quarta-feira, setembro 28, 2005

Conceito comunicativo: FRAMING

Sobre a televisao e de forma geral os meios de comunicaçao.

Neste dias analizando o impacto da televisao nas culturas africanas e de outros povos me sorpreendram os catastroficos resultados. Se da uma parte temos que reconhecer os beneficios da outra nao podemos nao apontar o dedo contra quem as controla e as usa para os fins proprios.

Sejam estes comerciais o mantenimento do poder, a procura continua do consenso entre as popoluçoes, assim como a lavagem cerebral que nos regimes africanos (e nao so, porque hoje em muitas democracias tradicionais 'ocidentais' se multiplicam o control da informaçao) è muito comum e ricorrente.

Por agora nos atenhamos a este termo - FRAMING, :

O framing, de modo geral, é como temos que pensar os temas já estabelecidos pela agenda. (...) O conceito de framing consiste em oferecer o modo de descobrir o poder do texto comunicativo. Produzir um enquadramento é selecionar alguns aspectos da realidade percebida e dar a eles um destaque maior no texto comunicativo.” (COLLING, 2001:94-95)

Com o framing quem elabora um testo usa estrumentos psicosociologicos, filosoficos, retoricos para moldar o ricevente, por formas a pensar e agir conforme os objectivos do autor do testo.

Sebem que nao se fala de framing sem falar de Agenda Setting, que è um outro estrumento usado na comunicaçao que aos nossos dias se verificam as consequencias a olhos nus. Para dar um ideia da agenda setting: todos dizem que os meios de comunicaçao internacionais nao falam de Africa e de outras catastrofes que acontecem em lugares longiquos, a razao se encontra na agenda setting. Aquilo que os MCS passam responde aos objectivos dos proprietarios dos mesmos e dos grupos economicos-politicos a estes ligados, se um informaçao nao responde aos seus interesses simplesmente nao passa nela televisione e basta. Os problemas africanos constituem interesse para poucos, e grande parte da responsabilidade esta nos proprietarios dos meios, nas multinacionais, etc.

Ok... por hoje basta... agora devo terminare de instalar uma bela galeria de fotografias.

3 comentários:

Anónimo disse...

Como é meu ávilo, tenho acompanhado o teu blog mas raramente comento. Mas hoje passei por cá para deixar um forte abraço e pedir para "linkares" - Nas asas do amor - o meu blog. Também sou da banda. Aquele abraço vindo das casas novas em Benguela.

Anónimo disse...

Francis,

Sou brasileiro, morando em Angola. Estou escrevendo um blog sobre a experiência em www.diariodeangola.zip.net

Anónimo disse...

Francis,

Postei teu texto sobre a paz no meu blog. Gostaria de fazer uma entrevista consigo sobre Angola. Pode ser? Por favor deixe a resposta no meu blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postes populares