domingo, setembro 12, 2004

CPLP: Chefias militares consideram favoráveis condições para o Exercício Felino


Chefias militares da CPLP dizem que Angola tem condições criadas para a realização do Exercício Felino

Luanda, 12/09 - As chefias militares das delegações da Comunidade dos Paises de Língua Portuguesa (CPLP) consideraram hoje, em Luanda, "favoráveis" as condições do local, onde de 12 a 26 de Outubro, vai acolher a 4/edição do exercício combinado "Felino 2004-Angola", com presenca de tropas especiais, militares dos estados membros deste organismo.

A região de Cabo Ledo, província do Bengo que dista cerca de 110 quilómetros a sul de Luanda foi visitada por integrantes das delegações de Angola, Brasil, Portugal, Cabo-Verde, São-Tomé e Príncipe e Mocambique, no quadro dos preparativos finais de planeamento dos exercícios que envolvem mais de 600 tropas de vários ramos militares.


Os visitantes antes de percorrerem as áreas da unidade militar do Batalhão de Comandos das Forças Armadas Angolanas cujas obras de reabilitação terminam a 30 deste mês, observaram durante 30 minutos a bordo de um helicóptero da Força Aérea Nacional (FAN) todo o perímetro onde as tropas irão fazer o exercício.

Em declaracoes à Angop, o chefe da delegação de São- Tomé, capitão, Sebastião Andreza, afirmou que o presente exercício "vai consolidar ainda mais os laços de cooperação já existentes entre os estados membros da CPLP".

Para o tenente-coronel português António Gonçalves, as expectativas de organização para este programa do "Felino" 2004 "foram ultrapassadas".

"As infra-estruturas que neste momento estão em fase de acabamento garantem aos países participantes tranquilidade para êxito desta operação", sublinhou.

Na opinião do tenente-coronel cabo-verdiano, Abailardo Amado a direcção do Estado-Maior-General das FAA empenhou-se bastante na organização deste projecto e Cabo-Verde na qualidade de anfitrião do próximo exercício (2005) está a "ganhar uma larga experiência".

Finalmente o capitao-de-mar-guerra do Brasil, Custódio França sublinhou que "está confirmado um excelente entendimento que existe entre todas as nações que participam neste exercício".

"Cada vez mais estamos a aprender a ser soldados da liberdade e da paz", concluiu.

A quarta edição do Exercício Felino/2004 tem como objectivo o cruzamento de unidades do exército dos países lusófonos com vista a organizar uma força de consolidação de paz no continente africano e no resto do mundo.

Serao exercitadas operações de manutenção da paz, como gestão de crises, escolta a comboios humanitários, manobras com helicópteros, segurança a entidades, evacuações médicas entre outros.

Cabo Ledo está localizada a norte, pelo Rio Kuanza, a sul, Rio Longa (provincia do Kuanza- Sul), a leste pelo munic¡pio da Muxima (Bengo) e a oeste pelo oceano atlantico. Angop/Afl/if nnnn

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postes populares