe duas tribos rivais no sul do país


Um violento conflito pela posse de terras está a ser travado na região sul de Angola entre duas tribos rivais, tendo os confrontos, originados pelo roubo de gado, provocado um número ainda não determinado de vítimas.

O conflito, que está a ser travado na região dos Gambos, na província da Huíla, opõe a tribo dos mukuahona, originária daquela região, à tribo dos mukubal, da vizinha província do Namibe.

O problema surgiu na sequência de sucessivos roubos de gado, culminando com troca de tiros e agressões com armas brancas entre elementos das duas tribos rivais.

No total, terão sido roubadas nas últimas semanas mais de 1.000 cabeças de gado entre as duas tribos, numa região fronteiriça entre as províncias da Huíla e do Namibe.

Segundo o governador provincial do Namibe, Boavida Neto(na foto), este é um problema que "vai agravar-se à medida que aumentar a escassez de água e as zonas de pasto para o gado".

"O movimento das populações e do gado para as zonas onde há pasto e água continua a ser muito forte e, naturalmente, isso gera problemas entre as populações", afirmou o governador em declarações à Rádio Ecclesia, emissora católica angolana.

A região fronteiriça entre as províncias do Namibe e da Huíla tem sido fortemente afectada pela seca nos últimos meses.

Boavida Neto admitiu que os confrontos ocorridos na zona dos Gambos provocaram a morte de algumas pessoas e ferimentos em outras, mas não especificou o número de vítimas resultantes do conflito.

"Neste momento, trata-se de um caso de polícia. As forças policiais que estão no terreno conseguiram recuperar o gado roubado e detiveram alguns indivíduos, suspeitos de serem os culpados por esta situação", afirmou o governador provincial do Namibe.

Boavida Neto admitiu, no entanto, que a resolução deste tipo de problemas implica a realização de "um trabalho profundo com as autoridades tradicionais", no sentido de "fazer compreender que é preciso repartir e gerir os pastos e a água até que volte a chover".

"A solução para o problema está nas chuvas, tem que chover para que seja possível sairmos desta situação", acrescentou.

Sep 07, 18:02
Fonte:Lusa

Empresa privada fornece energia eléctrica à Vila Alice

A empresa TEG-Angola foi contratada para gerir, em regime experimental, o abastecimento de energia eléctrica ao bairro da Vila Alice, município do Rangel, no âmbito do projecto da EDEL (Empresa de Distribuição de Electricidade de Luanda) de tercealização de serviços.

Segundo o director do Gabinete de comunicação e imagem, Mário Maventa, por força do contrato a TEG-Angola poderá, a partir deste mês até Dezembro, proceder a montagem de contadores, cortes selectivos e reeligações aos clientes devedores, bem como efectuar cortes aos consumidores ilegais.

O acordo poderá ser prorrogado se os resultados da experiência forem positivos, admitindo a possibilidade de se estender em outras áreas e contratar outras empresas.

Mário Maventa sublinhou que o principal objectivo do programa de tercealização de serviços é o de reduzir a dívida dos consumidores com a empresa.

O director de imagem da EDEL anunciou igualmente que foram seleccionadas já seis empresas privadas que, dentro de 30 a 45 dias, iniciarão as cobranças aos clientes devedores, principalmente na zona periférica de Luanda, para auxiliar as três agência de cobrança existentes.

Sublinhou que tem estado já a decorrer a montagem massiva de contadores com recurso a entidades privadas, cabendo a EDEL apenas intervenções pontuais.

fonte: angonoticias

terça-feira, setembro 07, 2004

O segredo da felicidade!!!


O que è a felicidade?
Nada melhor que esta linda letra de uma musica qeu gosto pra camama...
E quem è o autor da letra? humm... isso deixo para vc descobrir...

A FELICIDADE
Tristeza não tem fim, felicidade sim.
A felicidade é como a gota de orvalho numa pétala de flor
Brilha tranquila depois de leve oscila e cai como uma lágrima de amor.
A felicidade do pobre parece a grande ilusão do carnaval
A gente trabalha o ano inteiro por um momento de sonho
Pra fazer a fantasia de rei ou de pirata ou jardineira pra tudo se acabar na quarta feira.
Tristeza não tem fim, felicidade sim.
A felicidade é como a pluma que o vento vai levando pelo ar
Voa tão leve Mas tem a vida breve precisa que haja vento sem parar.
A minha felicidade está sonhando nos olhos da minha namorada
É como esta noite passando, passando em busca da madrugada
Falem baixo, por favor prá que ela acorde alegre como o dia
Oferecendo beijos de amor tristeza não tem fim Felicidade sim...



Ok... um pouquinho mais sobre a felicidade!!

Devemos nos conscientizar de que os homens mais felizes do mundo são aqueles de horizonte aparentemente curto, que na estrada da vida sabem valorizar cada passo rumo ao aprendizado e à elevação espiritual.


Ledinaldo Almeidha

Se você é do tipo de pessoa que quando deseja alcançar algum bem material fica horas a fio debulhando um terço, rogando aos céus, propondo troca aos santos e, ao final, maldiz tudo e a todos, inclusive ao seu Deus, com desesperada revolta pelo negócio não concretizado, verifique minuciosamente sua pessoa para ver se não havia pensamentos negativos na mente, navegando paralelo aos desejos. O sopro da bênção divina repele uma mente onde haja ressentimentos. O ódio, a vingança, a inveja, enfim, os sentimentos negativos não são bons condutores de energia espiritual.

O bem não se conquista mediante trocas com santinhos ou santinhas. O bem está dentro de nós, nascemos trazendo essa riqueza dentro da gente. Basta somente tomarmos consciência disso para fazermos bom uso dessa riqueza natural. Sabemos que cada um de nós tem as suas necessidades materiais, e elas, muitas vezes, aparentemente, são mais fortes que a nossa fé. Mas não podemos transformar nossas necessidades em “cavalos de batalha”, atropelando nosso destino, nosso futuro. Devemos nos conscientizar de que os homens mais felizes do mundo são aqueles de horizonte aparentemente curto, que na estrada da vida sabem valorizar cada passo rumo ao aprendizado e à elevação espiritual. Mas o que seria dos homens sem seus sonhos, a mola-mestra da esperança de um novo dia? A vida não teria graça, seria um eterno marasmo. Não pense que devemos nos conformar com o nada, cruzarmos os braços. Nunca devemos esquecer os compromissos de lapidação que um dia foram assumidos em troca de elevação espiritual e da verdadeira felicidade.

Estamos aqui na Terra para acrescentar ao mundo, às pessoas e a nós mesmos; estamos aqui para recuperar e reaplicar nossa cultura espiritual; estamos aqui para receber os méritos de uma vida fraternal ou reconhecer a humildade antes indesejada





A fotografia do dia!!!

Proteja o teu corpo

O corpo è uma das maiores dadivas que Deus nos deu. Quantas vezes nos esquecemos de cuidar-lo como coisa preciosa? Quantas vezes fazemos dele aquilo que bem nos apetece? Quantas vezes lhe enchemos de coisas e sinais insignificantes? Quantas vezes lhe furamos e pintamos de forma stupida?
O nosso corpo è unico.
Se o perdemos... nunca o teremos como antes.
Pergunte à um queimado, ele te explicarà o que darai para ter seu corpo como antes.
Cuide do seu corpo...
Ama-o...
Proteja-o...

Francis*PAC

A Vaquinha [Reflexao]

Um mestre da sabedoria...






Um mestre da sabedoria passeava por uma floresta com seu fiel discípulo quando avistou ao longe um sítio de aparência pobre e resolveu fazer uma breve visita. Durante o percurso ele falou ao aprendiz sobre a importância das visitas e as oportunidades de aprendizado que temos, também com as pessoas que mal conhecemos.
Chegando ao sítio constatou a pobreza do lugar, sem calçamento, casa de madeira, os moradores, um casal e três filhos, vestidos com roupas rasgadas e sujas...então se aproximou do senhor aparentemente o pai daquela família e perguntou: "Neste lugar não há sinais de pontos de comércio e trabalho, como o senhor e sua família sobrevivem aqui? E o senhor calmamente respondeu: "Meu amigo, nós temos uma vaquinha que nos dá vários litros de leite todos os dias. Uma parte desse produto nós vendemos ou trocamos na cidade vizinha por outros gêneros de alimentos e a outra parte nós produzimos queijo, coalhada, etc...para o nosso consumo e assim vamos sobrevivendo.
O sábio agradeceu a informação, contemplou o lugar por uns momentos, depois se despediu e foi embora. No meio do caminho, voltou a seu fiel discípulo e ordenou: "Aprendiz, pegue a vaquinha, leve-a ao precipício ali na frente e empurre-a, jogue-a lá em baixo. O jovem arregalou os olhos espantado e questionou o mestre sobre o fato da vaquinha ser o único meio de sobrevivência daquela família, mas, como percebeu o silêncio absoluto do seu mestre, foi cumprir a ordem. Assim empurrou a vaquinha morro abaixo e a viu morrer.
Aquela cena ficou marcada na memória daquele jovem durante alguns anos e um belo dia ele resolveu largar tudo o que havia aprendido e voltar naquele mesmo lugar e contar tudo àquela família, pedir perdão e ajuda-los.
Assim fez, e quando se aproximava do local avistou um sítio muito bonito, com árvores floridas, todo murado, com carro na garagem e algumas crianças brincando no jardim. Ficou triste e desesperado imaginando que aquela humilde família tivera que vender o sítio para sobreviver, apertou o passo e chegando lá, logo foi recebido por um caseiro muito simpático e perguntou sobre a família que ali morava há uns quatro anos e o caseiro respondeu: "Continuam morando aqui. Espantado ele entrou correndo na casa e viu que era mesmo a família que visitará antes com o mestre. Elogiou o local e perguntou ao senhor (o ex-dono da vaquinha): "Como o senhor melhorou este sítio e está muito bem de vida? E o senhor entusiasmado, respondeu: "Nós tínhamos uma vaquinha que caiu no precipício e morreu, daí em diante tivemos que fazer outras coisas e desenvolver habilidades que nem sabíamos que tínhamos, assim alcançamos o sucesso que seus olhos vislumbram agora.

Ponto de reflexão: Todos nós temos uma vaquinha que nos dá alguma coisa básica para sobrevivência e uma convivência com a rotina com certeza a solução para desenvolvermos nossas potencialidades é empurrá-la morro abaixo e praticar coisas inovadoras sendo merecedores de alcançarmos o sucesso que tanto merecemos !

domingo, setembro 05, 2004

Angola meu pais!!!

Hey gente, olhem ai o mapa da minha linda patria!!!

Ya, por hoje è tudo!!!

O mundo, a vida, o amor, a morte!!!

Algumas dicas para ler

1
2
3

Quem quer uma boa foto do bonga?

Ya cambas por pedido do Kim Figo, angolano em portugal vos passo o link de uma fotografia do Bonga em ponto grande.
Click aqui e teras a foto

Apoios para o músico Elias Dya Kimuezo [04/09/2004]

O músico Barceló de Carvalho "Bonga" disse, em Luanda, que se deve dispensar maior apoio e mais atenção ao músico angolano Elias Dya Kimuezo, considerado o rei da música angolana.

Falando à Angop e a Rádio Nacional de Angola (RNA), Bonga frisou que não basta ser titulado de rei, sem no entanto, receber qualquer apoio.
No entender do também considerado "embaixador da música angolana", as entidades de direito devem prestar uma atenção especial a Elias Dya Kimuezo, como reconhecimento a tudo o que fez e continua a fazer em prol da música nacional.

"É necessário que se mostre aos angolanos e estrangeiros e com acções concretas que o Elias Dya Kimuezo é realmente o rei da música angolana" - disse.

Quando questionado sobre o facto dele ser o embaixador e não o rei, Bonga disse que o título está bem entregue, principalmente pelo facto de estar na posse de uma pessoa cujo desempenho é reconhecido por muita gente.

Em relação ao estado actual da música angolana, Bonga disse que apesar de algumas dificuldades com que se debatem os artistas, está em franca evolução, parabenizando os jovens pelo esforço desenvolvido.

Bonga Kuenda manifestou-se disponível em apoiar quem necessitar dos seus serviços, principalmente os jovens que estão no início da carreira.

"Não importa se canta semba, zouk ou um outro ritmo, o importante aqui é que são angolanos e que estamos no mesmo barco" - concluiu.

O bom dia domenical

Que Deus esteja convosco!!!
Neste momento que escrevo me preparo para ir a missa. Domingo è dia sacro, dedicado ao senhor, nao adianta procurar tantas desculpas para nao ir missa, para nao rezar, para nao agradecer a Deus por tudo aqui de bom que te aconteceu durante esta semana...
tenha do!!!!
Vos desejo um bom domingo
que Deus visite a tua familha e lha deia toda a pace que necessita!!!
Ate a proxima
Francis*PAC
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postes populares