segunda-feira, dezembro 13, 2004

Patrícia Faria concorre para Melhor Artista Tradicional de África

A cantora angolana Patrícia Faria(na foto) embarcou terça-feira a África do Sul, onde vai concorrer na catégoria de "Melhor Artista Tradicional Africano", com a canção "Tambula o Saia", no festival de música Africana, denominado Kora.

A cantora, considerada este ano pelo semanário português Correio da Manhã como
"uma mulher com o diabo no corpo", devido a sua forma de estar em palco, já
participou como convidada na edição Kora de 2003.

Patrícia foi a primeira mulher a conquistar o Top dos Mais Queridos, um concurso musical organizado pela Rádio Nacional de Angola (RNA) desde 1982, para eleger o músico mais ouvido durante o ano.

Com 13 faixas musicais, "Eme Kiá" é o primeiro
disco da cantora, com uma trajectória de quase dois anos, é ainda uma das
melhores conquistas no mercado nacional e além fronteiras.

Foi a primeira recordista de vendas em sessões de autógrafos na portaria da RNA, onde a 02 de Fevereiro de 2003 vendeu, em dez horas, mil e 500 exemplares.

Com este disco, reeditado por quatro vezes, Patrícia Faria tornou-se a artista mais premiada em 2003, o ano em que, as vozes femininas suplantaram as masculinas, até então "donas" do mercado fonográfico.

Além fronteiras, Patrícia Faria foi convidada a representar o país no festival de música da Baía das Gatas, realizado em Agosto, na cidade de São Vicente, Cabo Verde.

Além da cantora, também irão concorrer neste festival os grupos angolanos O2, para para Melhor Grupo Africano, SSP, para Melhor Video Clip Africano, e a cantora Bruna Tatiana, na categoria de Melhor Artista Feminina da África Austral.

Esta edição do Kora a acontecer no dia 12, nomeou cerca de 103 artistas, proveniente de países como Angola, Nigéria, Guadelupe, Guiné Conacry, Zâmbia, Benin, Botswana, Uganda, Congo, Martinique, África do Sul e Etiópia.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postes populares