quinta-feira, janeiro 29, 2009

ZP090128

ZENIT

O mundo visto de Roma

Serviço diario - 28 de janeiro de 2009



SANTA SÉ
Papa mostra como união de Escritura e Tradição está presente na Igreja nascente
Bento XVI convida novo patriarca russo a buscar «plenitude da comunhão»
Papa explica por que revogou excomunhão dos bispos lefebvristas
Nomeados três novos bispos para o Brasil

MUNDO
Restos de Santa Francisca Romana peregrinam por Roma
Cáritas e pastorais participam de missa no Fórum Social Mundial

EM FOCO
Eleição de Kirill ao patriarcado de Moscou, esperança para diálogo ecumênico

ENTREVISTAS
Dom Gianfranco Ravasi: é necessário «encontro de fronteiras» entre fé e ciência

AUDIÊNCIA DE QUARTA-FEIRA
Bento XVI: Escritura e tradição são fundamento da fé

DOCUMENTAÇÃO
Felicitação do Papa ao novo patriarca de Moscou

Santa Sé

Papa mostra como união de Escritura e Tradição está presente na Igreja nascente

Assim como a estrutura ministerial e a «sucessão apostólica»

Por Inma Álvarez

CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 28 de janeiro de 2009 (ZENIT.org).- O Papa Bento XVI, continuando com o ciclo de catequese sobre São Paulo por ocasião do ano paulino, analisou hoje várias questões que aparecem em suas três últimas cartas, a propósito da estrutura da Igreja nascente.

Trata-se das duas cartas a Timóteo e da carta a Tito, de quem o Papa recorda que foram estreitos colaboradores do Apóstolo, e que certamente acabaram sendo bispos de Éfeso e Creta, respectivamente. 

Porém, «a maioria dos exegetas é hoje do parecer de que estas cartas não teriam sido escritas pelo próprio Paulo, mas que sua origem estaria na ‘escola de Paulo’, e refletiria sua herança para uma nova geração, talvez integrando algum breve escrito ou palavra do próprio Apóstolo». 

Estas cartas, conhecidas como «pastorais», explicou o Papa, dirigem-se a pessoas concretas, e nelas se trata de várias questões doutrinais que já preocupavam nas primeiras comunidades, entre elas os primeiros desvios que depois dariam origem ao gnosticismo. 

«O autor enfrenta estas doutrinas com dois convites de fundo. Um consiste na volta a uma leitura espiritual da Sagrada Escritura (cf. 2 Tm 3, 14-17), ou seja, a uma leitura que a considera realmente como «inspirada» e procedente do Espírito Santo,», explicou. 

O outro convite «consiste na referência ao bom ‘depósito’ (parathéke): é uma palavra especial das cartas pastorais com a qual se indica a tradição da fé apostólica que deve ser custodiada», e que é «a soma da Tradição apostólica e critério de fidelidade ao anúncio do Evangelho». 

«Neste sentido, Escritura e Tradição, Escritura e anúncio apostólico como chaves de leitura, aproximam-se e quase se fundem, para formar juntos o ‘fundamento firme posto por Deus’ (2 Tm 2, 19). O anúncio apostólico, ou seja, a Tradição, é necessária para introduzir-se na compreensão da Escritura e captar nela a voz de Cristo.»

Em conjunto, afirma Bento XVI, «vê-se bem que a comunidade cristã vai configurando-se em termos muito claros, segundo uma identidade que não somente se distancia de interpretações incongruentes, mas que sobretudo afirma sua própria ligação nos pontos essenciais da fé». 

Outra das características é o «senso de universalidade»: a Igreja é «comunidade aberta, de âmbito universal, que reza por todos os homens de toda classe e condição, para que cheguem ao conhecimento da verdade». 

Sucessão apostólica 

As três cartas abordam também, declara o Papa, uma «reflexão sobre a estrutura ministerial da Igreja. É nelas que pela primeira vez se apresenta a tripla subdivisão de bispos, presbíteros e diáconos». 

Esta estrutura procede, explica, da fusão da dupla estrutura que a Igreja estava adotando, segundo se procedia de judeus conversos ou de pagãos: «nas Igrejas formadas no mundo pagão, temos bispos e diáconos, e não presbíteros; nas Igrejas formadas no mundo judaico-cristão, os presbíteros são a estrutura dominante. No final nas cartas pastorais, as duas estruturas se unem». 

episcopo (bispo) aparece pouco a pouco substituindo a figura do «Apóstolo» fundador. «Nota-se assim inicialmente a realidade que mais tarde se chamará «sucessão apostólica», assim como «o caráter sacramental do ministério», acrescenta o Papa. 

«E assim temos o essencial da estrutura católica: Escritura e Tradição, Escritura e anúncio, formando um conjunto, mas a esta estrutura, por assim dizer doutrinal, deve acrescentar-se a estrutura pessoal, os sucessores dos Apóstolos, como testemunhas do anúncio apostólico.»

O Papa destacou também a analogia que o Apóstolo estabelece entre a Igreja e a família: «O epíscopo, de fato, é considerado como pai da comunidade cristã (cf. também 1 Tm 3, 15). Além do mais, a idéia da Igreja como ‘casa de Deus’ tem suas raízes no Antigo Testamento».

Concluiu pedindo aos cristãos que sejam cada vez mais para a sociedade atual «como membros da família de Deus», e sublinhou a necessidade de que «os pastores da Igreja tenham cada vez mais sentimentos paternos, ternos e fortes ao mesmo tempo, na formação da Casa de Deus, da comunidade, da Igreja». 

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Bento XVI convida novo patriarca russo a buscar «plenitude da comunhão»

Em um telegrama para felicitar-lhe por sua recente eleição

CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 28 de janeiro de 2009 (ZENIT.org).- O Papa Bento XVI enviou um telegrama ao novo Patriarca de Moscou e de Todas as Rússias, Kirill, para felicitar-lhe por sua recente nomeação como líder da Igreja Ortodoxa Russa.

Na mensagem, cujo conteúdo foi divulgado hoje pela Santa Sé, o pontífice mostra ao Patriarca Kirill sua «proximidade espiritual» e sua «calorosa felicitação». 

«Desejo-lhe toda a fortaleza e a alegria no cumprimento da grande tarefa que lhe é apresentada para guiar a Igreja que o senhor preside agora no caminho do crescimento espiritual e da unidade», assegura o Papa. 

Por outro lado, a mensagem expressa o desejo de Bento XVI de que o novo patriarca mantenha «a comunhão entre as igrejas ortodoxas» e de que procure «a plenitude da comunhão, que é o objetivo da colaboração e do diálogo entre católicos e ortodoxos». 

Por sua parte, renova-lhe «o compromisso da Igreja Católica de cooperar com a Igreja Ortodoxa Russa para um mais claro testemunho da verdade da mensagem cristã e dos únicos valores que podem sustentar o mundo atual no caminho da paz, da justiça e do cuidado amoroso dos marginalizados». 

«Na oração, peço ao Senhor que lhe conceda abundância de sabedoria para discernir sua vontade, para perseverar no amoroso serviço ao povo confiado a seu ministério patriarcal, e para sustentar-lhes em fidelidade ao Evangelho e às grandes tradições da Ortodoxia Russa», acrescenta.

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Papa explica por que revogou excomunhão dos bispos lefebvristas

Augura que por parte deles «continue o empenho» de «chegar à plena comunhão com a Igreja»

Por Inma Álvarez

CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 28 de janeiro de 2009 (ZENIT.org).- O Papa pessoalmente explicou hoje, durante a audiência geral, por que decidiu revogar a excomunhão dos bispos ordenados em 1988 por Dom Marcel Lefebvre, tal como a Santa Sé deu a conhecer no sábado passado, 24 de janeiro. 

Foi, explicou, um «ato de misericórdia paterna», em cumprimento do «serviço à unidade» próprio do «ministério do Sucessor de Pedro», e acrescentou que «espera um empenho» por parte destes bispos «para chegar à plena comunhão». 

Ao término da audiência geral, e em meio às saudações aos diferentes grupos de peregrinos reunidos na Sala Paulo VI, o próprio Papa leu três comunicados, o primeiro sobre a eleição do novo patriarca de Moscou. 

No segundo, o Papa se referiu à revogação da excomunhão dos quatro bispos, recordando algumas palavras da primeira homilia de seu pontificado, nas quais afirmou que é «explícito» dever do pastor «o chamado à unidade». 

Referiu-se a suas próprias palavras comentando a passagem evangélica da pesca milagrosa: «’ainda que havia tantos peixes, a rede não se rompeu’, e prossegui após estas palavras evangélicas: ‘Ai de mim, amado Senhor, esta – a rede – agora está arrebentada, queríamos dizer com dor’. E continuei: ‘Mas não – não devemos estar tristes! Alegremo-nos por vossa promessa que não decepciona e façamos todo o possível para percorrer o caminho rumo à unidade que vós prometestes... Não permitais, Senhor, que vossa rede se rompa e ajudai-nos a ser servidores da unidade’». 

«Precisamente em cumprimento deste serviço à unidade, que qualifica de modo específico meu ministério de Sucessor de Pedro, decidi há dias conceder a remissão da excomunhão em que haviam incorrido os quatro bispos ordenados em 1988 por Dom Lefebvre sem mandato pontifício», declarou. 

O Papa explicou que o motivo deste «ato de misericórdia paterna» foi que «repetidamente estes prelados me manifestaram seu vivo sofrimento pela situação na qual se encontravam». 

Contudo, recordou que este ato não supõe ainda a reintegração à comunhão plena e confiou em que, «a este gesto meu siga o solícito empenho de sua parte por levar a cabo ulteriores passos», entre eles «o verdadeiro reconhecimento do magistério e da autoridade do Papa e do Concílio Vaticano II». 

Sobre a Shoá

Logo depois, o Papa leu um terceiro comunicado no qual expressou sua firme condenação do Holocausto, e expressou sua solidariedade com o povo hebreu. Nele expressou seu desejo de que «a Shoá seja para todos advertência contra o esquecimento, contra a negação ou o reducionismo». 

Com estas palavras, ainda que sem mencionar explicitamente, o Papa saia ao passo das polêmicas declarações de um dos quatro bispos a quem se levantou a excomunhão, Dom Richard Williamson, que havia negado a existência do Holocausto em uma entrevista concedida à televisão sueca. 

O próprio Papa quis dar seu testemunho pessoal, recordando «as imagens recolhidas em minhas repetidas visitas a Auschwitz, um dos lugares nos quais se consumou o brutal massacre de milhões de hebreus, vítimas inocentes de um cego ódio étnico e religioso». 

As declarações de Dom Williamson haviam sido comentadas nestes dias como «inaceitáveis» e «ignominiosas» por vários cardeais da Cúria Romana, assim como pela Conferência Episcopal Suíça. 

Precisamente ontem, Dom Bernard Fellay, superior geral da Fraternidade de São Pio X, emitia um comunicado no qual pedia perdão ao Papa por  tais declarações. 

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Nomeados três novos bispos para o Brasil

CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 28 de janeiro de 2009 (ZENIT.org).- Segundo informou a Santa Sé nesta quarta-feira, Bento XVI nomeou três novos bispos para o Brasil.

Dom Gil Antônio Moreira, atualmente bispo diocesano de Jundiaí (São Paulo), assume a arquidiocese de Juiz de Fora (Minas Gerais). Ele substitui Dom Eurico dos Santos Veloso, cujo pedido de renúncia por limite de idade foi aceito.

Frei Bernardo Johannes Bahlmann (OFM) assume a prelazia de Óbidos (Pará). Ele substitui Dom Martinho Lammers (OFM), que teve o pedido de renúncia aceito. 

Padre José Valmor César Teixeira (SDB) substituirá Dom Francisco Batistela (CSSR) na diocese de Bom Jesus da Lapa (Bahia), cujo pedido de renúncia também foi aceito. 

Juiz de Fora

De acordo com biografia divulgada pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), o novo arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, é natural Itapecerica (MG).

Nascido em 9 de outubro de 1950, Dom Gil foi nomeado bispo em 14 de julho de 1999 e sua ordenação episcopal aconteceu no mesmo ano. Cursou filosofia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Divinópolis (MG), Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e se especializou em história eclesiástica, pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Dom Gil também estudou Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Divinópolis, além de estudar Parapsicologia e o curso de formadores de Seminários maiores, em Viamão (RS).

Entre os anos de 1999 e 2004, ele foi bispo auxiliar de São Paulo (SP), responsável pelos Seminários arquidiocesanos de São Paulo; coordenador da equipe de formação dos diáconos permanentes de São Paulo, entre outros. Atuou como bispo de Jundiaí desde 2004.

Óbidos

O frade menor Bernardo Johannes Bahlmann é novo bispo de Óbidos (PA). Nascido em Visbek, diocese de Münster, na Alemanha, aos 10 de dezembro de 1960, ele chegou ao Brasil em agosto de 1983. No ano seguinte entrou no postulantado da Ordem dos Frades Menores em Guaratinguetá (SP). Seu noviciado aconteceu em Rodeio (SC) e sua profissão solene ocorreu no dia 4 de outubro de 1991, em Agudos (SP) e a ordenação diaconal no dia 7 de dezembro de 1995, em Petrópolis (RJ).

Concluiu seus estudos básicos em sua terra natal. Estudou em escola profissionalizante de Economia e Administração, em Wideshausen, Alemanha. Também se formou em Agronomia, em seu país, com estágio na mesma área nos Estados Unidos da América. Durante o ano de 1992 ele fez estágio de formação espiritual no Centro Mariápolis, em Vargem Grande Paulista (SP).

Os estudos filosóficos ocorreram em Campo Grande (PR) entre os anos de 1987 e 1989, no Instituto de Filosofia São Boaventura. Estudou Teologia em Petrópolis (RJ), no Instituto Teológico Franciscano de 1993 a 1996.

Frei Bernardo foi formador e professor de Espiritualidade Franciscana, História Geral e Inglês no Seminário Menor Santo Antônio, em Agudos, e visitador geral da Vice-Província franciscana São Benedito da Amazônia, Santarém (PA) de 2001 a 2002.

Atualmente ele desenvolve, na Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, as funções de coordenador do Programa Nacional “Franciscanos pela Eliminação da Hanseníase; membro do Conselho Gestor Financeiro; coordenador do Departamento de Sustentabilidade e Projetos Sociais e assistente espiritual das Irmãs Franciscanas de Ingolstadt, região brasileira, São Paulo (SP).

Bom Jesus da Lapa

O catarinense padre José Valmor César Teixeira, natural de Rio do Sul, foi nomeado bispo de Bom Jesus da Lapa (BA). Nascido em 1º de março de 1953, padre José Valmor fez seus estudos fundamentais no Colégio Dom Bosco de sua cidade natal e o Ensino Médio no Colégio Salesiano São Paulo, em Ascurra (SC). Sua primeira profissão religiosa aconteceu em 31 de janeiro de 1971, professando perpetuamente na Congregação dos Salesianos de dom Bosco, em 31 de janeiro de 1977.

Estudou Filosofia e Estudos Sociais entre os anos de 1971 e 1973 na Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena (SP) e Teologia de 1976 a 1979 no Studium Theologicum (PUC) de Curitiba (PR). Em Porto Alegre (RS) padre Valmor se especializou em Educação Pela Pontifícia Universidade Católica de 1984 a 1985, e fez Mestrado em História da Igreja, de 1985 a 1987 na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Na década de 1990, padre José Valmor foi diretor do Instituto Salesiano  de Assistêcia Social, em Curitiba (PR) e professor de História da Igreja na Faculdade de Teologia (Studium Theologicum, além de ser membro do Conselho Inspetorial. Eleito pelos irmãos, em 1996 ele participou do 24º capítulo geral da congregação dos salesianos de dom Bosco, em Roma. Em outubro de 2008 foi nomeado diretor da Casa Salesiana de Viamão (RS).

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Mundo

Restos de Santa Francisca Romana peregrinam por Roma

Uma mulher que se santificou na oração, no serviço à sua família e aos mais necessitados

ROMA, 27 de janeiro de 2009 (ZENIT.org).- Os restos de Santa Francisca Romana, durante este ano, estão fazendo uma peregrinação pela Cidade Eterna, devido à comemoração dos 400 anos de sua canonização. 

A santa percorreu igrejas como Santa Inês em Agonia, localizada na Piazza Navona, onde foi batizada, Santa Cecília, em Trastevere, onde diariamente assistia à missa e fazia oração, a paróquia Santa Francesca Romana, localizada no Ardeatino de Roma e na capela da que foi sua casa, hoje convertida em um hotel que tem seu nome, localizada na Via Vascellari, do bairro Trastevere. 

«A santa de Roma», como é conhecida, fundou em 1425 o mosteiro Tor de Specchi, localizado na Via Teatro Marcello, muito perto do Fórum Romano. Lá continuam seu legado as irmãs Oblatas de Santa Francisca Romana, que receberam durante este ano centenas de peregrinos que vão para conhecer mais sobre ela, para visitar os lugares onde viveu, para fazer um momento de oração e para aprender de suas virtudes heróicas. 

«A vida de Santa Francisca se atualiza em cada época. Isso nos leva a uma reflexão sobre a santidade e sobre aquilo que a faz santa para poder imitá-la dentro de nossa pequenez», disse à Zenit Caterine, uma das postulantes desta comunidade. 

Uma vida de oração e ação

Santa Francisca nasceu em 1384 e sempre quis consagrar sua vida ao Senhor. Contudo, como pertencia a uma família nobre, seus pais a obrigaram a casar-se com Lorenzo Ponziani, pertencente a uma família romana muito rica. 

Naquela época, a Cidade Eterna havia sido tomada pelas tropas napolitanas, fato que havia trazido profundas crises econômicas nas famílias, assim como doenças e mortes. 

Apesar de que sempre se entregava ao serviço de seu esposo e de seus três filhos, Santa Francisca sentia com frequência falta da vida monástica. Foi assim como descreveu que deveria viver intensamente a vida de oração e também ajudar o próximo, devido às circunstâncias que tinha de enfrentar como mulher casada e em meio à difícil situação que sua cidade vivia. 

Santa Francisca morreu em 9 de março de 1440. Durante três dias seu corpo esteve exposto para as multidões que iam vê-la na igreja Santa Maria Nova, onde foi enterrada. Conta a tradição que toda Roma soube de sua morte e que milhares de pessoas a aclamavam como Santa subito («Santa já»), pedindo para que logo fosse elevada aos altares. 

Hoje, centenas de fiéis de toda Roma vão rezar diante dos seus restos mortais, que se encontram em uma urna de vidro, visíveis para todos os peregrinos. Assim se comemorou este quarto centenário com vigílias e orações nas diferentes igrejas que ela visitou. Este ano jubilar concluirá em 29 de maio, com uma procissão na qual seu corpo será trasladado do mosteiro de Tor de Specchi até a igreja Santa Maria Nova, onde jaz seu túmulo. 

Mais informação: www.tordespecchi.it

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Cáritas e pastorais participam de missa no Fórum Social Mundial

Evento acontece em Belém (Pará, Brasil) até o dia 1 de fevereiro

BELÉM, quarta-feira, 28 de janeiro de 2009 (ZENIT.org).- As Pastorais Sociais e a Cáritas Brasileira participaram ontem, antes de se juntarem à marcha de abertura do Fórum Social Mundial, de uma missa presidida pelo arcebispo de Belém, Dom Orani João Tempesta, na Basílica Nossa Senhora Nazaré.

Segundo informa  a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), a celebração marcou o encerramento do Seminário Desenvolvimento Sustentável Solidário realizado pela Cáritas, nos dias 25 e 26 de janeiro, no Seminário Bom Pastor, em Ananindeua, região metropolitana de Belém (Pará).

Participaram do evento agentes da Cáritas do Brasil, Argentina, Peru, Chile, Venezuela, Costa Rica, Colômbia, Cuba, Honduras, El Salvador, Guatemala, México, Nicarágua e Panamá.

Em sua homilia, o arcebispo de Belém, lembrando o evangelho proclamado, acentuou a unidade dos povos que sonham com um mundo melhor. «O que nos une, assim como as diversas presenças neste Fórum, é o desafio de construirmos um mundo melhor», disse Dom Orani. 

Terminada a missa, os cerca de 200 participantes da celebração se uniram às dezenas de milhares de pessoas que passavam pela Av. Nazaré, na Marcha de abertura do Fórum. 

A rede Cáritas participa da nona edição do Fórum Social Mundial com representações de mais de 14 diferentes países somando cerca de 150 agentes.

A rede tem um espaço privilegiado para suas atividades na tenda Irmã Dorothy, mantida juntamente com a CNBB e com as pastorais sociais da Igreja Católica.

Várias oficinas e seminários estão previstos até o dia 1 de fevereiro, em parcerias com outras redes e organizações, especialmente envolvendo as temáticas da segurança alimentar, economia popular solidária, desenvolvimento local sustentável e direitos humanos.

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Em foco

Eleição de Kirill ao patriarcado de Moscou, esperança para diálogo ecumênico

Alegria na Igreja Católica por esta eleição

ROMA/KONIGSTEIN, quarta-feira, 28 de janeiro de 2009 (ZENIT.org).- A eleição do Metropolita Kirill de Smolensk e Kaliningrado como Patriarca de Moscou e de todas as Rússias representa uma esperança para a continuação do diálogo ecumênico.

Assim expressou esta manhã, em declarações à Rádio Vaticano, o arcebispo católico de Moscou, Dom Paolo Pezzi, assegurando que para a comunidade católica russa supõe «uma notícia muito positiva», «uma continuidade e um reconhecimento à obra do patriarca anterior, Alexis II». 

A eleição deste patriarca «supõe um bem também para os demais», assinalou o prelado, e augurou que o novo dirigente da Igreja Ortodoxa Russa «aumente os esforços para o diálogo e a comunhão entre os cristãos». 

Por sua parte, a associação católica internacional Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) emitiu um comunicado no qual expressa sua satisfação pela eleição do metropolita, que era até agora presidente do Departamento de Relações Externas do Patriarcado de Moscou. 

O presidente da AIS, Joaquín Alliende, explicou que mantém há muitos anos um «contato frutífero» com o novo patriarca, e mostrou seu otimismo e confiança na continuação do diálogo com a Igreja Católica, «para enfrentar os desafios comuns a todos os cristãos». 

Ele recordou precisamente o último encontro do Metropolita Kirill no passado mês de novembro, ainda em vida de Alexis II, com a direção internacional de AIS para falar sobre as perspectivas futuras de colaboração. 

Por vontade de João Paulo II, AIS ajuda economicamente a Igreja Ortodoxa Russa desde 1992. Tanto Bento XVI como Alexis II, nos últimos anos, expressaram seu reconhecimento pela contribuição ao diálogo levado a cabo através deste trabalho. 

Kirill de Smolensk (Vladimir Gundyaev) nasceu em Leningrado, em 20 de novembro de 1946, filho de um sacerdote ortodoxo. Estudou teologia nesta cidade e se ordenou como monge em 1969, e arquimandrita em 1971. 

Entre 1971 e 1974, foi representante do Patriarcado de Moscou no Conselho Ecumênico das Igrejas. Em 1976 foi ordenado bispo de Vyborg, e arcebispo de Smolensko em 1984, de onde se converteu em Metropolita em 1991. Desde 1989, era o encarregado das relações exteriores da Igreja Ortodoxa Russa. 

Segundo um comunicado de Orthodoxie, o serviço oficial de informação ortodoxo, o novo patriarca é considerado o iniciador da elaboração da doutrina social da Igreja russa. 

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Entrevistas

Dom Gianfranco Ravasi: é necessário «encontro de fronteiras» entre fé e ciência

A Gregoriana organizará um Congresso sobre a teoria da evolução

Por Marco Cardinali

ROMA, quarta-feira, 28 de janeiro de 2009 (ZENIT.org).- Em 2009, celebram-se 150 anos desde que Charles Darwin escrevera «A origem das espécies», obra fundamental da biologia evolucionista. A partir de recentes descobertas científicas relevantes, a teoria da evolução biológica merece uma atenta e séria reconsideração, tanto do ponto de vista científico como de uma perspectiva filosófica e teológica, evitando as posturas ideológicas que com frequência dominaram o debate.

Com esta convicção, e com o objetivo mais geral de promover uma correta e fecunda relação dialética entre ciência, filosofia e teologia, a máquina organizativa trabalha para preparar o congresso internacional «A evolução biológica: fatos e teorias», organizado pela Universidade Pontifícia Gregoriana, dentro do projeto STOQ, e sob o alto patrocínio do Conselho Pontifício para a Cultura. 

Zenit entrevistou o arcebispo Gianfranco Ravasi, presidente do citado conselho, com o fim de mostrar a importância de um tema que apaixona cientistas, filósofos e teólogos, e atrai um grande número de pessoas. 

–O senhor poderia explicar por que o Conselho Pontifício para a Cultura quis patrocinar este congresso?

– Dom Ravasi: Há duas razões importantes. Uma se refere às funções do próprio Conselho que, tendo como própria essência a cultura, a considera na forma atual. A cultura não é só a dimensão artística, intelectual, humanística, mas leva em conta muitas disciplinas que hoje têm ressonância dentro da experiência social e humana, como parte do próprio interesse da cultura. 

Sabemos, por outro lado, que hoje a categoria «cultura» se converteu em algo transversal e, em consequência, atravessa as experiências fundamentais do homem em sua capacidade de reflexão, portanto de interpretação da realidade. A ciência está certamente no ponto mais alto da cultura contemporânea, portanto exige uma confrontação, uma atenção por parte de quem tem precisamente como referência a cultura. 

A segunda razão se refere ao fato de que a dimensão científica provocou com frequência nos últimos tempos a dimensão religiosa; portanto, a confrontação entre fé e ciência se converteu em uma das confrontações mais agudas e delicadas. 

Por este motivo, é indispensável sobretudo voltar a construir um encontro nas fronteiras. Ou seja, o cientista deve começar a olhar além, começar a ver o horizonte da filosofia e da teologia, arrancando de sua mente a convicção de que estamos em presença de um resto arqueológico, de um paleolítico intelectual remoto, contrário à força da ciência; por outro lado, o teólogo e o filósofo devem conseguir olhar o campo do científico sem temer sempre que haja pessoas que querem construir novos monstros, rompendo todo vínculo, todo perímetro próprio da humanidade, ou, em todo caso, da antropologia. Esta segunda razão importantíssima se sintetiza em uma palavra da qual se abusou muito, e muito difícil de colocar em prática: diálogo. 

– Portanto, o tema se insere no atraente debate entre ciência e fé, com a esperança de que desemboque em um verdadeiro diálogo. Existe o risco de que, por uma parte ou pela outra, se tenda a encontrar uma postura definitiva, apoiada só em uma vertente? 

– Dom Ravasi: Os riscos são muitos e estão sempre escondidos quando se começa a considerar questões de fronteira, sempre muito delicadas, que admitem por sua própria natureza ultrapassar limites. 

O primeiro risco é o de uma espécie de «definitividade» que todo campo do saber afirma para si mesmo mas, paradoxalmente, o risco pode ser também o contrário, ou seja, a afirmação de algum elemento extravagante, no verdadeiro sentido do termo, que sai, vaga fora do horizonte em que se está inserido. 

Há cientistas, por exemplo, que são rigorosos em sua própria área de conhecimento e que, provocados por uma confrontação em âmbito filosófico ou metodologicamente diferente, suscitam teorias que são alheias e que estão muito além de sua própria fronteira. 

Outro risco é fazer de modo que alguém procure encontrar, dentro da confrontação, suas próprias teses, suas próprias soluções. Nesta ótica, certamente alguns se sentirão excluídos do debate, se farão sentir e dirão que falta sua voz específica. Pensemos, por exemplo, em toda a corrente americana do chamado «criacionismo», que tem certamente sua própria visão e que, no futuro, poderia ser inclusive objeto de outro forte confronto. 

Portanto, os riscos são múltiplos, mas estou convencido de que a possibilidade, entre homens de cultura, no sentido mais alto e nobre do termo, de confrontar-se, fará que muito além das rebarbas, muito além de alguma degeneração, está, ao contrário, a possibilidade de uma confrontação séria e qualificada. 

Com frequência, quando falo de diálogo inter-religioso, uso uma imagem, que considero adequada ao nosso tema: a imagem do dueto; ou seja, levar em conta que, para conseguir a harmonia, não é necessário que haja uma concordância, que teologia e ciência digam o mesmo; se for assim, provavelmente uma das duas se equivoca, porque necessariamente leem a realidade a partir de duas perspectivas diferentes. A imagem do dueto, ao contrário, indica que a harmonia pode dar-se inclusive se estivessem cantado juntos um soprano e um baixo, porque cada um tem seu timbre, mas ao mesmo tempo se associa ao outro e se constrói a harmonia. São duas leituras a partir de dois ângulos diferentes; são perspectivas diferentes sobre a mesma realidade, que devem conservar a própria diversidade, mas mostrar que são interpretações da mesma realidade. 

– Já há muitas iniciativas internacionais previstas para 2009 e algumas de cunho científico. Até hoje, esta é a maior organizada na Igreja sobre este tema. E se destaca a vontade de confrontar-se em questões de fronteira. Aos riscos que já citamos se poderia acrescentar que talvez este congresso, altamente científico, seja para poucos e que a maioria das pessoas fique distante e não se envolva no assunto?

– Dom Ravasi: De fato, já propus aos organizadores, antes de qualquer coisa, que se mantenha o rigor. É fundamental, porque se já se concebe o encontro como de tipo divulgativo, incorre-se na aproximação, e depois se chega a um acordo genérico, ou à dissociação sempre baseada em pressupostos ideológicos anteriores. Portanto, quem se inscreve deve ser consciente de que todas as palestras serão de alto nível e que haverá de empenhar-se, com o esforço próprio de quem deve trabalhar com o pensamento, portanto, com uma elaboração conceitual e temática sofisticada e afinada. 

Propus que, ainda mantendo o rigor neste congresso, depois haja ao menos dois possíveis itinerários: talvez um encontro, ou inclusive simplesmente um workshop. Será estudado como, seja com um enfoque didático, ou levando em conta eventuais objetivos, transcrição dos conteúdos, e inclusive visões mais gerais em torno desse tema da evolução biológica, e ao problema da relação fé-ciência para fins pastorais e inclusive escolares, didáticos. 

Se for rigoroso, pode inclusive ser acolhido no âmbito escolar, disciplinar, talvez do Ensino Médio, sem excluir a possibilidade de fazer também trabalhos com crianças do Ensino Fundamental. 

O segundo itinerário é elaborar textos, não dos atos acadêmicos, mas que tenham a finalidade de poder ir ao encontro de perguntas que surgem da base, de pessoas que suportam provocações contínuas sobre estes temas, por parte de jornais, revistas, televisão, e que se resolvem, na maioria das vezes, só com frases prontas e algumas vezes inclusive com ironia, e não com um aprofundamento sério. Neste segundo âmbito, poderão se envolver instituições eclesiásticas, culturais, que tenham este aspecto no centro de seu interesse cultural; penso por exemplo nas universidades pontifícias. 

– Já faltam menos de dois meses para a celebração do congresso. Que atitude o senhor aconselharia aos participantes ou a quem for acompanhá-lo de longe?

– Dom Ravasi: Poderíamos quase evocar uma tradição da história da cultura. São dois os verbos fundamentais que formam a cultura. Por um lado, o verbo escutar, que inclui evidentemente o verbo ler. Escutar é o mais difícil. Não é verdade que é mais difícil falar em público, é muito mais árduo escutar. Escutar quer dizer seguir os itinerários propostos à atenção, com um esforço; tanto é verdade que nós, os italianos, temos uma palavra muito significativa para indicar o que não tem sentido, é absurdo, que deriva de surdez, ou seja, não ser capazes de ouvir as argumentações. Portanto, vir um pouco despojados de tantos preconceitos, tantos condicionamentos e começar a seguir os itinerários que se indicam. O exercício da escuta é fundamental, sobretudo em caso de comunicações sofisticadas como estas. 

O segundo verbo fundamental é conhecer. Eu diria que a definição mais alta de cultura é a que se encontra na primeira linha da Metafísica de Aristóteles, onde se afirma que todos os homens, por sua natureza, desejam conhecer. O conhecimento, contudo, não é apenas questão intelectual; aqui se tocam problemas que, como se vê, são claramente de tipo existencial, porque tocam a pergunta fundamental sobre quem somos, que sentido temos. Naturalmente, o cientista enfrenta esta pergunta simplesmente do ponto de vista dos mecanismos que determinam o ser, a realidade que constitui, neste caso, o homem em sua identidade. A filosofia e a teologia exaltam, ao contrário, o conhecimento através de outras dimensões. Também o científico, por outra parte. 

Eu diria que há ao menos quatro elementos envolvidos no conhecimento: a inteligência; a vontade, e aqui é preciso voltar verdadeiramente a um querer juntos, uma vontade comum ao serviço da humanidade; o sentimento, ou seja o aspecto afetivo, o aspecto da paixão, que é indispensável. Há temas que, entre outras coisas, nos envolvem muito profundamente e se referem a quem somos realmente; e, por último, também a ação, o agir. 

Conhecer, na Bíblia, indica inclusive o ato sexual entre duas pessoas que se amam e que constroem, portanto, uma família, a casa, o futuro. Em nosso caso, o conhecimento terá ressonâncias concretas que podem ser muito delicadas. Em consequência, acompanhar este congresso quer dizer conhecer intelectualmente, fazer um grande exercício também com a vontade, a sabedoria, que sabe julgar e participar, sabendo que estamos todos chamados a isso, porque é uma demanda que nos afeta; e, no final, recordar que devemos construir uma ciência , uma teologia, uma filosofia que repercutam na existência e na história. 

Para mais informação: www.evolution-rome2009.net/ ou www.unigre.it

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Audiência de quarta-feira

Bento XVI: Escritura e tradição são fundamento da fé

Catequese na audiência geral da quarta-feira

CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 28 de janeiro de 2009 (ZENIT.org).- Publicamos a seguir o texto da catequese pronunciada nesta quarta-feira por Bento XVI por ocasião da audiência geral, com os peregrinos congregados na Sala Paulo VI. 

* * *

Queridos irmãos e irmãs, 

As últimas Cartas do epistolário paulino, das quais quero falar hoje, chamam-se Cartas Pastorais, porque foram enviadas a figuras singulares de Pastores da Igreja: duas a Timóteo e uma a Tito, colaboradores estreitos de São Paulo. Em Timóteo, o Apóstolo via quase um alter ego; de fato, ele lhe confiou missões importantes (na Macedônia: cf. Atos 19, 22; em Tessalônica: cf. 1 Ts 3,6-7; em Corinto: cf. 1 Cor 4, 17; 16,10-11), e depois escreveu dele um elogio revelador: «Pois não há ninguém como ele, tão unido comigo em sentimento, que com tão sincera afeição se interesse por vós» (Flp 2, 20). Segundo a Storia ecclesiastica de Eusébio de Cesaréia, do século IV, Timóteo foi depois o primeiro bispo de Éfeso (cf. 3, 4). Quanto a Tito, também ele deve ter sido muito querido ao Apóstolo, que o define explicitamente como «cheio de zelo... meu companheiro e colaborador» (2 Cor 8, 17. 23), e mais ainda, «meu verdadeiro filho na fé comum» (Tt 1,4). Ele havia sido encarregado de duas missões muito delicadas na Igreja de Corinto, cujo resultado reconfortou Paulo (cf. 2 Cor 7, 6-7.13;8,6). Depois, pelo que sabemos, Tito encontrou Paulo em Nicópolis de Épiro, na Grécia (cf. Tt 3, 12), e foi depois enviado por ele a Dalmácia (cf. 2 Tm 4, 10). Segundo a carta dirigida a ele, acabou sendo bispo de Creta (cf. Tt 1, 5). 

As cartas dirigidas a estes dois pastores ocupam um lugar totalmente particular dentro do Novo Testamento. A maioria dos exegetas é hoje do parecer de que estas cartas não teriam sido escritas pelo próprio Paulo, mas que sua origem estaria na «escola de Paulo», e refletiria sua herança para uma nova geração, talvez integrando algum breve escrito ou palavra do próprio Apóstolo. Por exemplo, algumas palavras da Segunda Carta a Timóteo parecem tão autênticas que só poderiam vir do coração e da boca do Apóstolo. 

Sem dúvida, a situação eclesial que emerge destas cartas é diferente à dos anos centrais da vida de Paulo. Ele agora, retrospectivamente, se autodefine «arauto, apóstolo e mestre» dos pagãos na fé e na verdade (cf. 1 Tm 2, 7; 2 Tm 1,11); apresenta-se como alguém que obteve misericórdia, porque – escreve assim – «se encontrei misericórdia, foi para que em mim primeiro Jesus Cristo manifestasse toda a sua magnanimidade e eu servisse de exemplo para todos os que, a seguir, nele crerem, para a vida eterna» (1 Tm 1, 16). Portanto, o essencial é que realmente em Paulo, perseguidor convertido pela presença do Ressuscitado, aparece a magnanimidade do Senhor para nosso ânimo, para induzir-nos a esperar e a ter confiança na misericórdia do Senhor que, apesar da nossa pequenez, pode fazer coisas grandes. Além dos anos centrais da vida de Paulo, pressupõem-se também novos contextos culturais. De fato, faz-se alusão ao surgimento de ensinamentos considerados totalmente equivocados ou falsos (cf. 1 Tm 4,1-2; 2 Tm 3, 1-4), como os de quem pretendia que o matrimônio não fosse bom (cf. 1 Tm 4, 3a). Vemos que moderna é esta preocupação, porque também hoje se lê às vezes a Escritura como objeto de curiosidade histórica e não como Palavra do Espírito Santo, na qual podemos escutar a própria voz do Senhor e conhecer sua presença na história. Poderíamos dizer que, com este breve elenco de erros presente nas cartas, aparecem antecipados alguns esboços dessa orientação errônea sucessiva que conhecemos pelo nome de gnosticismo (cf. 1 Tm 2,5-6; 2 Tm 3, 6-8). 

O autor enfrenta estas doutrinas com dois convites de fundo. Um consiste na volta a uma leitura espiritual da Sagrada Escritura (cf. 2 Tm 3, 14-17), ou seja, a uma leitura que a considera realmente como «inspirada» e procedente do Espírito Santo, de modo que por ela se pode ser «instruído para a salvação». Lê-se a Escritura corretamente pondo-se em diálogo com o Espírito Santo, para extrair dela luz «para ensinar, convencer, corrigir e educar na justiça» (2 Tm 3, 16). Neste sentido, acrescenta a carta: «assim, o homem de Deus é perfeito e está preparado para toda obra boa» (2 Tm 3, 17). O outro convite consiste na referência ao bom «depósito» (parathéke): é uma palavra especial das cartas pastorais com a qual se indica a tradição da fé apostólica que deve ser custodiada com ajuda do Espírito Santo que habita em nós. Este convite «depósito» deve ser considerado como a soma da Tradição apostólica e como critério de fidelidade ao anúncio do Evangelho. E aqui devemos ter presente que nas cartas pastorais, como em todo o Novo Testamento, o termo «Escrituras» significa explicitamente o Antigo Testamento, porque os escritos do Novo Testamento ou não existiam ainda ou não faziam parte de um cânon das Escrituras. Portanto, a Tradição do anúncio apostólico, este «depósito», é a chave de leitura para entender a Escritura, o Novo Testamento. Neste sentido, Escritura e Tradição, Escritura e anúncio apostólico como chaves de leitura, aproximam-se e quase se fundem, para formar juntos o «fundamento firme posto por Deus» (2 Tm 2, 19). O anúncio apostólico, ou seja, a Tradição, é necessária para introduzir-se na compreensão da Escritura e captar nela a voz de Cristo. É necessário, de fato, estar «aderido à palavra fiel, conforme ao ensinamento» (Tt 1,9). Na base de tudo está precisamente a fé na revelação histórica da bondade de Deus, o qual em Jesus Cristo manifestou concretamente seu «amor pelos homens», um amor que no texto original grego está significativamente qualificado como filanthropia (Tt 3,4; cf. 2 Tm 1,9-10); Deus ama a humanidade. 

Em conjunto, vê-se bem que a comunidade cristã vai configurando-se em termos muito claros, segundo uma identidade que não somente se distancia de interpretações incongruentes, mas que sobretudo afirma sua própria ligação nos pontos essenciais da fé, que aqui é sinônimo de «verdade» (1 Tm2,4.7; 4,3; 6,5; Tm 2,15.18.25; 3,7.8; 4,4; Tt 1,1.14). Na fé aparece a verdade essencial de quem somos, quem é Deus, como devemos viver. E desta verdade (a verdade da fé), a Igreja se define como «coluna e apoio» (1 Tm 3, 15). No entanto, permanece como uma comunidade aberta, de âmbito universal, que reza por todos os homens de toda classe e condição, para que cheguem ao conhecimento da verdade», porque «Jesus se deu a si mesmo em resgate por todos» (1 Tm 2, 4-5). Portanto, o sentido da universalidade, ainda que as comunidades sejam ainda pequenas, é forte e determinante para estas cartas. Também esta comunidade cristã «não injúria ninguém» e «mostra uma perfeita mansidão com todos os homens» (Tt 3, 2). Este é um primeiro componente importante destas cartas: a universalidade da fé como verdade, como chave de leitura da Sagrada Escritura, do Antigo Testamento, e assim delineia uma unidade de anúncio e Escritura e uma fé viva aberta a todos e testemunha do amor de Deus a todos. 

Outro componente típico destas cartas é sua reflexão sobre a estrutura ministerial da Igreja. É nelas que pela primeira vez se apresenta a tripla subdivisão de bispos, presbíteros e diáconos (cf. 1 Tm  3,1-13; 4,13; 2 Tm 1,6; Tt 1,5-9). Podemos observar nas cartas pastorais o confluir de duas estruturas ministeriais e, assim, a constituição da forma definitiva do ministério da Igreja. Nas cartas paulinas dos anos centrais de sua vida, Paulo fala de «epíscopos» (Flp 1,1), e de «diáconos»: esta é a estrutura típica da Igreja que se formou na época do mundo pagão. Permanece, portanto, dominante a figura do próprio apóstolo e por isso só pouco a pouco se desenvolvem os demais ministérios. 

Se, como se disse, nas Igrejas formadas no mundo pagão temos bispos e diáconos, e não presbíteros, nas Igrejas formadas no mundo judaico-cristão os presbíteros são a estrutura dominante. Ao final nas Cartas pastorais, as duas estruturas se unem: aparece agora o «epíscopo», o bispo (cf. 1 Tm 3, 2; Tt 1, 7), sempre em singular, acompanhado do determinante «ele». E junto ao «epíscopo» encontramos os presbíteros e os diáconos. Ainda agora é determinante a figura do Apóstolo, mas as três cartas, como já disse, dirigem-se já não a comunidades, mas a pessoas: Timóteo e Tito, os quais por um lado aparecem como bispos e por outro começam a estar no lugar do Apóstolo. 

Nota-se assim inicialmente a realidade que mais tarde se chamará «sucessão apostólica». Paulo diz com tom de grande solenidade a Timóteo: «Não negligencies o carisma que está em ti e que te foi dado por profecia, quando a assembléia dos anciãos te impôs as mãos» (1 Tim 4, 14). Podemos dizer que nestas palavras aparece inicialmente também o caráter sacramental do ministério. E assim temos o essencial da estrutura católica: Escritura e Tradição, Escritura e anúncio, formando um conjunto, mas a esta estrutura, por assim dizer doutrinal, deve acrescentar-se a estrutura pessoal, os sucessores dos Apóstolos, como testemunhas do anúncio apostólico. 

É importante finalmente assinalar que nestas cartas a Igreja compreende a si mesma em termos muito humanos, em analogia com a casa e a família. Particularmente em 1 Tm 3, 2-7, leem-se instruções muito detalhadas sobre o epíscopo, como: «Não deve ser dado a bebidas, nem violento, mas condescendente, pacífico, desinteressado; deve saber governar bem a sua casa, educar os seus filhos na obediência e na castidade. Pois quem não sabe governar a sua própria casa, como terá cuidado da Igreja de Deus? Não pode ser um recém-convertido, para não acontecer que, ofuscado pela vaidade, venha a cair na mesma condenação que o demônio. Importa, outrossim, que goze de boa consideração por parte dos de fora, para que não se exponha ao desprezo e caia assim nas ciladas diabólicas». Deve notar-se aqui sobretudo a importância da aptidão para o ensino (cf. 1 Tm 6, 2c; 2 Tm 3, 10; Tt 2, 1), e depois uma especial característica pessoal, a da «paternidade». O epíscopo, de fato, é considerado como pai da comunidade cristã (cf. também 1 Tm 3, 15). Além do mais, a idéia da Igreja como «casa de Deus» tem suas raízes no Antigo Testamento (cf. Nm 12, 7) e se encontra reformulada em Hb 3, 2.6, enquanto em outro lugar se lê que todos os cristãos já não são estrangeiros nem hóspedes, mas concidadãos dos santos e familiares da casa de Deus (cf. Ef 2, 19). 

Oremos ao Senhor e a São Paulo para que também hoje, como cristãos, possamos caracterizar-nos cada vez mais, em relação com a sociedade na qual vivemos, como membros da «família de Deus». E oremos também para que os pastores da Igreja tenham cada vez mais sentimentos paternos, ao mesmo tempo ternos e fortes, na formação da Casa de Deus, da comunidade, da Igreja. 

[Depois das saudações, o Papa acrescentou:]

Antes das saudações aos peregrinos italianos, tenho ainda três comunicados a fazer. 

O primeiro: 

Recebi com alegria a notícia da eleição do metropolita Kirill como novo patriarca de Moscou e de todas as Rússias. Invoco sobre ele a luz do Espírito Santo para um generoso serviço à Igreja Ortodoxa Russa, confiando-o à especial proteção da Mãe de Deus. 

O segundo: 

Na homilia pronunciada por ocasião da solene inauguração de meu pontificado, eu dizia que é «explícito» dever do pastor «o chamado à unidade», e comentando as palavras evangélicas relativas à pesca milagrosa, eu disse: «ainda que havia tantos peixes, a rede não se rompeu», e prossegui após estas palavras evangélicas: «Ai de mim, amado Senhor, esta – a rede – agora está arrebentada, queríamos dizer com dor». E continuei: «Mas não – não devemos estar tristes! Alegremo-nos por vossa promessa que não decepciona e façamos todo o possível para percorrer o caminho rumo à unidade que vós prometestes... Não permitais, Senhor, que vossa rede se rompa e ajudai-nos a ser servidores da unidade». 

Precisamente em cumprimento deste serviço à unidade, que qualifica de modo específico meu ministério de Sucessor de Pedro, decidi há dias conceder a remissão da excomunhão em que haviam incorrido os quatro bispos ordenados em 1988 por Dom Lefebvre sem mandato pontifício. Cumpri este ato de misericórdia paterna, porque repetidamente estes prelados me manifestaram seu vivo sofrimento pela situação na qual se encontravam. Auguro que a este gesto meu siga o solícito empenho por sua parte de levar a cabo ulteriores passos necessários para chegar à plena comunhão com a Igreja, dando testemunho assim de fidelidade verdadeira e verdadeiro reconhecimento do magistério e da autoridade do Papa e do Concílio Vaticano II. 

A terceira comunicação: 

Nestes dias nos quais recordamos a Shoá, vêm-me à memória as imagens recolhidas em minhas repetidas visitas a Auschwitz, um dos lugares nos quais se consumou o brutal massacre de milhões de hebreus, vítimas inocentes de um cego ódio racial e religioso. Enquanto renovo com afeto a expressão de minha total e indiscutível solidariedade com nossos irmãos destinatários da Primeira Aliança, auguro que a memória da Shoá induza a humanidade a refletir sobre o imprevisível poder do mal quando conquista o coração do homem. Que a Shoá seja para todos advertência contra o esquecimento, contra a negação ou o reducionismo, porque a violência feita contra um só ser humano é violência contra todos. Nenhum homem é uma ilha, escreveu um conhecido poeta. Que a Shoá ensine especialmente tanto às antigas como àss novas gerações que só o fatigoso caminho da escuta e do diálogo, do amor e do perdão, conduz os povos, as culturas e as religiões do mundo ao desejado encontro da fraternidade e da paz na verdade. Que a violência nunca mais humilhe a dignidade do homem!

[Tradução: Élison Santos. Revisão: Aline Banchieri.

© Copyright 2009 - Libreria Editrice Vaticana]

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Documentação

Felicitação do Papa ao novo patriarca de Moscou

Após sua eleição ontem pelo Sínodo da Igreja Ortodoxa Russa

CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 28 de janeiro de 2009 (ZENIT.org).- Oferecemos a seguir o texto do telegrama enviado pelo Papa Bento XVI a Sua Santidade Kirill, novo patriarca de Moscou e de todas as Rússias, cujo conteúdo foi divulgado hoje pela Santa Sé. 

* * *

A Sua Santidade Kirill 

Patriarca de Moscou e de todas as Rússias

Recebi com alegria a notícia de sua eleição como patriarca de Moscou e de todas as Rússias. Felicito-lhe calorosamente e lhe desejo toda fortaleza e alegria no cumprimento da grande tarefa que lhe foi apresentada de guiar a Igreja que preside agora no caminho do crescimento espiritual e da unidade. Na oração, peço ao Senhor que lhe conceda abundância de sabedoria para discernir sua vontade, para perseverar no amoroso serviço ao povo confiado ao seu ministério patriarcal, e para sustentar-lhe em fidelidade ao Evangelho e às grandes tradições da Ortodoxia Russa. Que o Todo Poderoso abençoe também seus esforços para manter a comunhão entre as igrejas ortodoxas e para buscar a plenitude da comunhão que é o objetivo da colaboração e do diálogo entre católicos e ortodoxos. Asseguro a Sua Santidade minha proximidade espiritual e o compromisso da Igreja Católica de cooperar com a Igreja Ortodoxa Russa em um mais claro testemunho da verdade da mensagem cristã e dos únicos valores que podem sustentar o mundo atual no caminho da paz, da justiça e no cuidado amoroso dos marginalizados. Com afeto no Senhor Jesus Cristo, invoco sobre Sua Santidade os dons do Espírito Santo de esperança, fortaleza e paz. 

BENEDICTUS PP. XVI

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