domingo, maio 12, 2013

Muzongue da Tradição 2013: Agrupamento Os Kiezos volta ao passado em dia de recordação

Luanda - O agrupamento Os Kiezos promoveu hoje, domingo, uma viagem ao passado a centenas de fãs que se fizeram presentes no Centro Cultural e Recreativo Kilamba, em Luanda, no âmbito do programa Muzongue da Tradição, dedicado a recordar as suas principais figuras.

Dedicado a recordar Vate Costa, Zecax, Juventino, artistas já falecidos, e Adolfo Coelho, o agrupamento foi ao baú das recordações buscar as suas principais referências musicais para satisfazer a legião de seguidores que fizeram questão de estar no local.

Com Manuelito a comandar as operações (voz), o grupo teve uma actuação considerada de alto nível em função da qualidade rítmica das canções interpretadas e principalmente pelo guião escolhido para a jornada.

Demonstrando uma versatilidade bastante boa, Brando e Texas (violas solo), Zeca Tirilene e Gegé Faria (violas ritmo), Décimos, Carlitos e Benjamim Tomás (violas baixo), Neto, Mequias Ramiro e El Mano (teclados), Abana Maior (tumbas), Miguel Gonçalves (trompete), Rui Gonçalves (trombone) e João Diloba (bateria) deram um verdadeiro recital de bom tocar.

Apesar de ser inteiramente dedicado aos Kiezos, a jornada teve ainda outros momentos com a subida em palco de alguns convidados, nomeadamente Proletário, que interpretou, por exemplo, “Kizombas” e “Kimbombeia”, Suzanito, que recordou Nick, Augusto Chacaia, Mister Quim, que interpretaram músicas de Zecax, António do Fumo Filho e Bangão.

Chamado ao palco António do Fumo Filho fez questão de mostrar que filho de peixe é peixe e em pouco mais de meia hora passou em revista o repertório do pai, sacando do guião temas como “Mama”, “Kalunga”, “Massoxi”, “Kicola”, “Monami” e “Ua saluka”, canções que mexeram com o público presente no Kilamba.

Guardado para o fim da jornada, Bangão, acompanhado instrumentalmente pelos Kiezos, não só desfilou músicas como também promoveu o seu guarda-fato, satisfazendo os fãs com o seu guião artístico. Ao seu jeito, Bangão levou os convivas à pista de dança ao som de “Kakixaca”, “Dioguito”, entre outras músicas, mostrando estar ainda em alta no mercado musical angolano.

O Musongué da Tradição é um programa que teve o seu início em Fevereiro de 2007 e visa a promoção, divulgação e valorização da música angolana produzida nos anos 60, 70 e 80. O agrupamento Jovens do Prenda e os artistas Zecax, Dom Caetano e Proletário foram os primeiros convidados. O programa acontece mensalmente no primeiro domingo de cada mês.

O evento faz parte da grelha de programas do Centro Recreativo e Cultural Kilamba, antigo Maria das Escrequenhas, que tem ainda "Farrar ao Antigamente" e "Show à Sexta-Feira".

Reinaugurado em Dezembro de 2001 pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, depois de longos anos voltado ao abandono, o Kilamba se tem dedicado nos últimos anos à promoção e a valorização da música angolana dos anos 1950, 60 e 70.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postes populares