terça-feira, junho 21, 2011

Vida Dogital: Cinco regras básicas para evitar problemas no Facebook

i-love-kisses-kiss-me-facebook Num mundo interligado por redes sociais e onde as possibilidades da tecnologia estão em constante expansão convém ter noção de que, mesmo na vida virtual, devem existir limites. Nesse sentido, a BBC compilou uma lista de cinco regras básicas a ter em atenção para evitar problemas no Facebook.

1- Não aceitar amizades de pessoas que desconhece

Adicionar como amigo? Pense antes de 'confirmar'.

Nestes dois casos, as pessoas que adicionaram quem mal conheciam acabaram por se arrepender.

Joanne Frail era jurada em julgamentos. Tendo conhecido Jamie Stewart, num processo em que esta era arguida por tráfico de drogas, procurou-a no Facebook e tornou-se sua amiga na rede. O contacto entre ambas chegou ao conhecimento da Justiça e, menos de um ano depois, Frail estava novamente num julgamento, só que desta vez era o seu. Foi constituida arguida por desrespeito às regras da Justiça.

2- Não reclamar da entidade patronal

Se à primeira vista é óbvio que dizer mal do chefe no Facebook pode ser um tiro no escuro, a verdade é que esse problema é surpreendentemente comum.

De acordo com a BBC, recentemente, uma mulher, identificada apenas como Lindsay, declarou no seu perfil: «Meu Deus, como odeio o meu trabalho!», seguido de ataques pessoais ao chefe. Poucas horas depois receberia um post do mesmo (que se encontrava entre os seus amigos) dizendo que ela não precisava de ir trabalhar no dia seguinte e que receberia a carta de demissão pelo correio.

3- Evite colocar fotografias problemáticas na rede

A menos que tenha as suas definições de privacidade bem editadas e actualizadas, o embaraço e vergonha são quase inevitáveis quando certas pessoas vêem determinadas fotografias que coloca no site.

Cuidado redobrado deve quem ocupa cargos públicos. No entanto, isso nem sempre se verifica.

Foi o caso dum vereador do País de Gales que viu publicadas na rede fotos em que estava mascarado de nazi. Essa fotografia levá-lo-ia a ser suspenso das suas funções.

4- Caso tenho dito que está doente para não ter de ir trabalhar fique longe do Facebook.

Mostrar publicamente o quanto está a aproveitar um dia em que, supostamente, estava doente

Uma canadiana Nathalie Blanchard, que estava de licença médica devido a uma depressão, conta que perdeu o subsídio depois da seguradora ter encontrado no Facebook fotos em que aparece divertindo-se, viajando e fazendo noitadas com amigos.

5- NÃO conte segredos

Não é possível guardar segredos no Facebook!

O governo de Israel foi um dos primeiros a preocupar-se com informações sensíveis na Internet  depois da avaliação às páginas dos seus soldados ter revelado que estes publicavam fotografias de bases aéreas, centrais de operações e submarinos.

Após o episódio, as Forças Armadas de Israel estabeleceram novas regras, que proíbem, entre outras coisas, a publicação de fotos de pilotos ou membros de unidades especiais e qualquer coisa que mostre manobras militares específicas.

Via SOL

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postes populares