sexta-feira, janeiro 08, 2010

Angola Xyami: CAN-2010: O que há para saber antes do campeonato - Campeões africanos, marcadores e algumas ligações a Europa

Cor, muita cor. O Campeonato Africano das Nações (CAN) é a prova mais colorida do calendário do futebol mundial, disputada de dois em anos, muitas vezes polémica e controversa, dramática, mas, sem dúvida, distinta de todas as outras competições continentais. Entre 10 e 31 de Janeiro, cabe a Angola receber o torneio, o que acontece pela primeira vez na história. E há várias ligações a Portugal, não só neste CAN-2010, que recebe dez futebolistas que actuam no campeonato luso como também nas edições passadas (clique no ícone e veja as fotos). Sabia, por exemplo, que houve um antigo seleccionador nacional que venceu o CAN?

http://matadornetwork.cachefly.net/matadortrips.com/docs//wp-content/images/posts/20090308-claudio02.jpg

As atenções portuguesas estão viradas, sobretudo, para os grupos A e B. No primeiro, está Angola, país lusófono, cuja selecção é orientada pelo português Manuel José. Os anfitriões nunca foram além dos quartos-de-final, feito alcançado no Gana, há dois anos. Porém, o técnico mais vencedor do futebol africano de clubes está apostado em passar a barreira.

Veja o calendário de jogos

No Grupo B, há outro treinador português, Paulo Duarte, que levou o Burkina Faso até Cabinda, onde vai defrontar Gana, Togo e, atenção, a Costa do Marfim, adversária de Portugal no Mundial-2010, e uma das candidatas a vencer o troféu, apesar de só contar com um título no currículo. Já Moçambique tem tarefa difícil perante selecções como Benim, Nigéria e Egipto, detentores do título.

Etoo, Yekini e lista de alcunhas

Aliás, falando de recordes, ninguém venceu mais CANs que os Faraós. Seis no total, em 21 participações, recorde da prova. Os Camarões têm quatro títulos, assim como o Gana (mas todos consecutivos) e depois há RD Congo (antigo Zaire) e Nigéria com dois: o primeiro das Super Águias foi em 1980 com Otto Glória, treinador que fez história na selecção e clubes portugueses. Depois, há oito equipas com uma conquista: Argélia, África do Sul, Congo, Costa do Marfim, Etiópia, Marrocos, Sudão e Tunísia.

Samuel Etoo é o melhor marcador do CAN: tem 16 golos apontados. Porém, o «zairense» Mulamba Ndaye conseguiu fazer 9 numa só edição (1974), algo que ninguém conseguiu repetir. De resto, Etoo pode tornar-se ainda no primeiro africano a conseguir ser o melhor marcador em três edições. Até agora, o camaronês conseguiu-o em duas, tal como os compatriotas Roger Milla e MBoma, o costa-marfinense Laurent Pokou e ainda o antigo ponta-de-lança do V. Setúbal, Rashid Yekini.

O jogo de abertura será o Angola-Mali, diz 10, às 20 horas, em Luanda. A final disputa-se a 31, no mesmo estádio.

Eis os grupos e alcunhas, para não se perder:

Grupo A, Luanda

Angola (Palancas Negras), Mali (Águias do Mali), Malawi (Chamas) e Argélia (Raposas do Deserto)

Grupo B, Cabinda

Costa do Marfim (Elefantes), Burkina Faso (Garanhões), Gana (Estrelas Negras) e Togo (Falcões)

Grupo C, Benguela

Egipto (Faraós), Nigéria (Super Águias), Moçambique (Mambas) e Benim (Esquilos)

Grupo D, Lubango

Camarões (Leões Indomáveis), Gabão (Panteras), Zâmbia (Balas de Cobre/Chipolopolo) e Tunísia (Águias de Cartago)

...!... ...!... ...!... ...!... ...!... ...!... ...!... ...!... ...!... ...!... ...!... ...!... ...!... ...!... ...!...
Angola Xyami - Angola Minha Terra
Angolaxyami.com - Últimas notícias de Angola, África e do Mundo 24Horas. 
News Nacional e Internacional, de Política, Economia, Desportos, Estrangeiro, Ciência,
Tecnologia, Internet, Espetáculos, Música, Cultura, Arte, Mostras, Livros, Dvd, Vhs,
Concertos, Cinema, Actores, Atrizes, recensioni, Chat, Cusinha, Mapas.
As cidades de Angolaxyami.com: Luanda, Benguela, Huambo, Lubango, N'dalatando, Uíge, Sumbe, Moxico.
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postes populares