sexta-feira, novembro 21, 2008

Brasil 7 - Portugal 1 - Jornais europeus críticos com Portugal, brasileiros destacam regresso da sua selecção aos golos

Jornais europeus críticos com Portugal, brasileiros destacam regresso da sua selecção aos golos 
20.11.2008 - 15h53 Lusa
A imprensa brasileira e europeia destaca hoje a goleada imposta ontem pelo Brasil a Portugal (6-2), com os jornais europeus a serem mais críticos para com a selecção portuguesa.

Para o diário desportivo italiano "La Gazzetta dello Sport", Portugal foi "desintegrado" no jogo em Brasília, enquanto o também transalpino "Tuttosport" e o francês "L'Équipe" utilizam as expressões "varrido" e "esfolado", respectivamente.

No Brasil, só o diário "O Globo" afirma que a selecção de Dunga "arrasa Portugal", havendo nos jornais brasileiros e europeus uma ideia comum: Luís Fabiano, autor de três golos, foi a estrela da noite, quando se esperava um duelo entre Kaká e Cristiano Ronaldo.

As edições online dos principais diários do Brasil frisam ainda que a goleada diminui a pressão sobre Dunga, depois de o "escrete canarinho" ter cedido três empates consecutivos em casa sem golos, em jogos de qualificação para o Mundial2010.

"Brasil transbordante, Portugal desintegrado", titula a edição online da "Gazzetta dello Sport", segundo a qual o português Cristiano Ronaldo não passou de "um comparsa entre as estrelas de Dunga". "Para memória futura: não desafiem o Brasil. Nem mesmo quando parece em crise (zero golos nos três últimos jogos em casa), ou quando se está em vantagem de um golo depois de poucos minutos, a controlar o jogo", acrescenta o jornal italiano, aludindo ao facto de Portugal ter estado a ganhar por 1-0.

Sob o título "Show Brasil, Portugal varrido 6-2", a edição na Internet do "Tuttosport" diz que o "escrete" foi "esmagador", acrescentando que o jogo foi "uma bela lição de futebol para a selecção de Queiroz e para o possível futuro 'Bola de Ouro' Cristiano Ronaldo".

Segundo o jornal de Turim, a presença do extremo do Manchester United no jogo "pode ser tranquilamente definida como anónima", pois esteve "nervoso" e chegou mesmo a ver o cartão amarelo.

"O Brasil esfola Portugal", titula o "L'Équipe" online, segundo o qual "os jogos seguem-se e a impressão de que o Brasil mantém-se uma equipa capaz do pior e do melhor continua a fazer o seu caminho". De acordo com o diário desportivo francês, que também destaca os três golos do avançado dos espanhóis do Sevilha FC Luís Fabiano, "sem se mostrarem transcendentes no jogo, os companheiros de Kaká fizeram a diferença graças às suas individualidades".

"O resultado é histórico. Nunca o Brasil tinha marcado seis golos a Portugal. E isso também é lisonjeiro tendo em consideração que a 'Selecção' [do Brasil] brilhou mais pelos golpes de génio de algumas das suas estrelas do que por um real controlo colectivo", acrescenta o "L'Équipe".

"Hat-trick de Luís Fabiano ajuda Brasil a bater Portugal", titula o diário generalista britânico "The Guardin", que na sua edição online publica um texto da agência Reuters no qual se refere que o resultado deu "algum descanso ao cercado treinador Dunga". "Dunga foi gozado pelo público e parecia ter uma longa noite pela frente quando Danny inaugurou o marcador para os visitantes, ao desviar um cruzamento de Bruno Alves após quatro minutos", refere o "The Guardian", recordando, porém, que Luís Fabiano empatou quatro minutos depois e colocou os locais em vantagem aos 25.

Em Espanha, as edições electrónicas dos desportivos "Marca" e "Ás" destacam Luís Fabiano e publicam um mesmo texto, da agência EFE, com o primeiro a titular "Brasil despede-se do ano com uma balsâmica goleada a Portugal" e o segundo "Brasil goleia Portugal com Luís Fabiano como estrela".

O texto sublinha o "carácter atacante de ambas as equipas" e que o jogo "serviu para aliviar o peso sobre o questionado seleccionador Carlos Dunga", adiantando que o duelo Kaká-Ronaldo ficou na sombra de Luís Fabiano. "O esperado duelo entre Kaká, eleito o melhor jogador do Mundo em 2007, e Cristiano Ronaldo, principal aspirante a ganhar o troféu este ano, terminou cedendo o protagonismo ao avançado brasileiro Luís Fabiano, autor de três golos no encontro", diz.

No Brasil, a "Folha de São Paulo" afirma que o "Brasil quebra jejum de golos em casa e goleia Portugal em amigável", recordando que "interrompeu uma série de três empates sem golos" em casa e não marcava qualquer tento como visitado há quase um ano, desde 21 de Novembro, por Luís Fabiano na vitória sobre o Uruguai (2-1). "Além disso, o Brasil quebrou um jejum de quase 20 anos sem vencer o rival desta quarta - a vitória anterior foi em 1989, numa goleada por 4-0 no Rio de Janeiro", lembra.

A "Folha de São Paulo" recorda que, nos três jogos disputados com Portugal desde então, o Brasil somou um empate e duas derrotas, uma das quais - por 2-0 num particular em Londres, em 2007 - foi a primeira de Dunga como seleccionador.

No mesmo sentido, os diários "O Globo" e "O Estado de S. Paulo" titulam, respectivamente: "Fácil. Em noite de Luís Fabiano, Brasil encerra seca de golos e arrasa Portugal de virada: 6 a 2" e "Brasil desencanta. Após três actuações fracas em casa, equipa faz 6 a 2 a Portugal".

"Nem Dunga imaginou ter um fim de 2008 tão bom. A surpreendente goleada por 6 a 2 sobre Portugal, ontem à noite, na cidade de Gama, a 40 quilómetros de Brasília, dá tranquilidade para o treinador buscar em 2009 a vaga para Mundial de 2010 na África do Sul. No encontro dos dois melhores do mundo, Kaká venceu Cristiano Ronaldo", diz o "Estado de S. Paulo".

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postes populares