sexta-feira, dezembro 03, 2010

Lusofonia: Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto realiza II Congresso de Língua Portuguesa

Todos os dias temos o poder de decidir se queremos passar uma jornada alegre ou triste, isto tendo em conta as várias notícias que recebemos. Na manha de hoje abrí o meu e-mail e encontrei o link desta notícia, facto que me alegrou e condicionou o meu humor pelo resto da jornada. Então, o que me alegra nesta notícia? O que me toca a ponto de condicionar a minha jornada? O “sundo” reside no facto que aos poucos se está realizando a unidade do povo lusófono. A unidade da lusofonia poderá ajudar Angola a crescer, e nisto o crescimento da auto-estima do povo angolano, que poderá sempre mais impôr a própria cultura em campo internacional. Querendo ou não, a língua portuguesa é nossa cultura.

Vamos esperar que o Brasil entre em peso nesta mudança, já que um dos pontos quentes é a aplicação da reforma que paulatinamente levará as várias comunidade da língua de Camões a unirem-se em termos da gramática, sintax, etc. Haver vamos os resultados deste evento que terei muito prazer em acompanhar. Angola Xyami!

Luanda – A Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto (FDUAN), em parceria com o Instituto do Direito de Língua Portuguesa (IDILP), realiza de 6 a 7 do corrente, em Luanda, o II Congresso do Direito de Língua Portuguesa.

Segundo uma nota de imprensa da UAN, chegada hoje, quinta-feira, à Angop, durante os dois dias os participantes vão abordar temas como “Revisões constitucionais recentes e em curso no espaço lusófono”, “As autoridades tradicionais no Estado de Direito Democrático” e “Estado Soberano e comunidade internacional: um Direito Internacional da Globalização?”.

De acordo com o documento, o encontro contará com a participação dos professores doutores Jorge Barcelar Gouveia, presidente do IDILP, Raul Araújo, decano da Faculdade de Direito da UAN, José Octávio Serra Van-Dúnem, Diogo Freitas do Amaral, professor catedrático aposentado da Faculdade de Direito de

Universidade de Nova Lisboa.

Participarão ainda o bastonário da Ordem dos Advogados de Angola (OAA), Inglês Pinto, o ministro chefe da Casa Civil do Presidente da República, Carlos Feijó, o professor mestre Carlos Teixeira, a ministra da Justiça, Guilhermina Prata, e o presidente do Tribunal Constitucional, Rui Ferreira.

Far-se-ão presentes também académicos de Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe.

Durante o evento, proceder-se-á ao lançamento da revista do Direito de Língua Portuguesa, REDILP.

De acordo com a nota, a entrada será livre, mediante inscrição on-line, a partir do dia 3 do mês em curso, para os endereços presidente@idilp.net, jbg@fd.unl.pt.

O I Congresso do Direito de Língua Portuguesa teve lugar nos dias 6 e 7 de Maio de 2009, em Portugal, no Auditório B da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa. Angop

1 comentário:

priyanka disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postes populares