quinta-feira, setembro 02, 2010

Expo2010: A melhor da gastronomia angolana presente na Expo Shangai 2010

Shangai – A gastronomia angolana está presente no pavilhão de Angola na Expo Shangai 2010, com iguarias como o calulú, o mufete, a moamba e o cacusso, que são criteriosamente confeccionadas pelo chefe de cozinha, Rui Sá.

Gastromono angolano Rui de Sá 
Gastromono angolano Rui de Sá

Em declarações à Angop, na cidade de Shangai, o gastrónomo referiu que a cozinha de Angola foi já considerada como uma das melhores do conjunto dos países africanos, cujos pratos são degustados, sobretudo, por visitantes estrangeiros e chineses de Taiwan.

“Para além das iguarias mencionadas atrás, vamos fazendo também alguns pratos como o muteta e o peixe frito, que têm tido muita aceitação”, explicou Rui Sá.

Em termos de bebidas, apontou o sumo de múcua e de tambarino, como sendo as nacionais, aliadas aos vinhos sul-africanos, e disse estar, de certa forma, constrangido por não puder trazer a cerveja nacional, por dificuldades várias.

Disse que do ponto de vista de rendimentos, não têm correspondido às expectativas iniciais, mas disse valer pela experiência “que leva a outro lado da vida, nomeadamente, o conhecimento, a abertura para outras oportunidades de negócios e o intercâmbio entre as diversas escolas neste ramo”.

Para assegurar o funcionamento do espaço, o gastrónomo angolano conta com o concurso de mão-de-obra local, sendo cinco elementos na cozinha e quatro no bar.

Com 25 anos de experiência no ramo da gastronomia, Rui de Sá esteve directamente ligado à chefia de um restaurante na Expo da Alemanha, que  foi para ele um grande sucesso, e também como chef de cozinha em França, Portugal e em Angola. / Angop

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postes populares