sexta-feira, janeiro 14, 2005

Multidão lincha um angolano e fere outro por alegada violação

AFRICA DO SUL

Um angolano foi morto ontem de manhã e outro ferido com gravidade por uma multidão que os acusou de violarem duas jovens em Pretória, informou um porta-voz da polícia sul-africana.

Segundo o inspector Percy Morokane, duas jovens, naturais de Witbank, África do Sul, visitavam familiares em Sunnyside, Pretória, quando foram convidadas por dois homens para tomarem umas bebidas num apartamento vizinho.

Os dois homens terão deixado as jovens (ambas de 17 anos) no apartamento para irem comprar bebidas e quando regressaram despiram-nas à força e tentaram violá-las, disse Morokane.

Alertados pelos gritos das raparigas, os vizinhos acorreram e forçaram a porta do apartamento, deparando com os dois homens debatendo-se com as jovens na tentativa de as violar.

A multidão enfurecida agrediu os dois homens a soco, pontapé e com objectos contundentes.

Quando as autoridades chegaram ao local constataram que um dos suspeitos, de 20 anos de idade, estava já morto, tendo o segundo sido transportado para o hospital em estado considerado crítico.

O porta-voz limitou-se a revelar que ambos os homens são angolanos, garantindo que as autoridades irão investigar todos os pormenores do caso visando esclarecer responsabilidades no que respeita também às agressões aos alegados violadores.

"A justiça popular tornou-se, nos últimos anos, um problema sério e as pessoas que actuam como vigilantes deveriam saber que estão sujeitas a todas as consequências legais dos seus actos", concluiu Percy Morokane.

Foto Arquivo, ilustrativa (fictícia)

2 comentários:

Anónimo disse...

Comentários
o justiceiro da paz europa
estes jovem forao mortos porque a cabeça de baicho estava a pençar mais que a cabeça de cima.ja sabemos que a carne é fraca,mais chegar no ponto de violar menores de idades isto nao se adimites.eles merecem um castico grande mais um deles ja fugio au castigo,rezolvel dormir mais sedo do que o abitual.a multidao deulhe uma ajuda para dormir.

matadi england
talvez os vizinhos au notarem os jovens sao estranjeiros ( por te acentos no ingles) pucharam a razao as mocas...mas elas entraram no apartamento so para beber...sabendo q nele so vivia jovens? nao entendo!!! em angola acontece o mesmo com sidadaos estranjeiros ., q pena...ele so tinha 20 anos...

Njimo Lisboa
Em primeiro gostaria de dar os meus pessamos a familía enlutada. Do resto a multidão achiu mal,deviam tomar outra atitude,que ñ seja drástica. o que fazer ja está feito,assim sera um exemplo para outros os estrupores.

Bom cidadão quero ser
Quero primeiro aproveitar a oportunidade e nestas linhas apresentar a família do Lito, os mais sinceros sentimentos de pesar nesta hora que é sempre difícil para quem perde um parente. Agora endereçando-me aos caros amigos que também escreveram algumas linhas neste espaço comentado,devo dizer o seguinte: Há dois casos e a cada um deve se dar o tempo e espaço para que a justiça possa seguir seus tramedes. Sem citar nomes sobre quem escreveu. Devo dizer que até mesmo com a sua namorada, quando ela disser não! Deve ser entendida e deixada em paz. Fazendo jus ao bom caracter, personalidade e civismo que deve nortear todo o ser humano. Pois acredito que antes de começarmos a julgar descriminação contra o angolano, devemos pensar no factor homem e questionar a nós proprios, se é humano e depois saber se é característico do angolano assim proceder. Foi nos causado um dano irreparável, sim é verdade. Será possivel indagarmo-nos também sobre o dano moral dos familiares das vitimas caso tenha existido penetração! Nós dizemos maldito sempre que vimos e ouvimos falar de um violador. Perguntemo-nos porque? Quero concluir pedindo que deixemos a justiça fazer o seu trabalho. Porém incentivando que todos os interessados em nome da justiça e da angolanidade, acompanhemos todos os passos e intervenhamos da melhor forma possivel para não permitir que o guinchamento seja simplesmente esquecido. Todavia, não permitamos que nossos sentimentos se transformem em raíva e consequentemente venhamos a ver deitado abaixo todo esforço politico para o melhoramento das relações entre Africa do Sul e Angola. Bom cidadão quero ser!

MR. T USA
Olha eu lamento bastante a morte do cidadao morto e espero que o ferido recuperara pronto. Agora, nao ha justificacao se e verdade q a intencao era de violar e tambem, nao ha justificacao q o povo Sul Africano toma a justica sem portanto esperar pelas intidades indicadas para resolver a situacao. Intento de violacao em qualquer parte do mundo e um crime. Por isso, e importante q as pessoas comencar a evitar certos comportamentos e impulso em fazer qualquer coisa.

lingandum zangado
nao houve violacao nenhuma, e nem e preciso ser sherolk holmes. as nboas entraram de livre vontade, os mangas foram buscar as bebidas, o q deu liberdade de as damas bazarem se quizessem, nao fugiram e porque queriam ficar com a vontade delas la dentro. os gritos poderiam ate ser de outra natureza positiva, os vizinhos xenofobos, a verem q os mangulos sempre a "divertirem" e eles donos da terra nao estavam a apanhar nenhum, encenaram tudo. nos angolanos nao temos desses habitos, existe muita oferta, nao e preciso engrenar em vias violativas.

farai ipswich
E de lamentar a lenta e doente forma de comportamento de certos cidadaos Sul-africanos, eu pergunto-me se a este comportamento devemos atribuir a culpa ao Apartheid que ja terminou a 1ma decada? os Sul-Africanos devem aprender a viver como ser Humanos e nao como animais BURROS. Aqui na England eles tambem violam, mesmo na propria Africa do Sul; os portadores de sida violam criancas 3meses a adultas na conviccao de que se 1 portador de sida tiver relacoes sexuais com uma virgem ele srea sarado(curado do sida) e ninguem os matas. E porque entao matar jovens que talvez nem tinham o intuito de violar as referidas raparigas? talvez as tais raparigas queriam ter aventuras sexuais, o que faziam elas no tal apartamento? nao acho que elas so queriam beber, as Sul-Africanas sao Fresquinhas gostam muito de aventuras com os Angolanos elas sao como as Namibianas e tantas outras Africanas, ya fuiiii

BAKONGO EUROPEU
Meus senhores quando morre uma pessoa primeiro devemos lamentar a ausencia que vai provocar e a dor da familia, logo podemos criticar e cada tem direito a dizer o que sente, somos democraticos e humanos. Olha eu nao concordo com a ideia do senhor Toy de que a juventude Angolana esta perdida ou ma educada, nada disso e ademais uma menina que entra na casa de um homem que nao é seu tio, nao é primo ou vizinho esta interesada em algo sem duvida, so que sempre os homens acabamos pagando quando o negocio nao sai bem, mas culpo as meninas e nao os homens porque como vais entrar numa casa sabendo o perigo de ser violada? Um exemplo mais rediculo ainda, na Irlanda so sul um homem foi condenado a 16 anos por violar 6 meninas no seu apartamento, nao acredito 6 meninas baixam as calcinhas frente a um homem que podem fazer frente? Em fim as meninas sempre tem razao e os juizes e os homens da leias devem olhar para os dois lados e nao so um. Os Angolanos somos menos violadores comparando com os europeus onde cada dia morre mais de uma menina violada por pai, vizinho e mesmo assassinos, devemos sentir orgulho por ser-mos um povo pobre mais educado e menos violentos, somos mais sociais que assassinos, tem bandidos mas quem mora na europa ou America sabe o que violacao das meninas dia e noite. Nao devemos criticar o nosso povo so por culpa de um Angolano morto e pode que seja inocente, onde esta o orgulho de ser Angolano? Perdemos sentimentos devido a ma vida e guerras ou entao so porque esta em Portugal ja nao sabes o que é a realidade? Condeno as violacoes e tambem as que burlam e provocam mortas mentindo de violacoes. Europeu democratico.

Joka JOTAMPLA@HOTMAIL.COM
Eu nao acredito somente na explicacao do Policia Sul-Africano. E extremamente necessario que voces aprendam a primordiar as duas partes da historia contanda por um elemento policial sulafricano -Nos Angolanos muitas adas vezes somos marginalizados por Afros-Complexados Ex-Zimbabwe e outro paises som que vive e estuda no estrageiro e sabe como e que estes afros sao igonarante {Os meus pesames a familia enlutada}

DANADO AQUI
Se fosse em portugal ou espanha. Áh, porque é racismo

Mosaico
Em Angola tambem se vive, tantas damas por ai, k vergonha nossa...por causa de agua de joelho,o nosso compatriota perdeu a vida...triste...a Nossa Mãe angola presiza de nos, quando não aguentas contolar os sentimentos sexuais, volta para casa...fui

Dias . noruega
sera que ja ninguem importa-se por alguem? todo e qualquer acto vilento deve ser condenado,mas estamos perante um dilema, no qual as duas partes cometem o mesmo crime, devemos procurar avaliar as circustancias envolvidas neste acidente, mas desde ja saibam k vinganca e um acto de farte de racicinio.

Bejamin Kachipembe Angola
Em Umbundu, ha um proverbio que diz (NDA WA TIMBA, SIKA NO OVILWA) significado -- O deseijo sexual deve ser controlado. Esses Angolanos, permanentemente tesos, teem mesmo que apreender a licao. Quando a cabeca nao regula, o lusutu paga!

BIGBOSS/Bembe. LONDRES.
Olha!o meus irmaos!,estou bastante chocado coms nossos comportamentos no esterior tanta vergonhas por nosso pais Angola... E triste!! Mais, saoS Angolanos citadaos mercem protecao sempre.AS Autoridades Angolanos tems q/ saber defender ou seguir sempre o caso de perto p/ nao ouver derapagem da cidadania q/deveria ser sempre respeitada...Aconteceou,pronto!dechamos a justicia investigar p/saber os motivos talvez,vai necesitar um psycologico.... Nao podemos sempre offender nossos irmaos como vi por autros comentadores...NAO!!! DECHAMOS as autoridades SOUNTH AF e Angolnas examinar o caso....

R. Matreira Diáspora
Näo está justificado de forma alguma o linchamento até a morte de qualquer cidadäo...isto,´só passa pela cabeça de um depravado mental...as coisas nao podem funcionar assim...para isto a selva! e mais quando se mistura ressentimentos, rejeiçao,etc...é um acto totalmente condenável, assim como foram aquelas queimas das praças de Angola! nojento e repugante!

Toy tuga
Quando dizemos que a juventude angolana está desprovida de valores morais e cívicos, ninguém acredita! Armaram-se em vivos e o resultado...

Duckdenzel Arnh
pós como sao Angolanos não querem aceitar. Eles são mesmo da banda e são NGOBIRIS e se ngombelarao tiverao oq merecem nada mas duque eles merecem. O estupro é um acto repugnante e deve ser punido, e quanto aus comentadores q advogao estes ngombiris, gostaria d saber qual seria a reação se sé deparacem com um destes camaradas porsima das vossas manas ou mesmo damas a tentarem violar? teriao a paciência de esperar pela bofia??? nao partiriam logo com mocas porcima dos gajos? hága Homem assumao. isso nao é nada porq os sul africanos nao gostao dos Angolanos. foi muito bem feito Nos anos 80's ate prensipio dos anos 90's os angolanos fasiam coisas piores com isso de justiça por maos proprias, quando queimavao os gatunos no Roque santeiro, Asa branca e outros mercados de Luanda, en Angola acontecem coisas piores. tenho dito fuiiiiiiiiiiiiiiii

Anónimo Suiça
Os actos violentos na Africa do Sul, não novidade dos já lá passaram, e dos que aínda lá residem. É preocupante até hoje regista-se, incidentes gravissimos com estrangeiros em particular os angolanos, "o racismo aínda presite, nota-se os brancos,mestiços e negros no local de trabalho comem em mesas separados" o governo deixa andar estes tipos de atitudes. E estes coitados inves de revoltar contra quem faz e continua fazer o racismo, os estrangeiros é que pagam.

arnaldo londres
e com tristeza que comento apesar do erro esses jovens sao filhos de alguem ou pai de alguem..portanto vamos lembrar que muitos dos angolanos que estao fora do pais vao a procura de melhores condicao de vida e muitas das vezes isso vira um holoucastico mas a verdade e que nunca foi uma boa opcao falar mal de alguem que esta embaixo ...

Anonimo - França PARIS
MEUS IRMÃOS! SE OS DITOS ANGOLANOS REALMENTE VIOLARAM AS MOÇAS, ENTÃO OS SUL AFRICANOS TENHEM RAZÃO DE AGIR ASSIM! MESMO SE ISTO ACONTECESSE EM ANGOLA O NOSSO POVO TBM REAGIA DA MESMA MANEIRA CONTRA O EXTRANGEIRO. UM CONSELHO PARA TODOS OS ANG NA DISPORA: FAZEM COMO OS MUANGOLE NA TUGA. AS DAMAS TUGAS NÃO DÃO FEZADAS, POR ISSO OS MUANGOLES BATEM OS SEUS PUNGOS "PUNHETA" E ESTÃO TRANQUILOS NÃO PESSAM EM VIOLAR MULHERES. VIOLAR UMA MULHER E CRIME MESMO QUARRA! CUIDEMO-NOS UM ABRAÇO A TODOS OS MUANGOLES.

Anónimo
Agora vêm com essa de dizer se é mesmo angolano? parem com isso, só pq fez porcaria não pode ser angolano, afinal de contas os angolanos só fazem isso, e foi muito bem feito para ter maneiras.

bomba negra londres
MAIS NOS ANGOLANOS PORQUE é QUE NAO MUDAMOS OS NOSSOS COMPORTAMENTO,MESMO ESTANTO NO PAIS ESTRANGEIRO ESTAMOS SEMPRE A COMETER.ja nao basta as violaçoes que se passa nu nossa pais ainda estao a cometer la fora.Vamos la ter um poco mais de dignidade por favor.

Ekuikui Pilatos José ekuikuijose@jyahoo.com
Angolanos Tentam violar jovens sul-africanas e são linchados ! Esta história é susceptível de várias interrogações. 1° Porquê que as jovens supostamente violadas acederam ao convite de rapazes que nem sequer conheciam e logo para tomar alcool num apartamento que era por sinal habitado apenas por rapazes ? Dada a minha experiência como imigrante na África - do - Sul, e sem querer assumir o papel de advogado do diabo até porque sou suspeito por ser angolano e ter a tendência de defender os meus compatriotas! Mais os dois anos que lá vive e os episódios que assisti levam-me a construir o seguinte cenário, mas antes é de todo útil fazer os seguintes comentários: A África - do - Sul é um País com um índice astrónomico de Prostituição, é fácil observar prostitutas a plena luz do a caça de seus clientes com os seus trajes e comportamentos identificáveis, 2° Os angolanos dado o seu "modus vivendi" e a forma esbanjadora como vivem sejam pobres ou ricos, são tidos como individuos detentores de grande potencial financeiro. Existe um nível muito alto de rejeição e desdém contra imigrantes africanos. Colocando este factores em linha de conta eís o cenário que se me oferece idealizar: As ditas jovens provavelmente seriam "MAKOSHAS" termo na língua Zulu que significa prostitutas, acedem o convite dos jovens, embriagam-se e claro os jovens angolanos devem ter pensado que estava o cenário montado para uma orgia sexual, desacordo entre eles porque claro as meninas prá além das bebidas deveriam querer alguns rands... acto contínuo aquilo que já todos sabemos gritos pancada a mistura mortes e como diz o velho ditado em Inglês "Dead men tell no tales" Homens mortos não contam histórias, Bem mereceram os angolanos diríam muitos, mas todo este cenário hipotetico poderá ser falso e verídico o relato que lemos no artigo acima ! Mas em cada um dos caso a Justiça nunca poderia ter sido feita por mãos de populares !

edgar almeidae ejualmeida@hotmail.com
ANGOLANO ou não fizeram coisas que não devem, digo bem, devem fazer mas que, como alguns comentadores JÁ MENCIONARAM, tem(inham) de ser Julgados (como dizem nos EUA PENAS DE 20 anos independemente de Nacional ou Estranjeiro). Sorte ou não aconteceu na AFRICA DE SUL se fosse num PAIS EUROPEU la vinha a LENGA/LENGA de Brancos, racismo ISTO VALE para os Angolanos BRANCOS, PRETOS ou AMARELADOS.

Anónimo Luanda
hey man,dogs are crazy now.E triste, apesar que digo de antemao que o Sul Africano e um povo,que nao gosta de "makuerekueres"-estrangeiros-, especialmente Angolanos.Provavelmente as pessoas q espancaram os Angolanos ja nao gostavam deles a muito.Peace,rest in peace boy

Anónimo
Serão mesmo angolanos? Na Africa do Sul, muitos dos que se dizem angolanos nao o sao de facto. A titulo de exemplo, quando vai pedir axilo as autoridade daquele país, vc é submetido a um interrogatorio por um "suposto" angolano. Suposto porque? Vc nota que ele de português pouco ou nada sabe e sua fisionomia nada tem com os mwangoles, é um zaza de gema. É preciso que as autoridades angolanos junto do consulado se pronuciem se são ou nao angolanos. Que vergonha...

A EMBRIAGUEZ ALTERA O SISTEMA NERVOSO! O RESULTADO DO COPOOO ! DEIXEM DE BEBER!!
Com tanta mulher por aí, só mesmo o estado de embriaguez desimou estes caras. A notícia é dolorosa e muito vergonhosa se forem angolanos de cidadania. Por outra, esta notícia é um aviso aos demais angolanos a residirem na diáspora. Aqui nos EUA violar uma americana de menor idade é um crime. São 20 anos de cadeia independentemente de seres nacional ou estrageiro. They do not care!!! Então, que tomemos precauçoes!

A EMBRIAGUEZ ALTERA O SISTEMA NERVOSO!
Com tanta mulher por aí, só mesmo o estado de embriaguez desimou estes caras. A notícia é dolorosa e muito vergonhosa se forem angolanos de cidadania. Por outra, esta notícia é um aviso aos demais angolanos a residirem na diáspora. Aqui nos EUA violar uma americana de menor idade é um crime. São 20 anos de cadeia independentemente de seres nacional ou estrageiro. They do not care!!! Então, que tomemos precauçoes!

Anónimo
Àfrica é Àfrica mesmo, é vergonhoso o que acontece neste continente....mas o quê que nôs fizemos ó deus dos ceus?

Anónimo disse...

Dicas carates.
Porque essas dicas aqui?
Vejo que o pessoal està a sofrer...
Ate mais

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postes populares