terça-feira, junho 19, 2012

Cooperação 2012: Ministro Georges Chikoti assina acordo que anula vistos com a Itália

Ministro Georges Chicoti e o seu homólogo italiano assinaram os acordos em RomaLuanda | JA - O ministro das Relações Exteriores assinou ontem, em Roma, Itália, um acordo sobre a supressão de vistos em passaportes diplomáticos e de serviço e um protocolo do acordo cultural ratificado em 2005.

As conversações oficiais entre as delegações dos dois países começaram ontem e culminam com a assinatura de vários instrumentos jurídicos de cooperação.
A parte italiana às conversações é chefiada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Giulio Terzi.

Georges Chikoti teve, ontem, uma audiência com o sub-secretário italiano do Desenvolvimento Económico, Claudio de Vincenti.
Durante a visita, o titular angolano das Relações Exteriores tem encontros com os ministros italianos do Interior, Annamaria Cancellieri, e o da Cooperação Internacional, Andrea Riccardi.

Também estão previstos um encontro com o presidente da Comissão das Relações Exteriores da Câmara dos Deputados, Stefano Stefani, e uma palestra, na sede da Sociedade Internacional das Organizações Internacionais (SIOI), em que Georges Chikoti vai falar sobre “a política externa de Angola nas Organizações Internacionais”.

O ministro Angola é recebido, em audiência, pelo director-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e inaugura o Centro de Rádio e Televisão “Angola” da FAO, financiado pelo Executivo.

Da agenda da visita também consta um encontro com o presidente da Associação para o Desenvolvimento das Empresas Italianas em África, Mediterrâneo e o Médio Oriente.

O ministro angolano reuniu-se, no primeiro dia da visita, com os funcionários da Embaixada que, na mensagem de boas-vindas, elogiaram o trabalho que está a ser desenvolvido para a afirmação da diplomacia angolana nas variadas vertentes.

Georges Chikoti disse que visita tem o objectivo de “recolocar a Itália entre os parceiros privilegiados e introduzir cada vez mais Angola no mundo”. O ministro visitou as instalações da Embaixada e reuniu-se com os diplomatas, com quem analisou o programa da visita.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postes populares