quinta-feira, fevereiro 12, 2009

ZP090212

ZENIT

O mundo visto de Roma

Serviço diario - 12 de fevereiro de 2009



SANTA SÉ
Papa confirma compromisso da Igreja contra antissemitismo
Bento XVI prepara sua visita à Terra Santa
Papa convida à colaboração entre bispos de países ex-comunistas

MUNDO
Núncio no Brasil recorda aniversário do Estado do Vaticano
Angola: visita do Papa é privilégio para o país
Muçulmanos se sentem adaptados na Espanha
Crise mundial: procura-se pecador para encontrar emenda
Bispos da Flórida pedem que se feche corredor da morte
Milhares de cristãos peregrinaram a «Lourdes» da Índia
Diante da crise, os bispos da América Latina pedem nova ordem internacional
Bispos da Europa do Leste propõem recuperar memória de seus mártires

FLASH
Peça teatral enfoca sermão do Pe. António Vieira

ENTREVISTAS
Depois de 150 anos, João Bosco vive nos autênticos educadores



ANÚNCIOS
2o retiro sacerdotal internacional em Ars


Santa Sé

Papa confirma compromisso da Igreja contra antissemitismo

E exige reconhecer e condenar a Shoá

CIDADE DO VATICANO, quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009 (ZENIT.org).- Bento XVI reconheceu nesta quinta-feira o horror do Holocausto e confirmou o compromisso da Igreja na luta contra o antissemitismo, ao receber uma delegação judaica procedente dos Estados Unidos.

«A Igreja está profunda e irrevogavelmente comprometida na rejeição de toda forma de antissemitismo e na construção de relações boas e duradouras entre nossas duas comunidades», disse-lhes o Papa ao dar-lhes as boas-vindas no Vaticano. 

Seus hóspedes eram os membros da Conferência dos Presidentes das Maiores Organizações Judaicas Norte-Americanas, recebidos em audiência na Sala do Consistório do Vaticano. 

O encontro serviu para superar qualquer dúvida sobre a posição do Papa e da Santa Sé sobre a Shoá, após as declarações de negação do bispo lefebvrista Richard Williamson. 

«O ódio e o desprezo por homens, mulheres e crianças, manifestados na Shoá, foi um crime contra Deus e contra a humanidade», assegurou o Papa. 

«Isso deveria ficar claro para todos, em particular para quem pertence à tradição das Sagradas Escrituras, segundo as quais todo ser humano é criado à imagem e semelhança de Deus.»

«Não há dúvidas – assegurou – de que toda negação ou minimização deste terrível crime é intolerável e totalmente inaceitável.»

«Este capítulo terrível da nossa história não deve ser esquecido nunca», sentenciou. 

O Papa sublinhou a importância de recordar aquela tragédia para «evitar que se repita uma catástrofe como esta na família humana».  

«Meu fervoroso desejo é que a memória deste espantoso crime fortaleça nossa determinação por curar as feridas que durante tanto tempo mancharam as relações entre cristãos e judeus», confessou. 

Neste sentido, recordando que estas relações em dois mil anos sofreram momentos dolorosos, o Papa sugeriu que «não temos que permitir que as dificuldades passadas nos impeçam de estender reciprocamente a mão da amizade». 

«A declaração do Concílio Vaticano II Nostra Aetate foi um marco no caminho rumo à reconciliação e sublinhou claramente os princípios que orientam desde então a atitude da Igreja nas relações entre cristãos e judeus», sublinhou. 

As palavras de saudação ao Papa foram dirigidas por Arthur Schneider, presidente da Fundação Appeal of Conscience, que havia acolhido o Papa na Sinagoga de Park East durante sua visita a Nova York, de abril passado. 

«Como um sobrevivente do Holocausto, estes dias foram dolorosos e difíceis, ao confrontar-nos com a negação do Holocausto por parte de um bispo da Fraternidade de São Pio X», afirmou. 

«As vítimas do Holocausto não nos deram o direito de perdoar os culpados nem os que negam o Holocausto. Obrigado por compreender nossa pena e angústia», concluiu.

top


Bento XVI prepara sua visita à Terra Santa

Um rabino insiste no convite

CIDADE DO VATICANO, quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009 (ZENIT.org).- Bento XVI está preparando sua visita à Terra Santa, segundo confirmou ele mesmo nesta quinta-feira, ao receber uma delegação judaica dos Estados Unidos. 

Segundo fontes de Jerusalém e Roma, a primeira peregrinação deste pontificado à Jordânia, Israel e aos Territórios Palestinos deveria acontecer em torno da segunda semana de maio.

O pontífice confirmou suas intenções, que algumas fontes haviam posto em dúvida após o estouro da guerra em Gaza, ao receber em audiência os representantes da Conferência dos Presidentes das Maiores Organizações Judaicas Norte-Americanas. 

Nas palavras que dirigiu ao Papa, o rabino Arthur Schneier, da Sinagoga de Park East, em Nova York, disse: «A Terra prometida espera sua chegada». 

E recordando que seus hóspedes se dispunham a viajar para a Terra Santa, após sua escala na Itália, o pontífice afirmou: «Eu também me preparo para visitar Israel, uma terra que é santa para os cristãos e para os judeus, dado que as raízes de nossa fé se encontram lá». 

«De fato, a Igreja encontra seu sustento na raiz desta boa oliveira, o povo de Israel, na qual se enxertaram os ramos das oliveiras silvestres dos gentios», assegurou. 

«Desde os primeiros dias do cristianismo, nossa identidade e cada um dos aspectos de nossa vida e de nosso culto estão intimamente ligados à antiga religião de nossos pais na fé», assegurou.

top


Papa convida à colaboração entre bispos de países ex-comunistas

Ao enfrentar os desafios da Igreja na Europa do Leste

CIDADE DO VATICANO, quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009 (ZENIT.org).- Bento XVI considera que os bispos dos antigos países comunistas do Leste da Europa devem colaborar na obra missionária para superar a difícil situação que herdaram. 

É a proposta que deixa em uma mensagem enviada em seu nome pelo secretário de Estado, cardeal Tarcisio Bertone, ao 3º encontro dos presidentes e cardeais das conferências episcopais dos países do centro da Europa, que concluiu nesta terça-feira em Zagreb (Croácia). 

Os prelados trataram, como dizia o tema do encontro, da «Missão da Igreja na Europa Central e do Leste, 20 anos após a queda do sistema comunista» (1989-2009)». 

«Da natureza da Igreja deriva sua missão, que sempre é a mesma, como nos recorda São Paulo: ‘Proclama a Palavra, insiste a tempo e a destempo, repreende, ameaça, exorta com toda paciência e doutrina’ (2 Tim 4,2)»,  explica o Papa. 

«Anunciar a boa nova de Jesus Cristo há 20 anos, nos países de Europa Central e do Leste, era verdadeiramente difícil e inclusive perigoso, em especial para os pastores da Igreja.»

«Entre aqueles que sofreram perseguições para permanecer fiéis a Cristo e à Igreja», o Papa recorda o beato mártir cardeal Alojzije Stepinac, «o personagem mais ilustre» da Igreja na Croácia, como o definiu João Paulo II, em 10 de setembro de 1994, em Zagreb. 

«O martírio e o testemunho do beato cardeal Stepinac nos estimulam e nos alentam, garantindo-nos que a Igreja continua sua peregrinação entre as perseguições do mundo e os consolos de Deus, anunciando a paixão e a morte do Senhor até que Ele venha.»

Segundo a mensagem pontifícia, «após a queda do comunismo, a Igreja enfrenta novos desafios, novos problemas, mas o mandamento continua sendo o mesmo: ‘Ide por todo o mundo e proclamai a Boa Nova a toda a criação’» (Marcos 16, 15). 

«A cooperação mútua entre os pastores e as conferências episcopais é de grande importância para o desempenho desta missão», assegura a carta, considerando que o encontro de Zagreb, «manifestação da vitalidade da Igreja, dá nova esperança para a eficácia de sua missão na Europa e no mundo».

top


Mundo

Núncio no Brasil recorda aniversário do Estado do Vaticano

BRASÍLIA, quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009 (ZENIT.org).- O núncio apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, recordou ontem os 80 anos da assinatura dos pactos lateranenses, que criaram o Estado da Cidade do Vaticano.

Dom Lorenzo presidiu à missa no encerramento das atividades do primeiro dia de reunião do Conselho Episcopal de Pastoral (Consep), na capela da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

Segundo informa a CNBB, o núncio destacou «a data de hoje recorda um evento histórico da maior importância».

Dom Lorenzo explicou que os pactos lateranenses dizem respeito a três pontos: criação da cidade do Vaticano; regulamentação da relação da Igreja com o Estado da Itália; definição da questão financeira entre a Santa Sé e a Itália.

De acordo com o núncio, os pactos, assinados entre a Itália e a Santa Sé em 1929, resolveram a chamada “Quaestio Romana”, surgida em 1870, quando se decretou o fim dos Estados Pontifícios.

A assinatura dos pactos lateranenses «assegurou ao Sumo Pontífice e à Santa Sé a independência e a liberdade para o desenvolvimento da sua missão espiritual em nível universal», disse.

«Inaugurou-se, assim, entre Itália e Santa Sé, uma estação de profícua colaboração e de ação comum pelo bem da Itália e de todas as nações do mundo», afirmou. 

top


Angola: visita do Papa é privilégio para o país

ROMA, quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009 (ZENIT.org).- O bispo da diocese de Ondjiva (Angola) afirmou que a visita de Bento XVI ao país, em março próximo, «será fonte de fé e privilégio para a sociedade católica do país».

O bispo destacou que a viagem do Papa se insere nas relações institucionais entre o governo angolano e o Vaticano, informa Agência Ecclesia.

«O Santo Padre – disse – virá a Angola para estimular e reforçar os fiéis na busca do amor ao próximo e à fraternidade e também para deixar uma mensagem de paz aos governantes do país no caminho da reconciliação e da unidade nacional».

Para o bispo de Ondjiva as eleições legislativas de 5 de setembro, que se realizaram no país, foram um exemplo de democracia para África e para o mundo, colocando em destaque um clima de paz, tranquilidade e transparência.

Neste contexto, sublinha que Bento XVI trará «a tranquilidade espiritual, será portador de uma mensagem de fraternidade, de harmonia e de paz aos corações dos angolanos, para que eles saibam salvaguardar e valorizar todas as conquistas do país e assim serem exemplos para as nações africanas e para o mundo».

Esta será a segunda vez que um Papa visita Angola, após a viagem de João Paulo II em 1992.

top


Muçulmanos se sentem adaptados na Espanha

Sua presença se duplicou em cinco anos e aumenta 100 mil por ano

Por Nieves San Martin

MADRI, quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009 (ZENIT.org).- A liberdade, o acesso à saúde pública e o respeito às crenças religiosas continuam sendo os aspectos mais valorizados pelos muçulmanos que vivem na Espanha, segundo um estudo sobre esta comunidade religiosa e cultural realizado pela empresa Metroscopia para três ministérios espanhóis. 

As conclusões do informe desdizem o clichê do muçulmano integrista: 90% deles consideram que «nunca se deve utilizar a violência para defender ou difundir as crenças religiosas»; e apenas 2% estão «pouco ou nada de acordo» com a afirmação. 

A maioria dos imigrantes muçulmanos que vivem na Espanha diz sentir-se adaptada à vida no país, e não percebe obstáculos para a prática de sua religião. Eles valorizam de forma muito positiva tanto a sociedade espanhola como seu sistema político, e expressam um alto grau de confiança nos principais grupos e instituições sociais. 

São as conclusões mais destacadas do Estudo sobre a Comunidade Imigrante Muçulmana 2008, realizado pela empresa Metroscopia para os ministérios da Justiça, do Interior, do Trabalho e Imigração. 

O informe, elaborado pelo terceiro ano consecutivo, tem o objetivo de refletir o grau de integração desta comunidade religiosa e cultural na Espanha. 

Entrevistou-se para este informe de 2008 duas mil pessoas procedentes de Marrocos (57%), Senegal (13%), Paquistão (11%) e Argélia (5%), e em proporção menor a 5%, Bangladesh, Gâmbia, Mali, Mauritânia e Nigéria. A comunidade muçulmana tem um perfil marcadamente masculino (77%) e jovem (92% não superam os 45 anos). 

A maioria declara que a religião é importante em sua vida, mas entende e pratica um Islã tolerante e aberto e não crê que nenhuma religião seja superior a outra. 

Cerca de 80% deles considera que o sistema de saúde pública é de qualidade e aberto a todos por igual; 79% crê que a Constituição espanhola protege a liberdade de expressão, reunião e associação com independência da nacionalidade, sexo, etnia e religião; 58% pensa que o Parlamento reflete e representa a vontade popular; e 79% assegura que na Espanha as mulheres têm as mesmas possibilidades de participar das atividades e dos cargos públicos que os homens. 

Quanto às instituições mais valorizadas (de 0 a 10), destacam as ONGs (7), o Parlamento espanhol (6,9), o Sistema Judicial, (6,7), a União Européia (6,5), a Polícia (6,2), a Liga Árabe (6,2) e as Nações Unidas (5,9). A pesquisa também aborda seu grau de religiosidade. 

De 0 a 10, a comunidade imigrante de religião muçulmana se situa, em conjunto, em uma média de 7,7 (mais de oito décimos superior ao registrado em 2006). 

Cerca de 60% dos entrevistados afirmam ir ao menos uma vez por semana à mesquita; 20% vão no máximo uma vez ao mês e 17% asseguram não ir nunca. Só 17% dizem encontrar-se com obstáculos na Espanha para praticar sua religião, frente a 80% que dizem não encontrar obstáculo algum. 

Aproximadamente 30% da comunidade imigrante muçulmana afirma que existe rejeição ou receio com relação à religião muçulmana, ainda que considera que é menor que o que se produz na Europa ou no mundo em geral. Dentro da comunidade, é praticamente unânime a idéia de que a fé islâmica é perfeitamente compatível com a democracia, com a identidade espanhola e com a laicidade do Estado. Também, 90% consideram que nunca se deve utilizar a violência para defender ou difundir as crenças religiosas.

O estudo revela que 76% deles asseguram encontrar-se à vontade na Espanha, porcentagem similar aos dois estudos anteriores. Os dois motivos principais aduzidos por quem diz sentir-se regular, pouco ou nada à vontade na Espanha coincidem com os expressados em anos anteriores: a falta de trabalho (56%) e a saudade da família e dos amigos (30%). As menções do desemprego sofreram um aumento significativo desde o primeiro estudo, realizado em 2006 (21%). 

Quanto à sua adaptação aos costumes espanhóis, 86% dos imigrantes dizem estar adaptados, 46% asseguram entender, falar e ler o espanhol sem problemas, frente a 54% que afirmam ter algum tipo de limitação; 57% (quatro pontos a menos que há um ano) consideram que as expectativas que tinham antes de vir à Espanha se cumpriram em sua totalidade ou bastante, frente a 41% (seis pontos a mais que no estudo de 2007) para quem se cumpriu em uma pequena parte ou não se cumpriu em absoluto. 

A metade chegou nos últimos cinco anos, mas o assentamento de mais de 100 mil pessoas por ano não supôs um problema: a adaptação aos costumes do país foi «muito boa», assegurou nesta quarta-feira o ministro de Trabalho e Imigração, Celestino Corbacho, durante a apresentação do estudo. 

Há atualmente 1.145.424 muçulmanos na Espanha. O número está muito acima dos 525.000 muçulmanos que viviam no país em 2003, o que significa que sua presença se duplicou em apenas 5 anos.

top


Crise mundial: procura-se pecador para encontrar emenda

A penitência é paga por outros, afirma o diretor geral do CELADIC

LIMA, quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009 (ZENIT.org).- Nesta crise econômica, ainda não se sabe quem é o pecador, de forma que não se pronunciou nenhum ato de contrição nem propósito de emenda, considera o analista econômico Luis Enrique Marius. Isso sim, a penitência, mais uma vez, é cumprida pelos pobres.

«Se um católico que crê e pratica o sacramento da confissão quiser interpretar a atual crise internacional a partir dos parâmetros desse sacramento, enfrentará uma situação difícil de compreender», reconhece o professor Marius, diretor geral do Centro Latino-Americano para o Desenvolvimento (CELADIC). 

«Em primeiro lugar, porque não aparece o pecador, ninguém disse ou indicou quem é responsável e, em consequência, não há um ato de contrição», explica o especialista em declarações à Zenit.

«Tampouco há um propósito de emenda – continua dizendo –, já que tampouco se escutou alguém afirmar que não cometerá mais esses erros.»

«O que mais evidente é a penitência, mas não é paga por quem foi responsável, e sim pela grande maioria de pobres e excluídos», comenta dias depois de ter pronunciado uma conferência magistral na Universidade Jaime Bausate & Meza, na Cidade de Lima, em 6 de fevereiro passado. 

«Preocupa-me – agrega o professor Marius – que nossos irresponsáveis governantes afirmem que nossas economias estão preparadas para resolver a crise, quando todos sabemos que não se trata de uma crise financeira e tampouco econômica, mas o fracasso de um modelo de desenvolvimento que se construiu sobre o valor do lucro e do acúmulo, onde a mão invisível do mercado ia regular toda a economia, e onde o Estado não devia intervir.»

«Agora – disse – é preciso pensar e impulsionar um modelo alternativo de desenvolvimento, onde a centralidade seja a pessoa humana, o objetivo seja avançar no caminho da justiça social com uma economia ao serviço de nossos povos e não o contrário. E para isso, os condutores sem conduta não têm proposta alguma.»

O CELADIC lançará no início do próximo mês a proposta de «Um Modelo Alternativo de Desenvolvimento Humano Integral – Contribuição para a mudança», que será apresentada aos governos e diferentes setores (políticos, empresariais, sociais, acadêmicos e culturais), para sua discussão e promoção.

top


Bispos da Flórida pedem que se feche corredor da morte

Em um apelo para salvar a vida de um condenado

Por Karna Swanson

TALLAHASSEE, quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009 (ZENIT.org).- Os bispos da Flórida (Estados Unidos) pediram ao governador Charlie Crist que «instaure um novo padrão de decência» no estado, abolindo a pena de morte. 

Em uma carta enviada na semana passada pela Conferência Episcopal da Flórida, os bispos também haviam apelado pela vida de Wayne Tompkins, que foi executado com uma injeção letal nesta quarta-feira, em Tampa. 

Tompkins foi declarado culpado pelo assassinato de Lisa DeCarr, de 15 anos, que era filha de sua então companheira. 

«Instaure um novo padrão de decência para o estado da Flórida – apelaram os bispos –, abandonando as execuções e comutando as sentenças do corredor da morte por cadeia perpétua.»

Sheila Hopkins, diretora associada de Social Concerns/Respect Life, da Conferência Episcopal da Flórida, explicou à Zenit que a posição dos bispos não é dizer «queríamos que as pessoas fossem libertadas», e sim «que sejam castigadas com cadeia perpétua». 

Hopkins também indicou que houve vários casos de internos do corredor da morte que depois foram declarados inocentes. 

«Temos de perguntar-nos se estamos matando pessoas inocentes. Isso seria uma tragédia terrível.»

A carta da conferência episcopal, contudo, não afirmava a inocência de Tompkins, mas pedia que Crist «substituísse a violência da morte pela prisão por toda a vida no sistema penal, como uma forma de proteger a sociedade e assegurar a pena de quem viola a lei». 

«Pedimos a cura pela família de DeCarr, que sofreu a dor da perda de seu ente querido. Nenhum castigo, por severo que seja, poderá cancelar sua aflição por sua injustificada morte», acrescentam os prelados. 

«O senhor tem a singular capacidade de mudar o curso da ação que o Estado empreende nos casos de pena capital – acrescentava a carta. Buscando a justiça para com as vítimas de crimes violentos, o Estado não deve ficar blindado por políticas que diminuem a dignidade humana e a sacralidade de toda vida, inclusive a dos criminosos convictos.»

«A Flórida deveria unir-se à lista de outros Estados que abandonaram a pena de morte, e suscitaram séria preocupação sobre a limpeza das sentenças no sistema judicial», conclui a mensagem.

top


Milhares de cristãos peregrinaram a «Lourdes» da Índia

Para pedir pela vida e contra a eutanásia

TAMIL NADU, quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009 (ZENIT.org).- Milhares de pessoas participaram ontem da peregrinação ao santuário de Nossa Senhora da Saúde de Velankanni (Tamil Nadu, Índia), chamado também de «Lourdes do Leste», por ocasião do Dia Mundial do Enfermo, segundo informa a agência AsiaNews.

Este santuário, situado na baía de Bengala, data do século XVII e teve que ser restaurado após o tsunami de dezembro de 2004. É um lugar de peregrinação muito popular na Ásia, ao que recorrem cada ano quase 20 milhões de pessoas de todo o sudeste asiático, entre elas milhares de enfermos. 

Nesta ocasião, as intenções para o Dia do Enfermo tinham muito presente as feridas provocadas pela perseguição religiosa em Orissa, segundo explica o reitor do Santuário, o Pe. Xavier. Fez-se uma coleta especial para os afetados pela violência, que se enviou às Missionárias da Caridade. 

Mas o principal motivo de oração nesse dia foi a defesa da vida humana frente a «quem quer promover o aborto preventivo e a eutanásia na Índia», explicou. 

«Muitos crêem que fazem um serviço ‘pondo fim ao sofrimento do paciente’ ou evitando que ‘uma vida inútil venha ao mundo’. Mas isso é absolutamente falso e malvado. Toda vida humana é preciosa», afirmou o reitor a AsiaNews.

top


Diante da crise, os bispos da América Latina pedem nova ordem internacional

Não é o resultado de dificuldades financeiras, mas de uma crise de valores

BOGOTÁ, quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009 (ZENIT.org).- A crise econômica e financeira, em particular suas causas, mostra a necessidade de uma nova ordem internacional, consideram os representantes dos bispos da América Latina, na mensagem redigida pela presidência do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), reunido em Bogotá nos dias 5 e 6 de fevereiro. 

Continuando a reflexão que Bento XVI fez em várias ocasiões, os prelados consideram que «a crise atual não é o resultado de dificuldades financeiras imediatas, mas uma consequência do estado de saúde ecológica do planeta e, sobretudo, da crise cultural e moral que vivemos, cujos sintomas são evidentes há muito tempo em todo o mundo». 

Daí a urgente necessidade, segundo os bispos, «de que a globalização seja regida pela ética, pondo tudo ao serviço da pessoa humana criada à imagem e semelhança de Deus». 

«A atual crise financeira evidencia o afã excessivo de lucro acima da valorização do trabalho e do emprego, convertendo-o em um fim em si mesmo», sublinham. 

Esta inversão de valores, continuam advertindo, «perverte as relações humanas, substituindo-as pelas transações financeiras, que deveriam estar ao serviço da produção e da satisfação das necessidades humanas». 

«É evidente que a globalização, tal como está configurada atualmente, não foi capaz de interpretar e reagir em função de valores objetivos, que se encontram além do mercado e que constituem o mais importante da vida humana: a verdade, a justiça, o amor e, muito especialmente, a dignidade e os direitos de todos, ainda daqueles que vivem à margem do próprio mercado.»

A economia internacional, denunciam, «concentrou o poder e a riqueza em poucas mãos, excluindo os desfavorecidos e aumentando a desigualdade». 

Por este motivo, os prelados exigem «considerar seriamente a necessidade de estabelecer as bases para uma nova ordem internacional, fundada em novas regras do jogo, que também levem em conta os valores do Evangelho e o ensinamento social da Igreja, a fim de promover uma globalização marcada pela solidariedade e pela racionalidade, que faça deste continente não só o Continente da Esperança, mas também do amor».

top


Bispos da Europa do Leste propõem recuperar memória de seus mártires

Apresentado um livro sobre o beato cardeal Alojzije Stepinac

Por Inma Álvarez

ZAGREB, quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009 (ZENIT.org).- Os bispos dos países que anteriormente estiveram atrás da Cortina de Ferro consideram que é «muito importante» recuperar a memória dos mártires do comunismo, para que as novas gerações conheçam a história recente.

Esta é uma das conclusões às que se chegou na reunião realizada no início desta semana em Zagreb (Croácia), da qual participaram os bispos das conferências episcopais de 13 país da Europa Central e do Leste, com o tema «A missão da Igreja nos países do Centro-Leste europeu 20 anos após queda do sistema comunista, 1989-2009». 

Precisamente se fez coincidir o encerramento da reunião com a comemoração do mártir Alojzije Stepinac, beatificado por João Paulo II em 1994, sobre quem também se aproveitou para apresentar um livro comemorativo. 

Neste sentido, o cardeal Josip Bozanic, arcebispo de Zagreb e vice-presidente do Conselho das Conferências Episcopais da Europa, na missa de encerramento exaltou a figura do beato Stepinac, como símbolo da resistência cristã diante do regime comunista, junto com os cardeais Jozsef Mindszenty e Stefan Wyszynski. 

«Como sucessores destas nobres figuras de pastores, devemos refletir sobre a maravilhosa herança que nos deixou seu testemunho de fidelidade a Cristo e à sua Igreja», afirmou. 

O purpurado citou em várias ocasiões durante o encontro a carta apostólica Dum maerenti animo, de Pio XII (29 de junho de 1956), na qual o pontífice se dirigia às Igrejas perseguidas do Leste, que «sofrem em condições dolorosas junto com muitos outros católicos, não só de rito latino, mas também oriental». 

O Papa Pio XII afirmava que na luta contra o comunismo, «trata-se de vossa salvação eterna, de vossos filhos, do próximo, que hoje está em grave perigo pelos contínuos assaltos do ateísmo e da impiedade». 

«Se neste combate espiritual todos se comportam com valor e fidelidade – como firmemente confiamos –, não serão vencidos nunca, mas só vítimas gloriosas: das injustas perseguições e do martírio surgirão para a Igreja de Cristo novos triunfos», dizia então Pio XII. 

O cardeal Bozanic perguntou «onde ficaram, vinte anos depois da queda do Muro, as lágrimas de alegria daqueles que haviam esperado o cumprimento daquelas palavras proféticas», assim como «a boa força, transformada hoje em insegurança e inclusive em desânimo?». 

«Os anos da perseguição comunista e de falta de liberdade para a Igreja nos deram mártires e profetas – acrescentou. Com seu sacrifício, unido aos sofrimentos de Cristo, ofereceram um testemunho extraordinário, que com o passar do tempo não perde sua eloquência, mas continua irradiando luz e infundindo esperança.»

O livro sobre o cardeal Stepinac foi apresentado pelo próprio cardeal Josip Bozanic, junto com o historiador inglês Robin Harris e os especialistas Zlatko Mtijevic e Jure Kristo, do Instituto croata de História. 

A obra recolhe as conclusões do simpósio internacional «O cardeal Alojzije Stepinac – contexto histórico na perspectiva internacional», que aconteceu em Zagreb em 19 de setembro de 2008.

top


Flash

Peça teatral enfoca sermão do Pe. António Vieira

LISBOA, quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009 (ZENIT.org).- Estreia amanhã, em Vila do Conde (Portugal), no «Teatro de Formas Animadas», a peça "Payassu - O Verbo do Pai Grande", uma adaptação para teatro do sermão do Pe. António Vieira: «O Sermão de Santo António aos Peixes».

O espectáculo, que segue em cartaz até 13 de março, celebra o IV centenário do nascimento do Pe. António Vieira.

top


Entrevistas

Depois de 150 anos, João Bosco vive nos autênticos educadores

Entrevista com a nova Madre Geral das Salesianas

Por María de la Torre

ROMA, quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009 (ZENIT.org).- Ao começar as celebrações dos 150 anos de fundação a Congregação Salesiana, a nova superiora geral do ramo feminino, Madre Yvonne Reungoat, ofereceu uma entrevista à Zenit, na qual confessa que aceitar esta responsabilidade foi como receber do Senhor o presente de uma nova maternidade. 

Depois de 136 anos de superioras gerais italianas, a comunidade das Filhas de Maria Auxiliadora conta desde outubro em sua guia com uma religiosa francesa, de 63 anos de idade, licenciada em História e Geografia, a quem sobram forças e vontade para continuar o caminho de São João Bosco, no qual «a educação é a base da construção da sociedade do futuro». 

– O que você sente ao ter sido eleita como Madre Superiora das Salesianas?

– Madre Yvonne Reungoat: Quando fui eleita, foi uma surpresa. Não esperava esta eleição. Agora, sabe-se que quando se dá a vida pelo Senhor, Ele pode pedir o que quiser, e isso frequentemente não corresponde ao que nós queremos; em um instituto religioso Ele pode pedir qualquer missão. 

Foi um momento de surpresa, um pouco também de desconcerto, mas sempre de muita confiança. Até agora, minha vida tentou ser um presente para Ele. O mais importante é que minha vida pertence ao Senhor. Ele me guiou com frequência para senti-lo, inesperadamente, e neste momento saiu ao meu encontro e eu não podia dizer que não ao que o Senhor me pedia. Quando a pessoa se sente pequena diante de uma missão que lhe é confiada, sente-se pobre e nesse momento vem com mais força a necessidade de confiança e de ajuda. Foi um momento de grande confiança n’Ele e em Maria, Maria Auxiliadora, porque dom Bosco e nossa fundadora, a Madre Maria Mazzarello, diziam sempre que Maria Auxiliadora era a antiga fundadora do instituto. Então eu me senti como tomada pela mão por Ela, e sentia que me dizia: «você é a vigária, a verdadeira superiora», e isso me deu muita confiança. Eu a sinto presente em minha vida e conto com Ela. Tive a experiência de sentir que o Senhor, ao mesmo tempo, me pedia e me fazia o presente de uma nova maternidade: a de levar no coração todas as filhas de Maria Auxiliadora do mundo, que são muitas. E com elas, a tantos jovens, tantos leigos que compartilham a missão conosco, no mundo inteiro. Isso é uma experiência belíssima. 

– Você havia imaginado isso alguma vez?

– Madre Yvonne Reungoat: Não, nunca havia imaginado. Não podia imaginar porque não teria me sentido capaz de viver uma missão como esta, apesar de saber que poderia ocorrer... Nossa constituição diz que pode ser eleita madre geral qualquer filha de Maria Auxiliadora após certo número de anos de profissão, mas sinceramente eu não o havia pensado realmente. 

–O que mudou em sua vida desde esse momento?

– Madre Yvonne Reungoat: Do ponto de vista pessoal, por enquanto não mudou muito, mas sim mudou o senso de responsabilidade. Agora já não posso pensar em mim, mas cada instante de minha vida se converte em um presente para os demais, um presente para minhas irmãs, para todo o instituto. Tive a experiência de sentir um chamado grande, antes de tudo à santidade, porque penso que o mais importante é a qualidade com a qual doamos a vida ao Senhor, deixar-se arrebatar por Ele para poder ser um canal seu, pelo qual Ele mesmo pode passar. 

Depois se sente a responsabilidade de ser vínculo de comunhão de uma família grande como a nossa, que se estende pelos cinco continentes, com irmãs que pertencem a culturas diferentes, com uma diversidade muito grande, chamada a ser uma inter-relação contínua e a levar juntos em unidade uma missão comum às jovens gerações. 

– O que os salesianos oferecem ao mundo de hoje? 

– Madre Yvonne Reungoat: Os salesianos e salesianas podem oferecer ao mundo de hoje uma missão educativa, um compromisso no campo da educação. Hoje se fala tanto, e Bento XVI o recorda muitas vezes, que estamos vivendo um momento de emergência, e a atualidade de nosso carisma é educar os jovens de hoje, levando em conta o grande desafio de uma sociedade que muda continuamente, com muita rapidez; estar em contínua busca para responder a estes desafios, tendo presente o projeto que Deus quer para a humanidade. 

Isso quer dizer construir a família humana, e pensamos que a educação é a base da construção da sociedade do futuro. Isso também é recordado pelo Papa Bento XVI em muitos de seus discursos. Esta missão educativa para nós é uma grande responsabilidade, mas também um grande estímulo, um desafio que compromete, não só a nós, mas também a muitos leigos que colaboram conosco. Por isso deve-se criar uma sinergia, entrar cada vez mais em sinergia com outras instituições que procuram esforçar-se neste mundo da educação. 

– O que significa continuar o caminho de Dom Bosco e da Madre Mazzarello? 

– Madre Yvonne Reungoat: Continuar o caminho de Dom Bosco e da Madre Mazzarello hoje é isso, é tornar atual este carisma educativo: viver o estilo pedagógico, que é o estilo do «sistema preventivo». Quer dizer que se fundamenta na confiança nos jovens, na fraqueza, fazer os jovens sentirem que são amados, mas não só que o saibam, e sim que se lhes demonstre este amor para que possam chegar a crer que realmente Deus os ama e ajudá-los a descobrir e desenvolver todos os seus recursos para que cheguem a ser protagonistas na construção da sociedade de hoje e de amanhã. 

Tentarei anunciar Jesus aos jovens. Dom Bosco tinha esta grande paixão de ajudar os jovens a crescer como seres humanos, buscar seu lugar na sociedade e na Igreja e descobrir o lugar de Deus, a presença de Deus em suas vidas. Crer que são amados por Deus, e não só isso; a partir desta experiência, converter-se em pregadores de Jesus para os outros jovens. Este é um desafio importante para nós: fazer que os jovens sejam protagonistas deste anúncio e que se convertam em missionários em meio aos outros jovens para ajudá-los a encontrar o sentido de suas vidas. Os jovens de hoje precisam de amor, precisam deste sentido de vida, que na realidade podem encontrar em Deus; e todos juntos devemos ser testemunhas para poder ajudá-los a encontrar Deus, Pessoa viva, que está perto deles, que dá sentido às suas vidas. 

– Como você se fortalece para levar a cabo esta responsabilidade?

– Madre Yvonne Reungoat: Eu procuro fortalecer-me através de diversos elementos. Um é o saber que não estou só. Eu dizia no começo que confiar em Deus e em Maria Auxiliadora é uma força muito grande. Sinto-me sustentada pela oração, pela entrega e pelo afeto de todas as minhas irmãs do mundo inteiro. Sinto-me parte de uma família: sustentamos-nos umas às outras. Constato o compromisso e a entrega de tantas filhas de Maria Auxiliadora em todo o mundo que, com tanto valor, tanta alegria e tanto amor, oferecem com paixão toda sua vida à sua missão. Outro elemento que me sustenta são as vocações que o Senhor continua mandando ao instituto, de diversas partes do mundo. As vocações são mais numerosas em algumas partes e menos em outras, mas em todo o mundo cada ano entra certo número de jovens que continuam sentindo este chamado de Deus e que escolhem responder «sim» à nossa família. Isso é um sinal da confiança de Deus em nós, da importância das nossas vocações e uma renovação contínua, porque elas nos oferecem sua própria riqueza de jovens de hoje e isso é um grande sustento para viver esta missão.

top


ANÚNCIOS

Para conhecer os preços e colocar seu anúncio nos serviços de e-mail de ZENIT, visite:
http://www.zenit.org/portuguese/anuncios.html

* * * * * * * * * * * * * * * *

2o retiro sacerdotal internacional em Ars

Após o 1o retiro em Ars no ano de 2005, com 900 padres presentes, o Santuário de Ars, a Sociedade João-Maria Vianney e a Comunidade das Béatitudes organizam - sob a direção de Dom Guy Bagnard e com o apoio da congregação para o Clero - um novo Retiro Sacerdotal Internacional, na ocasião do 150o aniversário de morte do Cura d'Ars. Pregado por o Cardeal Schönborn (Áustria), o tema é: «a alegria de ser sacerdote: consagrado para a salvação do mundo!»
Este retiro vai acontecer em Ars, do 27 de Setembro ao 3 de Outubro de 2009: uma semana para ser renovado no seu sacerdócio e no seu ministério!

http://retraitears2009.org

top

* * * * * * * * * * * * * * * *

Para conhecer os preços e colocar seu anúncio nos serviços de e-mail de ZENIT, visite:
http://www.zenit.org/portuguese/anuncios.html



ZENIT é uma agência internacional de informação.

Visite nossa página: http://www.zenit.org

Para assinatura / cancelar assinatura visite: http://www.zenit.org/portuguese/subscribe.html

Para presentear ZENIT, sem nenhum custo: http://www.zenit.org/portuguese/presente.html

Para qualquer informação: http://www.zenit.org/portuguese/mensagens.html

* * * * * * * * * * * * * * * *

A reprodução dos serviço de ZENIT necessitam da permissão expressa do editor:
http://www.zenit.org/portuguese/permissao.html

(c) Innovative Media Inc.


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postes populares