sábado, novembro 24, 2007

REVISTA DA IMPRENSA: OS ADVOGADOS «SEM MEDO» DESAFIAM O PODER INSTITUÍDO, UM DOS TÍTULO DE A CAPITAL

REVISTA DA IMPRENSA: OS ADVOGADOS «SEM MEDO» DESAFIAM O PODER INSTITUÍDO, UM DOS TÍTULO DE A CAPITAL

O Semanário Angolense chamou para sua notícia de capa a dualidade profissional dos políticos angolanos. «A vez da diplomacia de negócios. Angola investe forte em África». Podendo ler ainda «Político-empresários e gente ligada ao regime está à frente dos negócios angolanos em países africanos outrora ignorados pela nossa arrogância. Os negócios vão do petróleo às pescas». O alerta é de um sociólogo e ambientalista. «Grande Serôdio… Cuidado com o bio-diesel». PR e a recente cimeira da OPEP «Discurso doméstico em fórum global». E a conferência de imprensa de Tatiana Durão sobre a sua participação na segunda edição do BB África onde foi finalista vencida. «BB Angolana sem papas na língua…quem não faz sexo?», completa a capa desta semana do SA. Read the rest of this entry »

BROMETO DE SÓDIO É A CAUSA DA EPIDEMIA DE CACUACO

A análise das amostras recolhidas de pessoas afectadas pela doença estranha em Cacuaco e enviadas a laboratórios de referência internacional revelaram que o agente contaminante é o brometo de sódio cujas consequências provoca a síndroma neurológica aguda. Segundo a Organização Mundial da Saúde, os testes realizados a cinco de seis amostras revelaram a presença de elevadas quantidades de brometo de sódio, desta substância química prejudicial à saúde humana. Quimicamente o brometo de sódio é considerado um sal, portanto um sólido, e as suas características físicas assemelham-se às do sal comum. O efeito prejudicial à saúde pode ser dado através da sua inalação em doses perigosas, provocando como consequências a irritação do sistema respiratório com ocorrência de tosse e diminuição da frequência respiratória. Se ingerido, o brometo de sódio causa náuseas, vómitos e dores abdominais. Read the rest of this entry »


Francis*PAC



L'email della prossima generazione? Puoi averla con la nuova Yahoo! Mail

quinta-feira, novembro 22, 2007

Angola Minha Terra, Problemas de Imigraçao Ilegal, Universidades para Angola, País sem capacidade para projectos à dimensão do crédito chinês

Problemas de Imigraçao…

Uma pesquisa realizada na Universidade de Coimbra sobre a imigração brasileira em Portugal revela que, para os portugueses, a imagem das mulheres brasileiras está relacionada ao sexo e dos homens à falta de compromisso e à malandragem. Para Benalva da Silva Vitório, autora da pesquisa, "a brasileira é vista como menina de programa". Segundo ela, essa imagem está relacionada às campanhas de turismo promovidas fora do Brasil. "Acredito que isso tenha começado por causa da Embratur, que vendia o Brasil como um lugar de praias bonitas e mulheres sensuais", disse à BBC Brasil. A Embratur afirma que "desde o início da década de 90 houve mudança radical na orientação da promoção internacional e, desde então, não se usa qualquer imagem desse tipo." Estereótipos De acordo com a pesquisa, a imagem dos homens brasileiros também segue estereótipos e revela uma visão negativa. Read the rest of this entry »

Uma Universidade Precisa-se…

A Província do Zaire necessita com urgência do ensino superior para se evitar a fuga de jovens, que procuram dar continuidade aos seus estudos noutras paragens. A falta de uma universidade ou de um núcleo universitário preocupa a sociedade local, que acusa as autoridades de não investirem no homem naquela parcela do país. O ensino no Zaire vai apenas até ao nível médio, sendo que para se prosseguir os estudos os jovens são obrigados a emigrar para outras Províncias. Esta problemática consta das conclusões a que chegou o Congresso Pro Pace da Diocese de M'banza Congo, questão debatida sobremaneira no conclave ocorrido entre os dias 16 e 19 de Novembro. Do documento final consta também a necessidade de diversificar mais a informação sobre o processo eleitoral, que as populações do Zaire pouco conhecem. Read the rest of this entry »

Das armas a Paz

Cinquenta e sete jovens entre tóxico-dependentes, marginais e prostitutas, foram inseridos no sistema de formação profissional desde Fevereiro de 2007, dos quais 36 já estão empregados. Esta informação foi prestada à Voz da América, por Arnaldo Neves Cassumba, presidente da ONG Associação Cultural de Jovens Cristo no Coração, uma organização não governamental que se dedica à luta anti-drogas e que tem como objecto social o enquadramento de jovens com comportamento anti-social, desamparados na educação moral e cívica, no contexto da sociedade. Read the rest of this entry »

País sem capacidade para projectos à dimensão do crédito chinês

Angola mostra-se incapaz de gerar projectos de infra-estruturas suficientes para aplicar a dimensão dos créditos postos ao dispor do país pela China, afirmou hoje o investigador universitário Renato Aguilar. Para Aguilar, investigador da Universidade de Gotemburgo que falava na conferência "Angola: Que Recomposições e Reorientações", a incapacidade para criar projectos é sobretudo resultado da "escassez de quadros técnicos e capital humano" em Angola, que também tem reflexos ao nível da elaboração de políticas macro-económicas, um dos principais problemas com que o país actualmente se depara. "Houve dificuldades para criar um número suficiente de projectos a financiar", e Angola vive hoje uma "situação de maior dimensão do crédito disponível do que os projectos existentes", sinal de que "algo não está a correr bem com este crédito", disse Aguilar, na abertura da conferência organizada pelo Centro de Estudos Africanos do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), cuja primeira sessão é dedicada aos aspectos económicos.

Número de seropositivos baixou

Relatório das Nações Unidas apresenta grandes reduções relativamente à incidência de HIV-SIDA no mundo. Metodologias diferentes e campanhas de prevenção e tratamento fizerem reduzir em 6,3 milhões de pessoas as estimativas da Organização Mundial de Saúdes, OMS, para o número de infectados em todo o mundo desde o ano passado para este ano. O número de seropositivos no mundo é, aparentemente, bastante menor do que anteriormente. A OMS e a UNAIDS, acabam de divulgar um relatório dizendo que o número de infectados é de cerca de 33 milhões, ou seja, bastante menos do que os 40 milhões no ano passado. Regista-se portanto uma diminuição de uns 6,3 milhões que as Nações Unidas atribuem essencialmente aos melhores programas de prevenção postos em prática. Read the rest of this entry »

CRIANÇAS EXCLUÍDAS DAS POLÍTICAS DO GOVERNO

José Patrocínio, coordenador do projecto Omunga da Okutyuka , considera que o crescimento económico que se regista na província de Benguela não tem proporcionado o exercício do direito da criança. O activista cívico que falava para a Voz da América à margem da conferência sobre direitos humanos, que decorre na cidade do Lobito, disse que, isto resulta da não inclusão da criança como cidadã portadora de direitos na elaboração e implementação das políticas do governo orientadas para o desenvolvimento económico da região. Para Patrocínio, esta não consideração da criança como ponto fulcral na materialização das referidas políticas tem excluído os petizes da sociedade. Read the rest of this entry »

PAÍSES FORÇADOS A ESCOLHER ENTRE COMESA E SADC

Os países membros da SADC- Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, excepto Moçambique, deverão escolher a partir dos próximos meses se integram esta organização ou o COMESA- Mercado Comum dos Países do Este e do Sul de África. Não se tratando exactamente de um ultimato, e que sob os regulamentos da Organização Mundial do Comércio, nenhum país pode pertencer a duas uniões comerciais ao mesmo tempo. O presidente do Botswana, Festus Mogae, tem atribuído a indefinição e a lentidão para os avanços da criação de um mercado comum na SADC a duplicidade de filiação de todos os seus países. Festus Mogae disse recentemente que os líderes políticos da SADC têm-se mostrado relutantes em falar abertamente sobre as implicações desta duplicidade em pertencer a duas organizações comerciais regionais. Oito membros da SADC, entre os quais Angola, Zâmbia, Zimbabwe, Malawi, Ilhas Mauricias, Madagáscar, Republica Democrática do Congo e Swazilandia também são membros do COMESA Read the rest of this entry »

FALHAS DE ENERGIA INTERROMPEM EMISSÃO DA RÁDIO ECCLÉSIA

Rádio Ecclésia viu-se forçada a interromper a sua emissão durante toda a manhã desta segunda-feira, como consequência das oscilações e falhas constantes de energia eléctrica que se registam na área do São Paulo, onde estão situados os seus estúdios. Segundo o editor-chefe da Rádio Ecclésia, Manuel Vieira, esta situação tem sido frequente na área do São Paulo, mas hoje foi um dos piores dias. «Hoje não estamos no ar há já algumas horas, mas vamos encontrar as alternativas para voltar ao contacto dos nossos ouvintes, vamos ver se as condições técnicas assim o permitirem». Read the rest of this entry »

Economia Africana a Par do Resto do Mundo

O Banco Mundial afirma que a taxa de crescimento económico na África Sub-Sahariana ultrapassou uma fase difícil e, depois de décadas de estagnação, está a acompanhar o ritmo do resto do mundo. Esta declaração foi feita no relatório anual do Banco Mundial sobre as economias africanas e foi tornado público, na quarta-feira, em Joanesburgo. A directora do Banco Mundial para a África Austral, Ritva Reinikka, disse que algo de novo se vislumbra no horizonte de África, um fenómeno que começou a ser observado em meados dos anos 90: "Muitas economias africanas parecem ter ultrapassado uma fase crítica e entrou num caminho de um crescimento mais rápido e mais permanente. E, pela primeira vez, em três décadas África está a crescer em paralelo com o resto do mundo." Ritva afirma que a taxa de crescimento anual de mais de cinco por cento, entre 1995 e 2005, invertendo vinte anos de estagnação e declínio entre 1975 e 1995. Read the rest of this entry »

NAMIBE E TÔMBWA SEM ÁGUA NEM ENERGIA ELÉCTRICA

O governador do Namibe, Boavida Neto, assumiu publicamente que a situação da falta de água e energia que grassa as cidades do Namibe e do Tômbwa é grave e pede ao Governo central para que encontre soluções rápidas, no âmbito do Programa Nacional de Agua. O governador da província do Namibe manifestou receios de que a situação venha a piorar. «A questão da água é uma preocupação do Governo. Vivemos momentos em que este bem considerado precioso não está ao alcance de todos. Esperamos que o Programa Nacional de Água que o Governo central está a desenvolver resolva este problema, porque senão a situação será catastrófica e penalizante para as populações. O problema de água no município do Namibe se agrava» - disse Boavida Neto à população. Read the rest of this entry »

REVISTA DA IMPRENSA: A AUSÊNCIA DE JES NO DIA DA INDEPENDÊNCIA FOI AMPLAMENTE CRITICADA

«Semanario Angolense desvenda algumas das obras guardadas a sete chaves», sublinha o ante-titulo deste jornal que estampa a manchete «A revolução urbanística que o Governo esconde do povo». A complementar a informação, o jornal pública uma foto que dá a imagem que a vala de drenagem conhecida como Senado da Cãmara terá depois da intervençaão de que esta a ser alvo. O jornal destaca três outras matérias, uma das quais alude a Isaias Samakuva de quem se fala ter despertado de um longo torpor e entra a matar. «O «estado da nação» segundo Samakuva» «Eles ainda precisam de nós? Um latifúndio caboverdiano em Angola», explicando-se que afinal Higino Carneiro, suposto descendente das Ilhas pode ter facilitado as coisas enquanto foi governador do Kuanza-Sul. Read the rest of this entry »

ANGOLAGATE COM AS FIGURAS ANGOLANAS DE FORA

As figuras angolanas indiciadas na investigação sobre o escândalo ´Angolagate´estão exoneradas do prosseguimento judicial do processo a decorrer em França. De visita em Luanda hoje, o secretário francês para a cooperação e francofonia, Jean-Marie Bockel, frisou-o como «um factor de apaziguamento» no relacionamento bilateral com Angola. «No que toca as personalidades angolanas, a fase de instrução acabou e nenhuma será envolvida na sequência do processo. Uma página está virada. A continuação do processo judicial jamais envolverá as personalidades angolanas», respondeu à imprensa o governante, balanceando a sua estadia. Read the rest of this entry »

SELECÇÃO DE FUTEBOL PREPARA-SE PARA CAN 2008

A selecção nacional de futebol parte esta noite para Paris, onde vai disputar jogos de preparação para o campeonato africano das nações (CAN 2008), a disputar-se no Ghana. O seleccionador nacional, Oliveira Gonçalves, está preocupado com a recuperação da condição física de alguns futebolistas que estão sem ritmo de jogos. Com Lamá, Nuno, Yamba Asha, Jamba, Locô, Tinto, Joel, Manucho Gonçalves e Love, a equipa técnica insistiu terça-feira em jogadas de ataque continuado, com cruzamentos e remates à baliza. Read the rest of this entry »

Forte terremoto causa estragos no norte do Chile

Um terremoto de magnitude 7,7 na escala Richter (que vai até 9) atingiu nesta terça-feira o norte do Chile, destruindo prédios e deixando dezenas de feridos. O tremor, que durou cerca de 50 segundos, ocorreu às 12h43 no horário local (13h43, em Brasília) e teve epicentro na região do vilarejo de Quillahua, a cerca de 1.260 quilômetros ao norte da capital, Santiago. Segundo a versão online do jornal chileno El Mercurio, pelo menos uma pessoa morreu e 45 ficaram feridas. O terremoto foi sentido também nos países vizinhos, e até mesmo em São Paulo. Imagens exibidas por emissoras de televisão mostraram carros atingidos por uma construção que desabou na cidade de Antofagasta, na costa norte do Chile. Read the rest of this entry »

BENGUELA VAI PRODUZIR MOSQUITEIROS IMPREGNADOS

Angola deverá contar, nos próximos tempos, com uma fábrica de produção de mosquiteiros impregnados, num investimento orçado em cerca de 5 milhões de dólares norte- americanos, a instalar na província de Benguela. A capacidade instalada será de 2 milhões de mosquiteiros por ano, prevendo-se o seu crescimento de 5 milhões, a partir do quinto ano de produção. Trata-se duma iniciativa privada com objectivo de acudir as dificuldades dos país e de alguns países africanos em termos de rede mosquiteira. O projecto está a ser materializado sob licença da Tananeting e da Bayer, duas empresas reconhecidas a nível internacional. A produção da rede mosquiteira, será feita com base num processo de transferência de tecnologia, ou seja, os mosquiteiros serão produzidos através duma tecnologia desenvolvida em parceria da Tananeting e da Bayer com a Netemartek, um projecto da USAID na Tailândia. Read the rest of this entry »


Francis*PAC



L'email della prossima generazione? Puoi averla con la nuova Yahoo! Mail
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postes populares