sábado, dezembro 18, 2004

www.angolaxiami.com

http://www.angolaxiami.com

A comunidade começa a nascer...
no tempo faremos aquilo que for necessario.

Aquele abraço...

segunda-feira, dezembro 13, 2004

Patrícia Faria concorre para Melhor Artista Tradicional de África

A cantora angolana Patrícia Faria(na foto) embarcou terça-feira a África do Sul, onde vai concorrer na catégoria de "Melhor Artista Tradicional Africano", com a canção "Tambula o Saia", no festival de música Africana, denominado Kora.

A cantora, considerada este ano pelo semanário português Correio da Manhã como
"uma mulher com o diabo no corpo", devido a sua forma de estar em palco, já
participou como convidada na edição Kora de 2003.

Patrícia foi a primeira mulher a conquistar o Top dos Mais Queridos, um concurso musical organizado pela Rádio Nacional de Angola (RNA) desde 1982, para eleger o músico mais ouvido durante o ano.

Com 13 faixas musicais, "Eme Kiá" é o primeiro
disco da cantora, com uma trajectória de quase dois anos, é ainda uma das
melhores conquistas no mercado nacional e além fronteiras.

Foi a primeira recordista de vendas em sessões de autógrafos na portaria da RNA, onde a 02 de Fevereiro de 2003 vendeu, em dez horas, mil e 500 exemplares.

Com este disco, reeditado por quatro vezes, Patrícia Faria tornou-se a artista mais premiada em 2003, o ano em que, as vozes femininas suplantaram as masculinas, até então "donas" do mercado fonográfico.

Além fronteiras, Patrícia Faria foi convidada a representar o país no festival de música da Baía das Gatas, realizado em Agosto, na cidade de São Vicente, Cabo Verde.

Além da cantora, também irão concorrer neste festival os grupos angolanos O2, para para Melhor Grupo Africano, SSP, para Melhor Video Clip Africano, e a cantora Bruna Tatiana, na categoria de Melhor Artista Feminina da África Austral.

Esta edição do Kora a acontecer no dia 12, nomeou cerca de 103 artistas, proveniente de países como Angola, Nigéria, Guadelupe, Guiné Conacry, Zâmbia, Benin, Botswana, Uganda, Congo, Martinique, África do Sul e Etiópia.

Estudantes universitários terão acesso grátis à Internet

Um programa de apoio aos estudantes universitários angolanos está a ser implementado, em Luanda, pela empresa Computer World em parceria com algumas universidades nacionais e instituições bancárias.

De acordo com o administrador da empresa, Rui das Neves, o programa consiste em ajudar os estudantes a adquirirem computadores, com um ano de acesso grátis a Internet, para facilitar as suas pesquisas inerentes ao processo de aprendizagem.

Para o efeito, os estudantes poderão deslocar-se a uma das instituições bancárias, com a qual a Computer World estabeleceu acordo – uma delas é o Banco de Fomento de Angola (ainda não há protocolo formal, mas já recebe estudantes) – onde obterão um financiamento que lhes permitirá adquirir o computador, para pagar num período de um ano ou mais em função dos critérios estabelecidos pelo banco.

A Computer Word em Luanda fornece aos interessados, facturas pro-forma do tipo produto escolhido e outros expedientes, que serão levados ao Banco de Fomento para se avaliar o tipo de prestações a pagar.

Rui das Neves disse que já existem contactos com várias universidades, tais como a Piajet, o Ispra e a Mocab (a abrir o próximo ano no Benfica, em Luanda), estando previstas negociações com a Universidade Agostinho Neto e Católica. Alertou que embora o projecto seja direccionado aos estudantes nada impede que outras pessoas também possam beneficiar.

Portugal: Três médicos envolvidos em caso de plágio

Uma das teses foi elaborada em 1990 e tem como tema "Surdez infantil: estudo clínico e epidemiológico". É da autoria de um médico português e foi apresentada na Faculdade de Medicina de Lisboa em 1990.

A outra é de 2002. E chama-se "Surdez Infantil em Angola". O trabalho foi realizado por um médico angolano que exerce medicina em Portugal há muitos anos.

À partida nada faria imaginar que estas duas teses fossem tão iguais. Mas
são-no de tal modo que a Ordem dos Médicos acaba de processar disciplinarmente o
médico que fez a segunda delas e os dois orientadores. Os três são médicos de
otorrinolaringologia no Hospital de Santa Maria, dois deles reputados
professores na Faculdade de Medicina de Lisboa, sendo que um é director de
serviço.


Diz o processo disciplinar que há frases, parágrafos, páginas e gráficos da tese feita em 1990 reproduzidos parcial ou integralmente na tese realizada em 2002.

Quem denunciou este plágio à Ordem dos Médicos foi um professor da Universidade de Luanda, onde a tese esteve quase para ser apresentada. Não o tendo sido apenas porque três dias antes um membro do júri apercebeu-se do plágio e pediu aos colegas que suspendessem a cerimónia. O estranho no meio de tudo isto é que um dos orientadores da tese, agora processado pela Ordem dos Médicos... é o autor plagiado.

No despacho de acusação, o Conselho Disciplinar da Ordem dos Médicos diz que o autor da segunda das teses "teve uma conduta fraudulenta atentatória da dignidade da sua profissão".

Quanto aos orientadores - os dois professores universitários -, o Conselho Disciplinar da Ordem dos Médicos considera que a sua atitude não foi melhor, já que é também contrária à dignidade do exercício da medicina. Por isso, acusa-os de autoria e co-autoria de plágio e propõe uma suspensão que pode ir até cinco anos.

A Ordem dos Médicos diz também que os dois professores/orientadores prestaram-se
a ir a "Angola fazer aquilo que certamente não fariam em Portugal ou noutro país
desenvolvido" e deram cobertura "a uma tese de doutoramento que não só não era
original como ainda por cima plagiava descradamente uma outra obra".
Acrescenta a OM que aqueles médicos "envergonharam o país, a medicina e a universidade portuguesa e subestimaram a qualidade dos professores angolanos, pensando que eles não se iriam aperceber da fraude".

Os três médicos receberam já a acusação. Um deles interpôs uma queixa ao Ministério Público. O director do Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital de Santa Maria argumenta que a Ordem dos Médicos excedeu-se nas suas competências já que - diz - o assunto é para ser discutido no seio académico e não na Ordem.

Nesta queixa, o professor Mário Andreia conta já com o apoio do Conselho Científico da Faculdade de Medicina de Lisboa.

Perdida juventude angolana

Fiz, recentemente, uma longa viagem de carro que tornou-se ainda mais desconfortável porque testemunhei, por mais de uma vez, a venalidade de franja considerável da juventude angolana. Infelizmente, em Angola há, sobretudo na parte feminina, uma juventude completamente perdida. Nesta longa viagem dei boleia a uma menina de 16 anos, recentemente vinda de Angola. Como de hábito, gosto de escutar o noticiário na rádio. Há mesmo vezes que escuto CD's de programas de rádio que vou gravando. A minha companheira circunstancial trazia, também para a viagem, uma caixa de CD’s. Sem me perguntar se eu me importaria com o tipo de música da sua preferência, ela colocou de imediato um disco com música «Kuduru».

Quando os americanos procuravam o antigo ditador do Panamá, Manuel Noriega, que se refugiara na mata, o que eles faziam para forçá-lo a sair dos esconderijos era tocar música Rock muito alta. Isso aborrecia-o profundamente.

O «Kuduru» da menina a quem dei boleia provocou-me os mesmos efeitos. No dia em que os americanos descobrirem o «Kuduru», não tenho dúvida nenhuma que o adoptarão também como instrumento de tortura psicológica. Para mim, o «Kuduru» é simultaneamente monótono e mau.

Depois de alguma hesitação, manifestei à jovem o desconforto que a música dela me provocava. A situação piorou. A alternativa que ela colocou no aparelho quase me enlouqueceu completamente. Era um outro «Kuduru» de uma tal «Gata Agressiva», que dizia, entre outras asneiras, coisas como «Savimbi feio já lhe mataram» ou ainda a «Gata Agressiva vai na roda e faz broche». Só Deus sabe como não enlouqueci ali mesmo, naquele momento!

E, como se não bastasse, a minha companheira, de 16 anos, nascida, por amor de Deus, em 1988, virou-se para mim, que farei, dentro de um mês, 39 anos, e disse: «o tio Jamba sabe o que é fazer broche?». Esta menina poderia, muito bem, ser minha filha!

«Não sei do que é que se trata aqui», respondi, irritadíssimo. E acrescentei: «Olha, conversas deste tipo não devem ser travadas entre gente da minha idade e crianças como tu». O que não fui dizer...

A menina, de 16 anos, exaltou-se e disparou: «o tio é mesmo atrasado. É por isso que a Unita perdeu em 1992 e vai perder mais uma vez. Todos esses anos na Europa e ainda continuas a pensar como se nunca tivesses saído das matas...».

Nesse momento, tive, como se diz, que bater na mesa e dizer à jovem que eu é que estava a fazer o favor de lhe dar boleia e que daí para diante ela que se calasse e se limitasse a ouvir os meus programas, se quisesse continuar a viagem. A outra opção era ficar pelo caminho. No resto do percurso, a pobre menina teve que ouvir (e não deve ter compreendido nada) análises sobre a disputa eleitoral na Ucrânia, o relato da Zoe Esenstein (uma jornalista britânica que trabalha em Angola como correspondente) sobre o combate ao Sida no nosso país, uma análise sobre a possível venda da Ibm a uma empresa chinesa, um debate sobre a identidade africana na África Ocidental, etc. No restante pedaço da viagem, não se ouviu mais nada sobre «Gatas Agressivas» ou «Médicas Malucas» ou ainda de bocas que eram esquadras.

Tenho observado, há já algum tempo, que muitas jovens angolanas não se respeitam. Atentemos só, por exemplo, no fenómeno da «tarrachinha». Em Londres, as discotecas de angolanos sempre acabavam por fechar porque não havia nenhuma sessão de dança de angolanos que não acabasse em pugilato aberto ou – se houvesse cabo-verdianos – na troca de facadas. E qual era a razão que está(va) por detrás de tudo isso? A «tarrachinha». Notei, em várias ocasiões, que quem instiga mais para se dançar a «tarrachinha» é, usualmente, a menininha que vai remexendo de forma tão provocadora e obscena que forçam qualquer pessoa com o mínimo grau de amor-próprio a olhar para um outro lado.

Já estive numa festa – com africanos oriundos de várias partes do continente – onde um casal de angolanos estava a «tarrachar-se» tão obscenamente que alguém se viu na necessidade de oferecer-lhes um alguidar cheio de preservativos. A menina angolana, completamente estúpida e sem capacidade de entender que estavam a ser insultados, abriu um preservativo e soprou-o, como se fosse um balão. Não surpreende que, em muitas festas angolanas na diáspora, haja mesmo avisos para não se trazer crianças para preservar a sua inocência.

Até recentemente, mantive um quarto num apartamento em Barking, uma área a leste de Londres que tem muitos angolanos. Não gosto de ir a festas de angolanos – por causa da desordem de sempre – mas tinha um amigo, amante da poesia de TS Eliot, que fazia anos e a quem eu respeitava bastante. Na festa havia moças jovens do Uganda, Nigéria, Ghana, Quénia etc. Lembro-me que elas passaram a noite a discutir o mérito de várias universidades inglesas.

As angolanas, porém, só passavam a ser o centre of atraction (centro das atenções) quando estavam a praticar o que melhor sabem – a tarrachinha. Com os seus umbigos de fora, biquinis a mostra, com as suas calças justíssimas e a darem «tampas» aos palermas que iam pedir para dançar com elas, essas menininhas, em cujas cabecinhas nada ressoava senão o prazer perverso de causarem erecções a tudo que ainda copula, pensavam que não existia, no mundo, coisa melhor do que elas.

Quem é o responsável por toda esta miséria? Os pais angolanos, sem dúvida! As angolanas perdidas são uma manifestação de lares sem figuras masculinas. As nossas filhas não devem só ser educadas pelas suas mães. Nós, os pais, temos mesmo que participar activamente no crescimento psíquico delas. Toda esta precocidade sexual que vemos nas meninas angolanas decorre do facto de que os mais velhos, os homens, criaram um clima em que elas, as nossas filhas, só podem ser valorizadas em termos sexuais. Não é invulgar, em círculos angolanos, ver um mais velho de sessenta anos, com os olhos fechados e língua de fora, a «tarrachar» uma menininha de treze anos num cantinho de uma farra às três horas da madrugada. Isto não é viver; isto é perversidade. As meninas, por seu turno, estão a clamar ,permanentemente, por uma certa ordem e estrutura. Chegou a altura do pai angolano mostrar o que é, verdadeiramente, ser homem, através do carinho, conselhos e ensinamentos que poderemos dar às nossas filhas. Se não fizermos isto, a «Gata Agressiva» não vai perder tempo em substituir-nos!

Artigo de Opinião, assinado por Sousa Jamba (Publicado no Semanário Angolense)

sexta-feira, novembro 26, 2004

WAR, PEACE AND DIAMONDS IN ANGOLA

This paper examines to what extent the modalities of diamond production established in a time of war continue to influence the conduct of the industry today.The lesson from Angola today is that a notional peace is no guarantee that the exploitation of diamond resources will be done in a way that respects basic human rights. The author suggests that perhaps it is time to re-think the idea of what constitutes a 'blood diamond'.
J. Pearce.( review by Eldis Reporter)
Source: Institute for Security Studies (ISS), South Africa 2004

War, Peace and Diamonds in Angola

The insurrections of the Uniao para a Independencia Total de Angola (UNITA), and the Revolutionary United Front (RUF) of Sierra Leone forced the international community to address the problem of the sale of diamonds to fund the purchase of arms. Through the Kimberly process, the United Nations and other sections of the international community developed mechanisms to exclude from international commerce any diamonds whose sale might be traced back to armed rebel
movements.


This paper examines to what extent the modalities of diamond production established in a time of war continue to influence the conduct of the industry today.


The author conducts a brief historical overview of the evolution of the diamond industry in Angola, focusing on the way in which the Companhia de Diamantes de Angola (Diamang) has exploited labour and resources since 1919.


The paper finds that many conditions which prevent the creation of a stable and regulated environment continue to exist in Angola today. In particular, these conditions include:
* the control of the diamond fields and their populations by force of arms
* the absence of any kind of functioning legal framework to protect the rights of diamond workers and the population at large
* the lack of any functioning civil administration (beyond the level of mere bureaucracy) in most parts of the Lunda provinces
* the domination of the Angolan diamond trade by secretive networks operating on the margins of the law, but ultimately to the benefit of the members of political elites.


The paper concludes that the concept of 'blood diamonds' is one which has hitherto been associated with armed conflict. The lesson from Angola today is that a notional peace is no guarantee that the exploitation of diamond resources will
be done in a way that respects basic human rights, and which contributes to the development and well-being of the diamond-producing region, and the country as a whole. The author suggests that perhaps it is time to re-think the idea of what constitutes a 'blood diamond'.




Notes:

This articel was distributed by AFRICAFILES www.africafiles.org
a network of volunteers relaying African perspectives and alternative analyses for viable human development in the interest of justice and human rights.

domingo, novembro 14, 2004

O racismo

Comentários sobre o tema do racismo

Anónimo
seu engracadinho/ha nem penses em dizer q eles nos colonizaram porque nós erramos ou somos burros?Nós os pretos só fomos colonizados porcausa da nossa ingenuidade,bondade,solidariedade aos outros só mesmo por isso mas,os tempos mudaram meu cómico/ca a gente têm olhos sobre vocês!Nzinga nkuvu nunca devería ter recebido os mesmo!Perguntem aos vossos avos o q significa "negro" acredito q eles também naö devem saber o significado?Eu tenho aqui nos states mais de vinte dos teus avos q trabalham para min!!!!!!!O barco mudou de rumo...

Anónimo
Os nossos avôs podem ser burros e engraxadores na Europa, mas forao a Angola(África) e colonizaräo os pretos....quem se deixa colonizar por um burro o qué que é? é este tipo de comentários que demonstra que os negros........

MANDUME isso mesmo, la bem do sul
ANGONOTICIAS,E VOCES SEMPRE A ALIMENTAR ESSAS CONVERCAS DE RACISMO????NAO TEM MAIS O Q DISCUTIR SOBRE ANGOLA??PQ NAO FALAR DO DINHEIRO Q O ZEDU ROUBA??(NEGRO),O NANDO??(NEGRO),PQ NAO FALAR DAS MINAS DE DIAMANTES DA ANAPAULA??(NEGRA),PQ NAO FALAR DOS ROUBOS DA ISABEL DOS SANTOS???(MULATA).DEIXEM-SE MAZE DISSO ANGONOTICIAS,VOCES TAO E A ALIMENTAR A FOGUEIRA DA IGNORANCIA COM A VOSSA MADEIRA DO ODIO. EM ANGOLA HA SIM RACISMO, MAS DE TODOS OS LADOS.MAS PIOR Q RACISMO E O ODIO E O SINISMO,DEIXEM DE FALAR A TOA E PRESTEM ATENCAO. O SISTEMA MAIS UMA VEZ VOS ESTA A TENTAR DESTRAIR,E O PIOR E Q ESTA A CONCEGUIR.

A "RAZAO" NAO E' RACISTA! RACISTA E' O SER HUMANO-negro ou mulato ou branco
Esta' exposto aqui um dos problemas da humanidade. Fruto de uma cultura que se centra sobre si mesma. Quem de no's foi educado para a multiculturalidade? Poucos! Nem o mpla se salva. Nem os que questionaram o camarada do mpla. O homem de cor negra recorre e defende coisas africanas quando lhe convem. Algumas vezes simplesmente mais racista que o branco e o mulato. Provas podem ser encontradas no comportamento diario. Sejamos realistas... Branco, negro ou mulato sao seres humanos, todos eles bonitos. E quando nao educados todos eles SUJOS... Se o angolano, seja ele branco ou negro possuir talentos isso significa que teve oportunidades. Teve gente que apoiou. Tudo o que temos foi uma dadiva: da familia, dos amigos... Esse dar e receber pode ser consciente em Angola? Existe alguma politica de solidariedade? Existe UMA EDUCACAO PARA A DIVERSIDADE? QUAL E' O PLANO DE ANGOLA DE EDUCACAO PARA A PAZ? Que significa o conceito PAZ para os membros do mpla e da unita e para os diferentes povos de >ANGOLA?

mangolé braulio_policarpo@yahoo.br
o q deixo no ar é o seguinte q angola é o unico país no mundo onde o emigrante fica rico ja ñ ha país assim no mundo por isto vamos reflectir meus mano tem q se ver o q esta mal

Anónimo
Os mulatos,mesticos ango-portugueses deviam é calar as suas bocas porque,os seus avos saö os mais burros e engraxadores na europa!vaö para á franca,suica,inglaterra,alemanha etc e veraö aonde os vossos burros avos trabalham só na limpeza e trabalhos de ruas,seus ignorantes e mal agradecidos..................

Jose Antònio joseantonio1@aliceposta.it
Em primeiro lugar gostaria de agradecer a ocasiao que me consederam para o comento desta noticia. Falando do racismo em Angola, dà dor de cabeça, esperamos que o governo no poder, trabalhe no sentido de combater este fenomeno que nada ajuda para a reconciliaçao dos Angolos, este fenòmeno vergonhoso, nao inicio hoje nem ontem, dos meninos clarinhos ou mulatos, como se fosse mesmo a maioria, esperamos o governo eleito nas proximas tome medidas adequadas para combater seriamente mal que nada dignifica para o desenvolvimento de Angola condeno vemente este acto de torrorismo racial, esperamos q seja combatido, se nao serà uma outra crise.

Anónimo UK
Estive a ler com atencao o artigo e os comentarios aqui escritos. Mas caros companheiros pelos comentarios ou nao sei se o debate ou problemas q se poe é por serem mesticos ou por serem portugueses ou de origem portuguesa. Esse problema das racas ja vem desde a muitos anos mas acho que o governo nunca procurou solucoes. O caso dos BIs com raca nao ajudar a trazer solucoes mas sim para aumentar as divisoes. Ha aqui comentarios a dizer q os mesticos deviam ir embora. eu pergunto se mtos sao filhos d maes negras ou pais negros vao abandonar e se separar dos seus pais porque uma parte nao concorda com a sua presenca em Angola. A solucao deveria ser concursos publicos para os cargos nas empresas, organisacoes e tudo mais. Aí d certesa iria haver um equilibrio consoante a proporcao da nossa populacao. Obvio q vai ser para a parte negra e acho bem. mas tb nao podemos pensar excluir uma certa raca ou uma certa regiao. Uma das primeiras coisas devia ser abolirem as racas nos BIs. e tem q haver um debate profundo para se encontrar solucoes. Porque mais tarde ou cedo ainda havera sangue por causa desta situacao. Obrigado

Anónimo
O culpado de tudo isto é o MPLA, que nao da a educacao nos mulatos, nem nos negros. Em Angola cada um vive da sua forma porque até a imoralidade brasileira, vai ganhando terreno em Angola, com multidao de episodios brasileiros que corem noites, e dias nos T.V do País desenraizando cada vez mais a cultura de um povo. Na realidade o MPLA, nao apoio os negros, e nem quer saber do povo,mas sim do poder. Quem defende os privilesios dos mulatos, e brancos Angolanos, sao os Portuguêses, para garantir a superioridade branca em Angola, lembrem-se muito bem o que os Portuguêses falaram: " depois da independencia, é igual antes da independencia, e o negro vai sofrer muito. A análise que eu faco, é que o MPLA nunca vai conseguir de resolver este problema, porque nao é os negros que escolheram o MPLA na tomada do poder, mas sim foram os portuguêses, com condicoes. Os homens do MPLA, sao apenas funcionarios que administram politicamente os interesses de portugal, e dos brancos em geral em Angola. É nas proximas urnas onde nascerá o poder negro, mas só se a manobra de portugal faliar.

Blach or ...
como branco que vi e fui obrigado a conviver com diferentes formas de racismo acho completamente legitimo a reinvidicaçao de igualdade de oportunidades. Só fico a pensar que devemos ter cuidado para que estas reinvidicaçoes sejam verdadeiras e honestas. Ou seja: que nao escondam apenas interesses pessoais de um emprego ou uma casa em detrimento de toda a populaçao. Os negros precisam antes de qualquer coisa da possibilidade de ser cidadaos, precisam de educaçao na base. E alguns empregos em cargos de chefia nao resolve os problemas de 98% de uma populaçao que acabará tendo que mendigar um emprego amanha argumentando ser negro. As pessoas que estao verdadeiramente comprometidas com essa luta nao querem esmolas querem condiçoes de verdade. E aqueles que hoje justificam um discurso racista amanha poderão estar entre brancos se houver dinheiro no meio. Pois o dinheiro amigos, esse nao tem raça.

kapa kavingange huambo
o caso não só é evicente em benguela maus amigos. o opovo do huambo também tem uma palavra a dizer , mas sem o cassoma no poder. ele tem a família em lisboa . em luanda so fica de passagem, por isso não tem palavra sobre o assunto. astá com as maõs atadas.

zito
Isto deve ser combatido,estes senhores venhem com ha mesma politica do fascismo português,Angola é um pais Africano,de maioria negra,é inaceitavel que dois ou treis BANCOS extrangeiros venhem instalare-se no nosso pais.Com esta politica salazarista.Se continuarem assim o melhor é regressarem em portugal com esta vossa politica de recrutamento,escolhendo ha cor da pessoa. O ANgolano nativo em Portugal vive em condiçoes pecimas e deploraveis,Quintas do Mocho etc,os senhores ou venhem para contribuir para o engradicemento da paz ou retirem-se.

angolanidade
MPLA, Tenha muito cuidado... Onde nao ha justica, nao ha paz.

Nzinga Nkula Soyo
A questão foi levantada, urge aos que poderem intervir sobre ponderar e ver o que se pode fazer, esse é a tendência não só em Benguela mas também no sector petrolifero é sintomatico, é um mal em minha opinião que deve primeiro estudado para depois tomar-se atitudes e evitar que a nova geração viva esse mal.

Anónimo Luanda
Sr. Kidi, Tens muita razão meu irmão. O negro não pode ser lembrado só quando é para votar. O Goerno tem muita responsabilidade neste estado de coisas. Quem diz o Governo diz o Maioritário. É necessário regressar aos valores. É necesario reforçar a cidadania, não apenas nas obrigações, mas também nos direitos. É necssário criar um Forum da Cidadania.

Kidi Luanda
O descontentamento é apenas contra a exclusao de uma parte da cidadania, por complexos de superioridade racial. No mundo desenvolvido existem os concursospúblicos isentes de amiguismo ou compadrio. Vamos aos factos: Na Universidade existe uma luta nao declarada entre a tribo dos claros e a dos bacongos, os poucos negros no BFA sao filhos e namoradas dos Inocêncio de Almeida, Joao de Matos, etc. nos concessionários de automóveis estao os relacionados com osdeputados Armando Machado Lopo etc. Tudo isto foi sendo alimentado pela postura dos nossos governantes ao abandorem as suas sofridas e sacrificadas mulheres das matas, pelas mulatas rosqueiras que encontraram nas cidades, como sao os casos dos regressados do "maqui". As discotecas têm acesso limitado para os de tez escura. É obrigaçao do governo balizar estes preconceitos que geram conflictos profundos e até vingança como ocorreu em 1974 quando se conotava o mulato com a OCA. O negro é suporte eleitoral porque espera políticas de igualdade dos governantes e nao a consolidaçao da discriminaçao.

ke kincas EUA
Eu repito a minha teoria- o racismo em Angola e um efeito, e e necessario determinarmos a causa para que possamos manejar e um dia solucionar esse fenomeno. E necessario que a lideranca politica, economica, religiosa e civil esteja ciente desse facto... porque se nao, havera um explosao social em Angola. Vamos unir as nossas mentes para encontramos solucoes practicas e pragmaticas para Angola, pois so existe uma unica raca, a HUMANA.

Anónimo
Por bem ou nao, o mestico e mesmo negro em toda parte do mundo. Em Angola se confundem porque esses compatriotas ainda nao encontraram a sua identidade. O que e preciso entre todos e transparencia, sobretudo da classe mais escura (maioritaria), em expor essa situacoes e ao mesmo tempo esperar doutra parte humildade. Continuar com a peneira sobre o tecto ira somente aumentar a tempetura e logo, 'puuff' fogo. Nao ha agua que apague as suas chamas.

ZAZA nao é Angolano?
prezados Amigos e compatriotas, é preciso que o nosso povo saiba alguma coisa, que o Norte de Angola nao é uma terra estrangeira, isso foi a politica do MPLA que fez para eliminar a FNLA nos tempos da guerra, mais lamento que até hoje existem Angolanos que pensam que a etnia Bakongo sao ZaZa, preferem ver mulatos ou brancos como Angolanos, e porque fala muito bem a lingua do Camoes. É nessas coisas que os Nossos Compatriotas mais claros aproveitam. Agora em Benguela ja deram contam e falta Luanda ali onde reina o Racismo, existem lugares proprios que o Negro nao é bem-vindo. Mais o povo Angolano so sabe falar quando ver um compatriota do norte no lugar, deixando os Angoportugueses em vontade e eles aproiveitam essa situacao.

PATRIOTA Califórnia-USA
Me parece a mim que já se fez trabalho de excelência na perspectiva de dirimir essas assimetrias. Contudo esse é um processo longo... Se recuarmos aos primeiros anos de independência e establecermos um paradigma comparativo com os dias de hoje, considerando o binómio "coloureds" versus "not coloureds", no que toca a liderança dos Ministérios e das principais Empresas do sector Público está tudo dito! Aquele candando!

Nvula Lobito
A representacao e o equilibrio etnico e um dos assuntos mais serios e delicados na politica africana. Ainda bem que estexs camaradas tocaram no tema que vivemos dia-a-dia. O factor racico tem sua fonte na historia pos-independencia. Nao houve um plano para promover a maioria negra ate hoje. Resultado: os brancos e mulatos com "knos-how" ou com influencias atraves de lobbies e clientelismo, acapararam-se das melhores posicoes ate hoje. O M peca por defeito porque nao tem plano para lidar com as assimetrias, quefr sejam qualitativas, quer sekjam quantitativas; nao tem planos para aprofundar a importancia do factor etnico na construcao da Nacao, que ainda nao existe. Tenho dito

warum
estou de acordo com este tema,porque é uma verdade que se vive em Angola hà muitos anos,porque so os mulatos, eles pensan q s inteligente,muitos deles estam oucupar lugares que naõ elhes (...)uma verdade nos temos que acabar com eles porque Angola é um pais Africano,embora existen paises Africano dos mulatos,mais Angola é dos negros,

LUYEYE lua SOLE AMSTERDAM
Até que em fin,os camaradas de BENGUELA reconheceram UM FACTO real,que existe na sociedade angolana,só não conhece,quem não fez demarches admnistrativas,ou o hazard da vida fez com que ele estivesse no CIRCULO fechado da NOMENKLATURA,onde en Africa em geral a elite torna se cega das realidades sociais no PAÍS.Falar dessa predominancia,sempre foi connotado como sendo um sentimento racial,por isso ao longo dos anos tornou se um TABÚ.Mas afinal se nós não podemos anunciar falhas,como é que nós podemos criar debates(democracia)de ideias e avancarmos para frente,Há uns que pensam que uma sociedade faz progresso com timidez de espirito,por isso agradeco os camaradas de BENGUELA por ter tido a corragem de denunciar isso,Angola precisa deste genero de compatriotas que ousam.Não aqueles "JA KNIKKERS"que sempre dizem SIM..SIM SENHOR,seja qual for a veracidade de falhas e erros.

R. Matreira Diáspora
Entre tanta emoçäo, perdemos a lucidez e desviamos as atençöes para questöes supérfluas...1.-todo o mundo, que pode, transfere dinheiro para portugal, melhor, para fora...mulatos, brancos e mulatos!donde estäo as fortunas dos angolanos negros? 2.-Todo mundo que pode, deu conta do esquema que havia, ir a uma campa em Portugal tirar o nome do avó, tem nacionalidade portuguesa...mulatos y pretos! 3.-É verdade que há que rever esta clareza nos principais bancos,empresas privadas,etc...mas é preciso que seja feito com coerência, ponderaçäo e muita inteligência: ninguém quer aquí, exemplos africanos que näo deräo absolutamente nada! näo se promove o negro, promove-se o angolano com competência...4.-Evitar os extremos, tirar uns e por outros só pela cor, näo está bem..5.-É preciso ter cuidado com os estereotipos que estamos aquí a querer impor aos nossos irmäos mulatos: o meu primo mulato, é meu irmäo segundo as nossas costumes Angolanas...até temos um problema porque o avô quer que as terras sejam geridas pelo CATCHINDELE!(branco)...Muitos dos que se intitulam defensores dos negros, nem sequer vivem nos seus países, vivem nos países dos brancos, onde estäo casados com brancas e têm filhos mulatos...entram aquí, sob anonimato e escrevem um monte de asneiras...por tanto vamos ter cuidado...porque eu também näo quero ficar sem família, amigos de infáncia, camaradas, que näo têm nada a ver com o que se escreve aquí! malembe, malembe!

Pedro Natal Brasil
Este é sem dúvida um dos maiores problemas das sociedades.É uma chaga na vida de um povo,um cancer numa sociedade,motivo de divisões entre os cidadãos e,muitas vezes,escândalo dos escândalos,entre irmãos!Sim,entre irmãos,filhos do mesmo pai e da mesma mãe!!!Eu tenho uma côr tu tens outra!A minha é mais bonita que a tua!Como se estivessemos a escolher um papel de embrulho para embrulhar um presente,e as opiniões se dividissem!!!Cada um pode gostar mais da côr que quiser ,mas estamos a falar de pessoas e ,portanto,é o ser vivo que conta.São as suas qualidades de inteligência,carácter e personalidade que devem ser levados em consideração e não a côr da pele.Não é ensinando às crianças ,desde pequenas,que uma côr é melhor ou mais importante que a outra,que o país caminhará para um futuro forte e se fomentará entre o povo uma união tão necessária à vida das populações. A convicção de que o branco é melhor do que o mulato e o mulato melhor do que o negro é uma ideia vinda do tempo da escravatura,e destina-se a perpetuar previlégios. Quem muda uma sociedade são as crianças e não se deve permitir que umas cresçam achando que são melhores que as outras e,muito menos,permitir que umas achem que são piores que as outras por serem negras! As inteligências estão dentro das cabeças e não na côr da pele.Dêem-se oportunidades a todos e deixem as qualidades manifestarem-se e desenvolverem-se! Um abraço para todos,Pedro

mauro quebab@clix.pt
olha caro(A) anonimo antes de comentares sobre certas questoes tens q refletir bem okis .eu n admito e nem concordo c o teu ultimo comentario tu que e deves ser um bom imcompetemte . tens q ter mais respeito pelos outros e quanto a questao em debabte espero q as autoridades ou o partido no poder tome as devidas medidas pkis se nao um dia vamos retrocedee no tempo angola precisa de todos nos branco, pretos mulatos kilombos o mais importante e dar o contributo p a reconstruçao de angola q bem precisa . ass estudante em lx

Felix ZH-Suiça
Há sem dúvida racismo, sociológico( só se ajudam entre eles), e psicológico(atitudes, e comportamentos) concretamente no nosso País, alguns chega afirmar sou mestiço ou mestiça(considerado-se raça pura)"defendendo a raça" (...) esqueceram que até os portugueses encontraram, o Mbula Matadi, Mpungo a Ndongo, e EkuikuiII, basta o racismo, nos respeitamos como todos irmãos, haja união e união faz força.

Leitor assiduo
Já faz décadas que isso dura. Cabe agora aos dirigentes tomarem medidas, mas com urgência, para que se ultrapasse este quadro sombrio no nosso país. Não discriminar, mas em abono de verdade, estes angolanos mulatos (Espero que seje uma pequena parte) tome consciencia que Angola é terra onde a maioria é preta e que na redistribuição de postes, tem que obedecer a isso. Muito cuidado, pois isso pode levar ao "Cleansing destes cidadãos" se, se não se tomar mediadas rápidas. Se estes compatriotas são realmente Angolanos, como podem estar a transferir os seus sálários a ordem de 90% em portugal. Vê-se que continuam com os seus corações na P.... de Portugal. Cuidado, quem avisa amigo é. Fui.

Anónimo Lobito
As coisas também não são assim tanto como dizem. Temos aqui em Benguela o caso da Angola Telecom que é uma empresa de referencia e quem manda não são brancos há muitos anos Nas empresas do estado houve um escurecimento nos últimos cinco anos. Todos vimos o que se passou na Sonangol, na Telecom, e noutras, e os brancos que sairam não eram incompetentes, sairam para dar lugar a negros, alguns deles bem competentes também! Isso não aconteceu à toa, aconteceu porque houve uma orientação partidaria para isso. Nas empresas privadaas é mais difícil e não se pense que se resolve só com leis ou com quotas. É preciso abrir o debate e convencer o empresário estrangeiro que não é só sacar. Ele tem de promover competências locais! Deveria haver mesmo um desafio no sentido de as empresas privadas por motu próprio mostrarem o que estão a fazer para promovver o autoctone.

leandro manuel utrech,holanda
meus senhores, acho que nao devemos ir por este caminho de dizer mal dos mulatos porque somos todos angolanos acho que estas pessoas se estao nesses lugares e porque sao competentes, sou mulato e vivo na holanda mas sou tratado como negro entao onde vou viver noutro mundo? na europa sou negro em angola mulato ,vai para a terra do teu pai, temos de ter calma somos filhos de onde nascemos e vamos cuidar de angola para o melhor juntos. leandro. holanda

Mwanza Luanda
O grande problema mesmo é a questão do racismo não ser discutida abertamente, como o foi na Africa do Sul. Acho que na Africa do Sul depois que se abriu o debat sobre o racismo e o black empowerment as coisas ficaram melhores Nao se pode ignorar o preconceito racial. Ele tem de ser discutido abertamente, mas com cabeça fria, porque a politica do olho por olho deixa todos cegos (Ghandi).

Silverado "Dallas"
QUE A RACISMO EM ANGOLA ISTO TODO MUNDO SABE.AFINAL O Dr.SAVIMBI TINHA RAZAAO. PRIMEIRO O ANGOLANO, SEGUNDO O ANGOLANO, DEPOIS PODEM VIR SEJAM QUE CORES FOREM.SAI SAPATEIRO OU PEDREIRO DE PORTUGAL, VIVE ALGUNS ANITOS EM ANGOLA E VOLTA PARA PORTUGAL MILIONARIO.OS ANGOLANOS QUE LA ESTAO, 'E O CONTRARIO.ANGOLA NAO PRECISA DE PORTUGAL E PORTUGUESES, AO CONTRARIO, PORTUGAL PRECISA MAIS DE ANGOLA QUE ANGOLA DE PORTUGAL E PORTUGUESES.

Jacinto
Parem com esta m.... O Governo é que tem que legislar a obrigatoriedade de concursos para acesso ao emprego e a promoções. Aqui põe-se outra questão, porque de certeza que os mulatos em média têm mais acesso a formação por terem mais recursos (em média também). Uma política de bolsas de estudo (desde o nível básico) em função dos rendimentos da família também corrigirá este problema. Só que tudo isto teria de ser feito com TRANSPARÊNCIA. Até onde vai a nossa capacidade de implementar tais medidas???

ANGOLA SEM LEY ATE QUANDO??? BY MEAN IS NECESSARY
A nossa angola nunca vai para frente a politica do MPLA nunca vai melhorar angola, onde que o presidente preferio as suas filhas casar com brancos isto ja justifico tudo para o angolano. Na europa existe racismo mais em angola é de mais, eu propria vi quando ia buscar as minhas malas no DHL de luanda uma mulata queria se passar se dar que era chefe por ser mulata eu lhe demostrei que vivo no meio dos brancos e calmo sua boca... O povo angolano esta vez vamos ter cuidado com urnas nas eleiçoes para o MPLA esquece as camisoles com a cara deste bandido, esta vez não queremos vinho para o malanjinho para não votar o MPLA.

Kurikutela Mexico
Afinal há problemas sérios na socieade angolana. O grande responsável por tudo isso é o MPLA que apesar de ter aludido querer transformar Angola em UM SÓ POVO E UMA SÓ NAÇÃO falhou redondamente neste projecto. Em 29 anos de governação em Partido/Estado não conseguiu ter um programa coerente de edificação de uma nação com os equilíbrios necessários. Acabou por perder todas as energias com uma guerra iniciada por sí próprio, por se considerar o ÚNICO E LEGÍTIMO representante do povo angolano. Hipotecou recursos estratégicos para o futuro desenvolvimento com a obsecção de manter-se no poder a todo o custo, como uma razão de vida ou de morte. Com a guerra criaram-se fortunas por um lado, e mendigos por outro. Aqui está agora uma das consequências do completo incumprimento das obrigações de governação. É que ser governante não tem apenas benefícios. Tem também, e sobretudo, obrigações e responsabilidades. Aí está agora. Querem continuam a liderar uma sociedade completamente fragmentada em linhas raciais. Até parece que regressámos ao pré-independência. Criaram sarnas, agora cocem-nas!

QUE TIPO DE APARTHEID?
Tosdos soubemos que no nosso pais reina o APARTHEID. Isto e um facto!

OS DEMOCRATAS PERDERAM AS ELEICOES NOS EUA POR NAO TEREM SABIDO LIDAR COM O POVO URBANO
EStas noticias de discriminacao racial, sao preocupantes. Os democratas, nos EUA (por exemplo) perderam as eleicoes por um factor muito simples: Dizem que nao conseguiram convencer a populacao americana as zonas suburbanas por terem sido considerados de CINICOS. Ou melhor, nao comem com as maos mais sim somente com o garfo. Como resultado, o povo americano votou para o Presidente BUSH que e' um presidente que lida se com as massas,pois nasceu em TEXAS e tem o seu estilo de COWBOY rural no sangue. Portanto, estas informnacoes de racismo poderam criar um grade dissabor ao nosso MPLA durante as eleicoes de 2006 e 2007. Que tomem cuidado, pois a oposicao podera aproveitar deste tipo de coisas! Angolano nos EUA

donga usa
Regressando novamente ao nosso amigo anonimo de luanda. Os jornais cabem-lhes apenas a honra de informar aos cidadaos o que se passa, com verdade, rigor e etica profissional nao tem sede de poder, porque eles existirao com o MPLA no poder ou outro partido sempre terao o papel principal de manter as massas informadas. Se o anonimo tem beneficiado com emprestimos bancarios ou outra coisa parecida evite fazer comentarios. O problema da pele na esta so nos bancos temos a Sonangol que no voo de Luanda a Houston ate empregados de limpeza, sao estrangeiros em detrimento de muitos nossos camaradas que nao conseguem emprego, temos o problema da TAAG que a maior parte de aeromocas sao de cor, a lista de empresas e vasta apenas tocamos os bancos. Meu caro sera que para agarrar uma mala a ser despachada um negro nao consegue? Sera que para fazer aqueles perguntas que a sonair faz ao passageiro o que leva na mala, o negro nao consegue fazer? dai que antes de comentar qualquer coisa caso nao esteje informado devidamente do que se passa pergunte a alguem ou nao comente porque nos estamos cansados com angolanos dessa natureza que defendem a fogo e ferro algo que ele ve que esta errado. Nao pretendemos dizer com isso que o mulato, branco ou mestico nao trabalhe em Angola, nao e isso mas que deem oportunidades a todos,negros ou brancos.

Francisco Matumona Washigton DC, USA
Meu compatriota Anonimo, lamento a sua actitude perante a este facto. A liberdade de expresao nao significa ofender moralmente os demais! Porque um assunto polemico e real como este deve merecer por parte de todos no's uma maior refleccao, sencibilidade e sobre tudo preocupacao porque afinal de contas todos no's somos angolanos, e temos e merecemos os mesmos direitos e deveres. Obrigado.

Alonso Algures
Os mulatos so se safam em Angola.Porque nos outros Paises Africanos de negros os mulatos ate tem vergonha dos negros, porque reconhecem, e sentem na pel a serem descriminados,e tratados como aqueles que resoltam de relacoes ocasionais. Na Europa e na America o mulato encosta ao negro, que ate esquece que e mulato, e depois diz que e so mulato na pel ,mais no curacao e negro, que ate dao pena, Eu penso que Angolano que e Angolano e negro, e nao Branco, nem mulato.Nao conhecemos nenhum mulato que fez parte da historia de Angola. Por isso pensamos que os mulatos deviam criar a sua propria historia, e o seu proprio pais.Mais , e bom porque os negros Angolanos a quem eles dao -se o luxo de descriminar ja abrio o Olho, e os mulatos em Angola penso que nao continuaram a ter bons tempos.

Tchinó
A questão racial em Angola demonstra que o barril de pólvora está a encher e que a qualquer momento poderá pegar fogo. Os militantes do M que abordaram está questão estão de parabéns pois este é um problema que deve ser debatido e solucionado. Se o descontentamento é tão grande assim o M poderá estar em maus lençois numa província em que os Maninhos não deixam de ter o seu peso. Qto aos empregados bancários serem brancos, outra coisa não se poderia esperar quem tem os bancos são os portugueses por isso empregam os seus familiares e amigos. E ainda querem falar em concorrência leal p/ adquirir o que quer que seja em Angola. Isto é o cúmulo, o M precisa de tomar medidas p/ não termos um segundo 4/FEV.

Donga USA
Caro anonimo, com todo respeito que tenho das suas opinioes e sugestoes, nao estou de acordo com o seu comentario. Estamos independentes a 29 anos e o que verificamos em Angola e uma exclusao do angolano negro em determinados sectores da vida socio-economica do pais. Mas com isso nao significa que o pais deve prover os incompetentes para que nas proximas eleicoes votem ao MPLA,ao contrario nos necessitamos homens capazes para levar ao porto o barco mas isso nao significaria sacrificarmos todos os negros tal como o colega diz que sao inaptos. Temos angolanos capazes mas infelizmente devido a falta de oportunidades, devido a falta de uma politica de gestao de quadros o pais esta preso a um punhado de elementos entre eles portugueses que aproveitando da falta de organizacao do pais vao se apoderando de tudo pondo em segundo plano o natural.O racismo em Angola existe e Benguela esta de parabens por levantar um tema tao delicado que os angolanos sabem que existe e fingem que nada estao vendo. Se fizermos um levantamento estatistico da camada que vive folgadamente em Angolana encontraremos os mulatos e brancos e um punhado de corruptos negros angolanos. E um fenomeno que o pais deve tomar medidas quanto mas cedo melhor para que o futuro nao fique comprometido. Muitos dos que trabalham nos bancos que foram anuciados nem todos tem capacidade tecnica ou que sejam melhores do que os negros. E necessario vermos que muitos estao sendo selecionados porque tem cor diferente de outros angolanos. Nao queremos que o pais fique refem de um punhado de elementos. Viva Angola, viva aqueles que querem realmente ajudar o pais a crescer, abaixo os que que se aproveitam da desorganizacao do pais para tirar proveito em beneficio de camadas previlegiadas. Lutamos todos para a independencia agora devemos usulfruir todos os resultados da independencia, nao interessa a cor da pele devemos ensinar a aqueles pessoas menos capazes de fazer um dado trabalho, porque so assim poderemos ter um estado de justica social onde cada angolano tenha oportunidade de se realizar.

inconnu america
Para o anonimo de luanda,sera ainda nao intendeste que isto é verdade que so os brancos e os latoes que occupam altas funcoes nos bancos em angola? Voces é que estao a estragar o nosso pais,porque o carpinteiro e o pedreiro branco ou mulato vindo da Tuga tornam-se economista ou engenheiro em angola. Basta maninhos latoes se nao vamos voltar ao 4 de fevereiro com catanas. Voces sao oportunistas porque que nao ficam em portugal?Porque nao querem limpar a praca do Rossio ou ir trabalhar no bairro go Murumbi em Sao paulo no Brasil. Ainda nao acabei e até logo

Anónimo Luanda
Os bancos com capitais portugueses, especialmente o BFA e o BESA são muito segregacionistas. Essa coisa da competência é apenas capa. Eles não podem esquecer que estão num país africano e que têm obrigação de prover o negro. Os sulafricanos fizeram uma lei de black empowerment. Angola precisa de algo igual. O governo tem de fazer na Banca algo parecido com o que faz nos petróleos: estabelecer metas de angolanização de quadros

Realista
Meu caro anonimo ou minha cara anonima, os mulatos que ocupam a maior parte dos bons postos de trabalho nem por isso sao competentes ouvieste? Mas a culpa eh dos negros que pensam que a mulher mulata eh melhor em tudo. Os brancos e os mulatos podem pronunciarm melhor as palavras jah que os seus pais sao brancos ou portugueses, mas na escola temos todos as mesmas notas. Eu cah por mim os mulatos podiam muito bem bazar para Portugal ainda hoje ou, o mais tardar, amanha!

Anónimo Luanda
A sede pelo poder está bem patente nestas ultimas notícias publicadas pelos jornais privados. Os negros querem governar tudo mesmo sem qualificações e infelizmente a sede dos votos vai levar a enveredarem por essa via. O lema para as próximas eleições devia ser “vamos promover os incompetentes porque são negros, e porque dão votos”.

O racismo em Angola

Racismo enconsta Kwata Kanawa a parede

O secretário para a informação do MPLA, Kwata Kanawa(na foto) foi surpreendido, no mais recente debate realizado em Benguela, onde o tema principal deveria ser o ponto de vista dos “camaradas” sobre a aprovação da nova constituição e a realização das próximas eleições gerais.

Entretanto, o enrodilhado que envolve todo este processo, levou a que, num de repente, alguns militantes optassem para questionar o homem da informação sobre a visão do partido no poder em relação ao racismo, que está a tomar foruns alarmantes, também, naquela província.

O político ainda bem tentou segurar o leme, na cidade portuária do Lobito, mas a indignação da maioria era tanta, que tudo transbordou, quando chegou a hora da multiplicação dos exemplos, no sistema bancário públicos e privados, nomeadamente BPC, BCI, BAI, TOTTA e AÇORES e BFA, onde “se nota uma clara tendência racial das suas direcções, na admissão do seu quadro de pessoal”, denunciou na altura, o militante, Miguel Júlio, interrogando-se ainda; “será isso mera coincidência ou uma política, para mais tarde atirar a maioria contra a minoria, camarada secretário?”.

Outro militante mais ousado, fugindo os trocadilhos, perguntou se valeria a “pena tanto sacrifício nesta fase para o crescimento do partido e dos votos para garantir a sua manutenção no poder, para depois serem aqueles que sempre estão em cima do muro a vir beneficiar dos benefícios?” Instado a esclarecer melhor o seu ponto de vista, Pedro José apontou o exemplo bancário na província: “Desde Benguela, Lobito ou Catumbela, quando entramos num banco comercial, vimos maioritariamente, a ocupar os cargos e funções os camaradas mais claros, como se houvesse uma política clara de dizer que uns não servem, por ser a maioria”.

É neste quadro que os militantes apelam a uma séria investigação da direcção do MPLA, “para que a paz seja uma realidade no coração de cada angolano, que não se pode sentir discriminado, por ser mais escuro ou ainda só servir como suporte político do partido, mas depois das vitórias ser esquecido e atirado para a rua do desemprego. O que se passa em muitas empresas em Benguela é uma pouca vergonha e não satisfaz o projecto da reconciliação nacional e da paz”, concluiu.

E foi ainda dentro deste quadro que uma militante da OMA, com a experiência de mulher, mãe e esposa, aconselhou a direcção do seu partido a tudo fazer, para evitar, que “muitos dos nossos camaradas não depositem, nas urnas votos nulos, beneficiando a oposição, para castigar o partido, que pouco tem feito pelos seus verdadeiros membros. E os camaradas não podem pensar que as maratonas e as camisolas com a cara do camarada presidente vai resolver tudo ou é suficiente, para em dois dias se esquecer o sofrimento e discriminação de muitos anos”.

Kwata Kanawa, que é um dos membros do bureau político, responsável pelo acompanhamento da província de Benguela, com elevação e maturidade política foi anotando as preocupações dos seus camaradas de partido, prometendo levar todas em conta, com a direcção em Luanda.

Na sua opinião esta é uma questão muito sensível e não pode ser tomada pela emoção, mas sim pela ponderação, por esta razão acredita, que apesar de ser do domínio do MPLA local, o seu tratamento deverá engajar todas as partes envolvidas, enquanto angolanos com direitos iguais a luz da constituição em vigor.

Madalena Jamba, considera que o quadro de Benguela é muito diferente do que hoje se passa em Luanda, “onde parece já existir uma política de quotas, para negros, mestiços e brancos nas empresas de ponta nacional e estrangeiras, mas aqui, aká, é demais. É só uns mesmo, que se dizem do MPLA, mas não aparecem nas reuniões de células, nem nas actividades, para não se misturarem connosco e não pegaram a catinga, como nos gozam”.

E não deixou de apontar o dedo a uma flagrante coincidência de todos “os gerentes dos bancos em Benguela a excepção da agência do BAI, na Baía Farta, mas cujo gerente já é falecido, serem mestiços, muitos dos quais com dupla nacionalidade e transferindo 90% do salário, para Portugal”.

E, na sua alocução, chegou a afirmar haver economistas angolanos desprezados, em detrimento, “por exemplo, camaradas da gerente do BFA, que até nem é formada e ter uma capacidade por aí além ser portuguesa e tudo fazer para afastar, aqueles que têm competência. Mas ela hoje, que antes desembarcou com o marido, que veio trabalhar numa empresa de construção civil, hoje com a ajuda do banco têm um império invejável. Quer dizer o estrangeiro puxa e ajuda os da sua cor, tornando-os cada vez mais fortes, mesmo com o nosso dinheiro”.

E quando o rumo se aproximava do perigoso, a capacidade e experiência do político do MPLA, aconselhou a todos a um melhor controlo das emoções e uma análise mais fria das várias situações, para muitas vezes não se confundir o importante com o acessório. “Isso não quer dizer que não vamos levar em conta as opiniões dos nossos militantes, para que lá onde podermos rectificar o fazermos”.

fonte: angop

sexta-feira, novembro 12, 2004

Atençao com a boca!!!

Deus, Deus è tudo


Atençao com a boca




Na Bíblia está escrito (Gálatas 6:7):

"Não vos enganeis, de Deus não se zomba, pois tudo o
que o homem
semear, isto também ceifará".

Eis alguns homens:

JOHN LENNON:
Alguns anos depois de dar uma entrevista a uma revista
americana, disse: "O Cristianismo vai se acabar, vai
se encolher,desaparecer. Eu não preciso discutir sobre
isso. Eu estou certo. Jesus era legal, mas suas
disciplinas são muito simples. Hoje, nós somos mais
populares que Jesus
Cristo (1966)". Lennon, depois de ter dito que os
Beatles estavam mais famosos que Jesus Cristo, recebeu
cinco tiros de seu próprio fã.

TANCREDO NEVES:

Na ocasião da campanha presidencial, disse que se
tivesse 500 votos do seu partido (PDS), nem Deus o
tiraria da presidência da república. Os votos ele
conseguiu, mas o trono lhe foi tirado um dia antes de
tomar posse.

BRIZOLA:

No ano de 1990, quando houve uma outra campanha
presidencial, disse que aceitava até o apoio do
demônio para se tornar presidente. A campanha, quando
acabou, apontou Collor como presidente e não mostrou
Brizola nem em segundo lugar.

CAZUZA:

Em um show no Canecão ( Rio de Janeiro ),deu um trago
em um cigarro de maconha, soltou a fumaça para cima e
disse: Deus essa é para você! Nem precisa falar em
qual situação morreu esse homem.

O CONSTRUTOR DO NAVIO TITANIC:

Na ocasião em que foi construído, apontaram-no como o
maior navio de passageiros da época. No dia de entrar
em alto-mar, uma repórter fez a seguinte pergunta para
o construtor:

" O que o senhor tem a dizer para a imprensa
concernente a segurança do seu navio?"

O homem, com um tom irônico, disse: "Minha filha, nem
se Deus quiser ele tomba o meu navio".

O resultado foi o maior naufrágio de um navio de
passageiros no mundo.

MARILYN MONROE:


Foi visitada por Billy Graham durante a apresentação
de um show. Ele, um pregador do Evangelho, na época
havia sido mandado pelo Espírito Santo àquele lugar,
para pregar a Marilyn. Porém ela,depois de ouvir a
mensagem do Evangelho, disse: "Não preciso do seu
Jesus." Uma semana depois foi encontrada morta em seu
apartamento.

BON SCOTE:

Ex-vocalista do conjunto AC/DC. Cantava no ano de 1979
uma música com a seguinte frase: "Don´t stop me, I´m
going down all the way, wowthe high way to hell" (Não
me impeça... Vou seguir o caminho até o fim, na
auto-estrada para o inferno). No dia 19 de fevereiro
de 1980, Bom Scote foi encontrado morto, asfixiado
pelo próprio vômito.


Muitos outros homens importantes também se esqueceram
que a nenhum outro nome foi dada tanta autoridade como
a que há no nome de JESUS.
Não esqueça disso : Muitos morreram, mas somente um
ressuscitou: Jesus!


terça-feira, novembro 02, 2004

TRAGAM-ME A MINHA CAMISA VERMELHA!!!...

Há muitos e muitos anos, viveu um lobo do mar, conhecido como Capitão Bravo.
Ele era muito valente e jamais teve medo diante te de qualquer inimigo.
Certa vez, navegando pelos sete mares, um dos vigias das embarcação viu que
se aproximava um barco pirata.
O Capitão Bravo gritou:
TRAGAM-ME A MINHA CAMISA VERMELHA!!!...
E vestindo-a, ordenou aos seus homens:
Ataquem! Ataquem e destruam esses malditos piratas! E assim foi feito.
Alguns dias mais tarde, o vigia viu dois barcos piratas. O Capitão pediu
novamente sua camisa vermelha e a vitória voltou a ser sua.
Nesta mesma noite, seus homens perguntaram porque ele sempre pedia a camisa
vermelha, antes de entrar na batalha, e o Capitão respondeu:
- Se eu for ferido em combate, a camisa vermelha não deixará que meus
Homens vejam meu sangue, e assim, todos continuarão lutando sem medo.
Todos os homens, diante daquela declaração, ficaram em silêncio,
maravilhados com a coragem de seu comandante.
Ao amanhecer do dia seguinte, o vigia viu não um, mas dez barcos piratas
que se aproximavam.
Toda a tripulação, assustada, dirigiu os olhos para o Capitão, e ele, com
sua voz potente e sem demonstrar nenhum medo gritou:

- TRAGAM-ME A MINHA CALÇA MARROM!...

Liberia a triste historia que se repete.




Ate quando?
Ate quando veremos ainda mortos pelas estradas
crianças ensanguentadas e mulheres violadas?
Ate quando?
Ate quando suportaremos ainda a guerra
que mata tudo e todos que encontra davanti?
Ate quando Africa?

MAMA AFRICA...
Ate quando seràs palco de violencias sem limite...
ate quando seràs a vitima de todas as vitimas...
Africanos...
è tempo de pensar..
tempo de usar a cabeça...
usar o cerebro...
As lutas nao nos trazem beneficios.
As guerras matam...
a gente morrrrrreeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee
morre e nao volta mais.

MAS QUEM GANHA COM TUDO ISSO?
Que seje amaldiçoado por todos os seculos...
que os dinheiros sujos que se ganham com as guerras africanas
sejam manchados de sangue inocente e amaldiçoados por todos os espìiritos
mais violentos de todos os tempos...

Ate quando mae africa.

Guerrilheiros o Terroristas?

Crianças angolanas np Huambo

A luta?

Como definir a UNITA?

"... há cerca de 27 anos, na então cidade de Nova Lisboa (Huambo), perguntei ao presidente Savimbi como é que ele definia a UNITA e a luta que travava em prol dos angolanos. Savimbi disse-me: “Há coisas que não se definem – sentem-se”."

- Fonte: Entrevista ao jornalista Orlando de Souza Castro
-
Media Independente

domingo, outubro 31, 2004

O Dia dos Mortos

Dia de Finados

"Cristo morto" una delle ultime opere del Mantegna (1500?)
Milano, Pinacoteca di Brera


No México contemporâneo temos um sentimento especial diante do fenômeno natural que é a morte e a dor causada por ela. A morte é como um espelho que reflete a forma como vivemos e nossos arrependimentos. Quando a morte chega, nos ilumina a vida. Se nossa morte precisa de sentido, tão pouco sentido teve a vida, “diga como morre e te direi como é”.

Fazendo uma comparação com os cultos pré-hispânicos e a religião cristã, se sustenta que a morte não é o fim natural da vida, se não uma fase de um ciclo infinito. Vida, morte e ressurreição são os estados do processo que nos ensina a religião cristã. De acordo com o conceito pré-hispânico da morte, o sacrifício da morte – o ato de morrer – é ter acesso ao processo criador que dá a vida. O corpo morre e o espírito é entregue a Deus (aos deuses) como pagamento da dívida contraída por nos ter dado a vida. Mas o cristianismo modifica o sacrifício da morte. A morte e a salvação se transformam em coisas pessoais, para os cristãos o indivíduo é o que se conta. As crenças voltam a se unir enquanto que a vida só se justifica e transcende quando se realiza a morte.

A crença da morte é o fim inevitável de um processo natural. Vemos esse processo todos os dias, as flores nascem e depois morrem. Os animais nascem depois morrem. Nós nascemos, crescemos, reproduzimos em nossos filhos, depois envelhecemos e morremos. Em acidentes perdemos entes queridos, um amigo, um filho ou um irmão. O fato é que a morte existe, mas ninguém pensa em sua própria morte. Nas culturas contemporâneas a “morte” é uma palavra que não se pronuncia. Os mexicanos tão pouco pensam em sua própria morte, mas não temos medo porque a fé religiosa nos dá força para reconhecê-la e porque talvez também somos um pouco indiferentes à vida, supomos que assim é como nos justificamos.


O desprezo, o medo e a dor que sentimos diante da morte unem-se ao culto que profetizamos. A morte pode ser uma vingança da vida, porque nos liberta daquelas vaidades em que vivemos e nos converte, no final, a todos por igual como somos: um monte de ossos.

Então a morte vem jocosa e irônica, a chamamos de “esqueleto”, “ossuda”, “dentona”, “a magricela”, “la parca”. Ao ato de morrer damos definições como “petatearse”, “esticar as canelas”, “fugir”, morrer. Estas expressões só permitem brincar e criar mais brincadeiras com refrões e versos.


Nossos jogos estão presentes nas caveiras de açúcar, recortes de papel, esqueletos coloridos, piñatas de esqueletos, marionetes de esqueletos e quando fazemos caricaturas ou historinhas.

Ok minha gente... aqui ficamos por hoje.

Vos desejo tudo de bom

o de sempre

Francis*PAC

Halloween


Histórico do Halloween


O Halloween é uma celebração anual muito comum em vários países. Mas que celebração é essa? E onde esse evento tão peculiar teve origem? Será um tipo de culto às coisa do mal? Ou será somente a continuidade de um rito pagão antigo? Apesar de ser um acontecimento tradicional em paises como os Estados Unidos, o Reino Unido, dentre outros, o Halloween no Brasil começou a ser comemorado somente a poucos anos e, mesmo hoje ainda está restrito às capitais e grandes cidades.

A palavra Halloween tem sua origem na igreja católica e vem da contração feita de maneira errada da expressão "All Hallows Eve" que significa Dia de Todos os Santos, e corresponde ao dia Primeiro de Novembro, que no catolicismo é o dia de reverencia aos Santos mortos. Mas no 5o.Século Antes de Cristo, na Irlanda Céltica, o verão terminava oficialmente no dia 31 de outubro. Esse dia marcava o início do ano céltico e era comemorado com um feriado denominado Samhaim. A história diz que, naquele dia, os espíritos desencarnados de todos aqueles que morreram no decorrer do ano, voltavam na busca de corpos de pessoas vivas nas quais eles habitariam durante o ano que se iniciava. Acreditava-se que essa era a única esperança de vida após a morte (Panati). Os celtas acreditavam que todas as leis de tempo e espaço ficavam suspensas durante este tempo permitindo aos espíritos um inter-relacionamento com os vivos. (Gahagan).

Naturalmente, os que estavam vivos não queriam ser possuídos pelos espíritos dos mortos. Então, na noite de 31 de outubro, os habitantes dos vilarejos apagavam os fogos em suas casas, para torná-las frias e indesejáveis. Eles então se vestiam com roupas fantasmagóricas e realizavam desfiles barulhentos pela vizinhança, sendo tão destrutivos quanto possível, de maneira a assustar e amedrontar os espíritos que estavam a procura de corpos para possuí-los (Panati).

Durante a era Romana, estes adotaram as práticas célticas como se fossem suas. Porém, na medida em que a crença na possessão foi perdendo terreno, a prática de se vestir como espantalhos, fantasmas e bruxas foi transformada de uma crença religiosa para um cerimonial apenas.



O costume do Halloween foi trazido para os Estados Unidos na década de 1840 pelos imigrantes irlandeses que saiam de seu país pela escassez de seu principal alimento, a batata. Nessa época, a tavessura (brincadeira) favorita na Nova Inglaterra (nos Estados Unidos), era escrever sobre as paredes das casas e retirar as trancas dos portões (Panati).

O costume do trick-or-treating (travessura-ou-gostosuras : dê-nos coisas gostosas ou faremos travessuras) parece não ter origem nos célticos mas sim em costume europeu do século 9 chamado "Souling". No dia 2 de Novembro, Dia de Todas as Almas ou Dia dos Mortos, os cristãos andavam de Vila em Vila para ganharem as chamadas "Soul Cakes", ou tortas feitas com pedaços quadrados de pão e groselha. Quanto mais tortas recebiam, mais orações eles prometiam em memória dos parentes mortos daqueles que doavam as tortas. Naquela época, acreditava-se que os mortos permaneciam num limbo por um período de tempo após a morte e, através de orações, mesmo de estranhos, aconteceria a passagem do limbo para o céu.

A Abóbora-lanterna, (em inglês Jack-o-lantern) tem origem no folclore irlandês. Segundo a estória, um homem chamado Jack, que era um notório beberrão e trapaceiro, fez um trato com o Diabo que estava em cima de uma árvore. Jack então esculpiu a imagem de uma cruz no tronco da árvore, como uma armadilha para prender o Diabo onde estava, ou seja, em cima da árvore. Jack fez então um acordo com o Diabo: se ele nunca o tentasse ou atormentasse, Jack apagaria a cruz e o deixaria descer da árvore.

De acordo com o conto, depois que Jack morreu, sua entrada no céu foi negada por causa do seu trato com o Diabo, mas também lhe foi negada a sua entrada no inferno porque ele enganou o Diabo. Então o Diabo deu-lhe uma vela para iluminar o seu caminho através da fria escuridão. Então Jack colocou a vela dentro de um grande nabo, para mantê-la acesa por mais tempo. O nabo foi esculpido para ficar oco e com buracos para dar passagem a claridade emitida pela luz da vela.

Originalmente os irlandeses usaram nabos para fazerem suas Lanternas de Jack. Porém, quando os imigrantes chegaram aos Estados Unidos, eles encontraram as abóboras, muito mais adequadas do que os nabos e, até hoje, é o símbolo mais marcante do evento.

Então, apesar de alguns cultos e trabalhos satânicos terem adotado o Halloween como seu feriado favorito, o dia não teve origem em nenhuma prática demoníaca como algumas pessoas suspeitam. Ele cresceu a partir dos rituais de celebração do ano novo pelos celtas e de rituais europeus na idade média. Hoje o Halloween é apenas o que cada um faz dele, bem ou mal.

Referencias:
Charles Panati, Extraordinary Origins of Everyday Things, 1987;
Joseph Gahagan, University of Wisconsin-Milwaukee, Personal letter, 1997

sábado, outubro 16, 2004

As melhores frases de 2004




"Homem é como vassoura: sem o pau, não serve pra nada. "

"Os homens mentiriam muito menos se as mulheres fizessem menos
perguntas."
" Marido é igual a menstruação: Quando chega, incomoda; quando atrasa,
preocupa."
"...Se dinheiro falasse, o meu diria tchau..."
" Aquele que, ao longo de todo o dia: é ativo como uma abelha, forte
como um touro, trabalha que nem um cavalo, e que ao fim da tarde se
sente cansado que nem um cão... deveria consultar um veterinário. é bem
provável que seja um grande burro ."
"A calcinha não é a melhor coisa do mundo, mas está bem perto."
"A mulher é um ser tão dependente que até pra ser "chifruda" precisa da
ajuda do homem!"


"Estar junto não é estar ao lado, mas é estar dentro."

"A mulher está sempre ao lado do homem, para o que der e vier; já o
homem, está sempre ao lado da mulher que vier e der."
"Se sua mulher pedir mais liberdade, compre uma corda mais comprida..."

"Se um dia sentir um enorme vazio dentro de você . Vá comer, que é
fome!!!!!!..."
"Todo homem tem a fantasia de fazer sexo com duas mulheres ao mesmo
tempo. As mulheres deveriam gostar da idéia. Pelo menos, teriam com
quem conversar depois que ele pegasse no sono."
"Se for dirigir, não beba. Se for beber, me chama."
"Mulher feia é que nem muro alto, primeiro dá um medo...., mas depois a
gente acaba trepando."

"Quando lhe atirarem uma pedra, faça dela um degrau e suba... Só
depois, quando tiver uma visão plena de toda a área, pegue outra pedra,
mire bem e acerte o crânio do filho da puta que lhe atirou a primeira."

"Sabe o que é a Meia Idade? É a altura da vida em que o trabalho já não
dá prazer e o prazer começa a dar trabalho !!!"
"Sempre que possível, converse com um saco de cimento. Nessa vida só
devemos acreditar no que é concreto!"
"Se você sentir duas bolinhas encostando na sua bunda, não se preocupe,
o pior já passou".


FILOSOFIAS DE VIDA



GORDURA:

No Japão, são consumidas poucas gorduras e o índice de ataques cardíacos é menor do que na Inglaterra e nos EUA;

Em compensação, na França se consomem muitas gorduras e, ainda assim, o índice de ataques cardíacos é menor do que na Inglaterra e nos EUA;

VINHO:

Na Índia, se bebe pouco vinho tinto e o índice de ataques cardíacos é menor do que na Inglaterra e nos EUA;

Em compensação, na Espanha se bebe muito vinho tinto e o índice de ataques cardíacos é menor do que na Inglaterra e nos EUA;

SEXO:

Na Argélia, se trepa muito pouco e o índice de ataques cardíacos é menor do que na Inglaterra e nos EUA;

Em compensaão, no Brasil se trepa muuuito e o índice de ataques cardíacos é menor do que na Inglaterra e nos EUA;

CONCLUSÃO:

Beba, coma e trepe sem parar, pois o que mata é falar inglês!

Enviada por Jospick Pac

COMO GANHAR E PERDER PONTOS COM UMA MULHER

COMO GANHAR E PERDER PONTOS COM UMA MULHER:
1 - TAREFAS SIMPLES
- Você faz a cama (+1)
- Você deixa a tampa da privada levantada (-5)
- Você troca o papel higiênico que acabou (+2)
- Você vai ao mercado só pra comprar papel higiênico
(+5)
- ...na chuva (+8)
- ...mas retorna com cerveja (-15)
- Você levanta de noite, pois ela ouviu um barulho
estranho (0)
(quando não há pontuação é pq o homem não faz nada
mais que sua obrigação)
- Você levanta de noite, mas o barulho não foi nada
(0)
- Você levanta de noite e o barulho era de um rato
(+5)
- Você mata o rato (+10)
2 - SOCIAL
- Você fica ao lado dela a festa inteira (0)
- Você vai beber ao lado dos amigos (-2)
- Entre os amigos está uma mulher chamada Fernandinha
(-4)
- Fernandinha é loira e magra (-16)
- Fernandinha o conhece (-180)
3 - O ANIVERSÁRIO DELA...
- Você a leva para jantar fora (0)
- Leva para jantar fora e não é o restaurante de
sempre (+1)
- É o restaurante de sempre (-2)
- É um boteco (-3)
- É um boteco e a TV está mostrando futebol (-10)
4 - PASSEIOS COM AMIGOS
- Você sai com um amigo sem avisar (-3)
- O amigo é solteiro (-14)
- O amigo é cheio de namoradas (-27)
- O amigo dirige um conversível (-180)
- A Fernandinha vai junto!!! (-500)
5 - UMA NOITE FORA
- Você a leva para o cinema (+2)
- Para ver um filme que ela gosta (+4)
- Para ver um filme que ela gosta e você odeia (+6)
- Você a leva para ver um filme que você gosta (-2)
- O filme se chama 'O massacre da serra elétrica III'
(-13)
- Você mentiu e disse que seria um filme francês de
amor (-135)
- Na saída do cinema você encontra a Fernandinha e
ela faz "aquela" cena:
Queriiiiiiiidooooo, há quanto tempo!!! (-750)
6 - GRANDES QUESTÕES
- Ela pergunta 'Eu estou gorda?' (-1)
(é, você perde um ponto de qualquer jeito!)
- Você pensa antes de responder (-10)
- Você diz que não (-35)
- Você diz que gosta dela mesmo que ela esteja gorda
(-280)
- Você faz comentários a respeito do corpo da
Fernandinha (-750)
7- COMUNICAÇÃO (ela quer contar algo)
- Você ouve com uma expressão atenta (0)
- Você ouve por mais que 30 minutos (+5)
- Ouve por mais q 30 minutos s/ olhar para a TV (+10)
- Ela percebe que você está dormindo de olhos abertos
(-320)
- Você balbuceia o nome da sua querida
amiga "Fe...Fernandinha", enquanto está dormindo de
olhos abertos (-1.000.000 + divórcio e pensão pro
resto da vida)
Você percebeu que agradar uma mulher não é tarefa tão
difícil assim. Basta um pouco de boa vontade...

sexta-feira, outubro 15, 2004

Os erros de Michale Jordan e os nossos erros



Errei mais de 9.000 cestas e perdi quase 300 jogos.
Em 26 diferentes finais de partidas fui encarregado de jogar a bola que venceria o jogo... e falhei. Eu tenho uma história repleta de falhas e fracassos em minha vida. E é exatamente por isso que sou um sucesso."


-frase de Michael JordanThomas



Os Fracassos de Michael Jordan, e os nossos.

Se o maior jogador de basquete da história, responsável pela quebra de praticamente todos os recordes mundiais desse esporte, aceita e supera cada falha, cada fracasso, e ainda diz que foram eles que o tornaram um sucesso mundial, por que tanta preocupação com os erros que você cometeu na semana passada, no mês passado, no ano passado ou no último final de semana?

Se seus erros tiverem sido graves, se você tiver machucado física ou emocionalmente alguém, reflita sobre isso, mude seu comportamento agora, e carregue o aprendizado e a cicatriz em seu coração. Isso tornará você uma pessoa melhor hoje e amanhã, já que o ontem não pode ser mudado.




Mas agora, uma nova semana está começando. Um novo jogo. Um novo time. Um novo prêmio. Assim é a vida. Quando acordou, hoje pela manhã, o Treinador colocou você para mais um campeonato no jogo da vida. Talvez você erre a cesta, como Michael Jordan. Talvez você erre o gol (Pelé errou muitos), mas cada erro, cada falha deve ser usada por você para aprender melhor o caminho, para encontrar em sua mente o Poder Pessoal que vai colocar seus pés no pódio da vida.

Outras pessoas viram seu erro? E daí? Será que havia câmeras transmitindo seus erros para 100 milhões de pessoas ao vivo? Pessoas que contavam com você? Improvável. Mas quando Michael Jordan erra, milhões de pessoas se lembram.





Se Michael Jordan não se deixa desanimar por um erro cometido na frente de 100 milhões de pessoas (e registrado para a história), porque você se deixaria desanimar pelos seus? Use cada erro como uma escada para fazer a coisa certa. Peça desculpas, descanse, volte ao treinamento e inicie uma nova partida. Sua quadra é em casa, com sua família, no trabalho, na escola, com sua alma gêmea ou em todo lugar em que você esteja nos próximos sete dias. Mesmo quando sua única platéia é seu espelho.

E lembre-se do que Jordan diz: "Eu tenho uma história repleta de falhas e fracassos em minha vida. E é exatamente por isso que eu sou um sucesso". O que Jordan quer dizer é que não é possível alcançar o sucesso sem passar pelo fracasso. Deixe-me repetir isso: não é possível. Até quando nascemos, as lágrimas chegam antes dos sorrisos.





Ao terminar essa frase, o jogo vai começar. O Treinador está olhando. Dê o melhor que puder. Respire profundamente, sorria... e boa sorte!




Aldo Novak, autor do texto, é coach & conferencista.
novak.com.br



Da Prática da Justiça

"Para o mundo, é bom ser grande,
Mas, pra Deus, não serve, não;
Para Deus, só será grande,
Quem servir ao seu irmão”

[*** Esmeraldinho Vasconcelos ***]
è brasileiro, cego e quando vivo tocava mais de sete instrumentos. è uma confirmaçao que com a força da vontade podemos tocar o céu e realizar todos os nossos progectos.


SUPÉRFLUO E NECESSÁRIO

Texto de Chico Xavier


Uns queriam um emprego melhor;
Outros, só um emprego.

Uns queriam uma refeição mais farta;
Outros, só uma refeição.

Uns queriam uma vida mais amena;
Outros, apenas viver.

Uns queriam pais mais esclarecidos;
Outros, ter pais.

Uns queriam ter olhos claros;
Outros, enxergar.

Uns queriam ter voz bonita;
Outros, falar.

Uns queriam silêncio;
Outros, ouvir.

Uns queriam sapato novo;
Outros, ter pés.

Uns queriam um carro;
Outros, andar.

Uns queriam o supérfluo;
Outros, apenas o necessário.




terça-feira, outubro 12, 2004

Nao espere... o momento è este

segunda-feira, outubro 11, 2004

Teste do Dr. Phil

TESTE AS TUAS CAPACIDADES

"Teste do Dr. Phil (Dr. Phil conseguiu 55 pontos--- ele fez este teste
em
Oprah, ela conseguiu 38) Algumas pessoas pagam muito dinheiro para
achar esse teste. Leia, é super interessante! Não seja tão sensivel!
O teste é totalmente atualizado e só toma 2 minutos. Faça esse teste e mande para
seus amigos. A pessoa que te enviou colocou seus pontos no campo de assunto.
Por favor, faça o mesmo antes de enviar a seus amigos.
Não espie, mas comece o teste em ordem, respondendo as perguntas as
respostas sao sobre quem vc é agora...e nao quem vc era no passado!!.
Já pegue um papel e uma caneta.
Este é um teste real dado pelo departamento de relacoes humanas dos EUA
a muitas! das maiores corporaçoes atualmente . Ele as ajuda a ter uma
melhor percepçao em relacao a seus empregados. Sao somente 10 questoes
simples, entao...pegue um papel e uma caneta, para escrever as letras das
respostas.



1. Em que momento você se sente melhor?
a) pela manhã
b) A tarde
c) A noite

2. Normalmente voce anda...
a) Bem rapido, com passos longos
b) Bem rapido, com passos curtos
c) menos rapido, cabeça levantada, olhando para tudo
d) menos rapido, cabeca abaixada
e) bem devagar

3. Quando voce conversa com as pessoas, voce...
a) Fica com os braços cruzados
b) agarra uma mao na outra
c)Fica com uma ou as duas maos na cintura
d) Toca ou emp urra a pessoa que vc esta conversando
e ) mexe na orelha, toca seu queixo,ou passa a mão no cabelo...

4- Quando voce esta relaxando, voce senta com...
a) seus joelhos dobrados, com suas pernas uma do lado da outra
b) pernas cruzadas
c) pernas esticadas ou retas
d) uma perna dobrada em sua direcao

5. Quando algo realmente te diverte, voce reage com...
a) Uma grande gargalhada
b) uma gargalhada, mas não alta
c) um riso bem silencioso
d) um sorriso tímido

6. Quando voce vai a uma festa ou uma reunião social voce...
a) Faz uma entrada barulhenta, então todos podem te notar
b) Faz uma entrada silenciosa, procurando por alguem que vc conheça c)
Faz
a uma entrada bem quieta, para que ninguem te perceba

7. Voce esta trabalhando duro, concentrando-se muito e a lguem te
interrompe...< class="GramE">vc:
a) Dá boas vindas a interrupção
b) se sente extremamente irritado
c) varia entre os dois extremos

8. Qual das cores vc gosta mais?
a) Vermelho ou laranja
b) preto
c) amarelo ou azul claro
d) verde
e) azul escuro e roxo
f) branco
g) cinza ou marrom

9. Quando voce esta na cama a noite, nos ultimos momentos antes de
dormir,
voce fica...
a) esticado, de costas
b) De barriga para baixo
c) de lado, um pouco enrolado
d) com a cabeça em cima de um dos braços
e) com a cabeça em baixo do cobertor

10. Voce normalmente sonhe que está..
a) caindo
b) brigando ou discutindo
c) procurando por alguem ou por alguma coisa
d)voando ou flutuando
e)voce normalmente nao sonha
f)seus sonhos sao sempre desagradaveis

================================================================

PONTOS PARA CADA RESPOSTA

1. (a) 2 ------ (b) 4 ------ (c) 6
2. (a) 6 ------ (b) 4 ------ (c) 7 ------ (d) 2 ---- (e) 1
3. (a) 4 ------ (b) 2 ------ (c) 5 ------ (d) 7 ---- -- (e) 6
4. (a) 4 ------ (b) 6 ------ (c) 2 ------ (d) 1
5. (a) 6 ------ (b) 4 ------ (c) 3 ------ (d) 5 ------ (e) 2
6. (a) 6 ------ (b) 4 ------ (c) 2
7. (a) 6 ------ (b) 2 ------ (c) 4
8. (a) 6 ------ (b) 7 ------ (c) 5 ------ (d) 4 ------ (e) 3 ------ (f)
2
------ (g) 1
9. (a) 7 ------ (b) 6 ------ (c) 4 ------ (d) 2 ------ (e) 1
10. (a) 4 ------ (b) 2 ------ (c) 3 ------ (d) 5 ------ (e) 6 ------
(f) 1

Agora some o total dos pontos.

NÃO OLHE ABAIXO ANTES DE TER ACABADO DE SOMAR SEUS PON TOS

=================================== ========

ACIMA DE 60 PONTOS: Outros te vêem como alguem queeles devem "lidar com

cuidado". Voce é visto como onvencido, egocêntrico, e que é extremamente dominante.Outros podem te admirar, mas nem sempre confiam em voce, hesitando em se tornarem profundamente envolvidos com voce.

51 A 60 PONTOS:Os outros te veem como uma personalidade empolgada,
muito volátil e impulsiva, um líder natural, que é rapido para tomar
decisoes, apesar de nem sempre serem corretas. Eles te veem como corajoso,
aventureiro, alguem que ira tentar qualquer coisa uma vez, alguem que
gosta de aventuras. Pessoas gostam de estar em sua companhia por causa do
entuasiasmo que vc reflete.

41 A 50 PONTOS: Os outros te veem como alguem alegre, animado,
charmoso, divertido, pratico, e sempre interessa nte, alguem que esta
constantemente no centro de atençoes, mas suficientemente bem equilibrado para nao
deixar isso em sua cabeça. Eles tambem te veem como amável, compreensivel,
alguem que sempre os anima e os ajuda.

31 A 40 PONTOS: Os outros te vêem como alguem sensivel,cauteloso,
pratico cuidadoso. Te veem como inteligente, talentoso, mas modesto. Nao uma
pessoa que faz amigos muito rapido e facil, mas alguem extremamente leal aos
amigos que voce faz e que voce espera a mesma lealdade.Aqueles que realmente
te conhecem percebem que é dificil abalar sua confianca em amigos, mas
tambem que leva um bom tempo para recupera-la, se esta confiança se acaba.

21 A 30 PONTOS: Seus amigos te veem como alguem exagerado, muito
cauteloso, extremamente cuidadoso, rapido e irme; realmente ficam surpresos se
voce faz algo impulssivamente ou no estímulo do momento, esperando que vc
examine tudo cuidadosamente em cada anglo, e entao, decida contra isso.Eles
pensam que esta reação é causada em parte pela sua atureza cuidadosa.

ABAIXO DE 21 PONTOS: Pessoas acham que vc é tímido, nervoso, e
indeciso, alguem que precisa de cuidado, que empre quer alguem mais para tomar
decisoes, alguem que nao fica envolvido com nada nem ninguem! Te veem
como alguem muito preocupado que sempre ve problemas onde nao exite. Algumas
pessoas te acham chato. Só aqueles que te conhecem bem sabem que voce
nao é.

hoje è dia de risos

- Meu filho, quais são os teus pecados?
- Padre, eu comunguei há três anos.
- Sim, meu filho, mas, e quais são os teus pecados?
- Eu comunguei há três anos.
- Está bem meu filho, eu sei que comungaste há três anos. Isso não é pecado! Conta-me bem explicadinho os teus verdadeiros pecados.....
- Padre, já lhe disse: EU - COMO - UM - GAY -HÁ - TRÊS - ANOS

O nosso cérebro



Leiam, releiam e vejam como é interessante o nosso cérebro:


De aorcdo com uma pqsieusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não
ipomtra em qaul odrem as lrteas de uma plravaa etãso, a úncia
csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia lrteas etejasm no
lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma bçguana ttaol, que vcoê
anida pdoe ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa
lrtea isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo.

Sohw de bloa.

quinta-feira, outubro 07, 2004

Assim è a vida!!! VIVA A VIDA!!!


Essa me enviaram hoje... bellissima. Espero que possas aprender quaquer coisa dessa imagem.
Se possivel podes imprimir-la que te servurà para buè de dicas.

Bellissimo jogo de formula 1

E jaga a brava!!!
Deves esperar porque deve carregar

Um computador sempre moderno

Nao me diga que nao estàs a ver a beleza desta foto?
Olhe... guarde... sinta... observe...
SCEMO!!

Sem palavras!!!

Quando chega a hora... NINGUE'M ESCAPA!!



Essa è a careca de um "amigo de familha" - brincadeira. Aquilo que vem è real. Està acontecendo neste preciso momento que estou escrevend0.
Aproveito a ocasiao para reflectir sobre a velhisse.
O que è ser velho?
Tu come te consideras?
E' possivel ser velho sem chegar aos 50 o 60 anos?
Qual è o segredo para melhor valorizar a velhisse?
O que farias se de um dia para o outro acordasses e visses que nao passas de um vellho?
Tu como tratas os teus avos?
Gostarias de ser tratado assim como fores como eles?

Ok... por momentos basta!!!


Mr Been

Voce conhece este tipo?
Espero que sim.


<

Deslocar-se sem ver a quantidade de gasoleo

Heheh, com a subida dos preços dos combustiveis as coias ficam melhor desta maneiera. Aquele abraço.


quarta-feira, outubro 06, 2004

A BORBOLETA E A ROSA (Escolha)



Rosas perfeitas
que emergiram da terra fértil
e desfizeram meu longo sono.
Debrucei-me na janela
a inspirar forte perfume,
mas deve ser aquela
que buscou-me na manhã.
É bonita, vermelha, bela
mas tem no olhar uma fera.
Talvez aquela outra
que permanece tão aberta
e parece até sorrir,
mas no riso traz façanha.
Aquela é gigantesca
do tamanho de uma vespa
e acho que me conquista
ao dançar ao som da brisa.
Não, ela me engana com beleza.
Dêem licença, grandes rosas,
para eu enxergar melhor.
Aquela não é tão prosa
é prisioneira de um nó
tem um jeitinho esquisito
e rasteja pelo chão.
Talvez seja a idiotia
das demais a alegria
que me faz sentir nostálgico.
Ah! Vem borboleta vadia
me livrar da confusão.
Quero a rosa mais perfeita
que brilha com o coração.
Voa, borboleta amarela,
procurando a mais singela
dentre as rosas tão belas.
Sim, agora sei, é aquela,
miudinha como nada
mas que, pela mestra maior,
acaba de ser beijada.

Roll

Fã assassino de beatle fica preso

A Justiça dos Estados Unidos negou nesta terça-feira o pedido de liberdade condicional de Mark Chapman - o homem que matou o ex-beatle John Lennon em dezembro de 1980, em Nova York. Chapman, de 49 anos, será mantido na prisão. Foi a terceira vez que o assassino de Lennon tenta sair da cadeia, mas o conselho que concede o direito à liberdade condicional nunca permitiu isso.


Chapman, que se identificou como fã de Lennon depois do crime, disse que ouvia "vozes" em sua cabeça mandando matar o músico. Na decisão desta terça, o conselho que julgou o pedido indica que houve "intenção extremamente maldosa" na ação de Chapman, e que ele tem "um claro desrespeito à vida", provocando "um monumental sofrimento" à viúva, Yoko Ono, que presenciou o crime.

Yoko escreveu à comissão de condicional, pedindo a manutenção de Chapman na prisão. Segundo ela, o criminoso é uma ameaça aos seus filhos, Sean e Julian, e a ela própria. A soltura do assassino, diz Yoko, "traria de volta o pesadelo, caos e confusão". A primeira mulher de Lennon, Julia, afirmou que Chapman acabaria sendo morto por outros fãs se deixasse a cela em Nova York.







06 de Outubro de 2004
FONT: CNN.COM

Aqui em baixo riporto a musica mais famosa de Lennon. Penso que voces tb gostam. Um forte abraço.

Imagine

Imagine there's no heaven,
It's easy if you try,
No hell below us,
Above us only sky,
Imagine all the people
living for today...

Imagine there's no countries,
It isnt hard to do,
Nothing to kill or die for,
No religion too,
Imagine all the people
living life in peace...

Imagine no possesions,
I wonder if you can,
No need for greed or hunger,
A brotherhood of man,
Imagine all the people
Sharing all the world...

You may say Im a dreamer,
but Im not the only one,
I hope some day you'll join us,
And the world will live as one.


Criança palestinese


A violencia, provoca violencia. Ate quando assistiremos a mortes impunes? Se da uma parte os palestineses se fazem rebentar da outra tems os Israelianos que estao a ocupar a terra dos palestineses. Tem muita gente que infelizmente tem a cara baixa. Nao ve alem do naris. Precisa investigar, precisa conhecer o que està acontecendo con a populaçao palestinese. Ontem falando com um amigo, meti-lhe a questao que aquilo que està a acontecer na Palestina... ja parece a oucupaçao dos Estados Unidos por parte de inglese, irlandeses, etc. depois os Proprios americanos que no fim... fizeram as RESERVAS.
O que sabes sobre o muro de Israel?..
Hum..
vejo que te deves informar.






Essa para terminar.
Penso que se tiveres tempo podes ler esteb livro.


Ate a proxima.

Memorize no teu computador estes links:

http://jerusalem.indymedia.org/

- http://www.cgil.it/ - http://www.midiaindependente.org/ - http://italy.indymedia.org/ -

Francias*PAC

Ofensiva israelense matou 86 em uma semana

Oriente Médio
Quarta, 6 de outubro de 2004


Após uma semana do início da ofensiva do exército israelense no norte da Faixa de Gaza, 86 palestinos morreram. Entre eles, 24 menores, segundo um relatório da Agência da ONU para os Refufiados. Cerca de 300 ficaram feridos nos oito dias de ataques.

As três últimas vítimas morreram na madrugada de hoje devido a projéteis de artilharia disparados por tanques israelenses contra a localidade de Beit Lahie, no norte de Gaza. A operação "Dias de Penitência" foi lançada em resposta à morte de duas crianças israelenses na cidade de Sderot por causa de um míssil Al-Qasam.

As cifras da ONU se contrapõem à versão do exército israelense, que até agora assegura que apenas 10 menores morreram em suas operações. As estatísticas também divergem quanto ao número de civis entre os 86 mortos palestinos. Enquanto Israel sustenta que apenas 30% dos mortos eram civis, dados da Autoridade Nacional Palestina (ANP) assinalam que apenas 28 das vítimas - 33% - são milicianos e o restante, civis.

Para mais informaçoes va a: terra.com

Avanço afegão

Quem diria que as coisas iriam correr como estao a correr? De qualquer maneira resta o ceticismo. Serà que tudo vai correr bem? Como serao as coisas depois das eleiçoes?
No fundo do poço tem uma luz. O resto dependerà muito dos afgaos, eles terao que portar o paìs ao top, terao que melhorar e estender o dominio do estado ali onde ainda os senhores da guerra dominam.
Acompanhe este pequeno Artigo da Veja.

Há três anos, a afegã Massouda Jalal, de 41 anos, não poderia nem sequer sair pelas ruas com o rosto descoberto. Nas últimas semanas, no entanto, Massouda vem aparecendo em público com grande destaque, e sem um véu sobre a face. Mãe de três filhos, ela é a primeira mulher a se candidatar para a presidência do Afeganistão, e vem tendo grande sucesso durante sua campanha.



"Três anos atrás eu não podia nem sequer sonhar com isso", disse ela em entrevista à rede CNN. "Se eu vencer, o mundo inteiro dirá que o povo do Afeganistão é que ganhou a eleição, não as armas, não os dólares." Massouda, no entanto, não tem chance de vitória - sua candidatura é vista como historicamente importante mas ainda não foi capaz de convencer o eleitorado masculino.


Sem espaço - A primeira eleição presidencial depois da guerra em 2001 ocorrerá neste sábado, com cerca de 10 milhões de eleitores registrados. De acordo com a ONU, quatro entre cada dez pessoas que se registraram são mulheres. Apesar de recentes avanços na comparação com os tempos de regime Talibã, as mulheres afegãs ainda têm pouco espaço na economia e na política.






A bandeira afgana.


O mundo pertence aos bons. Se os afgaos nao forem bons, poderao perder o paìs, ja que è conhecido pelo trafico de drogas e o lugar ideal para a passafem dos grandes oleodutos.

Francis*PAC

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postes populares