segunda-feira, setembro 16, 2013

Cooperação Militar Angola-África do Sul: Delegação sul-africana visita o país para reforço das relações

Cooperação Militar Angola-África do SulLuanda - Uma delegação militar sul-africana, chefiada pelo tenente-general Vusi Masondo, chegou domingo (15) a Luanda, para efectuar uma vista oficial de quatro dias ao país, destinada ao reforço da cooperação bilateral.

Segundo o responsável militar, em declarações à Angop, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, a missão, a decorrer de 15 a 19 de Setembro, visa identificar com as autoridades locais as possíveis novas áreas para cooperação, assim como incrementar a colaboração nos domínios bilaterais de entendimento já existentes.

O tenente-general Vusi Masondo recordou ainda que as relações entre as forças militares de Angola e da África do Sul "provêm desde a época das nossas lutas de libertação e, agora que estamos livres, importa elevar e incrementar a nossa cooperação também na área militar, para além do sector económico", acrescentou.

"A região da SADC não deve apenas desenvolver a sua cooperação no domínio económico; e é isto que temos vindo a fazer, disse, e ao criarmos a Brigada Especial de Alerta da SADC, o seu funcionamento activo só acontecerá se haver uma cooperação efectiva entre as forças armadas de Angola e da África do Sul", acrescentou.

A respeito, deu a conhecer que, no âmbito da permanente cooperação, a África do Sul acolheu, em 2009, um exercício militar conjunto da região, que contou com a presença de Angola, e, na altura, as duas partes ajustaram alguns aspectos menos certos no funcionamento da "Brigada Especial de Alerta" da região da África Austral.

O tenente-general Vusi Masondo foi recebido no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro pelo general do exército nacional Marques Correia Banza, acompanhado de altos oficiais superiores das Forças Armadas Angolanas (FAA) e membros da missão diplomática sul-africana acreditados no país.

Durante a visita, a delegação sul-africana vai reunir-se com responsáveis do Ministério da Defesa Nacional e do Estado Maior General do Exército, viajará às províncias de Benguela e Huambo, onde vão visitar a Academia Militar, o Centro de Instrução do Lobito e algumas unidades militares, respectivamente, estando ainda previsto visitas ao Museu das Forças Armadas e a Unidade de Forças Especiais das FAA, em Luanda.

Angola e a África do Sul mantêm excelentes relações de cooperação em vários domínios, quer no quadro bilateral, como no da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), envolvendo, sobretudo, as áreas militares, político - diplomática, comércio, saúde, educação, transportes, turismo, agricultura, desporto, pesca, ciências e tecnologias, entre outros sectores com menos impacto.

Via|Angop/Agências

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postes populares