quarta-feira, outubro 06, 2004

Avanço afegão

Quem diria que as coisas iriam correr como estao a correr? De qualquer maneira resta o ceticismo. Serà que tudo vai correr bem? Como serao as coisas depois das eleiçoes?
No fundo do poço tem uma luz. O resto dependerà muito dos afgaos, eles terao que portar o paìs ao top, terao que melhorar e estender o dominio do estado ali onde ainda os senhores da guerra dominam.
Acompanhe este pequeno Artigo da Veja.

Há três anos, a afegã Massouda Jalal, de 41 anos, não poderia nem sequer sair pelas ruas com o rosto descoberto. Nas últimas semanas, no entanto, Massouda vem aparecendo em público com grande destaque, e sem um véu sobre a face. Mãe de três filhos, ela é a primeira mulher a se candidatar para a presidência do Afeganistão, e vem tendo grande sucesso durante sua campanha.



"Três anos atrás eu não podia nem sequer sonhar com isso", disse ela em entrevista à rede CNN. "Se eu vencer, o mundo inteiro dirá que o povo do Afeganistão é que ganhou a eleição, não as armas, não os dólares." Massouda, no entanto, não tem chance de vitória - sua candidatura é vista como historicamente importante mas ainda não foi capaz de convencer o eleitorado masculino.


Sem espaço - A primeira eleição presidencial depois da guerra em 2001 ocorrerá neste sábado, com cerca de 10 milhões de eleitores registrados. De acordo com a ONU, quatro entre cada dez pessoas que se registraram são mulheres. Apesar de recentes avanços na comparação com os tempos de regime Talibã, as mulheres afegãs ainda têm pouco espaço na economia e na política.






A bandeira afgana.


O mundo pertence aos bons. Se os afgaos nao forem bons, poderao perder o paìs, ja que è conhecido pelo trafico de drogas e o lugar ideal para a passafem dos grandes oleodutos.

Francis*PAC

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postes populares