terça-feira, agosto 31, 2010

Econonia Angolana: Investimento privado atingiu mil milhões de euros no primeiro semestre - Aguinaldo Jaime.

Angola atingiu no primeiro semestre deste ano um investimento privado avaliado em quase mil milhões de euros, anunciou o coordenador da Comissão de Gestão da Agência Nacional de Investimento Privado (ANIP), Aguinaldo Jaime.

Os números deste ano – 1255 milhões de dólares (988,5 milhões de euros) –, de acordo com Aguinaldo Jaime, superaram os do mesmo período de 2009, que atingiu os 450 milhões de dólares (354 milhões de euros).
O coordenador da ANIP avançou o número ontem, durante a realização de um Fórum de Investimento e Negócios Angola-Japão, no âmbito da visita de uma delegação japonesa ao país, para promover parcerias comerciais entre os dois Estados.
Segundo Aguinaldo Jaime, 64 por cento do valor investido é proveniente de capital privado nacional e 32 por cento é de origem estrangeira, todo aplicado na indústria transformadora, e deu emprego a 11.608 pessoas, fora do sector petrolífero.
O responsável da ANIP apelou aos investidores para que se interessem também pelo sector da agricultura, potencial área geradora de empregos.
“Hoje, os empresários estão a investir na indústria, deixando para trás o sector agrícola e gostaríamos de convidar-vos a investir na agricultura”, apelou Aguinaldo Jaime.
A delegação japonesa, chefiada pelo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros do Japão, Osamu Fujimuro, deslocou-se a Angola para identificar novas áreas de investimento, tendo assinado vários acordos, nomeadamente uma troca de nota para a modernização do Centro de Formação Profissional de Viana, estimado em 10 milhões de dólares (7,87 milhões de euros).
Foi igualmente assinado um acordo para a reabilitação da fábrica de tecidos Textang II, que impulsionará a produção de algodão em Angola.
A delegação, que deixa hoje o país, negociou igualmente um acordo de protecção recíproca de investimento.

Cfr. Publico.pt

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postes populares