sábado, setembro 12, 2009

Numerologia: Descubra sua vocação profissional por meio do dia de seu nascimento

Se você ainda não sabe qual profissão é mais adequada ao seu perfil, saiba que o dia em que você nasceu pode servir como uma valiosa pista. Claro que apenas isso não é suficiente para fundamentar uma escolha tão importante, mas pode ser um indicativo, pois a data do nascimento é considerada um fator determinante para sua aspiração.

Veja a seguir as características de relacionadas a cada dia do mês.

1. Independente, gosta de fazer as coisas do seu jeito e tem boa capacidade de organização. É um líder nato. Muitas vezes, saí do seu país de origem para estudar ou trabalhar, principalmente nas áreas de administração e comércio exterior.

2. Com uma paciência de fazer inveja a qualquer um, tem habilidade para ser professor e palestrante, pois apesar da timidez, tem carisma. As pessoas gostam de ouvir sobre o seu conhecimento. Nutrição também é uma profissão que se encaixa para os nascidos neste dia.

3. Talentoso, sua vida social é intensa. Está sempre rodeado de amigos e é muito requisitado. Criativo, inteligente, tem muita habilidade para escrever, ensinar e falar. Sua profissão ideal seria o jornalismo.

4. Não gosta de mudar de opinião depois de formada. É decidido e sempre termina o que começa. Sairá bem em trabalhos que envolvem detalhes. Tem disciplina, determinação e garra. Sem dúvida, nasceu para o mundo dos negócios.

5. Você dirige sua atenção para muitas coisas ao mesmo tempo e não gosta que determinem seus limites. A palavra chave pra você é movimento. O seu trabalho tem que expressar seu entusiasmo e gosto de viver (entretenimento).

6. Solidário com todos, pode se ver cercado por algumas dificuldades. Gosta de música e tem uma voz bonita. Idealista, possui a capacidade de melhorar tudo a sua volta. Indicado para trabalhar na área das artes em geral, como o teatro.

7. É um pensador, gosta das ciências e é um pouco avesso a trabalhar em equipe. Esforça-se para ser dócil, mas é difícil de lidar. Pode fazer qualquer coisa e se sairá bem, se especializando na área escolhida, tornando mestre ou doutor. Medicina e biologia são as carreiras mais indicadas.

8. O mundo dos negócios é seu universo e você tem tino. Capacidade de liderança. Esta data indica a aptidão para lidar com finanças. Bom organizador. Curiosamente, também muitos médicos nasceram neste dia.

9. Criatividade e intelectualidade marcam os nascidos nesta data. Provavelmente vai viajar muito. Seu caminho está associado à comunicação e publicações. Ficará famoso em qualquer área que escolher. Telecomunicação e informática são boas pedidas.

10. Nasceu para liderar os outros e será o mentor dos empreendimentos; tem garra suficiente para conseguir o que deseja em qualquer campo. Dica: engenharia.

11. Sua inteligência excepcional e sua capacidade intuitiva conferem sucesso. Todas as áreas relacionadas à cura, como a medicina, fisioterapia e massoterapia são indicadas.

12. É afetuoso e seu sucesso estará ligado a sua vida amorosa que deverá ser satisfatória. Terá sucesso no campo das vendas e promoções. As relações humanas são muito importantes. Muitos inventores nasceram neste dia.

13. Muito trabalhador, gosta de organizar, planejar, comandar. Tem inclinações cientificas e mecânicas. Às vezes se mostra duro e autoritário porque sente dificuldades em expressar seus sentimentos. Aqui é o indicativo da marcenaria ou escultura, mesmo como hobby.

14. Versátil e imaginativo, tem grande capacidade para construir coisas originais, o que poderá levá-lo a experimentar um pouco de tudo, mas sem dúvida chegará ao sucesso. Pode ser um ótimo empresário.

15. A generosidade e a compreensão fazem de você uma pessoa que gosta de ajudar os outros. Se alguém tenta dominá-lo, isso chega até mesmo a afetar sua saúde. O melhor seria buscar uma profissão liberal e, em paralelo, trabalhar como voluntário em ONGs.

16. Possui dons artísticos, literários e musicais muito desenvolvidos. Modere sua tendência ao perfeccionismo. Este é o dia do mestre e, sem dúvida, um indicativo de que é um excelente professor.

17. Seu dia de nascimento é considerado muito bom do ponto de vista financeiro e, se suas habilidades forem utilizadas corretamente, nunca ficará sem dinheiro. Portanto, seja firme em suas decisões. Este dia é um indicativo da área de direito. Diversas pessoas que trabalham na área de farmácia também nasceram neste dia.

18. Você é bastante independente e eficiente. Sua vida será agitada e provavelmente irá viajar muito. Se adapta muito bem na área de informática, invenção, engenharia etc. Muitos administradores e contadores nasceram neste dia.

19. Você é uma pessoa de extremos e seu humor muda em pouco espaço de tempo; gasta grande energia enfrentando obstáculos às vezes inexistentes. Não gosta de trabalhos rotineiros especialmente em lugares fechados como escritórios. O certo seria ter um trabalho próprio.

20. Muito emotivo, precisa do apoio da família e chega a ser temperamental. Suas chances de sucesso são muitas, mas é preciso ter paciência. Muitas pessoas que trabalham direta ou indiretamente com autos ou na carreira militar (exército, marinha, aeronáutica) nasceram neste dia.

21. Tende a desperdiçar energias fazendo muitas coisas ao mesmo tempo. Independente e individualista, sua vida profissional pode oscilar dependendo do andamento da sua vida amorosa. Atividade artística é favorável.

22. Praticamente sua vida não lhe pertence e seu objetivo é deixar o mundo melhor. Para isso deve aprender a preservar seu equilíbrio interior. Vai se dedicar a vários projetos, mas sua melhor especialidade é, sem dúvida, na área das pesquisas. A psicologia entra neste dia.

23. Independente e auto-suficiente, você é responsável e tem grande poder de adaptabilidade. Grande versatilidade na área da medicina.

24. Com muita energia, sua vida será movimentada e terá condições de assumir grandes responsabilidades. Na área profissional suas maiores chances estão na área de organização de eventos.

25. Sua sensibilidade e intuição são grandes e com alto ideal de perfeição. O importante é desenvolver sua capacidade de concentração. As atividades criativas e comerciais e tudo relacionado ao ambiente urbano têm grande chance de realização.

26. Preza muito a família, lar e filhos. É um ótimo organizador e executor, apesar de que em muitas vezes, começa uma tarefa com animação e vai perdendo o entusiasmo. As áreas relativas à biológica, pediatria, hotelaria podem ser bons indicativos de sucesso.

27. Os assuntos relacionados à filosofia a metafísica merecem destaque. Seu grande problema é que costuma fechar-se quando as coisas não vão bem. Aprenda a lutar contra esta tendência, pois vai vencer todos os obstáculos.

28. Quem nasce neste dia tem um temperamento forte e sai dos limites do convencional. Geralmente trabalha sozinho e sente-se atraído por tudo o que é incomum; precisa de liberdade (filósofo, inventor, escritor, cientista).

29. Sempre se destaca, é dotado de idealismo e capacidade de liderança. Também tem uma sensibilidade intensa. Se expressa muito bem na comunicação escrita e será bem sucedido na vida.

30. Têm o dom da imaginação e não gosta de seguir a rotina rígida. O temperamento é forte e, por isso, é difícil convencê-lo de algo diferente do que quer. Gosta muito de esportes.

31. Empreendedor e bastante leal, vai lutar por sua segurança e da sua família. Tem um talento natural para estudar assuntos relacionados à saúde e bem-estar.

Monica Buonfiglio/ Especial para o Terra

Segredos da boa vida: Suco de beterraba pode aumentar resistência de atletas

Suco de beterraba pode aumentar resistência de atletas


Suco de beterraba aumenta em até 16% o tempo de exercício
Suco de beterraba aumenta em até 16% o tempo de exercício
06 de setembro de 2009
Getty Images

PATRICIA ZWIPP


Se você é daqueles que se cansam só de pensar em fazer atividade física, o resultado de uma pesquisa realizada pela Universidade de Exeter e Escola de Medicina Peninsula, na Inglaterra, concluiu que um detalhe simples pode deixar a prática menos fadigante: beber suco de beterraba. O líquido aumenta a resistência e ajuda a se exercitar por até 16% mais tempo.

A equipe do estudo analisou oito participantes do sexo masculino, de 19 a 38 anos. Os voluntários ingeriram 500 ml diariamente de suco de beterraba por seis dias consecutivos antes de completar uma série de testes envolvendo pedalar em bicicleta ergométrica. Em outra ocasião, receberam groselha negra durante o mesmo período para, então, suar a camisa com os exercícios propostos.

Depois de consumir o suco de beterraba, o grupo foi capaz de colocar o corpo em ação, em média, por 11,25 minutos e 92 segundos a mais do que com o auxílio da groselha negra. A iguaria vermelha também conferiu menor repouso da pressão arterial.

Os pesquisadores ainda não têm certeza do exato mecanismo que faz com que o nitrato da beterraba estimule a resistência. No entanto, suspeitam que possa ser um resultado da sua transformação em óxido nítrico no corpo, reduzindo o custo de oxigênio do exercício. "Ficamos surpreendidos com os efeitos do suco de beterraba no consumo de oxigênio, porque não podem ser alcançados por qualquer outro meio conhecido, incluindo treinamento", disse o professor Andy Jones, da Universidade de Exeter, ao site Science Daily.

A ideia dos cientistas é realizar novos estudos para tentar compreender de forma mais detalhada os efeitos dos alimentos ricos em nitrato na fisiologia da atividade física. Eles acreditam que os resultados poderiam ser de grande interesse para idosos ou pessoas com doenças cardiovasculares, respiratórias ou metabólicas, além de atletas de resistência e amadores.

Especial para Terra
Leia esta notícia no original em:
Terra - Brasil 
http://saude.terra.com.br/interna/0,,OI3960584-EI1501,00.html

Lady Gaga faz ensaio artístico para revista japonesa - cantora aparece em poses provovantes e, em algumas fotos, com os seios de fora.

Lady Gaga fez um ensaio fotográfico para a revista Vogue Hommes, do Japão. A cantora aparece em poses provovantes e, em algumas fotos, com os seios de fora.

As fotos foram tiradas por Nobuyoshi Araki e Nicola Formichetti foi responsável pela direção de arte.


Fazer Dinheiro - Entrevista com David Altig, vice-presidente do Fed: "Vamos lavar pratos para pagar o jantar"


Roberto castro/AG. Istoé

David Altig é um dos mais carismáticos membros do Federal Reserve. Formado pela Brown University, ele sempre foi um fervoroso defensor do livre mercado. Hoje, no entanto, o professor da Universidade de Chicago está convencido da necessidade de criação de marcos regulatórios para o sistema financeiro. Nesta entrevista exclusiva à DINHEIRO, Altig traça com um otimismo envergonhado o panorama da economia americana. Parte do bom humor veio da confirmação de que o PIB do país caiu só 1% no segundo trimestre deste ano, melhor do que os 2% de recuo previstos. "Tivemos o jantar durante muito tempo, enchemos a barriga e chegou a hora de pagar a conta", diz ele. A seguir, os melhores trechos.

 

DINHEIRO - O sr. vem realizando algumas palestras sob o título "Será que acabou?". Qual é a resposta?
DAVID ALTIG - Se estivermos falando do apocalipse financeiro, é provável que tenha acabado. Isso não é nenhuma ironia. Não sabemos o que pode acontecer pela frente. E essa é uma das lições que tiramos dessa crise. Se estivermos falando da recessão, aí temos outros matizes. Está bastante claro que vai haver um crescimento positivo no terceiro trimestre. Talvez um pouco menos do que vai acontecer na Europa e no Japão, mas vai acontecer o fim da recessão.

Só não sabemos se teremos uma recuperação rápida ou ainda enfraquecida a partir disso. O problema é que o comitê que define se estamos tecnicamente em recessão é um tanto lento. A de 2001, por exemplo, terminou oficialmente em novembro daquele ano, mas o comitê só nos disse isso em julho de 2003.

DINHEIRO - Mas há como garantir que a recessão está perto do fim?
ALTIG - Nós recebemos na semana passada um relatório sobre bens de consumo que foi positivo. A mensuração da atividade industrial, que teve queda considerável durante a recessão, volta a se expandir agora. Já as vendas não estão indo tão bem. O gasto do consumidor também não. A melhor notícia que podemos tirar é que não está piorando. Estou descrevendo essa situação na economia americana há um bom tempo, desde que o presidente do Fed, Ben Bernanke, mencionou sinais de que haveria crescimento positivo, o que vem sendo chamado de primavera econômica. Eu tenho uma expressão um pouco menos gentil que essa. Se alguém está martelando sua cabeça duas vezes por dia e ele passa a martelar uma única vez, isso é uma melhora e tanto.

DINHEIRO - Um dos personagens mais controversos da crise, o economista Nouriel Roubini disse recentemente que a crise não acabou e que ainda pode ter graves repiques. Pelo que o sr. diz, ele está errado?
ALTIG - O que é verdade é que as condições para que as coisas voltem ao normal estão longe. Nouriel está certo ao dizer que podemos ver esses repiques no curto prazo, até mesmo em reação aos pacotes que estão sendo feitos. Ele também está correto, por outro lado, ao dizer que as coisas estão indo bem devagar e ainda são frágeis. Eu não preveria um novo choque tão forte, com a magnitude daquele do final do ano passado. Não preveria um crescimento negativo, mas que há um enforcamento da economia não tenho dúvida.

DINHEIRO - O consumo sempre foi a força motriz da economia americana e ainda não dá sinais de recuperação. O Fed vê uma luz no fim do túnel?
ALTIG Não no curto prazo. Os consumidores teriam de aumentar muito os seus gastos novamente para que a recuperação viesse com força e confiança, o que levaria também a um crescimento nos índices de emprego. Mas o que vemos acontecer, no entanto, é que a poupança será maior que isso. Mais do que em qualquer outro período da história americana.

DINHEIRO - Isso quer dizer que os americanos estão aprendendo com os asiáticos a economizar?
ALTIG - Em parte sim, pela dura experiência que tivemos. O período de gastança acabou na economia americana, o que pode ser uma coisa boa.

DINHEIRO - Houve uma troca do sonho americano para o pesadelo americano?
ALTIG Não diria dessa forma. Ainda estamos enfrentando grandes problemas, especialmente com o consumo. A questão é que aprendemos uma lição que tínhamos esquecido: coisas ruins podem acontecer. É uma sábia decisão mudar o comportamento econômico, trocando os gastos pela poupança. E é por isso que ainda não veremos tão cedo uma recuperação confiável da economia americana. Há razões para acreditar que as bases fortes ainda estão lá, mas isso ainda não é visível. A ostentação de riqueza, casas imponentes, isso já está desaparecendo e aprendemos de uma forma muito dura.

DINHEIRO - Um dia a fatura da crise chegará ao cidadão americano. Como ela será cobrada?
ALTIG - Só há três formas de fazer isso: aumentar impostos, cortar gastos ou empurrar com a barriga. Nós estamos absolutamente comprometidos a não fazer da terceira forma. Então só nos restam duas formas. Muito do tumulto que vemos na política americana hoje está ligada a isso. Não são apenas os chineses que estão perguntando qual é o nosso plano. Os americanos também estão cobrando. Nós tivemos o jantar por muito tempo. Enchemos a barriga. No momento, estamos nos levantando para pagar a conta. E acredito que teremos até de lavar alguns pratos.

DINHEIRO - Falando nos chineses, vez ou outra, eles manifestam preocupação em relação aos títulos americanos. Como o Fed vê a credibilidade desses papéis?
ALTIG A China está respondendo a uma série de incertezas em relação à política americana. Eles estão muito expostos à nossa dívida e alimentam preocupações que nós mesmos temos. E é por isso que estamos discutindo nosso processo fiscal.

DINHEIRO - Então eles têm alguma razão para se preocupar?
ALTIG Tenho de responder isso com cuidado. É legítimo perguntar como vamos colocar nossa política fiscal em ordem. Eles têm razão em perguntar o que faremos em relação à nossa dívida. Nesse sentido, eles têm razão. Mas somos mais interessados nisso do que qualquer um.

DINHEIRO - Por quanto tempo a economia americana consegue sustentar uma taxa de juros praticamente zerada?
ALTIG - A resposta mais honesta é: não sei. Se as últimas previsões sobre a profundidade da recessão estiverem corretas, é possível que possamos mantê- la por mais um tempo.

DINHEIRO - Quanto tempo?
ALTIG - Essa é a pergunta de um milhão de dólares. Ou melhor, de um bilhão. Não temos como saber. Provavelmente vamos sentar numa mesa e discutir todas as variáveis, capacidade instalada, produção industrial, consumo... Discutiríamos isso por semanas e não chegaríamos a uma resposta. Pode ser três semanas, seis meses ou um ano. É uma bola de cristal que está ainda muito nebulosa. Nada do que vemos, no momento, indica que a solução esteja na esquina.

DINHEIRO - O Banco Central Europeu passou a olhar exemplos bem-sucedidos em modelos emergentes, como o sistema de metas de inflação e superávits primários. Essas ferramentas sempre foram cobradas pelo FMI, com apoio dos Estados Unidos. O Fed pensa em adotar mecanismos de controle econômico daqui para a frente?
ALTIG Acredito que a resposta seja sim. Principalmente se pensarmos nas metas de inflação, como o Brasil tem. A maioria dos países está à frente dos Estados Unidos em adotar essas fórmulas. É uma discussão que ainda estamos aprendendo. Nessa crise, nós vemos coisas que poderão nos ajudar quando o processo de crescimento voltar, como em relação à inflação. Outro exemplo vem da Espanha, que tem um marco regulatório do sistema financeiro que nos chama a atenção. Estamos discutindo várias propostas, mas ainda não tivemos tempo de achar uma fórmula ideal para adotar em nosso país.
Como essa crise é global, estamos buscando junto a outros países formas de enfrentar as dificuldades que passamos. Há lições a serem aprendidas.

DINHEIRO - Quer dizer que o Federal Reserve falhou?
ALTIG Não tenho dúvida de que, à medida que pensamos mais, e que fazemos essa transição de agora para um mundo pós-crise, aprenderemos mais. Não posso dizer que falhamos, mas, de fato, deixamos de olhar mais atentamente ao que estava se passando em alguns setores da economia.

DINHEIRO - Podemos esperar, então, uma nova face da economia americana no futuro?
ALTIG - Estou muito otimista em relação a isso. Não há nenhuma razão para não acreditarmos que o crescimento robusto virá. Exigirá decisões difíceis, mas no final um modelo de economia livre ainda é sustentável. O panorama é bom para os Estados Unidos e para o resto do mundo. Agora, não vejo um mundo pós-americano, como muitos pregam. O dólar continuará sendo a moeda mundial, os mercados financeiros americanos continuarão sendo o centro do mercado mundial. Neste sentido, não acho que o modelo americano será deixado de lado. Entretanto, como os BRICs têm demonstrado que seus modelos de desenvolvimento estão funcionando, eles se tornarão parte deste quadro e isso é uma coisa muito boa. Não devemos garantir nada disso, mas não há razão para discutir que o mundo não terá novamente uma economia americana forte.

DINHEIRO - Há disposição do Fed em bancar o plano do secretário Timothy Geithner, que propõe uma supervisão mais eficaz do sistema financeiro?
ALTIG - Ainda não temos uma posição fechada sobre isso, mesmo tendo sido articulado com o presidente Bernanke. Somos uma autoridade monetária e essa posição de supervisor sistêmico é de fundo fiscal. Mas a criação de mais regras contra o fogo não vai fazer com que o fogo não exista. Inevitavelmente, a inovação financeira ultrapassa os limites regulatórios e as diferenças entre as regras de mercado em cada país ou instituição tornam a arbitragem regulatória um fato da vida.

DINHEIRO - Em relação ao programa de ativos podres, já há alguma mensuração do prejuízo para os cofres públicos norte-americanos?
ALTIG - Qualquer número que saia é uma mera especulação. Sempre trabalhamos com um modelo para aquelas instituições que pudessem vir a fechar, mas não para as da crise atual. Ninguém sabe precificar isso. E nem tão cedo saberemos.

http://www.terra.com.br/istoedinheiro/edicoes/623/imprime151537.htm
por Gustavo Gantois

Brasil: Até onde vai a ambição de Eike? Ele já é o homem mais rico do Brasil, sonha em ter a maior fortuna global e agora quer a Vale.

Ele já é o homem mais rico do Brasil, sonha em ter a maior fortuna global e agora quer a Vale. Mas antes precisa combinar com os adversários e melhorar os resultados das suas próprias empresas. 
No dia 2 de Setembro, o presidente Lula foi ao rio de Janeiro participar de uma solenidade de distribuição de diplomas a alunos carentes. Depois disso, teve uma reunião reservada com o governador Sérgio Cabral e com seu vice, Luiz Fernando de souza, o pezão, no hotel Windsor, na barra da tijuca.



SILVIA CONSTANTI/FOLHA IMAGEM

Mina de Carajás: Eike cobiça uma empresa avaliada em R$ 190 bilhões

 No encontro, Cabral falou de sucessão estadual, mas avançou num tema explosivo: a transferência do controle da Vale, maior empresa privada nacional, das mãos da Bradespar, que é do Bradesco, ao empresário Eike batista, dono do grupo EBX e homem mais rico do país. "O governo tem alguma restrição?", perguntou Cabral. Lula respondeu que não. Disse até que via com bons olhos a operação. Um negócio com implicações políticas, pois os maiores acionistas da Valepar, que controla a Vale, são a previ, fundo de pensão dos funcionários do banco do brasil, e o BNDES. Dias depois, esse início de conversa vazou, obrigando o presidente da Vale, Roger Agnelli, indicado pelo Bradesco, a marcar uma audiência com o presidente Lula. Em brasília, na terça-feira 8, ele se surpreendeu ao encontrar na reunião o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, um dos acionistas, e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, que tem influência direta no banco do brasil, patrocinadora da Previ. Apesar das pressões, Agnelli listou os investimentos que a Vale está realizando no País – US$ 9 bilhões ao todo – e disse ainda que o Bradesco está satisfeito com seu investimento na mineradora. Portanto, o banco não está disposto a vendê-la. "o Eike tentou arrombar a porta", disse à DINHEIRO um diretor do banco.

O não do Bradesco deveria, em tese, fechar as portas da Vale para a investida de Eike. Mas a história não chegou ao fim. O dono do grupo EBX já fez uma oferta de R$ 9 bilhões pelas ações da Bradespar e estuda aumentá-la. "Eike é Eike", disse à DINHEIRO uma pessoa próxima ao empresário. É dado a missões impossíveis e tem uma ambição ilimitada.Vendendo ações de empresas pré-operacionais, ele conseguiu se transformar no homem mais rico do Brasil, com um patrimônio estimado em US$ 20 bilhões. Depois, anunciou publicamente que teria a maior fortuna do mundo, ultrapassando nomes como Bill Gates e Warren Buffett. E agora quer ter uma posição no bloco de controle da Vale, uma empresa avaliada em mais de R$ 190 bilhões. Um sonho, à primeira vista, impossível, mas que ganhou uma janela de oportunidade depois que o governo federal começou a demonstrar, de forma explícita, insatisfação com a gestão de Agnelli na Vale. Em vários discursos, o presidente Lula criticou a estratégia da empresa, alegando que o Brasil não deveria exportar apenas o minério, mas sim o produto acabado, na forma de aço ou produtos industrializados, como fazem os chineses. E cobrou de Agnelli a instalação de siderúrgicas em Estados governados por aliados, como o pará, da petista Ana Júlia. "O Roger não colabora com o PAC e está me enrolando", disse Lula, a assessores diretos. O presidente chegou até a pedir a seus assessores jurídicos que estudassem o contrato de privatização para avaliar se o governo poderia exercer sua golden share na mineradora. Portanto, uma mudança de controle da Vale teria apoio do planalto. E Eike, que foi o maior patrocinador do filme Lula, o Filho do Brasil, doando US$ 1 milhão, ainda não desistiu.

Na operação idealizada pelo empresário não seria feita uma compra direta da mineradora, mas sim da Bradespar, a empresa de participações do Bradesco que está no bloco de controle da Vale. A oferta foi levada por Eike aos dois homens fortes do Bradesco, Lázaro Brandão e Luiz Carlos Trabucco Cappi, no dia 26 de agosto, quando o dono da EBX veio a São Paulo e se hospedou no Hotel Unique. A aproximação foi costurada pelo governador Sérgio Cabral e também pelos banqueiros André Esteves e Antônio Carlos porto Filho, o totó, da BTG. Ex-BCN, totó mantém boas relações com o Bradesco. O dinheiro para a compra viria de um eventual IPO da EBX, que reuniria todos os ativos de Eike. E, para estruturar o negócio, ele chegou a contratar vários bancos de investimento, como o Itaú BBA e o Credit Suisse. Eike criou ainda um discurso sob medida para os sonhos estatizantes do governo: o de que poderia se candidatar a uma vaga no conselho de administração, abrindo espaço para uma gestão mais compartilhada com os fundos de pensão e o BNDES, que possuem mais de 60% das ações de controle, mas, na privatização, cederam a gestão à Bradespar, que tem 17,5% – o outro sócio relevante, com 15%, é a trading japonesa Mitsui. "Na prática, o Eike seria a cara privada de umareestatização branca", disse à DINHEIRO um alto dirigente do PT. Em contrapartida, o dono da EBX venderia à Vale suas principais empresas, como a mineradora MMX, o porto LLX e, eventualmente, até a petrolífera OGX. "Eike poderia assim monetizar seus investimentos", disse Victor Mizusaki, da Itaú Securities, num relatório distribuído a clientes. Coincidência ou não, na terça-feira 8, as ações da Bradespar dispararam, subindo 10%, assim como os papéis de quase todas as empresas de Eike.

No mundo de Eike Batista
Depois de vender metade da MMX por US$ 5,5 bilhões e listar quatro empresas na bolsa, ele tem patrimônio de US$ 20 bilhões

Nesse desenho, alguns interesses seriam atendidos. O dono da EBX conseguiria migrar de um mundo ainda virtual, com negócios que hoje existem mais no papel do que na realidade, para uma posição relevante na maior empresa privada do País. O governo, por sua vez, teria voz de comando na companhia. Mas, para o Bradesco, a única vantagem seria se ver livre das pressões do governo. No comando do PT, uma ideia que já se discute abertamente é a nomeação de Sérgio rosa, chefe da previ, para a presidência executiva da Vale em abril de 2010, quando termina seu segundo mandato à frente do fundo de pensão. "O Estado deverá exercer mais poder dentro da Vale por meio da previ, do BNDES e dos outros fundos", adiantou à DINHEIRO o ex-senador José Eduardo Dutra, que é o favorito na disputa para ser o próximo presidente nacional do PT.

A eventual retomada da Vale também serve ao discurso de campanha que o partido vem construindo para as eleições presidenciais de 2010. Inspirado pelos conselhos de três ministros que hoje formam um novo núcleo duro do palácio do planalto, Dilma Rousseff, Franklin martins e Luiz Dulci, Lula quer repetir no ano que vem a estratégia vitoriosa de 2006 – a de um pt que abraça o Estado forte contra um PSDB privatista, mas sem coragem de defender suas privatizações. O tema da Vale foi usado pelo presidente Lula em novediscursos recentes. Num deles, em dezembro do ano passado, o recado foi direto: "há pouco eu falei para o companheiro Roger que ele não pode continuar só vendendo minério de ferro e que era importante colocar valor agregado nos produtos da Vale do Rio Doce." Num outro, em maio do ano passado, Lula disse que "não sossegaria um dia" enquanto a Vale não instalasse uma siderúrgica no Pará – e o fato é que a empresa irá mesmo construir a Aços Laminados do Pará, muito embora a siderurgia brasileira esteja hoje com 50% de ociosidade. "A Vale só investe no sob pressão", disse à DINHEIRO a governadora Ana Júlia.

ANTONIO CRUZ/ABR

A questão mais relevante, no entanto, vai muito além da exploração política do assunto. Uma mudança no comando seria positiva ou negativa para a Vale? boa ou ruim para o país? Enquanto esteve sob a gestão da Bradespar, a Vale multiplicou por dez seu valor de mercado, comprou a Inco, maior mineradora do Canadá, e tornou-se a segunda maior do mundo em seu setor. Além disso, o brasil passou a ter o poder de fixar os preços do minério de ferro no mercado internacional – o que se reverteu positivamente nos números da balança comercial. E mesmo quando Agnelli deu um passo em falso, costurando uma operação de Us$ 90 bilhões para a compra da rival Xstrata pouco antes do crash das bolsas de valores, ele foi socorrido por uma espécie de anjo da guarda – a Xstrata acabou rejeitando a oferta que tornaria a empresa brasileira excessivamente endividada para um mundo pós-crise. Outro argumento em favor da gestão privada é muito simples. Nos 55 anos em que foi estatal, a Vale distribuiu apenas US$ 3 bilhões em dividendos aos sócios – o maior deles, a União. Nos 12 anos de privatização, o valor subiu para US$ 11 bilhões. Portanto, o Bradesco enxerga que a gestão de Agnelli foi boa não só para a Bradespar, mas sobretudo para grandes acionistas, como Previ e BNDES.

CARLOS MAGNO

Em relação a Eike, que preferiu não conceder entrevista à DINHEIRO, alegando não comentar rumores de mercado, ainda é prematuro fazer um julgamento sobre seu desempenho empresarial. Quase todas suas companhias foram criadas depois de 2005, num momento de euforia com os lançamentos de ações, os chamados ipos, e ainda são promessas futuras. Embora o sucesso no mercado de capitais seja inquestionável, o mesmo não pode ser dito das empresas, quando examinadas no aspecto operacional. A mineradora MMX, a "mini-Vale" de Eike, apresentou prejuízo de R$ 848 milhões no ano passado e perdeu R$ 121,7 milhões no primeiro semestre deste ano. O que fez com que as ações subissem mais recentemente não foram os resultados, mas sim a expectativa de venda. Eike chegou até a negociar a MMX com grupos chineses, o que torna ainda mais polêmica sua possível entrada na Vale, pois a China, que é a maior compradora de minério de ferro do mundo, tem interesse em reduzir o preço do principal produto da balança comercial brasileira. E foi exatamente por isso que a Austrália vetou a venda da Rio Tinto a um grupo chinês.

ANDERSON SCHNEIDER/AG. ISTOÉ

No império de Eike, que também já foi alvo de uma operação da Polícia federal chamada de toque de Midas, a empresa mais valiosa é a petrolífera O GX, hoje avaliada em mais de R$ 35 bilhões. É um valor superior ao da Companhia Siderúrgica Nacional. Ainda em fase pré-operacional, a OGX começaria a produzir em 2012. Recentemente, o presidente da companhia, Rodolfo Landim, foi subs-tituído pelo próprio Eike. Trocas de comando ocorreram em todas as outras empresas do grupo, como a LLX e a MMX. Nesta, quem assumiu o leme do barco foi o banqueiro e ex analista de ações Roger Downey, do Credit Suisse, o que sinaliza que a gestão da empresa talvez esteja mais orientada à realização de algum grande negócio na área de fusões e aquisições do que propriamente à sua atividade-fim no setor mineral.

OTÁVIO DE S OUZA

O modelo de negócios de Eike também pode ser colocado em dúvida pela própria postura do empresário. Depois de vender ações de empresas de minério de ferro, portos, energia e petróleo, ele anunciou já estar pensando num futuro ipo: o do estaleiro que ele pretende criar para produzir os navios que trabalharão para a OGX. "Daqui a pouco, ele vai fazer ipo para a venda do motor do navio, depois do parafuso do motor, e assim por diante", disse à DINHEIRO o diretor de um grande banco, que preferiu não se identificar. "Ele precisa começar a entregar resultados concretos." Filho de Eliezer batista, que foi presidente da Vale, Eike tem o direito legítimo de ambicionar uma posição na empresa. Seu pai foi quem implantou o projeto mais importante da história da empresa – o de Carajás, no Pará – e também quem internacionalizou a mineradora. Eliezer é uma pessoa tão ligada à história do setor mineral no brasil que já foi acusado até de ter repassado o mapa do subsolo nacional ao filho – uma intriga maldosa. Eike construiu sua fortuna dentro das regras de mercado, aproveitando-se da euforia nas bolsas de valores. Mas a maneira como conduziu seu ataque à gestão do Bradesco, sinalizando inclusive que Agnelli seria demitido, serviu apenas para indispô-lo com os atuais controladores da empresa. Impetuoso, o homem mais rico do brasil talvez tenha tropeçado nas suas próprias ambições.

http://www.terra.com.br/
Por Leonardo Attuch e Luciana de Oliveira

Noticias catolicas: Adoção por parte de homossexuais é marcha atrás no Uruguai, adverte Bispo - Cardeal Ortega lamenta "estado decadente da sociedade" de Cuba


Adoção por parte de homossexuais é marcha atrás no Uruguai, adverte Bispo
REDAÇÃO CENTRAL, 10 Set. 09 (ACI) .- O Vice-presidente da Conferência Episcopal do Uruguai (CEU), Dom Rodolfo Wirz, lamentou a recente aprovação por parte do Senado da lei que permite a adoção de crianças por parte de homossexuais e assinalou que esta medida "é uma decisão equivocada que vai prejudicar a toda a sociedade mas em especial as nossas crianças" e constitui "uma marcha atrás para o desenvolvimento".
NOTÍCIA COMPLETA
SUGERIMOS HOJE:

CONFIRA NOSSOS NOVOS VÍDEOS EM PORTUGUÊS
http://www.youtube.com/user/acidigital#play/uploads

ASSINAR · RSS · MP3/PODCAST · RECURSOS · PUBLICIDADE

MANCHETES DO DIA



VATICANO

AMÉRICA

MUNDO

CONTROVÉRSIA

VIDA E FAMÍLIA

PERFIS

EVENTOS CATÓLICOS

Católico em Dia
Evangelho:
Um pensamento:
"Deus vos salve, Maria, Mãe de Deus. Em Vós está e esteve tudo a plenitude da graça e todo bem."
São Francisco de Assis
 
 
 
VATICANO


Santa Sé confirma participação em jornadas européias do patrimônio

VATICANO, 11 Set. 09 (ACI) .- Em um comunicado dado a conhecer hoje se confirmou a participação da Santa Sé nas Jornadas Européias do Patrimônio, uma iniciativa que promove o Conselho da Europa em que participam mais de 40 países e que este ano tem como lema "O Patrimônio europeu para o diálogo intercultural".

Estas jornadas se realizarão no domingo 27 de setembro. No programa colaboraram a Pontifícia Comissão para os Bens Culturais da Igreja, os Museus Vaticanos e a Pontifícia Comissão de Arqueologia Sacra.

Esse dia, diz o texto, poderão ser visitados gratuitamente tanto os Museus Vaticanos como todas as catacumbas de Roma, que normalmente estão abertas ao público.

Do mesmo modo, em 26 de setembro nas catacumbas de São Calixto se inaugurará a exposição fotográfica: "Costumes e lembranças funerárias da Roma tardio-antigua: sepulturas cristãs, pagãs e judias", que estará aberta até em 27 de outubro.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


Rechaçar extremismo e violência implica luta contra pobreza

VATICANO, 11 Set. 09 (ACI) .- Em uma mensagem dada a conhecer pelo final do Ramadan islâmico, o Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso ressaltou que "rechaçar os fenômenos do extremismo e a pobreza implica necessariamente a luta contra a pobreza mediante a promoção de um desenvolvimento humano integral".

No texto titulado "Cristãos e muçulmanos: juntos para vencer a pobreza" e assinado pelo Cardeal Jean-Louis Tauran e o Arcebispo Pier Luigi Celata, respectivamente Presidente e Secretário do mencionado dicastério, recorda-se que existem, como foi dito o Papa Bento XVI, dois tipos de pobreza: uma que deve ser combatida e uma da qual se deve abraçar.

"A pobreza a combater é patente aos olhos de todos: a fome, a falta de água potável, a penúria de cuidados médicos e de moradia adequada, a carência de sistemas educativos e culturais, o analfabetismo, sem esquecer, por outra parte, a existência de novas formas de pobreza, 'por exemplo nas sociedades ricas e avançadas, ...fenômenos de marginalização, de pobreza relacional, moral e espiritual'".

A pobreza a ser abraçada, prossegue o texto, "é a que convida a um estilo de vida simples e essencial que evite o desperdício e respeite o meio ambiente e todos os bens da Criação. Esta pobreza é também, ao menos durante certos períodos do ano, a da frugalidade e do jejum. A pobreza assim escolhida predispõe a sair de nós mesmos e dilata o coração".

"Como católicos, desejar o acordo para procurar juntos solucione justas e duradouras ao flagelo da pobreza significa também refletir sobre os graves problemas de nosso tempo e, quando for possível, comprometer-se conjuntamente para encontrar uma resposta adequada.

Seguidamente a mensagem sublinha que "um olhar atento sobre o complexo fenômeno da pobreza nos conduz a ver fundamentalmente sua origem na falta de respeito à dignidade inata da pessoa humana e chama uma solidariedade global, por exemplo mediante a adoção de um 'código ético comum' cujas normas não teriam somente um caráter convencional, mas sim estariam enraizadas na lei natural inscrita pelo Criador na consciência de todo ser humano".

"Parece que em diversos lugares do mundo nós passamos da tolerância ao encontro, a partir de um modo comum de viver e de preocupações compartilhadas. O que certamente constitui uma importante meta conseguida", conclui.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


Presidente do Panamá convida o Papa Bento XVI para visitar seu país

VATICANO, 11 Set. 09 (ACI) .- O Papa Bento XVI recebeu esta manhã ao Presidente do Panamá, Ricardo Martinelli Berrocal, no Palácio Apostólico de Castel Gandolfo. Ao término do diálogo sobre a situação nacional e internacional, o mandatário convidou o Santo Padre a visitar o país centro-americano.

No comunicado dado a conhecer pela Sala de Imprensa da Santa Sé se indica que o Presidente panamenho se encontrou também com o Secretário de estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, acompanhado pelo Secretário para as Relações com os Estados, Arcebispo Dominique Mamberti.

"Durante as conversas, caracterizados pela cordialidade, houve um frutífero intercâmbio de opiniões sobre temas concernentes à atual situação internacional e regional", diz o texto.

"Posteriormente se conversou sobre alguns aspectos da situação no Panamá, em particular sobre as políticas sociais do governo, os projetos de desenvolvimento para o país e a colaboração entre a Igreja e o Estado em vista da promoção dos valores cristãos e do bem comum. O Presidente convidou ao Santo Padre a visitar o país", conclui.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

AMÉRICA


Cardeal Ortega lamenta "estado decadente da sociedade" de Cuba

HAVANA, 10 Set. 09 (ACI) .- O Arcebispo de Havana, Cardeal Jaime Ortega, lamentou o "estado decadente da sociedade" cubana, manifestado no "pouco decoro" moral de seus habitantes.

Durante a Missa pela festividade da Virgem da Caridade do Cobre, Padroeira da ilha, o Cardeal se referiu a "a vida sexual desenfreada, o descompromisso social, a música ensurdecedora sem respeito aos vizinhos, o abuso de bebidas alcoólicas ou o assassinato de um sacerdote para roubar-lhe", como foi o crime que terminou com a morte do sacerdote espanhol Mariano Arroyo, em julho.

Segundo a agência EFE, o Arcebispo indicou que isto é sintoma de "desordem interior instalada no cubano de hoje" e do "estado decadente de nossa sociedade". Entretanto, expressou sua satisfação de que a procissão tenha sido seguida por milhares de fiéis e que, segundo testemunhas, congregou a mais pessoas que em anos anteriores.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

MUNDO


Legalmente não é possível adequar EpC a ideários católicos, adverte PPE

MADRI, 10 Set. 09 (ACI) .- Um relatório da Assessoria Jurídica de Profissionais pela Ética (PPE), advertiu que não é possível adequar os conteúdos de Educação para a Cidadania (EpC), ao ideário dos colégios católicos, tal como o Governo quer fazer-nos acreditar para confundir aos pais que objetam esta disciplina.

Em seu relatório "Pode adaptar-se Educação para a Cidadania ao ideário de um centro educativo católico?", a Assessoria Jurídica do PPE advertiu que esta "suposta adaptação (…) carece de base legal já que EpC é obrigatória legalmente, por isso não pode ser 'adaptada' ao ideário de um centro católico".

José Luis Bazán, diretor desta Assessoria, explicou que um dos motivos que impedem de adaptar esta matéria, é que "o princípio de autonomia pedagógica contemplado na LOE permite a concreção e desenvolvimento curricular do EpC", como eleição de livros, planos de trabalho, "mas não a exclusão de conteúdos explicitados no currículo regulamentar".

Com respeito aos planos de diversificação previstos na LOE, assinalou que estes "tampouco são um recurso legal". "Não existe autorização legal para adaptar EpC ao ideário dos centros católicos, já que esta adaptação requereria uma resolução administrativa que não existe", afirmou.

Do mesmo modo, Bazán indicou que as sentenças do Tribunal Supremo que declaram EpC "neutro e ajustada a Direito", afetarão ao ideário dos centros "ao legitimar que os professores do EpC utilizem textos e materiais ou realizem atividades ajustadas ao currículo legalmente desenhado, inclusive em contra do caráter próprio dos centros".

Também advertiu que é possível que no futuro "exija-se uma formação de pós-grado especializada" para repartir esta matéria, a qual já está sendo oferecida por entidades de ideologia laicista. "Nesse caso, os centros católicos se verão obrigados a contratar a professores que tenham essa formação, incorporando ao seu projeto educativo a perfis ideológicos muito afastados de seu ideário", assinalou.

Por isso, Bazán disse que "é preferível que os centros educativos católicos repartam diretamente seu ideário sem pretender repartir uma EpC descafeinada". Finalmente, alentou os colégios com ideário próprio a "fazer causa comum com os pais objetantes para defender juntos o seu direito de educar em liberdade diante da doutrinação governamental".

As declarações de José Luis Bazán (em espanhol) estão em: http://www.youtube.com/watch?v=uih2raA57tY&eurl=http%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fmy_videos_edit&feature=player_embedded  

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


Esta segunda-feira se inicia peregrinação da Cruz da JMJ em Madrid

MADRI, 11 Set. 09 (ACI) .- O Arcebispo de Madrid, Cardeal Antonio María Rouco Varela, convidou os jovens a viverem com fidelidade a vocação cristã e aproveitar para isso a peregrinação que este 14 de setembro iniciará a Cruz das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), com uma vigília de oração na Catedral de Almudena.

Em uma carta dirigida aos jovens, o Cardeal lhes disse que devem alegrar-se pelo "privilegio de levar a cruz de Cristo para mostrá-la a todos". "Não façam da cruz um signo banal, superficial ou sem sentido", acrescentou.

Segundo a agência Fides, o Arcebispo também convidou a fazer que suas vidas sigam "o caminho da verdade, da humildade e da obediência aos mandamentos de Deus", sem cair no sulco das "atrações deste mundo passageiro, como o dinheiro, a fama, o poder e a mentira".

Finalmente, afirmou que "a oração, as catequeses, a participação nos sacramentos e as obras de caridade" farão do caminho para a JMJ um "evento de graça extraordinária no qual experimentarão sem dúvida o encontro com Cristo".

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


Diretor do Regnum Christi na Espanha pede mais oração e caridade ante escândalos

MADRI, 10 Set. 09 (ACI) .- O Padre Jesus María Delgado L.C., Diretor Territorial do Movimento Regnum Christi na Espanha, fez um chamado aos amigos e membros desta família espiritual a intensificar sua vida de oração e viver a caridade ante as revelações sobre condutas impróprias de seu fundador.

O Regnum Christi é um movimento apostólico fundado pelo Padre Marcial Maciel, L.C. e compartilha o carisma da congregação dos Legionários de Cristo.

Através de uma carta, o Padre Delgado agradece a cercania e o apoio que os membros e amigos do movimento manifestaram "nas circunstâncias tão duras e difíceis que confrontamos nestes últimos meses"; e compartilha reflexões e conselhos do Diretor Geral dos Legionários, Pe. Álvaro Corcuera.

No texto, o sacerdote sustenta que "depois de que –em janeiro de 2005–o Pe. Marcial Maciel se retirou, chegamos a saber que havia mantido uma relação com uma senhora e tido uma filha. Mais recentemente a imprensa começou a falar de outras relações e outros filhos. Dado o caráter parcial da informação disponível e a impossibilidade de avaliar de modo imediato e definitivo esta situação complexa, a Legião de Cristo não pode nestes momentos fazer uma declaração a respeito".

O Padre Delgado reitera, como outros líderes da Legião de Cristo, que esta "informação inesperada" provocou entre os membros de sua comunidade "dor, medo, suspeita, insegurança, desengano, compaixão" por isso "encontramo-nos necessitados de luz, consolo e apoio mútuo".

O diretor territorial sustenta que "tudo isto nos faz valorar ainda mais a sabedoria, sobriedade e o sentido pastoral com que atuou a Santa Sé sobre as acusações contra o Pe. Maciel" a quem a Congregação para a Doutrina da Fé convidou "a uma vida reservada de oração e penitência, renunciando a todo ministério público", indicação que cumpriu até seu falecimento em janeiro do ano 2008.

O sacerdote assegura que "nossas orações devem estar com todos aqueles que de alguma forma foram prejudicados ou escandalizados pelas ações do Pe. Maciel" e explica que o Padre Corcuera "começou a aproximar-se pessoalmente, e em privado, a quem ele sabe que sofreram, pedindo desculpas sinceras".

O Padre Delgado confirmou o anúncio feito nos Estados Unidos sobre as medidas que adotou a Legião de Cristo em distintos aspectos de seu proceder e inclusive na vida das comunidades, e assegurou que todos os legionários têm liberdade para falar ou fazer chegar todos seus comentários, impressões e perguntas a Dom. Ricardo Blázquez, Bispo de Bilbao, quem atualmente cumpre a tarefa de realizar uma Visita Apostólica à Legião de Cristo na Espanha.

Do mesmo modo, revelou que os "superiores maiores" da Legião "tiveram conhecimento dos fatos quando o Pe. Maciel se havia já retirado de suas funções como diretor geral e sua saúde estava já muito deteriorada. Portanto, não houve encobrimento algum por sua parte".

O Padre Delgado explica que "muitas pessoas boas estão sofrendo um grande dano e confusão por escutar comentários sobre este tema cheios de detalhes, freqüentemente morbosos, que dão por certos e fundados dados e notícias –muitos deles anônimos–, que hoje circulam por internet e pelos meios de comunicação. A prudência nos aconselha procurar a verdade na caridade de acordo com o Evangelho e os critérios da moral católica, ser sóbrios ao falar e precavidos ao escutar".

Ante esta situação, o sacerdote aconselha "que nestas circunstâncias passemos muito mais tempo em oração. Acudamos ao Sacrário para perguntar ao Senhor o que pensa Ele de tudo isto e pedir que nos conceda uma mente e um coração como o seu. O contato com Deus na oração e na Eucaristia nos ajudará a que nossos pensamentos e palavras sirvam para edificar o próximo na caridade. Será também uma oportunidade de reparação".

O Padre Delgado assegura que "nossa missão na Legião de Cristo e no Regnum Christi consiste em amar, edificar e servir. Vivemos momentos de graça, mas também momentos de prova" que se podem converter "em oportunidades para crescer em humildade, para aprender muitas lições, para melhorar".

"Aproveitemos para crescer no amor a Deus e a nosso próximo, que é o único importante em nossa vida: quanto mais dificuldade, mais unidade; nas provas mais duras, mais caridade", assinala e pede que ao entrar "agora em um novo capítulo de nossa história. Oxalá também de nós, como dos primeiros cristãos, possa-se dizer 'vejam como se amam!', e que nos reconheçam precisamente por esta caridade mútua".

Atualmente, o movimento Regnum Christi conta com 70 mil membros, jovens e adultos, diáconos e sacerdotes, em mais de 30 países.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


Perto de 10 mil presenciarão em Toledo histórica beatificação do Cardeal Sancha

TOLEDO, 10 Set. 09 (ACI/Europa Press) .- Perto de 10 mil peregrinos poderiam chegar a Toledo no próximo 18 de outubro para presenciar a histórica beatificação do Cardeal Ciriaco María Sancha que terá lugar, pela primeira vez desde época visigoda, no cruzeiro da Catedral Primada.

Assim o confirmaram na roda de imprensa de apresentação dos atos, o Arcebispo do Toledo, Dom Braulio Rodríguez; o deão da catedral, Juan Sánchez; e o professor de História da Igreja, Carlos Miguel García Neto. Também esteve presente a irmã Luz María, integrante da fundação Irmãs da Caridade na República Dominicana.

A organização estima que serão 10 mil –pois até o 1 de outubro não se fecha o prazo de inscrição– os peregrinos que assistirão a este acontecimento histórico para a Arquidiocese do Toledo, procedentes de Burgos, Ávila, Valência, ou Madrid, cujas diocese estão ligadas à vida de Sancha. Também se espera a chegada de peregrinos sul-americanos, sobre tudo da República Dominicana, onde realizou uma de suas primeiras fundações.

A celebração, que será retransmitida por TVE e Popular TV, estará presidida pelo Prefeito da Congregação para a Causas dos Santos, Dom Ángelo Amato, com o qual concelebrarão o Arcebispo toledano, assim como numerosos arcebispos e cardeais espanhóis e hispano-americanos.

O Arcebispo toledano, que expressou o desejo da Arquidiocese de que se conheça este "homem santo, que esteve muito próximo aos mais necessitados", assegurou que não só em 18 de outubro, mas também os dias anteriores e os posteriores "Toledo se vestirá de festa, para acolher a beatificação deste Cardeal".

Por sua parte, o professor de História da Igreja, Carlos Miguel García Neto, destacou que com "o grande cardeal da Espanha contemporânea, como os peritos denominavam a Sancha", o templo primaz acolherá "a primeira beatificação na larga e fecunda história da Arquidiocese toledana desde época visigoda".

Calendário de atos

Os atos para comemorar este histórico acontecimento se iniciarão em 23 de setembro, com um encontro sacerdotal na Vicaría de Talavera de la Reina (Toledo), e outro, que terá lugar ao dia seguinte, na Vicaría de La Mancha.

Nos dias 28, 29 e 30 de setembro, a sacristia da Catedral Primada albergará um ciclo de conferências sob o título "O Cardeal Sancha, homem de nosso tempo". Na segunda-feira 28 será o turno de Isabel Pascal que repartirá a conferência "Ciriaco María Sancha, da revolução à restauração"; seguirá, na terça-feira 29, a intervenção de José Carlos Vizueta, "O Cardeal Sancha de Toledo". Na quarta-feira 30 será o turno de Rafael María Sanz que dissertará sobre o "O Cardeal Sancha e o nascimento do movimento católico".

Em 1 de outubro terá lugar um encontro sacerdotal na Vicaría de Toledo, e nos dia 2 se inaugurará uma exposição na Catedral, que girará em torno da "imagem viva" do insigne Arcebispo toledano.

Nos dia 3, em Alloz (Navarra), celebrar-se-á o 125º aniversário da fundação da Primeira Trapa feminina na Espanha, e nos dia 8, às 7:00 p.m. terá lugar a apresentação da biografia deste burgalês de nascimento, na sacristia da Catedral.

O 15 será inaugurada uma escultura –ato que se realiza em colaboração com a Prefeitura do Toledo–, a fim de que os toledanos tenham a imagem do Cardeal Sancha "caminhando pelas ruas da cidade rodeado de crianças".

Em 17 de outubro, às 6:00 p.m. celebrar-se-á o ato de acolhida dos peregrinos no hospital Tavera, que serão recebido com um concerto da banda de de Alcoy.

As perto de 10 mil pessoas que poderiam chegar ao Toledo a presenciar este histórico acontecimento, precisou o professor Carlos Miguel García Neto, serão albergados no hospital de Tavera, pelo significado deste lugar, pois nele Ciriaco María Sancha "dispensava mantimentos e roupa aos mais pessoas mais necessitadas da cidade". Esse mesmo dia às 10:30 p.m. terá lugar a vigília de oração na paróquia de São Julián, de Toledo.

No domingo 18 de outubro, às 10:00 a.m. a Catedral Primada do Toledo acolherá a solene Missa de beatificação, que estará presidida pelo Prefeito da Congregação para a Causas dos Santos, Dom Ángelo Amato, com o que concelebrarão, o Arcebispo toledano, assim como numerosos arcebispos e cardeais espanhóis e hispano-americanos.

Esse mesmo dia às 6:00 p.m. o Arcebispo do Santo Domingo e Primado da América, Cardeal Nicolás de Jesus Rodríguez, presidirá a Missa de ação de graças em Guadalupe. Em 31 de outubro terá lugar a comemoração do 108 aniversário da fundação da Casa mãe do Instituto Sopeña, com um conferência no salão de Concílios do Arcebispado do Toledo.

Os atos comemorativos deste ato histórico para os católicos toledanos finalizarão nos dia 1 de novembro, às 12:00, com a clausura das exposição da Catedral Primada.

O Arcebispo do Toledo, Cardeal Ciriaco María Sancha y Hervás, foi o fundador das Irmãs da Caridade e da Primeira Trapa feminina na Espanha, e está vinculado também à fundação do Instituto Catequista Dolores Sopeña.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


Esperança é antídoto para "vírus" de depressão na Europa, diz Cardeal Meisner

ROMA, 11 Set. 09 (ACI) .- O Arcebispo de Colônia (Alemanha), Cardeal Joachim Meisner, explicou que a esperança é o único antídoto que pode salvar a Europa do "vírus" da depressão coletiva e só os cristãos podem procurá-lo, mas só após ter descoberto sua própria identidade.

Assim o expressou o Cardeal na homilia da Missa que celebrou na localidade alemã de Essen em ocasião dos 1200 anos da morte de São Ludgerus, primeiro Bispo de Münster.

Para o Cardeal o assunto fundamental é "voltar sempre para as raízes da fé em Cristo" já que "o mundo necessita cristãos capazes de viver a própria fé e que as palavras sigam os atos". Para realizar esta missão em todos os ambientes da vida, adicionou, "é necessário antes de tudo saber que coisa se anuncia e que coisa se testemunha".

Pondo como exemplo ao Santo Bispo, o Cardeal ressaltou a importância de seguir alimentando com "a substância cristã o núcleo da cultura ocidental" ante as diversas ameaças que aparecem em meio da sociedade.

Além da necessária defesa da vida e a família, o Arcebispo indicou que a Europa deveria "acautelar nas próprias legislações a promoção da liberdade religiosa porque esta fundamenta e garante os direitos do homem e a tolerância".

"Nosso tempo está cheio de religiosidade mas privado da fé em Deus. E nós os cristãos não somos uma exceção! É clara a falta de conhecimento de Cristo", acrescentou.

Finamente, o Cardeal Meisner explicou que isto se vê na impossibilidade dos cristãos de dar razão de sua fé "nos postos de trabalho, nas escolas e as universidade onde quase não existem pessoas capazes de tomar uma posição competente contra as heresias e os atentados contra a fé, porque muitos simplesmente não conhecem mais o catecismo".

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

CONTROVÉRSIA


Prendem 150 cristãos no Egito por "interromper" jejum do Ramadã islâmico

ROMA, 11 Set. 09 (ACI) .- A polícia do Egito, país majoritariamente muçulmano, prendeu nos últimos dias ao menos 150 cristãos acusados de "interromper" em público o jejum do mês do Ramadã islâmico, atentando assim contra sua liberdade religiosa.

A denúncia a fez o diretor do movimento liberal cristão do Egito, Samwel Alashay, cristãos copto, quem indicou que estas detenções são "inconstitucionais porque as leis egípcias garantem a total liberdade" das pessoas.

As detenções se teriam dado quando a polícia localizava a algum destes cristãos comendo em alguma rua durante o dia. Alguns foram postos em liberdade depois do pagamento de uma fiança de 500 liras egípcias, mais ou menos cem dólares.

Conforme indica uma nota do L'Osservatore Romano, o movimento liberal cristão enviou uma carta ao Ministério do Interior em que solicita questionar aos oficiais da polícia responsáveis pelas detenções. "O fato que altas autoridades da polícia cumpram estas detenções é um sinal grave para os muçulmanos em geral e para os cristãos em concreto, porque transforma o país em um estado de tipo talibã" com uma interpretação rígida da religião islâmica.

Do mesmo modo, diversas organizações convocaram mediante a rede Facebook a um protesto pacífico permanecendo em suas casas e vestindo-se de negro, iniciativa à qual já se uniram ao menos três mil cristãos.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

VIDA E FAMÍLIA


Adoção por parte de homossexuais é marcha atrás no Uruguai, adverte Bispo

REDAÇÃO CENTRAL, 10 Set. 09 (ACI) .- O Vice-presidente da Conferência Episcopal do Uruguai (CEU), Dom Rodolfo Wirz, lamentou a recente aprovação por parte do Senado da lei que permite a adoção de crianças por parte de homossexuais e assinalou que esta medida "é uma decisão equivocada que vai prejudicar a toda a sociedade mas em especial as nossas crianças" e constitui "uma marcha atrás para o desenvolvimento".

Em declarações à ACI Prensa, o também Bispo de Maldonado, reiterou o respeito que tem a Igreja pelas pessoas homossexuais mas precisou que quando se trata o tema da "adoção, quer dizer, de tutelar a educação de um menino ou de uma menina em que está em jogo a identidade, a complementação entre o que é paternidade e maternidade, indo além do âmbito religioso, consideramos (que esta medida) não corresponde, é contraproducente e não favorece a nossa sociedade".

"Acredito que esta aprovação do projeto de lei é uma marcha atrás para o desenvolvimento da sociedade. Além disso, ser o primeiro país latino-americano em que se aprova esta lei a favor da adoção dos homossexuais não é nenhum ponto a favor, ao contrário é lamentável, triste, porque assim não se ajuda àqueles meninos ou meninas que precisam ser adotados", disse o Prelado em consonância ao expresso em agosto pelo Arcebispo de Montevidéu, Dom Nicolás Cotugno, quem explicou as graves conseqüências desta lei.

"Além da Igreja, toda a cidadania vai ser afetada. Neste ponto está em jogo a educação da vida humana", adicionou.

Defesa da família

Ante esta medida, Dom Wirz também assinalou que "na dimensão humanista é necessário defender a família, não só como célula da Igreja mas como célula da sociedade, como a Constituição o reconhece".

É necessário, explicou, "defender essa relação estável entre um homem e uma mulher que têm que ser fecundos física ou espiritualmente, através da adoção. A família necessita todo o apoio legal, toda a avaliação da sociedade, toda a contribuição da Igreja em sua dimensão espiritual, para que se consolide, para que siga sendo a célula base, porque do contrário entramos em um tema em que nos afundamos".

Finalmente o Vice-presidente da CEU assegurou à ACI Prensa que "sem dúvida a família, mais que antes, necessita um apoio uma defesa cada vez mais explicita e direta. Acredito que sobre este tema se deve falar com claridade porque é algo que toca a todos. De uma vez se deverá discuti-lo com cordialidade fazendo ver que é um benefício à relação estável entre um homem e uma mulher, que formam um matrimônio".

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

PERFIS


Em festival, Eduardo Verástegui alenta jovens a viver a santidade

WALSINGHAM, 11 Set. 09 (ACI) .- O conhecido ator e produtor católico, Eduardo Verástegui, esteve há uns dias atrás em um festival juvenil na Inglaterra na cidade do Walsingham. No evento, alentou aos quase dois mil jovens presentes a viver a santidade na vida cotidiana.

O festival foi organizado pelo grupo Youth 2000 (Juventude 2000). Nele, Verástegui explicou algumas facetas de sua volta à fé faz alguns anos e recordou que após não aceita participar de filmes que não promovam os valores cristãos. "Estive sem trabalho durante quatro anos", comentou.

Do mesmo modo, Eduardo Verástegui relatou que sentiu o desejo de converter-se em missionário quando esteve na selva do Brasil, mas um sacerdote amigo seu lhe disse que "Hollywood é sua selva", por isso criou sua produtora Metanoia Filmes com a que já produziu o filme "Bela", em que defende a vida contra o aborto.

Além de Verástegui, participaram como oradores Michelle Moram, membro do Pontifício Conselho para os Leigos, o Pe. Steven Langridge, Diretor vocacional da Arquidiocese de Southwark, e o Capelão do Youth 2000, quem disse aos jovens que "a santidade que encontraram aqui também deve estar em suas paróquias: vivam sua fé em suas paróquias e façam-na real em suas vidas cotidianas".

Noel Murphy, Diretor Nacional do Youth 2000, agradeceu a presença de Verástegui e comentou que "não é fácil viver a vida de fé como um jovem católico e o que Eduardo falou constitui um importante ânimo para que os jovens defendam os valores cristãos. Os jovens deste país necessitam exemplos como Eduardo".

Mais informação: (em inglês) http://www.youth2000.org

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo

EVENTOS CATÓLICOS


Semana de oração por santificação de sacerdotes na Costa Rica

SAN JOSÉ, 10 Set. 09 (ACI) .- A Arquidiocese de San José na Costa Rica celebra desde o 6 de setembro a "Semana de oração pela santificação dos sacerdotes", como parte das atividades pelo Ano Sacerdotal, decretado pelo Papa Bento XVI.

Conforme informa a agência vaticana Fides, como parte das iniciativas da semana de oração, que concluirá no domingo 13 de setembro com a Jornada do Seminário, realizar-se-á esta quinta-feira 10 de setembro em todas as paróquias e nas comunidades religiosas da Arquidiocese uma Hora Santa de oração pela santificação dos sacerdotes.

O Vigário Episcopal para a Vida do Clero, Pe. Eliécer Figueroa, recordou a respeito a importância de "apresentar a Jesus Eucaristia nossas ferventes súplicas, rezando pela santificação dos sacerdotes mas também, com muita intensidade, pela perseverança daqueles que estão vivendo um caminho de formação no seminário".

De igual maneira, o Pe. Figueroa assinalou a necessidade de rezar pelas famílias "para que delas nasçam novas vocações sacerdotais e religiosas".

Do mesmo modo, durante o fim de semana, na Missa celebrada em todas as paróquias, realizar-se-á uma coleta especial pelas necessidades do seminário.

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


Anunciam semana da mobilidade humana 2009 no Equador

QUITO, 11 Set. 09 (ACI) .- A Pastoral de Mobilidade Humana da Conferência Episcopal Equatoriana realizará desde o 13 ao 20 de setembro a Semana da Mobilidade Humana, que busca refletir em torno de "a situação de milhares de pessoas que diariamente chegam ao país e de outras milhares que saem, motivadas pela busca de um futuro melhor".

Conforme assinala a nota de imprensa, a semana é organizada há mais de 15 anos com o nome de "Semana do Migrante e Refugiado" mas que a partir deste 2009 se chamará Semana da Mobilidade Humana, por ser um termo mais amplo "que permite a atenção aos diferentes tipos de movimentos de pessoas".

O evento se realiza pela mobilização migratória que vive o país, que entre 1999 e 2006 experimentou a saída de 176 mil equatorianos para a Espanha e Itália, movimento precedido por uma série de atos políticos, econômicos e fenomenais naturais. "Na atualidade se calcula que quase 3 milhões de equatorianos vivem fora deste país".

"Ao mesmo tempo em que ingressaram no país pessoas de nacionalidade colombiana e peruana. Algumas aproximações falam que no Equador vivem ao redor de 450 mil pessoas colombianas com necessidade de amparo internacional. Por sua parte, fala-se da presença de ao redor de 300 mil pessoas peruanas no país", adiciona a nota.

Durante a semana, explica a nota, em diferentes províncias do Equador, desenvolver-se-ão uma série de "atividades religiosas, artístico-culturais, gastronômicas, esportivas, a fim de sensibilizar a população sobre esta realidade presente no país".

voltar ao início | comentar a notícia | arquivo


PARA CANCELAR A ASSINATURA O INSCREVER UM AMIGO, PREENCHA O FORMULÁRIO AQUI
COMENTÁRIOS OU PERGUNTAS A acidigital@acidigital.com
http://www.acidigital.com


Você sabia que pode utilizar o Messenger de qualquer tipo de celular? Saiba mais.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postes populares