segunda-feira, setembro 16, 2013

Área Transfronteiriça - Projeto africano “KAZA” considerado exemplo de sucesso

Fórum Económico da província do Kuando KubangoO projecto KAZA - Área Transfronteiriça Okavango-Zambeze, partilhado por Angola, Namíbia, Zâmbia, Zimbabué e Botsuana, foi considerado no primeiro Fórum Económico da província do Kuando Kubango, um "exemplo prático de crescimento exponencial na região da África Austral".

O referido projeto foi um dos temas de destaque abordados no encontro, que reuniu em Menongue, capital do Kuando Kubango, durante dois dias dirigentes governamentais e empresários nacionais e estrangeiros.

Este projecto, que estabelece uma área transfronteiriça de conservação e um destino para a prática de ecoturismo internacional nas regiões da bacia hidrográfica dos rios Okavango e Zambeze, tem como objetivo a conservação da biodiversidade e a partilha de benefícios provenientes dos recursos naturais, desenvolvimento sustentável das comunidades locais e do turismo ecológico.

Entre os esforços para a execução deste projeto, os promotores apontam agora a intenção da criação do visto KAZA para a circulação de turistas naquele corredor turístico, a redução dos preços das diárias de hotéis, bem como a execução de políticas de incentivo aos investigadores do ramo.

Um fundo de 30 milhões de kuanzas (cerca de 230 mil euros) foi aprovado no início de agosto deste ano pelos cinco países envolvidos no projecto, para gestão da maior área transfronteiriça de conservação do mundo.

O referido fundo serve apenas para o funcionamento do secretariado do KAZA, acrónimo da língua inglesa para designar a bacia do Okavango/Zambeze.

Paralelamente, existe ainda um fundo global de 12 milhões de euros provenientes de contribuições de países doadores, que foi distribuído aos cinco Estados membros.

Via|OJE/Lusa

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postes populares