sexta-feira, setembro 03, 2010

Pelegrinação: Mais de dois mil peregrinos já na Muxima, padre Domingos Pestana

Luanda/Angop - Mais de dois mil peregrinos encontram-se já na vila da Muxima, para participar da festa em homenagem à Nossa Senhora da Muxima, a ocorrer de 04 a 05 do mês em curso, nessa circunscrição, confirmou à Angop, no local, no final da tarde de hoje, o porta-voz do evento, padre Domingos Pestana.
A fonte ressaltou que a cada momento que passa vão chegando à Muxima mais peregrinos, dos cerca de 250 mil previstos.
A Angop constatou que a montagem do altar onde vai ser presidida a eucaristia pontifical (o momento mais alto da Festa da Nossa Senhora da Muxima), domingo, está completamente concluída, assim como duas bancadas centrais adjacentes a ela.
O presidente da celebração desta eucaristia, Dom Benedito Roberto, bispo do Sumbe, segundo o padre Domingos Pestana, é aguardado na Vila da Muxinma sábado a tarde.
A eucaristia de abertura da aludida peregrinação, sábado, vai ser celebrada pelo bispo de Viana, dom Joaquim Ferreira Lopes.
Este ano, a peregrinação à Nossa Senhora da Muxima vai decorrer sob o tem "A Família Construtora de uma Vida Nova".
02 Sep 2010

A convivência com o lixo é o outro modo de ser “caluanda”

Luanda nunca esteve tão porca e tão suja como nos últimos dias. Além do enorme esforço do Governo no sentido de modernizar várias zonas e estruturas da capital, o lixo em vários cantos da cidade constitui uma nódoa de tamanha gravidade no que toca as condições básicas de convivência civil. O meu S. Paulo de Luanda não é mais o bairro que eu conheci, o mesmo diz-se do Bairro Popular, hoje se parece com uma aldeia abandonada a considerar as estradas rebentadas, a areia nas estradas e buracos cheios de água residuais em pleno “cacimbo”. O Martires do Kifangondo é completamente agora é maliano/senegalês e libanês, pode ate mudar de nome. O Cassenda continua a jorrar águas. A zona da Cuca é um autentico “Congo”. Seria o caso de afirmar: “Luanda já fostes linda”, verdadeiramente já fostes linda.

Mas tem pão para todos. Todos devem assumir as próprias responsabilidades. O Governo da província, que não obstantes os esforços que tem demonstrado não consegue domar a tamanha incivilidade existente em Luanda – e reconhecer neste também a falta de uma séria e rígida fiscalização nas obras que paralisam a cidade, os passeios e estradas reparadas e novamente rebentadas por cidadãos e empresas privadas e governamentais, a degradação das obras recém-acabadas -, a sociedade civil, que se deve manifestar e levar a cabo acções de mobilização constante no que tange ao tratamento dos lixos caseiros e o saneamento das ruas, e os cidadãos não associados em qualquer organização. Todos devem arregaçar as mangas e re-começar a trabalhar. Luanda não vai mudar em dois anos, e observando a nossa capital hoje, direi que vamos precisar de mais 10/dez anos para podermos ter uma cidade capital digna de ser chamada “cidade”.

Vi lixeiras na baixa de Luanda, que nunca pensei pudessem existir. É tempos que todos assumam as próprias responsabilidades, e desta certa chamo a luta todos os cidadãos nacionais e internacionais que vivem e amam Luanda. Vamos controlar e denunciar os males que afectam Luanda, vamos informar o Governo da província, assim como apresentar sugestões de possíveis modos de resolução de certos problemas.

Era uma vez Luanda… mas, vais voltar a ser.

Kingamba Mwenho

quinta-feira, setembro 02, 2010

Poderes Mentais = Sucesso para a tua vida!

Você dispõe de incríveis poderes mentais que, em geral, não usa plenamente. Ao estabelecer sistematicamente metas de vida e fazer planos para alcançá-las, economizará anos de trabalho duro para atingir os mesmos patamares de sucesso. O estabelecimento de metas permite-lhe fazer uso muito maior de seus poderes mentais do que a maioria das outras pessoas.
Sua mente consciente é o "escritório central" de sua vida. Seu papel é lidar com as informações existentes em seu ambiente, identificá-las, analisá-las e compará-las com outras informações; em seguida, decidir que medidas tomar.
Mas é seu subconsciente que detém os maiores poderes para capacitá-lo a realizar muito mais do que jamais conseguiu. Pelo menos 90% de seus poderes mentais encontram-se "sob a superfície". É fundamental que você aprenda a explorar esses poderes para motivar, estimular e impulsionar a si mesmo em direção à concretização de suas metas.


Programe-se com metas
Seu subconsciente funciona melhor quando dispõe de metas claras, tarefas específicas, medidas deliberadas e prazos bem estabelecidos. Quanto mais desses elementos você programar em seu computador subconsciente, melhor será o desempenho deste seu equipamento mental e mais você conquistará em menos tempo.
À medida que você estabelece suas metas e começa a persegui-las, é fundamental que estabeleça uma série de referenciais ou unidades de medida de que fará uso para avaliar seu progresso, dia após dia e hora após hora. Quanto mais claras e específicas forem as medidas que você estabelecer para esta avaliação, maior será a precisão com que atingirá seus alvos dentro do prazo.
Seu subconsciente precisa de um "sistema de pressão", formado por prazos estabelecidos por você mesmo para a realização de tarefas e a consecução de metas. Sem este sistema de pressão, torna-se fácil para você adiar tarefas importantes para muito depois, se é que chega a desempenhá-las.


Três chaves para o desempenho máximo
As três chaves para o desempenho máximo na consecução de suas metas são compromisso, completude e conclusão.
Quando você assume um compromisso sério de alcançar determinada meta, descartando todo tipo de justificativa, é como se pisasse no acelerador de seu subconsciente. Passará a ser mais criativo, determinado e concentrado do que jamais foi. Os grandes homens e as grandes mulheres são aqueles que assumem compromissos claros e inequívocos e se recusam a arredar pé, aconteça o que acontecer.
A completude é o segundo ingrediente do desempenho máximo. Existe uma enorme diferença entre executar 95% e 100% de uma determinada tarefa. É muito comum que as pessoas trabalhem duro até chegar ao nível dos 90% ou dos 95% para, em seguida, relaxar e adiar a conclusão da tarefa. Esta é uma tentação contra a qual você deve lutar. Deve permanentemente se forçar e se disciplinar a resistir a esta tendência natural e a caminhar sem hesitação até a conclusão da tarefa.


A "droga maravilhosa" da natureza
Toda vez que conclui uma tarefa de qualquer tipo, seu cérebro libera uma pequena quantidade de endorfinas. Esta morfina natural proporciona-lhe uma sensação de bem-estar e satisfação. Ela faz com que se sinta feliz e tranqüilo. Estimula sua criatividade e ajuda a desenvolver sua personalidade. É a chamada "droga maravilhosa" da natureza.
Quanto mais importante for a tarefa que concluir, maior será a quantidade de endorfinas liberada por seu cérebro — algo muito parecido com uma recompensa pelo sucesso e pelo trabalho realizado. Com o tempo, é possível que você adquira uma dependência positiva das sensações de bem-estar que recebe desse "afluxo de endorfina".
Mesmo quando conclui uma tarefa pequena, sente-se mais feliz. Quando conclui uma tarefa grande, sente-se mais feliz ainda. À medida que vai dando passos para a consecução de uma tarefa importante, você recebe, a cada etapa alcançada, um afluxo de endorfina. Sente-se constantemente feliz e eufórico quando está trabalhando com afinco para a realização de um trabalho importante.


Crie o sentimento de vitória
Todo mundo quer se sentir vencedor. Mas para se sentir como vencedor é preciso vencer. Você pode sentir o que é ser um vencedor ao executar 100% de uma tarefa. Quando consegue fazê-lo repetidas vezes, acaba adquirindo o hábito de levar até o fim as tarefas que empreende. Quando este hábito de concluir as tarefas se sedimentar, sua vida começará a melhorar de uma maneira que hoje você sequer é capaz de imaginar.
Em psicologia, o contrário também é verdadeiro. As "ações incompletas" são uma das maiores fontes de estresse e angústia. Na realidade, a maior parte da infelicidade que as pessoas sentem deve-se ao fato de que não conseguiram se disciplinar para persistir e levar à conclusão alguma tarefa ou responsabilidade importante.

Texto extraído do livro Metas, de Brian Tracy

Moçambique: Governo mantém aumento dos preços que geram caos

Maputo - O Governo moçambicano decidiu hoje manter os aumentos dos preços dos bens essenciais, após uma reunião de emergência e apesar dos protestos populares a contestar esta subida de preços.

O Governo mantém "a determinação em prosseguir com o programa para o combate à pobreza", disse o porta-voz do Executivo Alberto Nkutumula, em declarações aos jornalistas após a reunião de emergência.

Segundo Alberto Nkutumula, os prejuízos decorrentes das manifestações de quarta feira e de hoje estão estimados em 122 milhões de meticais (2,5 milhões de euros) e causaram a perda de 3910 postos de trabalho.

© 2010 set (Lusa)

Expo2010: A melhor da gastronomia angolana presente na Expo Shangai 2010

Shangai – A gastronomia angolana está presente no pavilhão de Angola na Expo Shangai 2010, com iguarias como o calulú, o mufete, a moamba e o cacusso, que são criteriosamente confeccionadas pelo chefe de cozinha, Rui Sá.

Gastromono angolano Rui de Sá 
Gastromono angolano Rui de Sá

Em declarações à Angop, na cidade de Shangai, o gastrónomo referiu que a cozinha de Angola foi já considerada como uma das melhores do conjunto dos países africanos, cujos pratos são degustados, sobretudo, por visitantes estrangeiros e chineses de Taiwan.

“Para além das iguarias mencionadas atrás, vamos fazendo também alguns pratos como o muteta e o peixe frito, que têm tido muita aceitação”, explicou Rui Sá.

Em termos de bebidas, apontou o sumo de múcua e de tambarino, como sendo as nacionais, aliadas aos vinhos sul-africanos, e disse estar, de certa forma, constrangido por não puder trazer a cerveja nacional, por dificuldades várias.

Disse que do ponto de vista de rendimentos, não têm correspondido às expectativas iniciais, mas disse valer pela experiência “que leva a outro lado da vida, nomeadamente, o conhecimento, a abertura para outras oportunidades de negócios e o intercâmbio entre as diversas escolas neste ramo”.

Para assegurar o funcionamento do espaço, o gastrónomo angolano conta com o concurso de mão-de-obra local, sendo cinco elementos na cozinha e quatro no bar.

Com 25 anos de experiência no ramo da gastronomia, Rui de Sá esteve directamente ligado à chefia de um restaurante na Expo da Alemanha, que  foi para ele um grande sucesso, e também como chef de cozinha em França, Portugal e em Angola. / Angop

Guiné Equatorial/OMS: República de Angola aprova Fundo Africano para situações de emergência de saúde

Malabo - A República de Angola apoia a proposta da criação do Fundo Africano para situacões de emergência de saúde pública , apresentado pelo director regional da OMS, Luís Gomes Sambo, que está em debate hoje, na  60ª sessão em Malabo, Guiné Equatorial.

Angop

Ministro da Saúde, José Van-Dúnem

Ministro da Saúde, José Van-Dúnem

Em declrações à Angop, o chefe da delegação angolana, o ministro da Saúde, José Van-Dúnem, disse que a criação do Fundo é oportuna, visto que a região africana debate-se com inúmeras calamidades e epidemias.

Acrescentou que o fundo é ainda importante porque os países da região possuem sistemas de saúde fragilizados, acesso aos cuidados primarios de saúde limitado.

Para o governante, o fundo vai aumentar a capacidade de resposta de uma organização, que é a OMS, que têm ajudado os países, principalmente numa altura em que denota uma redução drástica da economia a nível mundial.

Mas José Van-Dúnem defende discussões posteriores sobre alguns pontos constantes do projecto de resolução, tal como o montante que cada país deverá comparticipar.

Entretanto, alguns chefes de delegações e ministros da Saúde  alegam que deverá ser revista a comparticipação, a gestão do fundo e que o mesmo não sirva apenas para financiar situações de emergência, mas também de prevenção.

Alguns propuseram que o escritorio regional encete  contactos com outras organizacões internacionais para colher experiências, bem como que se realize um encontro de ministros das finanças dos países membros para se pronunciarem a propósito.

Por outro lado, grande parte dos participantes afirmaram que um fundo daquela dimensão é muito importante, porque países da região têm vivido situações de calamidade e epidemias onde se perdem muitas vidas humanas e que só com apoios de outros têm sabido contornar.      

Luís Gomes Sambo defende que as sugestões dos delegados são pacificas, mas que deve-se ter em conta que o contexto de financiamento não é  bom, pois há dificuldades orçamentais das agências internacionais que apoiam.

Acrescentou que o montante estipulado do fundo para a contribuição dos 46 estados membros não é comparável ao do fundo dos países da região americana, em que cada um comparticipa com o mesmo valor.

Por isso, apela à comprensão de todos, pois enquanto se espera, muitas vidas se perdem em África, devido a epidemias e calamidades muitas das quais provocadas pelo próprio homem.

Quanto à sugestão sobre a decisão dos ministros das Finanças, frisou que os titulares da saúde têm o papel fundamental de convencer os chefes de Estado, poís há reacção positiva de muitos deles  e dever-se-ia aproveitar este fundo o mais rápido possível.

Entretanto aceita as sugestões de que se incorpore as contribuições apresentadas para se melhorar o documento e que se inclua a tabela das diferentes comparticipações de cada país.

Bolas de Berlim (II) – Melhores receitas/Como fazer?

Ingredientes:

  • 1 limão em raspa

  • 1 pitada sal

  • 80 gr manteiga

  • 1 kg açúcar

  • 2 gema(s) de ovo

  • 2 dl leite

  • 30 gr fermento de padeiro

  • 500 gr farinha de trigo

Preparação:

Desfaça o fermento de padeiro com um pouco de leite e 1 colher (sopa) de açúcar.

Misture tudo bem e deixe levedar à temperatura ambiente por cerca de 30 minutos.

Peneire a farinha para um recipiente, faça-lhe um buraco no meio e deite aí a mistura do fermento que tinha ficado a levedar.

Junte o resto do leite, açúcar, manteiga, gemas, sal e raspa de limão.

Amasse bem até que a massa se despregue das mãos e das paredes da tigela.

Deixe levedar de novo por cerca de 30-40 minutos.

Depois estenda a massa numa bancada enfarinhada com o rolo da massa de modo a que fique com cerca de 2 cm de altura e corte rodelas com cerca de 8 cm de diâmetro.

Deixe levedar mais um pouco e depois frite-as em óleo quente por cerca de 10 minutos.

Escorra-as e polvilhe com açúcar enquanto ainda estão quentes.

Poderá ainda rechear com creme pasteleiro.

Bolas de Berlim – Melhores receitas/Como fazer

Ingredientes:
Para a massa:
  • 500 g de farinha
  • 25 g de fermento de padeiro
  • 100 g de açúcar
  • 3 ovos
  • 75 g de manteiga
  • 10 g de sal
  • raspa de ½ limão
  • 1,5 dl de Rum
  • 2 dl de leite morno

Para o recheio:
  • 5 dl de leite
  • 1 vagem de baunilha
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 colher (sopa) de farinha maisena
  • 175 g de açúcar
  • 4 ovos

Preparação:

Aqueça os 2 dl de leite sem o deixar ferver. Peneire a farinha. Abra os ovos e junte-os, sem os bater, numa tigela. Lave e raspe a casca de limão. Coloque o óleo na frigideira. Coloque 200 g de farinha numa tigela, abra um buraco ao meio e junte o fermento. Deite um pouco de leite morno e amasse com as pontas dos dedos. Continue a juntar leite morno e amasse muito bem até obter uma massa homogénea. Tape com um pano e deixe levedar até dobrar de volume.
Depois da massa levedada, coloque à parte numa tigela grande, a restante farinha e misture o açúcar, os ovos, a manteiga cortada em pedaços, o sal, a raspa de limão e o Rum. Acrescente o fermento levedado e amasse até que a massa se desloque do recipiente. Tape de novo com um pano e deixe levedar novamente.
Transfira a massa levedada para uma superfície de trabalho polvilhada com a farinha. Amasse-a durante mais alguns minutos e de seguida, forme bolas do tamanho que desejar. Tape-as de novo com um pano e deixe levedar por mais algum tempo. Frite-as em óleo bem quente e quando estiverem douradas de ambos os lados retire-as com o auxílio de uma escumadeira. Deixe-as escorrer sobre um papel absorvente e passe-as depois por açúcar.

Para o creme de pasteleiro, leve ao lume o leite com a vagem de baunilha aberta ao meio. Quando levantar fervura, retire do lume e reserve. À parte, misture o açúcar com a farinha maisena, a manteiga em pedaços e os ovos e mexa bem. Retire a vagem de baunilha de leite fervente e verta-o em fio sobre o preparado batendo muito bem. Leve tudo ao lume muito brando, mexendo sempre com uma colher de pau, até que o creme fique espesso. Retire do lume e deixe arrefecer, mexendo de vez em quando.

Depois das bolas de berlim fritas e polvilhadas com o açúcar, faça-lhes um corte no sentido longitudinal e recheie com o creme de pasteleiro frio.


Importante:
  • A massa estará levedada quando o seu volume tiver aumentado para o dobro
  • Para que levede mais rapidamente, tape-a com um cobertor e reserve em local morno.
  • Para ter a certeza de que as bolas de massa estão bem levedadas, pressione-as com um dedo, o buraco que se formou voltará ao normal.
  • O óleo para fritar as bolas deve estar à temperatura de 170ºC.
  • Tenha o cuidado de não deixar ferver o creme de pasteleiro para que não se agarre ao fundo do tacho.

Cfr. Receitas e Menus

terça-feira, agosto 31, 2010

Periferias metropolitanas – Luanda ou mundo = inferno!

Hoje após ter visitado o antigo Bairro Popular - de Luanda - concluí que todas as periferias são uma pequena representação do inferno na terra. Sem nada tirar a história daquele bairro, hoje o “popula” é semelhante a uma buala sem história, méritos e dignidade.

Internet e sesso sono le peggiori dipendenze degli italiani

Internet, shopping compulsivo, gioco d'azzardo e sesso sono tra le dipendenze che affliggono gli italiani secondo uno studio.

Internet e sesso dipendenze degli italiani
A mettere l'accento sul trend delle dipendenze è l'Accademia Internazionale delle Discipline Analogiche. La fascia di età più esposta al rischio di sviluppare questi disturbi comportamentali è quella compresa tra i 14 e i 45. A esserne maggiormente colpiti secondo lo psicologo Stefano Benemeglio sono gli uomini.

Econonia Angolana: Investimento privado atingiu mil milhões de euros no primeiro semestre - Aguinaldo Jaime.

Angola atingiu no primeiro semestre deste ano um investimento privado avaliado em quase mil milhões de euros, anunciou o coordenador da Comissão de Gestão da Agência Nacional de Investimento Privado (ANIP), Aguinaldo Jaime.

Os números deste ano – 1255 milhões de dólares (988,5 milhões de euros) –, de acordo com Aguinaldo Jaime, superaram os do mesmo período de 2009, que atingiu os 450 milhões de dólares (354 milhões de euros).
O coordenador da ANIP avançou o número ontem, durante a realização de um Fórum de Investimento e Negócios Angola-Japão, no âmbito da visita de uma delegação japonesa ao país, para promover parcerias comerciais entre os dois Estados.
Segundo Aguinaldo Jaime, 64 por cento do valor investido é proveniente de capital privado nacional e 32 por cento é de origem estrangeira, todo aplicado na indústria transformadora, e deu emprego a 11.608 pessoas, fora do sector petrolífero.
O responsável da ANIP apelou aos investidores para que se interessem também pelo sector da agricultura, potencial área geradora de empregos.
“Hoje, os empresários estão a investir na indústria, deixando para trás o sector agrícola e gostaríamos de convidar-vos a investir na agricultura”, apelou Aguinaldo Jaime.
A delegação japonesa, chefiada pelo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros do Japão, Osamu Fujimuro, deslocou-se a Angola para identificar novas áreas de investimento, tendo assinado vários acordos, nomeadamente uma troca de nota para a modernização do Centro de Formação Profissional de Viana, estimado em 10 milhões de dólares (7,87 milhões de euros).
Foi igualmente assinado um acordo para a reabilitação da fábrica de tecidos Textang II, que impulsionará a produção de algodão em Angola.
A delegação, que deixa hoje o país, negociou igualmente um acordo de protecção recíproca de investimento.

Cfr. Publico.pt

Dez dicas para controlar seu orçamento

1. Contabilize seus rendimentos e planeje seus gastos de acordo com seus ganhos. Lembre-se sempre: os gastos devem adequar-se às receitas, e não o contrário!

Dez dicas para controlar seu orçamento - gaste menos do que ganhas

2. A medida ajuda a evitar gastos extras e desnecessários, já que condiciona você a comprar apenas o que está listado. Cuidado para não perder o foco!

3. Pagando à vista o salário dos outros meses não fica comprometido e ainda há a possibilidade de descontos com essa opção de pagamento.

4. Avalie suas despesas e corte gastos que possam estar prejudicando suas contas. A assinatura da revista que você nunca lê e a mensalidade do clube que você não frequenta são exemplos de cortes que podem, e devem, ser feitos.

5. Reserve um período na sua agenda para se organizar financeiramente, reveja suas metas, confira extratos bancários, contas a pagar etc. Com dedicação o planejamento tende a funcionar muito melhor.

6. Elabore uma lista com todas as suas receitas e despesas, separando estas últimas em categorias. Verifique o comprometimento de sua renda com cada uma das categorias de despesas e avalie se os seus gastos estão de acordo com o seu padrão de vida.

7. Avalie taxas de juro, prazos e outros encargos e verifique se não é mais viável aguardar para comprar o bem à vista.

8. Lembre-se que o cartão é uma forma de comprar agora para pagar apenas daqui a um tempo. No entanto, atrasar ou quitar apenas o pagamento mínimo da fatura pode acabar com o seu planejamento, já que os encargos quando isso acontece são altos e podem comprometer bastante suas contas.

9. Nunca considere o limite oferecido pelo seu na modalidade de crédito como parte de sua renda. Os juros são altos e o descontrole pode levá-lo à inadimplência.

10. Diminua o tempo do banho, desligue a torneira ao lavar louça e escovar os dentes, apague luzes de cômodos vazios e não deixei aparelhos eletrônicos em stand-by. Essas são apenas algumas, das muitas dicas que podem colaborar para o seu bolso e para o meio-ambiente.

Cfr. Msn/Dinheiro

Basquetebol/Mundial2010: Angola continua a meter água – fraca preparação, triste desempenho.

Um ditado italiano resa que ao pior não esiste um limite. Assim a nossa selecção de Basquetebol na Turquia está demonstrando suas imperfeições no modo mais triste possível. Angola, actual campeã africana, está metida em panos sujos por vários factores dos quais indico dois:

1) A falta de bons viveiros/escolas. Tempos atráz Luanda era um campo aberto de basquetbol, em cada canto se encontravam rapazes a jogar, hoje quase todos os espaços foram oucupados pelos novos ricos angolanos que só pensam nos próprios bolsos. Muitas não eram escolas, mas já permetiam a preparação e o descobrimento de grandes personalidades. Angola cresceu e é tempo que o Governo/Ministério aposte seriamente na formação de novos valores. O Petro de Luanda e o 1d’Agosto não são suficientes para alimentar a selecção.

O mesmo se diga para o futebol, aonde jogar? Aonde treinar-se? As consequências são evidentes: temos também um pessima selecção de futebol.

2) Na vigília de qualquer actividade de grande ímpeto a preparação física e espiritual é determinante. A nossa selecção efectuou uma digressão em vários países aonde participou em diversos campeonatos aonde teve a oportunidade de defrontar algumas equipes – na maior parte sem titilos continentais - num clima problematico. Os resultados foram desastrosos. Assim sendo não existem muitas novidades, teremos um péssimo resultado. Esta é uma das piores selecções de Basquetbol que já tivemos.

O primeiro responsável é técnico/selecionador, nisto não esistem dúvidas. Quando uma empresa não produz a primeira coisa a fazer é mudar liderança da mesma, que o mesmo princípio seja também aplicado a nossa dignífima, mas hoje triste seleção.

Ok, por hoje é tudo.

 

Ficha técnica do jogo Angola vs Argentina

Kayseri/Angop - A selecção angolana de basquetebol foi derrotada, esta segunda-feira, pela sua similar da Argentina, por 70-91, em jogo da terceira ronda do mundial de 2010, realizado no pavilhão Kayseri Arena, na Turquia.

Sob arbitragem de Aníbal Carrion (Porto Rico), Samir Abaakil (Marrocos) e Marcos Fornie, do Brasil, as equipas apresentaram-se:

Angola: Cipriano (15), Fortes (0), Morais (11), Bonifácio (1), Leonel (0), Ricardino (2), Kikas (16), Mbunga (4), Ambrósio (5), Almeida (3), Lutonda (9) e Mingas (4).

Equipa inicial: (Cipriano, Morais, Kikas, Lutonda e Mingas).

Técnico: Luís Magalhães

Argentina: Scola (32), Prigioni (0), Gonzalez (4), Oberto (0), Gutierrez (9), Cequeira (6), Delfino (22), Quinteros (7), Gutierrez (6), Mata (0), Jasen (5) e Kammerich (não jogou).

Equipa inicial: (Scola, Prigioni, Gonzalez, Delfino e Jasen).

Treinador: Sérgio Hernandez

Marcha por períodos (20-23), (32-45), (59-64) e (70-91)

Maior diferença durante o jogo: 24 pontos (61-85)

Alternância na liderança do placar: 2

Número de empates durante o jogo: 3

Pavilhão: Keyseri Arena (capacidade para 7.200 pessoas)

Assistência: Cerca de 4.500 espectadores

Atenção: Um “SuperCurrículo” não é sinônimo de sucesso profissional.

 

“O trabalho diginifica o homem” é uma expressão muito utilizada na cultura losófona, não se conhece a autoria, mas podemos afirmar que continua a indicar a estrada pela qual cada homem e cada mulher pode realizar os próprios sonhos. Nesta ordem de idéias passarei a deixar aqui no blog xyami, algumas dicas sobre o mercado do trabalho, algumas citações e indicações sobre este tema. Desta feita trago um lindo artigo de Rômulo Martins que se insere no longo debate segundo o qual muita formação académica sem experiência professional de trabalho equivale a problemas futuros. É um problema muito actual, por isso espero que possa ajudar os nossos leitores a aprimorarem os próprios instrumentos através dos quais intendem encontrar um novo posto de trabalho, ou até mesmo mudar para um melhor.

São Paulo - Se você pretende atuar no círculo acadêmico ou no universo dos institutos de pesquisa títulos e especializações serão essenciais para o alcance do seu objetivo. Agora, se o seu intuito for trabalhar em empresas de outro ramo, mais voltadas ao negócio e ao lucro que ao estudo e ao ensino, a recomendação é olhar para o mercado de trabalho e tentar ingressar nele antes mesmo da graduação.

Isso não significa que você deve estacionar os estudos após a conclusão do curso universitário. Se quiser sobreviver no meio empresarial e galgar posições deverá se aperfeiçoar sempre. Mas não deixe de atuar. A falta de equilíbrio entre formação e vivência profissional pode dificultar o acesso ao mercado.

“O candidato que tem um grande número de especializações e pouca experiência, na maioria dos casos, vai muito além da expectativa das empresas”, diz Vanessa Miranda, consultora de carreira da Veris Faculdades, do Grupo Ibmec Educacional. Por esse motivo, observa a consultora, pessoas com esse perfil podem deixar de ser contratadas pelas organizações.

Segundo consultores de RH e especialistas em carreira, candidatos que possuem um “supercurrículo”, mas não se dedicaram da mesma forma à profissão na prática, provavelmente irá ocupar posições mais baixas no organograma organizacional e, consequentemente, levar mais tempo para impulsionar a carreira e recuperar o investimento feito com formação, apesar da alta qualificação técnica.

“Profissionais com sólida formação acadêmica, nos níveis de mestrado e doutorado, podem ser interessantes para áreas técnicas de nível gerencial”, conta Ilana Lissker, sócia da Search Recursos Humanos. “Por outro lado, uma megaformação não substitui a vivência a campo para uma posição sênior”, ressalta.

Tenho boa formação, mas pouca ou nenhuma experiência. O que fazer?
Identificar empresas alinhadas ao seu perfil é o primeiro passo para facilitar a conquista do emprego desejado. Conforme Carmen Benet, coordenadora de recursos humanos da Manpower, jovens candidatos com formação consistente e diferenciada, mas que por algum motivo possuem pouca ou nenhuma vivência profissional são vistos como grandes potenciais a desenvolver - high potencials.

Ilana, da Search, observa que, nesse caso, o conhecimento teórico pode ter peso maior que a experiência. “Quando se fala em processos de seleção para trainee a formação conta muito”. Recomenda-se ainda atentar-se aos requisitos da vaga oferecida e atrelar o currículo ao perfil requerido pela empresa. Segundo a consultora de carreira Vanessa Miranda, adaptar o currículo às exigências do cargo é primordial para o candidato ser chamado para uma entrevista, contudo é preciso cautela no trato com as informações.

A consultora afirma que é fundamental manter o foco na carreira e ressalta que o profissional “superqualificado” deve refletir sobre outras possibilidades no caso de dificuldade em encontrar emprego.  

Tenho experiência na área, mas não me atualizei
A falta de qualificação técnica é do mesmo modo um grande empecilho para quem está procurando emprego. Profissionais com vasta experiência que não se aprimoraram também estão aquém das exigências de mercado.

A dica é especializar-se ou realizar cursos de aperfeiçoamento. “É ideal estar ligado nas tendências do mercado para sua área. Atente-se às áreas promissoras e analise se o curso irá agregar valor à atividade profissional”, orienta Vanessa Miranda. Carmen Benet, da Manpower, aponta para a necessidade de o profissional se modernizar constantemente, independentemente do nível em que ele se encontra. Cursos presenciais ou on-line e participação em congressos e workshops são importantes para a atualização profissional, diz ela, assim como investir em cursos de idiomas.

Ilana Lissker, da Search, destaca que além da formação, é fundamental estar alinhado às competências comportamentais valorizadas pelas organizações, tais como bom relacionamento interpessoal, facilidade em se comunicar, espírito de liderança, dentre outras.

Cfr: http://carreiras.empregos.com.br
Rômulo Martins

Sonangol vai explorar petróleo no Iraque

A Sonangol E.P (Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola - Empresa Pública) vai explorar crude nos "campos petrolíferos de Najma e Qayara, na República do Iraque, no âmbito da internacionalização da empresa, e os acordos da adjudicação deverão ser assinados no decorrer do próximo ano (2010), como resultado de um concurso internacional.

Num comunicado de imprensa chegado hoje à Angop, a Sonangol esclarece que "no cumprimento da estratégia de internacionalização da empresa, recentemente, participou num concurso internacional para a licitação de campos petrolíferos, organizado e realizado na República do Iraque".
"Como resultado - prossegue a nota do Gabinete de Comunicação e Imagem da Sonangol, a empresa conseguiu, após segunda ronda de apuramento, a adjudicação do direito de exploração dos Campos de Najma e Qayar, cujas reservas em óleo pesado estão estimadas acima de um bilião de barris.
No documento, a Sonangol realça que "várias empresas manifestaram já o interesse de estabelecer parcerias para a exploração conjunta das reservas e reafirma o seu total empenho da consolidação da sua estratégia e do fortalecimento da imagem da nação angolana no mundo.
O Iraque é, a par da Arábia Saudita, Irão, Kuwait e Venezuela, país co-fundador da OPEP -Organização dos Países Exportadores de Petróleo (com 12 membros), um cartel bastante influente no mercado internacional do Crude.
A República de Angola, na pessoa do ministro dos Petróleos, José Maria Botelho de Vasconcelos, assume actualmente a presidência rotativa da OPEP, cujo mandato termina este mês.

Fonte: Angola Press, 18 de Dezembro de 2009

segunda-feira, agosto 30, 2010

Aí a Briga Começou...

Minha esposa sentou-se no sofá junto a mim, enquanto eu passava pelos
canais.
Ela perguntou: - O que tem na TV?
Eu disse: - Poeira.
Aí a briga começou...
===============================
Minha esposa estava dando dicas sobre o que ela queria para seu
aniversário que estava próximo.
Ela disse: - Quero algo que vá de 0 a 100 em cerca de 3 segundos.
Eu comprei uma balança para ela.
Aí a briga começou...
===============================
Quando cheguei em casa ontem à noite, minha esposa exigiu que a levasse a
algum lugar caro.
Então eu a levei ao posto de gasolina.
Aí a briga começou...
===============================
Depois de aposentar-me, fui até o INSS para poder receber meu benefício.
A mulher que me atendeu solicitou minha identidade para verificar minha
idade. Chequei meus bolsos e percebi que a tinha deixado em casa. Disse à
mulher que lamentava, mas teria que ir até minha casa e voltar depois. A
mulher disse: - Desabotoe sua camisa.
Então, desabotoei minha camisa deixando exposto meus cabelos crespos
prateados. Ela disse: - Este cabelo prateado no seu peito é prova
suficiente para mim. E processou meu benefício.
Quando cheguei em casa, contei entusiasmado o que ocorrera para minha
esposa.
Ela disse: - Por que você não abaixou as calças? Você poderia ter
conseguido auxilio-invalidez também...
Aí a briga começou...
===============================
Minha mulher estava nua, se olhando no espelho do quarto de dormir. Ela
não está feliz com o que vê e diz: - Sinto-me horrível; pareço velha,
gorda e feia. Eu realmente preciso de um elogio seu.
Eu disse: Sua visão está ótima!
Aí a briga começou...
===============================
Eu levei minha esposa ao restaurante. O garçom, por algum motivo, anotou
meu pedido primeiro. - Eu vou querer churrasco, mal-passado, por favor.
Ele disse: - Você não está preocupado com a vaca louca ?
- Não, ela mesma pode fazer seu pedido.
Aí a briga começou...
===============================
Voltei do médico após uma consulta e minha esposa toda preocupada,
pergunta-me:
- E então, o que o médico lhe disse?
De pronto, eu respondi:
- A partir de hoje, não faremos mais amor, estou proibido de comer
qualquer coisa gorda.
Aí a briga começou...
===============================
Recebi este e-mail e repassei para minha esposa . . . .
Aí a briga começou...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postes populares