segunda-feira, junho 01, 2009

Funes torna-se o primeiro presidente de esquerda de El Salvador - Posse de esquerdista pôs fim a 20 anos de hegemonia da direita no país. - Cerimônia em El Salvador foi assistida por 70 delegações internacionais.

O jornalista Mauricio Funes tornou-se nesta segunda-feira (1º) o primeiro presidente de esquerda da história e El Salvador ao prestar juramento no cargo durante uma cerimônia, na presença de mais de 70 delegações internacionais. 


Foto: Henry Romero / Reuters
Foto: Henry Romero / Reuters

O novo presidente de El Salvador, Mauricio Funes e sua mulher, a brasileira Wanda Pignato, durante cerimônia de posse em San Salvador, nesta segunda (1°) (Foto: Henry Romero / Reuters)



Da cerimônia de posse participaram, entre outros, a chefe da diplomacia americana, Hillary Clinton; os príncipes de Espanha, Felipe de Borbón e Letizia Ortiz; o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e vários presidentes latino-americanos.

Funes ganhou as eleições de 15 de março, pondo fim a 20 anos de hegemonia da direita em seu país. O esquerdista, da Frente Farabundo Martí para a Libertação Nacional (FMLN), assumiu assumirá o mandato pelos próximos cinco anos, 17 anos depois da assinatura dos acordos de paz que colocaram ponto final à guerra civil (1980 e 1992).

Ele assumiu o cargo perante o titular da Assembleia Legislativa, Ciro Cruz Zepeda. Ele sucederá Elías Antonio Saca, da direitista Arena.

 

Homenagem

Em seu discurso de posse, Funes prestou homenagem ao arcebispo assassinado de San Salvador Oscar Romero, e prometeu dar continuidade a seu legado de manter "uma opção preferencial pelos pobres".

"Prometi que faria um governo, tal como sonhou Monsenhor Romero", disse Funes. Segundo ele, o religioso assassinado é "o guia espiritual, o mentor de uma nova forma de fazer política".

Considerado a "voz dos sem voz", o arcebispo Romero foi assassinado por um franco-atirador contratado pela ultradireita, no dia 24 de março de 1980 enquanto celebrava missa num hospital de câncer. 

Presidentes

A cerimônia, com a presença de mais de 4 mil convidados, incluindo 14 presidentes, foi inaugurada pelo titular do Parlamento, Ciro Cruz Zepeda. O ato aconteceu no Centro Internacional de Feiras e Convenções (CIFCO), cercado por estritas medidas de segurança.

O vice-presidente de Cuba Esteban Lazo, que lidera a primeira delegação desse país que vai a um ato de posse em 50 anos em El Salvador, foi um dos mais aplaudidos pelo público.

Funes anunciou que abrirá relações diplomáticas com Cuba, país com o qual El Salvador rompeu relações em 1959, depois da vitória da revolução liderada por Fidel Castro.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi recebido pelos presentes em meio a gritos de "Lula", Lula".

Funes foi o último a entrar, acompanhado da esposa, em meio a uma grande ovação e de gritos de "sim, se pôde", em alusão ao slogan de sua campanha.

 

A posse de Funes coloca fim a uma etapa de 20 anos de Governos da Aliança Republicana Nacionalista (Arena).

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postes populares