segunda-feira, dezembro 13, 2004

Portugal: Três médicos envolvidos em caso de plágio

Uma das teses foi elaborada em 1990 e tem como tema "Surdez infantil: estudo clínico e epidemiológico". É da autoria de um médico português e foi apresentada na Faculdade de Medicina de Lisboa em 1990.

A outra é de 2002. E chama-se "Surdez Infantil em Angola". O trabalho foi realizado por um médico angolano que exerce medicina em Portugal há muitos anos.

À partida nada faria imaginar que estas duas teses fossem tão iguais. Mas
são-no de tal modo que a Ordem dos Médicos acaba de processar disciplinarmente o
médico que fez a segunda delas e os dois orientadores. Os três são médicos de
otorrinolaringologia no Hospital de Santa Maria, dois deles reputados
professores na Faculdade de Medicina de Lisboa, sendo que um é director de
serviço.


Diz o processo disciplinar que há frases, parágrafos, páginas e gráficos da tese feita em 1990 reproduzidos parcial ou integralmente na tese realizada em 2002.

Quem denunciou este plágio à Ordem dos Médicos foi um professor da Universidade de Luanda, onde a tese esteve quase para ser apresentada. Não o tendo sido apenas porque três dias antes um membro do júri apercebeu-se do plágio e pediu aos colegas que suspendessem a cerimónia. O estranho no meio de tudo isto é que um dos orientadores da tese, agora processado pela Ordem dos Médicos... é o autor plagiado.

No despacho de acusação, o Conselho Disciplinar da Ordem dos Médicos diz que o autor da segunda das teses "teve uma conduta fraudulenta atentatória da dignidade da sua profissão".

Quanto aos orientadores - os dois professores universitários -, o Conselho Disciplinar da Ordem dos Médicos considera que a sua atitude não foi melhor, já que é também contrária à dignidade do exercício da medicina. Por isso, acusa-os de autoria e co-autoria de plágio e propõe uma suspensão que pode ir até cinco anos.

A Ordem dos Médicos diz também que os dois professores/orientadores prestaram-se
a ir a "Angola fazer aquilo que certamente não fariam em Portugal ou noutro país
desenvolvido" e deram cobertura "a uma tese de doutoramento que não só não era
original como ainda por cima plagiava descradamente uma outra obra".
Acrescenta a OM que aqueles médicos "envergonharam o país, a medicina e a universidade portuguesa e subestimaram a qualidade dos professores angolanos, pensando que eles não se iriam aperceber da fraude".

Os três médicos receberam já a acusação. Um deles interpôs uma queixa ao Ministério Público. O director do Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital de Santa Maria argumenta que a Ordem dos Médicos excedeu-se nas suas competências já que - diz - o assunto é para ser discutido no seio académico e não na Ordem.

Nesta queixa, o professor Mário Andreia conta já com o apoio do Conselho Científico da Faculdade de Medicina de Lisboa.

2 comentários:

Anónimo disse...

Zé Domingos
está tese foi decoberta por ter sido plagiu de um trabalho feito por um angolano certamente deve ter chegado as maus do autor original que reconheceu o seu trabalho, a qurstão que se coloca é que isso já vem acontecendo e voltará a acontecer com plágio de teses de autores estrangeiros esses pseudo-doutores vão a portugal copiar teses e voltam com a arrogancia de analfabetos. prestem mais atenção para que isso não volte a acontecer principalmente agora que há cursos de pós graduação na UAN como são muito pregiçosos os nossos douretores vão plagiar teses portuguesas e brasileira para não terem que traduzir. a esse sr retirem a possibilidade de se doutorar pela uan.

Beto- LONDON
O comulo da pouca vergonha.Isto é crime. Nesta andança pelo mundo fora,temos trabalhado com os tugas,na construçao,limpeza,em restaurantes,hoteis,ect etc. Mais no caso de ANgola,quando o tuga chega pra-la quer ser Doctor engenheiro,Master,ou diplomas,muitas das vezes duvidosos,nao conculuidos,os estudos e requisitos necessarios,para serem ademitidos,em certos sectores da vida publica,Angola. Isto mete em duvidas mais um vez o(savoir faire)destas pessoas e ha suas competencias profissionais.

Académico Luanda
Aqui há um engano da minha parte. Este escandâlo na UAN não deve ter sido em 2002, mas sim nos primeiros seis meses de 2003.

Português que ama Angola
Até o nome do Professor da Universidade de Luanda que denunciou a fraude apareceu no jornal. Foi uma moticia que também incomodou bastante a comunidade cientifica em Portugal.

Português que ama Angola
Isto é pura verdade. o jornal "O Crime" de Portugal apresentou esta noticia em duas páginas o ano passado e citou os nomes. Os nomes dos visados é público em Portugal.

Tchipoque London
Meus caros concidadãos um processo disciplinar não é com certeza uma sentença transitada em julgado. Deste modo importa dizer o seguinte. não julguem as pessoas na praça publica, estejam serenos que nem tudo que parece é. Não estou em defesa do dr mais dou-lhe o beneficio da duvida. Isto é para termos em atenção muitos drs professores e mestres que fazem mestrados politicos nos acordos de cooperação ou compram doutoramentos no brasil em universidades que nem nunca ouvimos a falar os nomes, vão outros para cuba e exigem reconhecimentos do que não fizeram, ainda lembro o Doutoramento Honouris causa do Sr"dr" Burity da silva Pela Universidade Portuguesa Independente uma semana depois de ter despachado a favor da mesma a sua instalação deda mesma. Estas fraudes são muito frequentes perguntem ao dr dos Jornalistas ou do centro de estudos onde tirou a Licenciatura. O entusiasta que publicou a noticia na Angonoticias que investigue.

Mussiango Banzo Capitão Mussiangocap@hotmail.com
Isto é o cùmulo da pouca vergonha e o descrédito total de gente dita intelectual e por mais daqueles que se envaidecem com ditos "TITULOS" de Doutoramento,Mestrado e algo mais menosprezando os seus simples colegas que por vezes ao surgirem num sitio e deparando-se com dificuldades,não são capazes de serem solidàrios para com os outros pensando que a tão grande estima que julgam possuir é por vezes apenas deles. Foi um grave erro deste Médico Angolano que julgo eu dever isto constituir um triste exemplo para todos os Falsos senhores competentes que estão no Estado e Partidos Angolanos com Titulos de Idoneidade duvidosa que bem mostra quanto està-se mal em Angola. Com isto a mentira,roubo,miséria,malvadez e tudo mais nunca acabarà. Digam-me por favor os senhores Politicos,Jornalistas,Comentadores,todos os Angolanos e outros conhecedores de ANGOLA,se no tempo colonial ou melhor,se no tempo do Branco as coisas eram assim. Serà que tinham-se tanta gente com ditos Titulos? Ele senhor Presidente JOSÈ EDUARDO DOS SANTOS e outros politicos principalmente do MPLA que tanto se cabam de nùmeros elevados de quadros em comparação ao periodo anterior à independência,que veja eta besteira e diga desta vergonha. Mais como são sordidos os homens,isto não lhes interessa nem os preocupa. Que vergonha meus senhores. FIM

Académico Luanda
Por favor, não confundam. O Dr. Cassul fez a Licenciatura em Angola na Fac de Medicina da UAN, e está em Portugal há mais de 10 ou 12 anos para fazer o Doutoramento. Ele não se licenciou em Portugal.

R.Matreira Diáspora
"Ser original näo é só inventar coisas, ser original é dizer as coisas como se nunca antes tivessem sido ditas" esta é uma frase que se utiliza muito no mundo da investigaçäo....porque teses realmente originais, há pouquíssimas....sô que neste caso deve ter havido algo mais que exagero...e esses formados em portugal, é que têm a mania de desvalorizar os quadros do ex-bloque socialista...poca vergonha..já aconteceu aquele caso da Lusôfona, agora éste a nível de Doctoramento....LAMENTÁVEL!

Anónimo
Sr Ze Ninguem Voce perdeu uma grande oportunidade de estar caladinho em vez de vir para aqui mandar postas de pescada putrefactas. O médico que errou, porque plagiou a tese de um outro médico, é angolano mas podia ser de outra nacionalidade qualquer. Agora nao vamos estar a defender o que à partida é absolutamente errado e que até constitui crime só porque se trata de um médico angolano. E aliás quem deu pela fraude foram médicos angolanos que tem toda a dignidade com eles

ESTOU no TERRENO CABINDA, LÂNDANA, BUCO-ZAU & BELIZE
isto nao é estranho, ha mt vinho nas cabecas dos Portugueses e se nao me engano este tema ja deve ter lugar num dos outros países da Europa ou america, asia e austrialia, enquanto angolanos continuarem sempre em boa relacao com portugal e pensando q portugal pode ajudar angola no seu desenvolvimento politico, social e economico, este pais=angola vai sempre au fundo, eu ja tinha comentado um dia qd dizia sobre as questoes climaticas é q orienta o desenvolvimento de um país ou duma zona, portugueses bebem mt vinho no almoco e jantar, portanto eles nao fazem nenhuma pesquisa, aí ha mt sol, falam mt alto, comprimentam todo aquele q eles nem conhecem, em fim mt desordem, quem conhece PT podera dar-me razao,é só o SALAZAR qd voltar no poder, podem sim desenvolver, eu ate nao sei como angola descobriu isto, atravez dos LOBIS? ok ate ja kukulukukulu@hotmail.com

Académico Luanda
Enganei-me: - em vez de dizer "e a tese não foi cancelada cerca de dois dias antes, quando já estavam especialistas Portugueses e brasileiros" queria dizer "e a tese foi cancelada cerca de dois dias antes, quando já estavam especialistas Portugueses e brasileiros"

Anonimo
Com esses médicos na Embaixada é para nos matarem né? já ouvi essa dica há um ano na Embaixada. Mas este senhor não é corrido da embaixada porquê?

Kauel Bamba (PhD eng, MIT-USA) Lunda Norte
As bases do conhecimento e do saber moderno foram estruturadas pelos cientistas e doutores e sabios dos seculos passados. As ideias de Copernico, Isaac Newton e tantos outros que as inventaram permitiram que o mundo moderno desenvolvesse citando as sempre. Quero com isso dizer que se existe uma ideia original, outro cientista pode desenvolver o seu trabalho a partir daquele mesmo tema. Pode ate' usar as mesmas expressoes e ate' uma parte do texto original sem modifica-lo. Isso e' permitido desde que no fim da citacao voce indique a fonte onde voce retirou a frase. Se omitir isso, entao configura-se em plagio. Mas o que me parece estranho neste caso e' que o plagiado e' o orientador da tese, subentende-se que ele proprio aceitou ou entao sera' que nao leu a tese sendo orientador? Algo esta mal explicado ai. Mas uma vez ai esta. Portugal nao e' serio ainda o suficiente para nos ajudar a formar quadros capazes de reverter as taxas de analfabetismo que temos em Angola. Aqui nos EUA as universidades sao serissimas e esse tipo de brincadeira nao acontece.

Académico Luanda
Sabem quem é o médico que fez o plágio: é o Dr. Cassul, o médico da Embaixada de Angola. E foi um professor da Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto que detonou a bomba evitando que ele conseguisse um título de Doutor à conta dessa fraude. Este senhor está fazer esta formação há muitíssimo tempo (nem vale a pena dizer há quantos anos) e ainda por cima no fim desse tempo só foi capaz de copiar. Esse senhor também foi seleccionado para o Congresso de Quadros da Diáspora, é o número 89 da lista, depois de em 2002 ter provocado esse escandâlo académico na UAN. Foi uma grande bomba cá em Luanda, estava tudo preparado para a defesa da primeira tese de Doutoramento na UAN (não tenho a cereza mas acho que era a primeira) e a tese não foi cancelada cerca de dois dias antes, quando já estavam especialistas Portugueses e brasileiros que faziam parte do Júri em Luanda. Isso nunca tinha acontecido na UAN. É preciso coragem.

ELCAlmeida disse...

Meu caro,
O que surpreende não é tanto a fraude - leia plágio - mas o orientador da Dissertação (que por inerência o presidente de juri) ser o plagiado e não ter notado(?).
Nesta matéria, se o plégio do nosso colega é lamentável, mais lamentável é a ideia que quiseram transmitir o meio cientíco seja português (que quer queira quer não também é posto em causa) ou o angolano era "estúpido".
Um grande kandandu.
Eugénio (Pululu) Almeida

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postes populares