terça-feira, agosto 31, 2010

Dez dicas para controlar seu orçamento

1. Contabilize seus rendimentos e planeje seus gastos de acordo com seus ganhos. Lembre-se sempre: os gastos devem adequar-se às receitas, e não o contrário!

Dez dicas para controlar seu orçamento - gaste menos do que ganhas

2. A medida ajuda a evitar gastos extras e desnecessários, já que condiciona você a comprar apenas o que está listado. Cuidado para não perder o foco!

3. Pagando à vista o salário dos outros meses não fica comprometido e ainda há a possibilidade de descontos com essa opção de pagamento.

4. Avalie suas despesas e corte gastos que possam estar prejudicando suas contas. A assinatura da revista que você nunca lê e a mensalidade do clube que você não frequenta são exemplos de cortes que podem, e devem, ser feitos.

5. Reserve um período na sua agenda para se organizar financeiramente, reveja suas metas, confira extratos bancários, contas a pagar etc. Com dedicação o planejamento tende a funcionar muito melhor.

6. Elabore uma lista com todas as suas receitas e despesas, separando estas últimas em categorias. Verifique o comprometimento de sua renda com cada uma das categorias de despesas e avalie se os seus gastos estão de acordo com o seu padrão de vida.

7. Avalie taxas de juro, prazos e outros encargos e verifique se não é mais viável aguardar para comprar o bem à vista.

8. Lembre-se que o cartão é uma forma de comprar agora para pagar apenas daqui a um tempo. No entanto, atrasar ou quitar apenas o pagamento mínimo da fatura pode acabar com o seu planejamento, já que os encargos quando isso acontece são altos e podem comprometer bastante suas contas.

9. Nunca considere o limite oferecido pelo seu na modalidade de crédito como parte de sua renda. Os juros são altos e o descontrole pode levá-lo à inadimplência.

10. Diminua o tempo do banho, desligue a torneira ao lavar louça e escovar os dentes, apague luzes de cômodos vazios e não deixei aparelhos eletrônicos em stand-by. Essas são apenas algumas, das muitas dicas que podem colaborar para o seu bolso e para o meio-ambiente.

Cfr. Msn/Dinheiro

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postes populares