domingo, dezembro 14, 2008

Grécia tem domingo tranqüilo após oito dias de manifestações

Policial tenta desviar das chamas de um coquetel Molotov atirado por manifestantantes em Atenas

ATENAS (AFP) — Após oito dias de violentos protestos provocados pela morte de um adolescente por um policial, em 6 de dezembro em Atenas, a capital grega teve um dia tranqüilo neste domingo, na véspera de uma grande manifestação prevista diante da sede da polícia.

Os estudantes se reuniram durante a tarde nas escolas e universidades ocupadas para decidirem ações futuras. Eles já anunciaram uma manifestação no início da tarde de segunda-feira na avenida Alexandras, diante da direção da polícia de Atenas.

No início da noite deste domingo, mais de 200 moradores do bairro de Exarchia depositaram flores e velas no local onde Alexis Grigoropoulos foi morto pela polícia, para prestar uma homenagem ao adolescente.

Em Salônica, norte do país, uma centena de jovens circulando de bicicleta e de moto distribuíram na tarde deste domingo panfletos hostis aos policiais. Nenhum incidente foi registrado.

Este dia calmo sucedeu a uma noite agitada no centro de Atenas e em Salônica, onde jovens e policiais se enfrentaram novamente.

Na noite de sábado, quase 100 jovens encapuzados lançaram coquetéis molotov contra uma delegacia de Exarchia. As forças da ordem responderam com bombas de gás lacrimogêneo para dispersar os jovens, que perseguiram em seguida nas ruas próximas.

Os confrontos entre jovens e policiais continuaram até as 2H30 da manhã em Atenas.

Em Salônica, na noite de sábado, 100 jovens quebraram as janelas de um ginásio antes de se refugiar em uma universidade.

Além disso, desconhecidos atiraram coquetéis molotov contra uma agência bancária no bairro de Panormou, provocando danos mínimos. Dois carros de luxo foram incendiados no bairro de Neo Psychiko, ao norte da capital grega.

Coquetéis molotov já tinham sido atirados no fim da tarde de sábado contra dois bancos e um escritório do ministério do Meio Ambiente, no bairro de Patission, provocando danos materiais.

A polícia anunciou 86 detenções em Atenas durante o dia e a noite de sábado.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postes populares