segunda-feira, dezembro 13, 2004

Perdida juventude angolana

Fiz, recentemente, uma longa viagem de carro que tornou-se ainda mais desconfortável porque testemunhei, por mais de uma vez, a venalidade de franja considerável da juventude angolana. Infelizmente, em Angola há, sobretudo na parte feminina, uma juventude completamente perdida. Nesta longa viagem dei boleia a uma menina de 16 anos, recentemente vinda de Angola. Como de hábito, gosto de escutar o noticiário na rádio. Há mesmo vezes que escuto CD's de programas de rádio que vou gravando. A minha companheira circunstancial trazia, também para a viagem, uma caixa de CD’s. Sem me perguntar se eu me importaria com o tipo de música da sua preferência, ela colocou de imediato um disco com música «Kuduru».

Quando os americanos procuravam o antigo ditador do Panamá, Manuel Noriega, que se refugiara na mata, o que eles faziam para forçá-lo a sair dos esconderijos era tocar música Rock muito alta. Isso aborrecia-o profundamente.

O «Kuduru» da menina a quem dei boleia provocou-me os mesmos efeitos. No dia em que os americanos descobrirem o «Kuduru», não tenho dúvida nenhuma que o adoptarão também como instrumento de tortura psicológica. Para mim, o «Kuduru» é simultaneamente monótono e mau.

Depois de alguma hesitação, manifestei à jovem o desconforto que a música dela me provocava. A situação piorou. A alternativa que ela colocou no aparelho quase me enlouqueceu completamente. Era um outro «Kuduru» de uma tal «Gata Agressiva», que dizia, entre outras asneiras, coisas como «Savimbi feio já lhe mataram» ou ainda a «Gata Agressiva vai na roda e faz broche». Só Deus sabe como não enlouqueci ali mesmo, naquele momento!

E, como se não bastasse, a minha companheira, de 16 anos, nascida, por amor de Deus, em 1988, virou-se para mim, que farei, dentro de um mês, 39 anos, e disse: «o tio Jamba sabe o que é fazer broche?». Esta menina poderia, muito bem, ser minha filha!

«Não sei do que é que se trata aqui», respondi, irritadíssimo. E acrescentei: «Olha, conversas deste tipo não devem ser travadas entre gente da minha idade e crianças como tu». O que não fui dizer...

A menina, de 16 anos, exaltou-se e disparou: «o tio é mesmo atrasado. É por isso que a Unita perdeu em 1992 e vai perder mais uma vez. Todos esses anos na Europa e ainda continuas a pensar como se nunca tivesses saído das matas...».

Nesse momento, tive, como se diz, que bater na mesa e dizer à jovem que eu é que estava a fazer o favor de lhe dar boleia e que daí para diante ela que se calasse e se limitasse a ouvir os meus programas, se quisesse continuar a viagem. A outra opção era ficar pelo caminho. No resto do percurso, a pobre menina teve que ouvir (e não deve ter compreendido nada) análises sobre a disputa eleitoral na Ucrânia, o relato da Zoe Esenstein (uma jornalista britânica que trabalha em Angola como correspondente) sobre o combate ao Sida no nosso país, uma análise sobre a possível venda da Ibm a uma empresa chinesa, um debate sobre a identidade africana na África Ocidental, etc. No restante pedaço da viagem, não se ouviu mais nada sobre «Gatas Agressivas» ou «Médicas Malucas» ou ainda de bocas que eram esquadras.

Tenho observado, há já algum tempo, que muitas jovens angolanas não se respeitam. Atentemos só, por exemplo, no fenómeno da «tarrachinha». Em Londres, as discotecas de angolanos sempre acabavam por fechar porque não havia nenhuma sessão de dança de angolanos que não acabasse em pugilato aberto ou – se houvesse cabo-verdianos – na troca de facadas. E qual era a razão que está(va) por detrás de tudo isso? A «tarrachinha». Notei, em várias ocasiões, que quem instiga mais para se dançar a «tarrachinha» é, usualmente, a menininha que vai remexendo de forma tão provocadora e obscena que forçam qualquer pessoa com o mínimo grau de amor-próprio a olhar para um outro lado.

Já estive numa festa – com africanos oriundos de várias partes do continente – onde um casal de angolanos estava a «tarrachar-se» tão obscenamente que alguém se viu na necessidade de oferecer-lhes um alguidar cheio de preservativos. A menina angolana, completamente estúpida e sem capacidade de entender que estavam a ser insultados, abriu um preservativo e soprou-o, como se fosse um balão. Não surpreende que, em muitas festas angolanas na diáspora, haja mesmo avisos para não se trazer crianças para preservar a sua inocência.

Até recentemente, mantive um quarto num apartamento em Barking, uma área a leste de Londres que tem muitos angolanos. Não gosto de ir a festas de angolanos – por causa da desordem de sempre – mas tinha um amigo, amante da poesia de TS Eliot, que fazia anos e a quem eu respeitava bastante. Na festa havia moças jovens do Uganda, Nigéria, Ghana, Quénia etc. Lembro-me que elas passaram a noite a discutir o mérito de várias universidades inglesas.

As angolanas, porém, só passavam a ser o centre of atraction (centro das atenções) quando estavam a praticar o que melhor sabem – a tarrachinha. Com os seus umbigos de fora, biquinis a mostra, com as suas calças justíssimas e a darem «tampas» aos palermas que iam pedir para dançar com elas, essas menininhas, em cujas cabecinhas nada ressoava senão o prazer perverso de causarem erecções a tudo que ainda copula, pensavam que não existia, no mundo, coisa melhor do que elas.

Quem é o responsável por toda esta miséria? Os pais angolanos, sem dúvida! As angolanas perdidas são uma manifestação de lares sem figuras masculinas. As nossas filhas não devem só ser educadas pelas suas mães. Nós, os pais, temos mesmo que participar activamente no crescimento psíquico delas. Toda esta precocidade sexual que vemos nas meninas angolanas decorre do facto de que os mais velhos, os homens, criaram um clima em que elas, as nossas filhas, só podem ser valorizadas em termos sexuais. Não é invulgar, em círculos angolanos, ver um mais velho de sessenta anos, com os olhos fechados e língua de fora, a «tarrachar» uma menininha de treze anos num cantinho de uma farra às três horas da madrugada. Isto não é viver; isto é perversidade. As meninas, por seu turno, estão a clamar ,permanentemente, por uma certa ordem e estrutura. Chegou a altura do pai angolano mostrar o que é, verdadeiramente, ser homem, através do carinho, conselhos e ensinamentos que poderemos dar às nossas filhas. Se não fizermos isto, a «Gata Agressiva» não vai perder tempo em substituir-nos!

Artigo de Opinião, assinado por Sousa Jamba (Publicado no Semanário Angolense)

3 comentários:

Anónimo disse...

SM bergen
Arvore sem raiz!cai.Sera que estas obterao o diploma atravez da grande actriz deputada italiana de nome Ciciolina?Nao se deve culpar a juventude!nos Homens, Pais temos a obrigacao de ensir educar e reeducar, caso isto nao funcione deixamos o virus que ja esta bem instalado ai tb tomar conta do recado.quanto a comparacao que o Sr faz entre as sisters de outras nacionalidades e as nossas irmas nao faz sentido porque para nos Angolanos festa e`e sera sempre festa.Meninas!redusao a seducao mas dansem o Kuduro que tambem e`uma forma de expressao do guetto!Puto snobia e outros estou convosco e brevemente enconjunto introduziremos instrumentos acusticos e semi -acusticos no Kuduro para dar mais raiva. 0404 fui

Anónimo
Estes movimentos, estas formas de actuar tem a haver com a nossa tradição: reparem como mexem as nádegas as dançarinas tradicionais. Em relação a forma como vestem(mostrar biquinis)tem a ver com as novelas brasileiras. Mas tudo irá mudar, estamos no capitalismo onde as pessoas escolhem o que querem: quem mostrar a roupa interior na rua, ficará como mulher de rua. As que casarão serão as que se comportarem bem, capitalismo é assim. No Brasil há as miúdas da rua e também existem as de elite e as que se diferenciam.

Anónimo
Qual e da tua KUDURISTA? Ainda se gaba de kudurista. Quem foi que te proibiu para comentar? Invejoso! Vai kudurando ate quando a vida te surprender na zunga pah! Ha mesmo jovens perdidos em Angola!

J.F LX
Sr. Jamba e importante frisar as debilidades com q se batem mtos jovens angolanos e indo ate mais longe com a falta de respeito com q mtos se fazem acompanhar. Porem n acho q ouvir e/ou dancar este ou aquele tipo de musica faz de ser humano algum mais ou menos educado. Se algum dos comentadores aqui presente e de preferencia o sr. Jamba me indicasse um estilo musical em q se faca uso das palavras e n se use linguagem profana dar-lhe-ia todo credito q ele acha merecer com este artigo. E por nos sabido (espero eu) q em qualquer sociedade ha estilos musicais mais conservadores e aqueles mais liberais e fazer daqueles q gostem dos estilos liberais parecer incultos ou mal-educados isso sim e falta de cultura... Sr. Jamba falou das festas em q partecipou em Londres na qual comenta q »jovens africanas de diferentes nacionalidades comentavam sobre a qualidade das universidades britanicas» sera q o sr. ja prestou atencao aos varios estilos de musica e danca q se ouve no ghana, por exemplo? Um deles o RAP. Sr. Jamba, o senhor ouviu dois discos ou duas musicas da menina e assumiu q ela SÓ ouvia KUDURO, p quem n gosta e nem conhece tal musica como pode so olhando p os discos saber se eram so KUDURO?????no meu enteder a sua resposta a menina qdo ela falou-lhe sobre o «broxe» n foi a mais correcta, pois o senhor conseguiu ver o q estava mal mas numa atitude autoritaria eliminou a conversa mas nao o problema. Seria de estrema ajuda q no seu proximo artigo menciona-se q voltou a falar com a menina e q ela ja percebe pq n deve ter aquele tipo de conversas consigo. Se e q n deve......

kam's Los Angeles
Kudurista? Será que apareceu uma escola que oferece o titulo académico: KUDURISTA? Qualquer pessoa pode kudurar. Se as mulheres da sua família são astutas em mostrar cuecas, as da minha não. Desafio o kudurista a fazer juízo da sua faculdade mental para pregar a integridade e respeito. Não confunda a trincheira de ideais com outra coisa. Va, maze, a escola aprender algo de positiva. O Kuduro não te fará a justiça na vida. Computador e como uma agenda aqui no Estate. Posso fazer o uso do meu "wireless laptop" em qualquer lugar e a qualquer momento e tenho cabeça para argumentar, mas não para kudurar! E assim que anda cantar a boazudas? Sou kudurista? Que pena, irmão! O kuduro e coisa dos perdidos no tempo e no espaço!

Estrangeira
è por isso e mais, tudo que o Angolano faz, tem sempre porcaria envolvida, ainda bem que já mudei de nacionalidade para não passar vergonha lá fora.

Kátia
Concordo extremamente com esta publicação. as moças angolanas estão mesmo perdidas. Eu uma moça igual de 23 anos, acho que solução para as ainda inocentes existe, mas para aquelas que já vão na onda, que pena! Os país devem mesmo agir como tal, porque sinceramente isto virou um congo, já não se dão valor proprio, orgulho de ser mulher, e como se não bastasse jovem! è de facto uma pena que a maior parte das nossas moças e até moços nem sequer conseguem ter uma conversa construtiva, simplesmente é o Kuduro, Rabo mole,Mana me abre e coisas por ai. País faças algo pelas vossas filhas antes que elas comam a voçes também.

Kudurista Luanda
E pela boca que o peixe e cangado. Povo...aqui estao as palavras do tal de Kams de LA :"Aqui nos Estates, ver cuecas de meninas e pão nosso de dia-a-dia." Agora digam-me se este Nhara nao e mesmo um Perverte Imbumbavel? Agora ja se sabe como e que ele tem tempo de comentar tudo que se publica aqui.Porque que nao passas o tempo a ver as cuecas das mulheres na tua familia?

Anónimo
As criancas comecam desde muito cedo a remexer a cintura. Muitas das vezes aos 2-3 anos de idade, com a claque e apoio dos familiares que acham giro ver uma crianca tao pequena a fazer movimentos que promovem sensualidade e ate mesmo sexualidade. Esta bem q tradicionalmente os jovens comecam a vida sexual muito cedo, antigamente (se calhar ate hoje mesmo, em meios mais rurais do Pais) as jovens casavam-se assim que atingissem a puberdade. Mas estes costumes sao jurassicos e (nos dias de hj) ate um pouco primitivos. Va-se la saber que influencia tem na iniciacao sexual da crianca, os movimentos 'tradicionais'de remexer a cintura e etc, que muito aplaudimos quando vimos ou incentivamos uma crianca de 3 anos a fazer... (desafio ja agora a todos os leitores a debaterem esta questao entre amigos e familiares...)

Nga Zeza xilomba@eumesmo.com
A educacao comeca em casa, no seio familiar, Sr S.Jamba. E nao e batendo na mesa. A juventude angolana nao esta perdida. Existe, de facto, alguma congruencia no que relata o artigo, apesar de parecer ofuscada pelos complexos e hipocrisia manifestados pelo autor. De facto, a nossa sociedade esta a atravessar uma fase em que os valores morais parecem ter sido apoderados pela ganancia, materialismo, e mtos outros males. E preciso, sim, que entendamos que estamos a tornar-nos numa sociedade sem valores, sem modelos de etica e moral, como o autor procurou expor. Mas, cada um de nos deve sentir-se responsavel ao compreender esta questao e aborda-la de forma constructiva. E dever de cada um de nos educar o proximo, naquilo que podermos, em vez de criticar e perpetuar o mal... enfim

Chico 90 Rangel
Se o "cara" que escreveu este artigo tivesse aceitado o "broche" que a tal de menina lhe sugeriu eu acho que ele iria mudar radicalmente a sua escritura. E a miuda tem razao.. esse tipo de atitude paternalista das matas misturada com uma capacidade mediocre de escrever usando uma linguagem pobre, vazia e descolorida com plagios translinguisticos e carentes de originalidade e receita para um flagelo moral de uma sociedade. Assim como foi a revolucao cultural na China e o regime do Pol-Pot no Cambodia. Autor por favor aprende a escrever e remodela ou mesmo actualisa as tuas ideas e veras que nao e possivel mecanizar a mentalidade das pessoas nem muito menos a mentalidade de uma sociedade. Imbumbavel!...Por favor comenta o assunto.

Tchipa Tchonguuê
Quanto Ao artigo do Sr Sousa Jamba (SJ) defacto terá um pouco de ficção e um pouco de inverdades. Não há meninas de 16 anos a pedir boleia para o interior de Angola com uma caixa de Cd's. Haverá? Mas isso faz parte... O artigo é incisivo e edeucativo e isso é o que importa. Defacto o kuduro não é nada sob nenhum ponto de vista. Não é musica, pq música tem que ser um som harmónico e agradável ao ouvido, não tem conteúdo. Mas a par daquela coisa que começa com B....., e já se vê a ilustrar uma bailarina "decidida", ainda há o "deixa cair tudo", quem ainda não viu?`É isso mesmo, ao som do kuduro tirar a roupa toda. Isto é degradação total. Que tipo de Homems serão esses jovens? Não tenho duvida que acabarão todos na cadeia, bandidos. A culpa? É dos pais sim senhor, é do governo e da própria sociedade, mas é também dos meninos, que como muitos comentários que li, dizem que os pais são ultrapassados, são caducos, não têm moral para dar lições, e que eles sim são do século 21. É preciso que se comente muito sobre isto, que os jornais em vez de estarem preocupados com o PALÁCIO, e as raças dediquem atenção á juventude, que as federações e o desmaiado ministério da juventude crie clima e espaços para a cultura moral, cívica e FÍSICA dos dos jovens. Que o MPLA acabe com as bebedeiras das maratonas. Efim há muito a fazer. E os meninos têm que começar a ouvir os mais velhos. Os mais velhos não são tão burros e anticuados quanto pensam. pensem bem se não há alguns meninos que saturam até um santo!!!!!

L. Verissimo USA
o artigo do Sr Jamba esta muito bem escrito, e e averdade do nosso pais. mas esta muito generalizado. de certeza q existem miutas jovens por ai q se dao ao respeito, e cm certeza tem miuta coisa na cabeca. este facto nao vem so a ser por culpa dos pais q estao ausentes, mas tb pela imagem q a nossa sociedade criou. novelas do tipo "malhacao" vem a ser mto informativas, mas tb mostra um estilo de vida q mtos jovens gostariam e tentam seguir!!! maioria das miudas so qrem saber dos namorados ou dos rapazes mais bonitos, so qrem saber de ir ao cinema e ter o traje mais bonitos. e os mocos, por sua vez, so qrem saber de qm tem a mota mais rapida ou qm tem a namorada mais bonita! e verdade sim senhora, q a juventude angolana esta mais preocupada em ver a novela do q fazer a tarefa, mas ainda e possivel mudar esta situacao1

Genuino-Londres
Perdida juventude Angolana, KUDURISTA, TARRACHINHA, TARRACHAR. Mais o que é o kuduro?? para quem nao sabe donde venhem as influencias do kuduro,vou tentar explicar-vos as suas origem. viajamos ha jamaica ilha caribenha.Nesta ilha os musicos,local,faziam o calipso,musica tocada em todas estas grandes antilhas,anglofones,francofones,hispaniques. rapido os jamaicanos optaram,em tocar o ska, com certas influencias,da musica negra ameriaca,ritimo BLUES.Em tudo isto nasceu o famoso Reggae roots,ha nivel mundial. O reggae ja estava implantado na jamaica,o rastafarismo,BOB MARLEY, PETER TOSH, BURNING SPEAR,e tantos outros musicos jamaicanos,que tendo vivido na diaspora sou fizeram que impulcionar,ou seja. Expandindo o seu estilo ha nivel mundial. O reggae é misterioso,religioso,ispiritual,amor e paz. Sou que assistimos que ha nova vaga dos jovens jamaicanos,renunciram-se completamente,da velha dotrina dos mais velhos.Que era o reggae. Meteram-se a fazer ha musica DANCEHAAL-DUB. Que ha nossa juventude chama de Kuduro.Consomem grandes quantidades de cocaina, alcool, estasy, speed, anfetaminas, todo tipo de droga. Jovens completamente perdidos,como se fossem,um rebanho carneiros,ou ovelhas,sem pastor. Mais o que mais me adimira é um fenomeno,que vemos crescer em todas ha grandes metroples mundias, em fin. quanto ao tarrachar esfregar ha garina,sao habitos,que encontramos também quando dançamos a kizomba,um slow etc etc. Quanto aos nossos Kotas que tenhem namorado com ha catorzinhas,cuidado isto da prisao. Na europa vemos muitos casais com diferencias de idade,velhos com jovensinhas,ou velhas com jovens.FUI.

OPTIMISTA LWIANA
MEU CARO AMIGO S.J. NAO SEI SE TRATAOU-SE DE FICÇAO OU DE PURA REALIDADE, ESPERO BEM QUE TRATOU SE DE FICÇAO E MAIS UMA VEZ TENTASTE FAZER O EXERCICIO DAS TUAS FACULDADES INTELECTUAIS NA AREA DE ESCRIBAS E SE TRATOU SE DE REALIDADE VOU LHE ACONSELHAR COMO AMIGO PARA NAO TE PRECIPITARES NAS TUAS REACÇOES PARA COM OS TEUS PROXIMOS TB MEU IRMAO? PORQUE PODES COMPROMETER DE QUE MANEIRA A TUA RELAÇAO INTERPESOAL. NAO AGISTE DA MELHOR MANEIRA, VOCE HUMILHOU AQUELA CRIATURA QUE MAL CONHECES A ESTORIA DA VIDA DELA E COM A TUA LIÇAO DE MORAL AFUNDAS-TE-A MAS AINDA NA PROFUNDA FRUSTRAÇAO EM QUE SE ENCONTRA MERGULHADA. NAO JULGUES A JUVENTUDE ANGOLANA SOBRETUDO AS DO SEXO FEMENINO POR UM UNICO CASO ISOLADO QUE O MEU MANINHO EXPERIMENTOU. CUIDADO COM O FENOMENO GENERALIZAÇAO. TENHO FILHAS E ESTAO NESTA IDADE E APESAR DE NAO ESTAREM A PARTILHAR COMIGO O MESMO MEIO POR RAZOES DE FORÇA MAIOR NAO TEM A CONDUTA DEMONSTRADA PELA SUA SOBRINHA,. TB MANO SOUSA JAMBA CUIDADO COM A LINGUAGEM, PENSE DUAS VEZES ANTES DE USARES OS TEUS DEDOS PARA PUBLICAR ALGO. FUI E VOLTAREI UM ABRAÇO A TODOS MUANGOLES NA BANDA OU NA DIASPORA.

Katolotolo
Sr,Jamba. A verdade doi, o artigo esta correcto, é verdade temos vistos muito (as) aqui na diaspora e sei que ha Angolanos nao vao gostar do seu artigo. Vejamos quantas Angolanas na diaspora que estao nas Universidades? Angolana na diaspora se da de fina mais na cabeça nao tem nada. A culpa nao é so os Pais, mais também do sistema do nosso ensino, falta-nos a cultura nao conhecemos muito bem as nossas culturas etnicas. Para alguns Angolanos a etnia é uma coisa ja ultrapassada. A cultura Africana é muito diferente da Europa e da America, vao no site do club-k verao as Angolanas nas fotos quase meias nuas (escandalos) assim pensam que é uma coisa ideal. Na cultura africana a Mulher deve respeitar o seu corpo dando o valor. Também sao as novelas Brasileiras, que TV (televisao Publica) apresenta. Mais Porque é que nos mesmo nao podemos fazer as nossas novelas? Penso que nao devemos criticar os artigos dos outros, é uma obrigacao de todos devemeos trabalhar muito para educar as nossas queriads Manas e Manos porque se nao for estaremos perdidos.

Anónimo
Cuidado! Isso de generalizar è muito mau.

Nvula Lobito
Para mim este é um artigo medíocre. Este sr. procura comparar as jovens angolanas com jovens do Ghana, Quénia, Uganda, Nigéria, dizendo que estas são clartamente mais desenvolvidas que as Angolanas. Isto é mentira nua e crua. Os jovens Angolanos são os mais desenvolvidos de África. E isto de kuduros ou coisas parecidas verifica-se com os Angolanos, com os Americanos, com os Britânicos, com os Alemães e com todos os Povos DESENVOLVIDOS. São os tempos modernos! AGORA JÁ NÃO HÁ TABÚS! EVOLUA meu senhor.

assengue assengue@caramail.com
Caro Sousa Jamba Qualquer adolescente de 16 anos sabe o que é um broche, em Luanda ou na china. Numa coisa a sua sobrinha têm razão, foi a intolerância, tal como a que o amigo mostrou ao impor os seus gostos radiofónicos, que fez com que a UNITA perdesse a guerra. Quando ao kuduro e apesar de na generalidade, as letras das suas musicas serem banais e de qualidade duvidosa, é na minha modesta opinião o que mais interessante culturalmente Angola independente produziu. Modernize-se homen.

Escarumba Makulusso
Os kotas não têm nada que opinar sobre o comportamento dos mais jovens. O comportamento dos mais jovens é reflexo do mundo que eles estão a herdar dos kotas, um mundo onde impera a corrupcão, a miséria, a doenca, a violência, a luta pelo poder.

Produto dos Anos 80 London
Londres e' a continuidade do que passa-se en Angola no k vem a respeito aos Angolanos. Os jovens aqui en Londres so querem a boa vida e dinhero facil. O Pais aqui Offerece oportunidades para todo mundo mais nem de isso estao aproveitando. Quando tenta-se falar e aconselhar a pessoa e' mal vista,o q fazer???....Juventude Angolana,esta corrumpida e esqueceu-se q com esforco e dedikacao chega-se la.Tenho fe' q as coisas vao mudar mais ate' la,vamos ver muitos artigos como o do Sr Jamba

Tchipoque London
Meus caros concidadãos. O importante é educar as nossas crianças desde muito tenra idade e dar lhes a oportunidade de escolher. Desde que sejam livres para escolher mesmo que seja a mediocridadea escolha penso que exerceram a sua liberdade. Para isto é importante educar e criar nas mesmas um sentido critico das coisas que eles teram então possibilidades de escolher. Mesmo que for o ridiculo mais escolheram.

R.Matreira Diáspora
TARRACHINA é uma dança que surgiu na cidade LOBITANGA-Lobito- onde os dois corpos se juntam, se apertam, na regiäo dos orgäos sexuais, com ligeira inclinaçäo para trás da parte pectoral...depois em movimentos suaves e senssuais,lentos algumas vezes, e brusco noutras, começa uma viagem ao mundo das maravilhas...é uma auténtica obra de arte gestual e corporal, é melhor que a Lambada..o Kú Duru é um estilo de música reivindicativo, tipo rap, hip-hop, practicado pelas jovens geraçöes, algumas vezes com letras agressivas e outras com ironia, mas com uma batida bastante trepidante...chega-se uma altura em que parece que o individuo entra em trance,etc...creio que só em Angola se practica estes dois estilos-Angolano inventa- se tomamos a coisa com certa filosofia de vida, näo há nada de mal nisso...pelo menos os jovens angolanos, excepto o alcohol, näo sao lá muito adito as drogas...creio recordar que os grandes movimentos culturais na europa e américa sempre estiveram ligados ao consumo de drogas: foi assim com o LSD, Marijuana-cangonha(na nossa linguagem), anfetaminas, heroina e actualmente a cocaína...o que eu creio é que devemos estructurar e potenciar a industria cultural, e converter a riqueza cultural do país, num signo de identificaçäo,num atrativo, tal como parís, nova york,etc..inventiva näo nos falta...mas antes de culpar os jovens, vamos penssar o quê que andamos a fazer por eles estes anos todos???havia condiçöes para fazer filhos?

kam's Los Angeles
O maior pecado do Angolano e querer copiar a toa. O kuduru poderia ser bem aproveitada se for usada para educar a juventude. Infelizmente, os jovens músicos usam a tal dança para transmitir mensagens negativas. Agora, ate os velhos a tarachinar como se fosse nainas (o que e mais essa de tarachinar? nova danca, assumo) e uma falta de controlo. Se um pai tarachina como um loco na presença de um filho ou de uma filha, fica difícil o mesmo controlar a filha que já provou a o sabor da tarachina. Todavia, não concordo com a tentativa de botar toda culpa nos ombros dos pais e mães. A sociedade angolana anda corrompida, por um lado; a situação financeira nao ajuda, por outro lado. Logo, fica difícil apontar o dedo a quem quer que seja. Cabe aos jovens escolher o que lhes dignifica. Embora sendo jovem, não me meto no kuduru que só faz barulho. Aqui nos Estates, ver cuecas de meninas e pão nosso de dia-a-dia. Mas isso e admissível dado a cultura daqui. Agora, se as nossas jovens querem copiar as brasileiras, ai estraga-se tudo porque desrespeita-se a nossa cultura banto. Mas que fazer? os kikongos dizem: não se pode proibir um filho que já tocou batuque quando o mesmo já habituou com o som de batuque! Valeu a ideia, senhor Sousa Jamba!

Telmo Luanda
Sr Jamba, nutro uma grande admiracao por si e gosto muito dos artigos que escreve. Discordo em parte quando o Sr tenta endossar a culpa aos pais dessa juventude, varios factores de ordem economica e social estao na genese desses fenomenos culturais que observamos -tarraxinha e cuduro. Acredito que seria mais sensato tentar reeducar do que estarmos a criticar de forma muito superficial, eu acredito igualmente que o cuduro e' uma simbiose de varios estilos musicais dentre os quais podemos encontrar o semba, uma boa solucao seria tentar persuadir os kuduristas a dar enfase ao Semba nessa mistura e ai teriamos algo similar ao que o Dog Murras faz -alguns chamam de kazukuta outros de kuduro, mas eu digo que e' kuduro com forte influencia forte de semba.

ANGOLANO
Primeira coisa, quem te mandou dar boleia? Segundo quem madou deixar melher nos discos? hehehhe terceiro a juventude esta perdida em todo mundo, o maxim oque temos de entender è que isso è uma fase na qual todos nos passamos de uma maneira ou de outra..Quarto nao è com o tua mente comunista que deves educar um jovem... polando de kuduru para analize da desputa eleitoral na Ucrania.. o Sr. ta maluco ou que? Analize bem como os outros Paises estao a tentar contornar essa situaçao, porque os mesmos desparates que estao no kuduru estao de uma forma pior presentes nas musicas americanas (rap, hip-hop,soul) e o mesmo esfega esfrega ou tarraxinha se faz sentor de forma pior por exemplo nos Estados Unidos que ate as maos se usa pra apalpar melhor.. Portanto o que se passa em Angola se passa nos Estados Unidos de uma forma ou de outra, entao para e analiza como eles tenhem lidado com tal dilema para educar a juventude... e nao me venhas aqui de Perdiçao..porque se um dia vose eu outros tiveram salvaçao, acredito que os jovens de hoje tambem poderam ser salvos! ehehehe Procura outro tema pra criticar que esse te foi tirado as pimpas!

Amaral Lisboa
Antes de mais tenho a dizer que concordo de certa forma com metade daquilo que disse... Mas também discordo, porque todos nós sabemos que a educação parte de casa mas muitas vezes por mais que os nossos pais nos eduquem, nós como jovens acabamos por fazer precisamente o contrario daquilo que nos dizem, devido a certas amizades que são péssima influência para nós como jovens... Acho que de certa forma a maneira como nos conportamos tem a ver com o comportamento, caracter e personalidade de cada um...

Tchinó
Sousa Jamba, acho que a sua reflexão é por demais pertinente. Mas a primeira parte da sua narração só pode ser ficção. Da forma c/o o sr escreve e se refere a nossa "plebe" dá a impressão que o sr não se mistura logo nunca daria boleia a menina nenhuma estranha a si e com cabeça tão oca. Qto aos Pais angolanos há muito que estão demissionários, a moda agora é mandarem os filhos p/ longe(a moda começou c/ Portugal, londres, hollanda, SA, brasil) p/ eles talvés poderem tb tarachar com os filhos dos que não podem sair. Estes Pais ao enviarem os seus filhos p/ longe de si não mediram as consequências dos seus actos. É natural que nem toda a juventude foi p/ o pior caminho, mas qtos Pais deram as bases suficientes aos seus filhos p/ que eles podessem fazer melhor??? A juventude angolana está é desencaminhada e sempre é tempo p/ fazer algo e mudar a situação.

Angolana Portugal
Concordo com a critica feita aos pais Angolanos (espero que se tenha referido ao plurar, tanto mãe como pai), mas acho que a responsabilidade não deve apenas cair sobre eles. Há um conjunto de circunstâncias históricas e sociais que marcam o "atraso" cultural angolano. Não é possível comparar realidades diferentes só porque existem no mesmo continente, como o caso das jovens que referiu. Aliás que jovens eram elas? provavelmente não pertenceriam à classe popular. Em vez de culpar todos os angolanos de um modo geral, acho que deveria-se criticar as classes dirigentes e o governo que deveria fazer mais pelo país. Congratulo-o por este artigo.

Angolano Mundo
Mas uma vez descobri que somos muitos com a vontade de ver a juventudo angolana rumo a um caminho melhor e certo. Surprendo-me que haja mais velhos que assumem que o kú-duro é algo de evolução a nivel cultural. Em Dezembro de 2003, as musicas do Kú-duro fizeram-me pensar que Angola estava sendo transformado em Sodome e Gomore referenciados na Biblia. É horrivel hoje escutar as crianças pequenas a cantarem ou ve-las a reproduzirem em sessões de danças, musicas obsenas. Varias vezes, os meus filhos pequenos insistiram-me que eu metesse as musicas do Kú-duro tanto em casa como no carro. Eu respeito as opiniões de muitos mas também digo uma coisa, os musicos angolanos estão a chegar muito longe, fora da propria cultura angolana. Eu adoro muito a musica angolana mas, estes ultimos anos, os musicos angolanos principalmente os Kuduristas, devem estar a perder o rumo ao desenvolvimento cultural. Eu não sou de nunhuma formação politica angolana, nunca vivi nas matas mas, por questões educativos e morais, reprovo a nova evolução do Kú-duro. Alguem deve ajudar a reconquistar os valores morais da cultura angolana principalmente no seio da juventudo porque a juventude é o futuro do amanhã. Sem mentir, eu sou pai jovem e estou a lutar pra que as minhas os meus filhos não se deixem influenciar pela a vizinhança, as amigos adultos e os colegas da escola. Só que a musica tem muita influencia no seio da juventudo. É por isso, que pesso aos musicos angolanos principalmente os dito Kuduristas que mudem muito senão vão nos estragar a juventudo ameçada pelos ventos maus do seculo. É minha opinião.Gostei, Obrigado.

Luandense
De tanta pouca vergonha fico com a impressao que cada festa em angola ou feita por angolanos e um pequeno carnaval!

Aviador
Certos jovens exageram na tarrachinha, mas e normal, e um novo estilo de danca como qualquer outro... Os tempos mudam, nem todos podemos concordar com as mudancas... Quanto ao kuduro, tambem e um estilo de musica novo, so que nao ha qualquer preparacao dos nossos kuduristas, vao a um estudio, e colocam a voz em uma batida q soa bem aos ouvidos e pronto ta feito o kuduro... Mas se formos a ver o kuduro reflete a sociedade angolana, e algo desarrumado que todo mundo reclama mas todos dancamos ao ritmo da musica. Nao falemos so das raparigas, elas sao um dos males menores da desarrumacao da nossa sociedade, por acaso ja notaram o quanto os jovens estao a beber??? Tao a beber fora do normal, devemos implementar leis sobre a bebida alcoolica pra menores e punir severamente aqueles q venderem alcool a menores. A imprensa angolana nao ajuda, as radios so tocam musicas brasileiras, as tvs e as novelas, resultado ate pessoas q nunca estiveram no brasil falam com o sotaque abrasileirado, uma vergonha!!! Precisamos mudar, mas nao sera facil e com kotas como o Jamba que inves de dialogarem com a camada jovem e tentarem minimizar o leque de conhecimentos resolvem perder a paciencia e impor as suas vontades assim fica complicado. Mas aconselho o kota Jamba a aprender a tarrachar, vera a coisa com outros olhos, mas cuidado pra nao se meter com uma cabujurra!!!

IMPERIAL DOS IMPERIO
Eu sempre falei e disse Kuduru é uma musica dos atrassados musica das pessoas sem cabeça, este tipo de musica so faz atrassar os meninos deixa de ir a escola so para escutar a tal GATA. que isto?

Anónimo
Sou um admirador da escrita do Sousa Jamba e por isso, o transformar um pequeno episódio num excelente artigo de opinião não me surpreende. No entanto, gostaria de manifestar o meu desacordo na visão expressa por ele, sobre a nossa juventude, onde com os meus 26 anos me incluo. O angolano por natureza é impar, é sociável, alegre e bangão, e tem muita apetência a culturas ocidentais abertas, o caso da brasileira e da americana, por conseguinte, na música e na dança não poderíamos ser de outra forma. A juventude é o espelho da sociedade, onde os adultos dão exemplo, eu pergunto, quem é que compra grandes carros para fazer estilo, são os jovens? Quem é que anda (e desvia) as meninas mais novas(as nossas) com consentimento da própria sociedade, são os jovens? Não são senhor Sousa Jamba, são vocês mesmo, adultos. E sinceramente, culpar a figura da mulher, alegando ausência do pai, é uma atitude machista e não fica nada bem. Se o pai, não está em casa está aonde? Com as catorzinhas? Só que esquece que essas catorzinhas são filhas de alguém! Eu resumo a sua atitude e a de muitos pais angolanos de falsos moralistas, pois querem que as vossas filhas sejam umas santas e as dos outros … enfim. Gostaria ainda de dizer que em certa parte essa menina de 16 anos tem razão quando diz tem uma visão como se ainda tivesse nas matas. A Unita ainda não se deu conta disso mas a verdade é essa, os ideais actuais (não quer dizer que concorde com eles) são os bangões que estão associados a modernidade, melhor vida, desbunda e é isso que os jovens (e não só) procuram. Como eu muitos angolanos, em 92 ficaram chocados em ouvir de dirigentes da Unita a dizer que ficavam pasmados em ver muita gente na praia, perguntavam, “tão lá a fazer o que?” … Sem medo de errar essa postura recriminatória do Gala Negro e do seu lider, levou muita gente que queria mudanças a pensar duas vezes. Um forte abraço a todos.

Jovem Angolana Canada
Meu caro Sr. Jamba, respeito a sua opiniao sim, e verdade que existe jovens por ai fora que nao se respeitam e que nao manifestam a vontade de serem respeitadas por outras pessoas, mas nao vamos la generalisar. Existem sim jovems que se respeitam e que nao fazem as mesmas coisas que estas meninas rapidas com quem o senhor costuma conviver. Outra coisa... Concordo com os outros comentadores que dizem que a musica kuduro nao tem nada a ver com este "fenomeno" que esta a ser observado. Segundo, pode crer que nao e so em Angola que isto acontece. A sociedade mundial esta a mudar em geral. Os mais velhos angolanos nao sao os unicos que reclamam da falta de educacao dos jovens quando estam a dancar. Novo seculo, novas maneiras de pensar. Ha muita diferenca entre a inglaterra dos tempos da rainha Vitoria, e a inglaterra de hj por exemplo. E tb o senhor nao pode dizer que e so a falta de figuras masculinas nas vidas destas meninas que e a causa de essa malandrice toda! A falta de pais em geral e ke e a razao disso. O senhor so da exemplos de meninas que vivem na inglaterra, que com certeza vivem sem os pais, e que com certeza tb andam com um grupo de amigos e amigas que sao mais velhos e so ensinam a essas mesmas meninas coisas que sao "fora de idade" delas. E isso nao existe so na inglaterra, existe tb aqui no Canada, em Portugal de certeza e em outros paises aonde os jovems angolanos vivem sem familiar mais velho nenhum. Tb oh senhor Jamba, em vez de dizer a menina de 16 anos que perguntou oque e broxe que isso nao e conversa que pode ter com ela, podia muito bem explicar o que e, e tb encorajar que ela nao se interesse por coisas assim. E facil... chamasse comunicacao! e sabe se que a comunicacao resolve muitos problemas!

PATRIOTA ANGOLA
O que fora abordado pelo caro sr. Sousa Jamba, seja ficção ou um facto verídico é algo que se constata em nossa sociedade. Onde estão os valores, o respeito aos mais velhos, etc? O problema será que está no tipo de música? Errado caro sr. Sousa Jamba! Como havera dito um dos comentadores que me antecedeu, até nos EUA e na própria Europa, no Brasil, existem músicas ou canções apelativas! A causa disto é a própria socidade moderna, a informação que chega mais fácil e mais cedo ao ser humano, a falta de investimentos em Educação Cívica e Moral, epansão do Ensino para todos os cantos desta Angola, etc. Mas posso sem medo de errar tal como ocorre em outros países é a ausência dos pais por razões de várias ordens. O que impõe hoje a sociedade onde o pai e mãe têm de ir trabalhar par ao sustento da casa chegando à casa às 20:00 tem servido para afastar a convivência dos pais com os próprios filhos. O filho chega a casa e não encontra ninguém, aonde ele vai se refugiar? No que ele estará sujeito sem uma pessoa adulta para o alertar do que é bom e mau?

Kauel Bamba Lunda Norte
O Sousa Jamba geralmente tem boas ideias, mas me parece que na medida em que envelhece as mesmas vao se esgotando, ou melhor, mal consegue as colocar no papel. Essa peca de ficcao de ter dado boleia a uma miuda de 16 anos contem foi o estopim para se pronunciar o gosto ou bem o desgosto pela musica do estilo Kuduru, etc. Mas aprenda que gostos nao se dicutem. Critica e' valida.

R.Matreira Diáspora
Mano Sousa, acho que a miúda te deu uma tampa! bom fora de brincadeiras, é verdade que o kú duru, tem letras muito desagradáveis...mas o cantor americano iminen também tem letras desse tipo...mas o quê que tú queres? ésta é a educaçäo que eles receberam e recebem...como tú dizes, os nossos mais velhos também andam numa crise de valores tremenda...frustrados, canssados, sei lá o quê! A guerra é terrível, ó mano Sousa! As suas consecuências estäo aí....quando um chefe de família näo pode dar de comer aos filhos, perde toda autoridade...Mas serve a alerta! esta caricatura de Ministério da Juventude que faça algo...

Puro Bantu
Sousa Jamba surpreende-me uma vez mais. Concordo plenamente que a juventude está a precisar de linhas de orientação. Uma Coisa é a dança como divertimento e forma de expressão cultural; outra, bem diferente, é a forma banal que esta tem assumido nos últimos, e os valores a ela associados. Valeu a reflexão, força!

Anónimo disse...

Gostos são gostos e fim de papo. Durante muitos anos os angolanos importaram música e absorveram valores culturais de todo mundo. Felizmente a nova geração aproveitou as novas tecnologias da música e está a fazer inclusão da sua música no panorama internacional...Existe boa e má música...Brasil e Portugal viveram igual fenómeno... Os novos movimentos musicais levam algum tempo se definirem...Há bons e maus kudurus, o que não pressupõe dizer que a juventude angolana está perdida. Angola vive um novo processo. A reconciliação das famílias, a pluralidade de opiniões, a reestruturação do sistema de ensino e saúde. Tudo é muito novo para um país que viveu muitos problemas durante anos...Os rótulos individuais não podem ser generalizados...Hoje o sistema de ensino tem mais de 50.000 estudantes universitários, estão a ser reabilitadas as infraestruturas e os jovens vivem em paz. Estão a recomeçar as suas vidas, não posso aceitar que alguém que vive ambiente "pseudo civilizado" diga algo que ofenda a generalidade das jovens...Há momentos para tudo...O jovem que ofendeu as meninas de forma generalizada nem se quer sabe os restantes contributos da menina em causa para sociedade. Conclusão, gosta de kuduru então é fútil...Não podemos ser redutores a tal ponto...Quém ouve música pimba e fank brasileiro na hora do telejornal por acaso é futil...sejamos mais cuidadosos com a generalidade...Caso há em que nha verdade uma crítica deve ser feita...Sou angolano e não posso aceitar tais afensas generalizadas...Um grande abraço do Mwangolé Ulisses. Respeito pelas diferenças, nada de ofensas generalizadas.

Anónimo disse...

eu vivo em londres na qualidade de senhora que sou sinceramente ate fico com vergonha as vezes de dizer que sou angolana porque em londres a maoioria dos angolanos fazem invergohar discotecas estive duas vezes desde ca estou ja a mais de ano e anos porque as meninas senhoras armadas que sao e podem que nen sequer sabem ter uma boa conversa. Os angolanos teen o mau feitor de denegrir os outros africanos, que chegao a ser melhores que os proprios angolanos. Eu respeito imenso a cultura ex da Nigeria e o seu povo pessoas muito inteligentes preservadores da sua cultura ex falando a sua lingua materna no qual eu nao falo e e outros pais mais que todos eles falam a sua lingua mae. Ca em Londres hoje abrem uma descoteca passado 2 semanas a policia fecha porque ha sempre luta, tiros. Pessoas vindas de Angola trasento muito papo boca azul de muitos angolanos sempre apensarem que sao os melhores de africa porque nao vestem roupa africana nao comem comida tradicional com as maos .

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postes populares