quinta-feira, julho 12, 2012

CRISE ECONÓMICA 2012: REBELIÃO EM ESPANHA, EM ÁFRICA SERIA O INÍCIO DE UMA GUERRA

A HISTÓRIA SE REPETE, em vestes diversas, mas se repete e sempre se repetiu. Na Europa de 2012, o primato da economia e das finanças sobre a POLÍTICA está provocando um terremoto social de proporções impensáveis. Os banqueiros acederam ao poder e a prerogativa número um é SALVAR AS BANCAS cortando todos os serviços sociais e reduzindo os direitos conquistados durante o século passado. A Espanha está vivendo tempo terríveis, as imagens deste vídeo são o exemplo claro que as pessoas quando se encontram em situações delicadas e de grande exclusão como esta, fazem o impensável. Os mineiros, fortes da experiência que possuem no uso dos explosivos, lutam com unhas e dentes para que o Governo não lhes corte todos os direitos que lhes eram reconhecidos.Estas imagem falam por si, mas questão de fundo seria: o que faria o Ocidente se estas revoltas tivessem lugar num "país não alinhado?"

 

Por Kingamba Mwenho

terça-feira, julho 10, 2012

MPLA é destaque na Internet – O grupo tem 11mil membros no Facebook

A vitória, em termos qualitativos e quantitativos, das páginas de grupos de amigos vai, sem dúvida, para a Página de Amigos do MPLA, que, criada há pouco mais de 10 meses, conta com milhares de membros, que todos os dias colocam posts e interagem.

MPLA é destaque na Internet – O grupo tem 11mil membros no Facebook

Os principais partidos angolanos, além de possuírem as suas páginas oficiais na Internet, da qual se destaca a recentemente remodelada página do MPLA, contam, igualmente, com páginas de grupos de apoio e, neste momento, viradas para as eleições de 31 de Agosto.
Não são páginas oficiais, mas páginas de grupos de simpatizantes com acesso à Internet, onde os cidadãos se podem exprimir e dar a sua opinião, na base do respeito pela diferença e tolerância.
A vitória, em termos qualitativos e quantitativos, das páginas de grupos de amigos vai, sem dúvida, para a Página de Amigos do MPLA (MPLA GROUP) que, criada há pouco mais de 10 meses, conta com mais de 11 mil e 200 membros, que, todos os dias e 24 horas por dia, colocam posts, comentários, interagem e debatem temas.
A Página dos Amigos na Net do MPLA tem também notícias em todas as áreas, além de fotos.
A Página dos Amigos na Net do Presidente José Eduardo dos Santos, igualmente uma página dinâmica e interactiva, tem mais de sete mil e 600 membros, sendo, igualmente, uma página aberta à colaboração de todos os cidadãos.
As amigas e amigos da OMA também há menos de um mês criaram uma Página de Amigos que já conta com três mil membros, com acesso à Internet.
As Páginas de Amigos no Facebook normalmente são abertas ou acede-se por convite, não sendo obrigatório ser militante, neste ou naquele partido, para entrar e interagir.
Depois de entrarmos nas páginas, concluímos que a página criada pelos Amigos do MPLA é a mais bem apetrechada, em termos de qualidade de análise, de informação diária, de fotos, de respostas, de debates acesos, polémicos, contraditórios.
É uma página sempre viva, sempre de porta aberta, onde se pratica o respeito mútuo e onde é possível um colectivo se juntar em torno de um projecto, sem que abdique da crítica construtiva.
As outras páginas dos amigos dos partidos da oposição são espaços mais parados, sem o nível e a quantidade de comentários da Página dos Amigos do MPLA.
Nessas páginas dos amigos dos partidos da oposição, os membros que são admitidos a comentar ou a postar são muitas vezes limitados em termos de liberdade de expressão, opinião e os simpatizantes procuram, frequentemente, escamotear a verdade, alguns incitam mesmo à violência, certos membros não se coíbem de práticas racistas e tribalistas, pactuando com calúnias, subversão da verdade e falsas acusações, que em nada contribuem para a harmonia nacional.
Em termos quantitativos, também é difícil comparar. O desequilíbrio é muito grande. Todas as páginas de amigos de todos os partidos da oposição dificilmente atingem metade dos membros da Página de Amigos do MPLA.
Redes sociais são um meio de nos ligarmos a outras pessoas na Internet. Algumas redes sociais estão montadas especificamente à volta de interesses especiais. Esses sites existem, por exemplo, para formar grupos sobre tópicos específicos.

Cfr: CAP/Facebook

João Kassinda/Rui Ramos (In JA)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postes populares