sexta-feira, abril 24, 2009

Mundo Futuro / Notícias: No Brasil a Obamamania invade as livrarias - Já passam de dez os livros de ou sobre Barack Obama lançados no Brasil (ver capas e informações abaixo)

Mas um dos mais interessantes e polêmicos publicados nos Estados Unidos não foi (e provavelmente nem será) traduzido: trata-se de The Obama Nation - Leftist politics and the cult of personality, de Jerome Corsi. Convém avisar que o autor faz uma leitura abertamente ideológica, conservadora e republicana do fenômeno Obama, mas nem por isso o livro deixa de ser interessante, do ponto de vista jornalístico. Ou seja, naquilo que contém de análise e prognóstico é altamente questionável; mas, como reportagem, traz revelações surpreendentes, sobretudo num contexto de aprovação praticamente unânime e de homogeneidade de discursos da mídia sobre os méritos do presidente americano.


capa


Corsi começou a pesquisar a vida de Obama já em 2004, quando ele se elegeu Senador pelo Illinois. Mais de 600 notas de rodapé fundamentam com remissões a variadas fontes as informações contidas no livro - algumas delas chocantes, sobretudo para o americano médio. Por exemplo, revelações sobre os anos do jovem Barack no Havaí e na Indonésia, seus antecedentes familiares e sua conversão ao Cristianismo. Algumas acusações de Corsi acabaram ganhando ampla repercussão na mídia, como a suposta associação de Obama com líderes de movimentos radicais, ou seu apoio a um candidato muçulmano nas eleições presidenciais do Quênia, terra de seu pai. Mais interessante é a teoria de que Obama estimula um certo culto á personalidade, o que tem antecedentes periogosos na História. Obama, afirma Corsi, é um discípulo fiel de Saul Alinsky, líder comunista que desenvolveu eficazes técnicas de manipulação e marketing político.

Já no primeiro capítulo, Corsi demole a visão romântica e heróica que Obama construiu de seu pai no livro Dreams from my father: Corsi revela que Barack Obama Senior era polígamo e alcoólatra, tendo abandonado a namorada grávida na África antes de conhecer a mãe do presidente no Havaí - para mais abandoná-la e voltar à África, inde morreu num acidente de carro em Nairobi, provocado pelo alcoolismo, detalhes convenientemente esquecidos nas memórias do presidente. E esta é apenas uma das muitas mentiras ou omissões apontadas em The Obama Nation. O ponto de Corsi é: se Obama é capaz de mentir sobre seu pai, sobre o quê ele não mentiria?

Apesar de tendencioso,The Obama Nation tem o mérito de mitigar o clima de oba-oba (oba-Obama?) que contamina o noticiário sobre o atual ocupante do cargo mais poderoso do planeta: até para evitar frustrações futuras, é positivo que exista alguém para lembrar que Barack Obama é humano e falível, e não um super-herói com poderes extremos.

Segue uma lista dos principais lançamentos da Obamamania no Brasil:

capa 1capa 2capa 3

Barack Obama - O caminho para a Casa Branca, edição especial preparada pela revista Time
Obamanomics - Como a economia da justiça pode mudar o mundo, de John R.Talbott
A origem de meus sonhos, de Barack Obama

Fonte: Blog Doce


...!... ...!... ...!... ...!... ...!... ...!... ...!... ...!... ...!... ...!... ...!... ...!... ...!... ...!... ...!...
MF/Noticias
Mundo Futuro Noticias

"Um mundo milhor e' possivel"

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Mundo Futuro / Información - http://mfinformacion.blogspot.com/
Mundo Futuro / Notícias - http://mfnoticias.blogspot.com/
World Future / News - http://4wfnews.blogspot.com/
Mondo Futuro / News  - http://4mfnews.blogspot.com/
Monde Avenir/Actualité - http://4mondeavenir.blogspot.com/


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postes populares