As férias foram em Janeiro de 2011, numa selecta praia mexicana, mas as imagens só chegaram ao conhecimento do Vaticano agora. Nas fotografias, Monsenhor Fernando Maía Bargalló, bispo argentino e presidente da Cáritas Latino-americana, abraça uma mulher dentro de água, numa atitude carinhosa.
As imagens foram difundidas por um canal televisivo e mostravam Bargalló, de 59 anos, dentro de água, abraçado a uma mulher. Outras imagens, captadas na mesma altura, revelam o sacerdote de calções de banho conversando, dentro de água, com a mesma mulher, que enverga um biquini, e que se apoia no seu ombro.
As fotos são do Verão de 2011, o eclesiástico encontrava-se de férias num exclusivo e luxuoso complexo turístico perto de Puerto Vallarta, no México, com um grupo de amigos, entre eles a mulher que é empresária e dona de restaurantes em Buenos Aires. As imagens chocaram não só os meios eclesiásticos, como os políticos, uma vez que Bargalló foi presidente da Cáritas Argentina, até Novembro passado, e é o actual presidente da Cáritas Latino-americana. Logo, é um homem consultado pelos governos sobre as políticas sociais e os sectores mais pobres. Há também quem pergunte quem é que pagou aquela viagem a um sítio tão luxuoso.
Ao canal A24, que revelou as imagens, o bispo declarou que a mulher com quem estava é uma amiga de infância, que conhece desde sempre. Porém reconhece a "imprudência" do seu comportamento e a "ambiguidade" que as imagens possam suscitar. E, por essa razão, pede desculpas a quem se sentiu chocado com as mesmas.
O jornal diário argentino La Nación avança que o clérigo tem uma relação amorosa com aquela mulher há meses e que este já pediu a sua demissão antecipada do governo pastoral da diocese para evitar um escândalo maior. Contudo, o Vaticano não confirma esta informação. O Vaticano ainda não decidiu o que fazer neste caso, as medidas podem levar à renúncia do cargo.
Via | Público
Sem comentários:
Enviar um comentário