terça-feira, agosto 31, 2010

Sonangol vai explorar petróleo no Iraque

A Sonangol E.P (Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola - Empresa Pública) vai explorar crude nos "campos petrolíferos de Najma e Qayara, na República do Iraque, no âmbito da internacionalização da empresa, e os acordos da adjudicação deverão ser assinados no decorrer do próximo ano (2010), como resultado de um concurso internacional.

Num comunicado de imprensa chegado hoje à Angop, a Sonangol esclarece que "no cumprimento da estratégia de internacionalização da empresa, recentemente, participou num concurso internacional para a licitação de campos petrolíferos, organizado e realizado na República do Iraque".
"Como resultado - prossegue a nota do Gabinete de Comunicação e Imagem da Sonangol, a empresa conseguiu, após segunda ronda de apuramento, a adjudicação do direito de exploração dos Campos de Najma e Qayar, cujas reservas em óleo pesado estão estimadas acima de um bilião de barris.
No documento, a Sonangol realça que "várias empresas manifestaram já o interesse de estabelecer parcerias para a exploração conjunta das reservas e reafirma o seu total empenho da consolidação da sua estratégia e do fortalecimento da imagem da nação angolana no mundo.
O Iraque é, a par da Arábia Saudita, Irão, Kuwait e Venezuela, país co-fundador da OPEP -Organização dos Países Exportadores de Petróleo (com 12 membros), um cartel bastante influente no mercado internacional do Crude.
A República de Angola, na pessoa do ministro dos Petróleos, José Maria Botelho de Vasconcelos, assume actualmente a presidência rotativa da OPEP, cujo mandato termina este mês.

Fonte: Angola Press, 18 de Dezembro de 2009

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postes populares