domingo, dezembro 14, 2008

visita surpresa Em Bagdá, jornalista iraquiano joga sapato em Bush e o chama de cachorro

Bush se abaixa ao lado do primeiro ministro iraquiano / Reuters

BAGDÁ - O presidente George W. Bush levou um susto neste domingo. Em uma entrevista coletiva junto com primeiro ministro iraquiano Nuri al-Maliki, quase foi atingido por dois sapatos, atirados por um jornalista iraquiano que também o xingou de cachorro. Bush foi a Bagdá em um visita surpresa de despedida, já que deixa o governo em janeiro de 2009.

Agentes do serviço iraquiano e americano agiram rapidamente e retiraram o jornalista da sala, enquanto ele se debatia e gritava. Os sapatos passou bem próximo a Bush, um de cada vez. Mas o presidente, com bom reflexo, rapidamente se abaixou ao lado de Maliki, nas duas vezes.

( Assista ao vídeo do ataque ).

Após o incidente, Bush sorriu amarelo enquanto Maliki olhava tudo constrangido.

- Não me importa - disse Bush, ao tentar acalmar todos no salão da coletiva.

( Confira imagens de Bush em Bagdá ).

Agentes americanos e iraquianos carregam o jornalista para fora da sala / Reuters Quando foi perguntado sobre o incidente, logo em seguida, Bush fez pouco caso.

- Não me senti nem um pouco ameaçado - disse.

Outro jornalista iraquiano pediu desculpas pelo comportamento de seu colega.

Invasão foi tarefa necessária

Em entrevista anterior, Bush disse que a invasão do Iraque "não foi uma tarefa fácil, mas sim necessária" , conforme reportagem no G1. De acordo com um relatório federal publicado pelo jornal "New York Times", o processo de reconstrução do Iraque foi um enorme fracasso . O texto revela que o Pentágono chegou a "maquiar" os progressos. A ignorância dos elementos básicos sobre a sociedade iraquiana e a insegurança do país podem ser uma das causas para o fracasso.

O presidente norte-americano George W. Bush fez uma visita inesperada ao Iraque, neste domingo, semanas antes de deixar o posto de presidente para o eleito Barack Obama / Foto: Reuters- A tarefa não foi fácil mas era necessária para a segurança americana, para a esperança dos iraquianos e para a paz no mundo - declarou Bush depois de uma reunião com o colega iraquiano, Jalal Talabani.

Bush fez uma visita de despedida inesperada a Bagdá semanas antes de deixar o posto e a impopular guerra do Iraque para o presidente eleito Barack Obama. Depois de deixar a Casa Branca no final de semana, Bush voou secretamente para a capital do Iraque para conversas com o primeiro ministro Nuri al-Maliki.

- Bush veio para encontrar líderes iraquianos, agradecer as tropas e celebrar o novo acordo de segurança - disse um oficial da Casa Branca.

Ele chegou de helicóptero no palácio presidencial para conversas com o presidente Jalal Talabani e seus dois vice-presidentes. A viagem de Bush, a quarta ao Iraque desde a invasão norte-americana em 2003, se segue a uma aprovação a um pacto de segurança entre Washington e Bagdá no mês passado que pavimentou o caminho para que as forças armadas dos Estados Unidos deixem o país até o final de 2011.

A breve visita pode ser um marketing dos ganhos em termos de segurança, mas também mostra o peso da decisão pela guerra no legado do presidente republicano.

A guerra do Iraque deixou de ser a maior preocupação dos norte-americanos, com o avanço da recessão econômica, mas pesquisas mostram que a maioria das pessoas considera a guerra um erro.

No sábado, o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, disse a soldados americanos no Iraque que a missão militar no país entra agora "em sua fase final" .

Gates, que permanecerá no cargo após a posse do presidente-eleito Barack Obama, explicou que a data foi escolhida porque os comandantes acreditam que até lá terão conseguido transferir todas as 18 províncias para o controle iraquiano.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postes populares