quarta-feira, novembro 20, 2013

Dirigente do MPLA repudia postura da UNITA - Bento dos Santos “Kanganba”

O secretário do comité provincial do MPLA para organização e mobilização periférica e rural, Bento dos Santos “Kanganba”, afirmou nesta terça-feira que a manifestação convocada pela UNITA, para o dia 23 deste mês, é um mero acto de aproveitamento político.

Em declarações à Angop, em Luanda, disse não haver razões para convidar o povo a sair às ruas, porquanto o caso já está a ser investigado pelas autoridades nacionais, no caso a Procuradoria Geral da República.

“A Procuradoria-geral da República já se pronunciou sobre a detenção de quatro pessoas relacionadas ao rapto e eventual homicídio de dois cidadãos. O caso segue o seu curso normal e por isso cabe à sociedade civil esperar pelos seus resultados”, expressou.

Do seu ponto de vista, a oposição está a aproveitar-se deste momento para fazer “campanha” e atentar contra o nome do MPLA, em particular do seu presidente, José Eduardo dos Santos, também Chefe de Estado.
“Esta mesma oposição acha que é através de manifestações que vai mudar o voto, ignorando que o mesmo só é conquistado através do pleito eleitoral”, declarou.

COOPERAÇÃO ANGOLA & ITÁLIA | Ministro angolano da Defesa Nacional, Cândido Van-Dúnem, já em Roma

MINISTRO DA DEFESA, CÂNDIDO PEREIRA VAN-DUNEM
Luanda - No âmbito da cooperação bilateral entre Angola e a Itália, para qual ambas partes deverão rubricar acordos no domínio da defesa, o ministro da Defesa Nacional, Cândido Pereira dos Santos Van-Dúnem, chegou no fim da tarde de hoje, domingo, a Roma, capital italiana, para uma visita oficial de trabalho de cinco dias, com este propósito.

No aeroporto militar de Roma, o titular da pasta da Defesa foi recebido por altas entidades italianas ligadas ao Ministério da Defesa local, membros da embaixada angolana acreditadas neste país e por oficiais generais  e superiores das Forças Armadas Angolanas que aí já se encontram  integrando a delegação  do titular da pasta  da Defesa angolana.

Candido Van-Dúnem antes da sua partida para Roma, na Base Área de Luanda, afirmou, em declarações à Angop, que leva consigo um projecto de acordo de cooperação no capítulo da defesa e "tão logo estejam criados os pressupostos as partes (angolana/italiana)  poderão assinar os documentos se for de interesse comum".

Para o ministro Cândido Van-Dúnem, no âmbito da cooperação entre os estados tem sido uma norma estabelecer relações no domínio da defesa com países com quem Angola deve encontrar soluções que sejam reciprocamente vantajosas.

"O nosso propósito de ir a Roma é precisamente com o objectivo de reforçarmos os laços de cooperação com este país",  referiu o governante.

Instado a pronunciar-se sobre o estado das relações bilaterais entre Angola e a Itália, o ministro considerou-as "excelentes".

"O estado de cooperação entre os dois países é bom, pois a Itália é um país da Europa que tem potencial, no qual Angola poderá apoiar-se  em alguns  projectos que nos possam ser úteis. As relações de outra natureza também são boas, o que quer dizer que estão criados os pressupostos para que as mesmas continuem a fluir bem",  acrescentou.

No quadro da deslocação, a decorrer de 17 a 22 do corrente mês, Cândido Van-Dúnem e a delegação que o acompanha visitarão alguns empreendimentos fabris militares italianos.

Recorde-se que em Junho último, uma delegação militar italiana, chefiada pelo tenente-general De Pascali Carmine, chefe da Política Industrial e Relações Internacionais do Ministério da Defesa da Itália, esteve em Angola, para traçar os mecanismos do reforço da cooperação bilateral, neste domínio.

Via|Agências

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postes populares