sábado, janeiro 22, 2005

Uma delegação da União Europeia


Essa è bela. Nao esperava uma noticia deste genero. A comunidade Europea que
quer ser ganarente de justiça no mundo se opoe a fiscalizaçao... que vergonha.
Ninguèm cai fora, todos sao perigosos e na primeira oportunidade... ... Angola
discute acordo piscatório com União Europeia


Uma delegação da União Europeia (UE) chega ao país, neste domingo, 23, para retomar as negociações com o Ministério angolano das Pescas que gravitam em torno de um acordo que permitia 67 embarcações europeias pescar em águas angolanas.

Trata-se da segunda tentativa de chegar a um consenso com a parte angolana, depois da primeira ronda realizada em Dezembro do ano transacto não ter resultado favoravelmente para a UE, já que Angola exige fiscalização das embarcações - maioritariamente espanholas - coisa que a UE se opõe.

Na primeira ronda, a equipa de negociadores europeus fora chefiada pela ministra espanhola da Agricultura, Pescas e Alimentação, Elena Espinosa. As partes discutiram por mais de oito horas, porém, o consenso não foi encontrado, pelo que se adivinha acesos debates, na próxima segunda-feira.

Lá estarão empresários angolanos, espanhois e outros da UE, armadores, especialistas em questões piscatórias e em economia interessados na renovação do acordo. O anterior acordo expirou em Agosto de 2004 e, desde então, as 67 embarcações estão estacionadas no território angolano, aguardando pelo veredito da sua sorte.

Na eventualidade de não se concretizar o acordo, a União Europeia perderá mais um importante parceiro de actividades piscatórias, já que Marrocos não renovou. A paralisação da actividade piscatória em Angola e Marrocos forçou os armadores da UE, sobretudo os de Espanha, Portugal e Grécia, a recorrerem a Bruxelas para pedir subsídios.

Esta segunda ronda considera-se ser um encontro decisivo, na medida em que, está em questão a sorte dos empregados das 67 embarcações, além das perdas financeiras dos seus proprietários.

O ministro Salomão Xirimbimbi(na foto) chefia a equipa angolana que negoceia o acordo.



Francis*PAC

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postes populares