sábado, abril 25, 2009

Sexo & Política

Sexo & Política

Leitura derramada

Posted: 24 Apr 2009 06:15 AM PDT

Se houve algo de positivo durante o meu período de convalescença (veja as partes I e II da saga), foi o tempo de sobra para ler. Foram dois livros no período de uma semana, um excelente e outro muito ruim. Comecemos pela parte boa:

Confesso que não cheguei a me animar com os primeiros comentários a respeito de Leite Derramado, o novo romance do Chico Buarque. Houve uma comoção entre a crítica literária com o livro, principalmente por conta de uma suposta influência machadiana na trama.

Digo supostamente porque, no fundo, essas discussões acadêmicas ficam pequenas diante do prazer proporcionado pela leitura. Prazer e – confesso – raiva, porque é difícil não sentir um pouco de inveja do Chico. Não bastasse ser um gênio na música e ser bom no futebol, o cara ainda tinha que estraçalhar na literatura?

Talvez o fato de o outro livro que li (Cordilheira, de Daniel Galera, sobre o qual escreverei oportunamente) ser tão fraco tenha me ajudado a lembrar o quão difícil e penoso é o ofício de escrever e, por isso, gostar ainda mais do romance do Chico.

Relevando a premissa inicial de que dificilmente um moribundo teria forças para falar a torto e a direito como o centenário narrador (e eu, que estive recentemente no hospital, sei bem disso), Leite Derramado é magnificamente bem escrito. Sem trocadilho, deleitei-me enquanto me perdia nas memórias confusas e desconexas do velho Eulálio.

Mas, afinal, Matilde (Capitu), traiu ou não o nosso antiherói? Não importa. O melhor a fazer é deixar essa discussão para os críticos...

Classificação S&P:
Leite Derramado: "A"
Chico Buarque: "A-"
(a inveja mata...)

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postes populares